Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: BGS Esports

BGS Arena 2022

Candidato: Brasil Game Show
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Esportivo | Clientes

FICHA TÉCNICA                                                                        
Evento: BGS eSports.                                 
Periodicidade: Evento anual de abrangência internacional.
Segmento: Games / eSports                                                     
Cidade de realização: São Paulo, SP
Centro de Convenções: Expo Center Norte
Data de início da realização: 6 de Outubro de 2022                                                  
Data de encerramento da realização: 12 de Outubro de 2022
Edição da realização: 13 edição (décima terceira edição)                                    
Número aproximado de público total: 327.000 pessoas (trezentos e vinte sete mil pessoas)
Conceito/Tema: De volta ao jogo.Público Alvo: Pessoas de 20 a 45 anos, de todos os ge?neros, classes A e B. Interessados em campeonatos e no cenário de esports.
                                                                                                             
Portfólio/História

Um dos segmentos que mais cresce no mercado de games, os esportes eletrônicos ganharam uma importância ainda maior durante a Brasil Game Show .

A antiga Brasil Game Cup tornou-se BGS Esports e houve diversos aprimoramentos na infraestrutura, inclusive com o lançamento do Camarote BGS, e também no conteúdo das competições, com a realização de torneios inéditos, de importância internacional.

Ao longo dos anos os principais times participaram das competições como Furia, Mibr, B4 Demons, Flamengo, W7m Esports, Loud, Vivo Keyd, Black Dragons e assim por diante. A BGS Esports é uma parte fundamental da Brasil Game Show (BGS), que é o maior evento de games da América Latina.

A história da BGS Esports é uma narrativa de como os jogos eletrônicos evoluíram para se tornar uma parte central da cultura pop brasileira. Além das competições, a BGS Esports também se tornou um local de aprendizado e networking para profissionais da indústria de esports. Mais que isso, as competições de Esports contam com diferentes jogos  mais recentes como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2, League of Legends, Rainbow Six Siege, Mortal Kombat e afins.

Para além, o palco principal conta com uma programação robusta, abrilhantando mais o momento com shows de música e ativações de patrocinadores, além de showmatchs. Sendo a patrocinadora e detentora dos naming rights da arena Monster Energy.

Galeria de Fotos

Com a tag oficial "de volta ao jogo", o ano de 2022 foi um grande desafio para o evento. Após dois anos de pandemia o mercado se mostrava receoso e incerto. Isso se mostrou complexo ao longo do ano, entretanto, ao final de muito trabalho a edição bateu recorde de público (mais de 320.000 mil pessoas), de marcas parceiras (mais de 400) e ficou na história.



O BGS Esports, estabeleceu-se ao longo dos anos como o campeonato obrigatório nos calendários dos jogadores pro-players de CS:GO no Brasil. Há duas etapas: a etapa online que acontece durante três meses, com narradores e comentaristas profissionais narrando os jogos do nosso estúdio localizado no Rio de Janeiro, com transmissão nas principais plataformas de vídeo do mundo: Twitch, Youtube Gaming e também no Tiktok e Facebook Gaming.



Já a etapa presencial é composta apenas pelos times finalistas, que passaram nas etapas online. No ano passado, o evento contou com os campeonatos de Valorant, CS:GO, e Free Fire. Além da copa Nobru e da liga W1N. Com uma arena com infraestrutura de ponta, campeonatos internacionais e premiação total de R$280 mil o BGS Esports permanece tendo o objetivo de valorizar o mercado nacional de esports e se estabelecer como um dos principais campeonatos no cenário mundial, esse é nosso principal desafio. Nos últimos anos os investimentos foram crescendo.



O resultado disso é um evento cada vez mais moderno, que cresce exponencialmente e atrai cada vez mais a atenção de patrocinadores internacionais.



A meta do BGS Esports é se tornar cada vez mais multi-plataforma e multi-gênero, atendendo a todos os tipos de jogos competitivos no mercado. A estrutura no evento, por sua vez, é composta por palco, enormes telões de LED que exibem os logos dos patrocinadores e ações no campeonato, arquibancada com espaço para uma plateia de mais de 2.000 pessoas, que torcem para seus times preferidos. É uma arena multiuso durante a BGS, que é usada para além dos campeonatos, shows de bandas que tocam músicas de jogos e palco de premiações às personalidades mais importantes dos games no mundo. Os campeonatos terminaram com um show por dia da Video Game Orchestra onde fizeram sua premier mundial. 



O BGS Esports tem seus aspectos únicos. O troféu leva o nome do criador dos video games, o alemão falecido em 2014, Ralph Baer, que cedeu a autorização para o uso do seu nome, garantindo vida eterna dentro do cenário de esports.

Os objetivos do BGS Esports permanecem sendo o de valorizar o mercado nacional de esports e se estabelecer como um dos principais campeonatos no cenário mundial.                        



Com prêmios e investimentos crescentes ao longo dos anos, o cenário de esports da BGS vem se atualizando e conquistando fatias maiores do mercado. Isso atrai grandes marcas nacionais e internacionais. Como patrocinadora master e detentora dos naming rights, a Monster Energy faz diversas ativações no palco como um call to action para o público responder perguntas, aparecer nas lives, interagir com os players, subirem ao palco e testarem sua sorte em sorteios para ganharem presentes da marca.



Com campeonatos em todos os dias de feira os campeões da liga W1N de Valorant e CS:GO foram os Los Grandes. Já no campeonato Monster Energy BGS eSports de CS:GO feminino a grande campeã foi a Furia. Por sua vez, no Monster Energy BGS eSports de CS:GO masculino a equipe que levantou o troféu foi a Meta Gaming. No campeonato CPN de Free Fire o campeão foi o Flamengo.        



Nos orgulha saber que distribuímos uma premiação generosa e incentivamos a participação da comunidade brasileira e internacional. O cenário de esports cada dia recebe mais atenção e se fortalece. Contamos com times de vários lugares do mundo e até com player trangênero. Fizemos uma campanha fantástica promovendo nosso campeonato feminino, aumentando o engajamento do público como um todo, valorizando assim a diversidade.

O BGS Esports bate recorde todos os anos e recebe mais patrocinadores a cada ano também. Audiência geral ultrapassou 9 milhões em sua última edição e a avaliação dos patrocinadores é sempre positiva, com ações nos palcos, visibilidade durante as transmissões das etapas online e presenciais. Em relação aos espectadores, todos saem    com o sentimento de terem visto grandes jogos, extasiados pelo momento guardado não apenas na recordação, mas em vídeos, fotos e com cobertura massiva da mídia especializada.            



O objetivo do BGS Esports é crescer cada vez mais em número de títulos, de jogadores, ampliar a experiência do visitante da BGS e garantir um campeonato nos padrões internacionais. As marcas, principalmente, as que querem entrar no mundo dos games, encontram no BGS Esports uma porta de entrada, levando-as a conhecer todo o cenário competitivo que apenas o esport é capaz de proporcionar. É o único meio competitivo no que tange a esportes, que pode ser jogado à distância entre os jogadores, gerando inclusão de pessoas de diferentes partes do



Brasil e do mundo. É um campeonato que estreita laços e amplia a visão de mercado de uma série de empresas, que acreditam no potencial do cenário.