Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: BSOP Millions 2022

Candidato: BSOP - Brazilian Series of Poker
Cliente: Stack Eventos Esportivos S.A.
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Esportivo | Cliente

A empresa Stack Eventos é a proprietária e responsável pelo planejamento e execução do BSOP (Brazilian Series of Poker), o Campeonato Brasileiro de Poker. Hoje, essa é uma das competições de poker mais importantes do mundo. Assim como a Fórmula 1 ou o UFC, o BSOP é realizado em etapas ao longo do ano, e o BSOP Millions é o grande evento de encerramento da temporada.
 
Desde a sua criação, o BSOP tem evoluído de um torneio de poker local para se tornar um evento de renome global, atraindo jogadores de todo o mundo para competirem em uma atmosfera de camaradagem e competitividade. Além de servir como um espaço para os jogadores exibirem suas habilidades e perseguirem prêmios substanciais, o BSOP tem desempenhado um papel crucial na promoção e popularização do poker como um esporte mental respeitado.
 
Hoje, o BSOP é a competição com a maior premiação esportiva individual do Brasil: o campeão da etapa final do BSOP em 2022 recebeu a premiação de R$1,5 milhão. Durante a temporada 2022 o BSOP obteve a terceira maior premiação esportiva do país, tendo distribuído mais de R$ 84 milhões ao longo do ano - atrás apenas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, ambas competições de futebol. A natureza mental do jogo permite que pessoas de todas as idades e condições físicas participem e desfrutem do desafio competitivo, criando uma atmosfera inclusiva onde a diversidade é valorizada e respeitada.
 
A organização de um evento como o BSOP pode ser caracterizada como uma ação promocional, uma vez que visa promover o poker como esporte, aumentar a visibilidade e reputação da modalidade, bem como estabelecer parcerias com outras marcas para ampliar seu alcance. Além disso, o evento é permeado de ações de patrocinadores, como o site de apostas esportivas Betfair; a corretora de criptoativos Bitso, entre outras. Os patrocinadores e os momentos especiais que as ações de marketing criam fazem com que o BSOP Millions seja considerado pelos participantes um dos melhores torneios do mundo: em alusão ao tênis, é um dos “Grand Slams” do poker mundial.
 
Sempre focada na qualidade dos eventos, a Stack Eventos realiza, ainda, campanhas de marketing para promover o BSOP, apoiadas em sua maioria em estratégias de utilização de redes sociais e influenciadores do mercado de poker. Alguns dos parceiros que já fizeram ou fazem parte do BSOP são empresas como Pernod Ricard, Ford, Harley Davidson e Ducati.

Vídeo

O BSOP Millions é um evento que acontece todos os anos: é o encerramento da temporada do Campeonato Brasileiro de Poker. Esse fato traz, por si só, alguns desafios interessantes: como fazer, todos os anos, o mesmo evento ser diferente e surpreender os clientes? Existe uma expressão no inglês que resume com perfeição o resultado que buscamos, que reflete o tipo de impacto que queremos imprimir em nossos clientes: “Shock and awe” (em uma tradução literal: choque e admiração).



Tendo essas premissas em mente, o processo de planejamento começa sempre por observar de forma minuciosa o evento anterior e as lições aprendidas. Ver o que deu certo é importante, porém, ainda mais importante é examinar cuidadosamente cada um dos pontos nos quais identificou-se um problema ou oportunidade de melhoria. Assim, o ponto de partida para o planejamento foram os relatórios internos das equipes e, sobretudo, os comentários deixados por centenas de participantes na pesquisa NPS realizada ao final do evento.



Em 2021, o evento havia enfrentado um problema sistêmico nas inscrições, logo no primeiro dia de abertura ao público, o que fez com que enormes filas se formassem e derrubou as notas e a percepção do cliente sobre o evento. Houve cliente que acabou esperando por mais de duas horas na fila para poder se inscrever no evento. Outros, desistiram de participar do primeiro dia.

Portanto, uma de nossas missões foi transformar o processo de inscrições em algo extremamente eficiente, e para isso foram combinadas as seguintes estratégias: o aumento do número de atendentes disponíveis para realizar esse processo e a adoção de soluções sem contato, como a utilização de um novo, mais moderno e rápido sistema de gerenciamento, que inclui um aplicativo no qual os participantes podiam realizar todo o processo remotamente - assim como ocorre no check-in por celular em uma empresa aérea, por exemplo.



Uma vez que havíamos atacado os problemas do ano anterior, era hora de nos voltarmos para o fator “surpresa”. Como explicitado há poucos parágrafos, o desafio de tornar um evento recorrente uma experiência marcante não é fácil. Constrições orçamentárias e de espaço são variáveis que sempre requerem muita criatividade e um time preparado para tornar a equação passível de ser resolvida.



Desta forma, uma das decisões tomadas foi a alteração do layout físico do evento, proporcionando um aumento de aproximadamente 20% no número de mesas dentro do Golden Hall, o que ampliou a capacidade de atendimento aos clientes e, por consequência, o faturamento e resultado financeiro. Isso fez com que os espaços de exposição dos patrocinadores tivessem que ser remanejados na planta do evento.



Sempre buscando manter a visibilidade dos patrocinadores e o contato dos participantes com as marcas, em conjunto com cada empresa, fizemos um planejamento cuidadoso para que cada um dos espaços oferecesse experiências e contato com os clientes, trazendo o máximo de retorno para cada marca.



Além disso, uma de nossas missões era melhorar a comunicação visual geral de todo o evento, trazendo uma estrutura nunca antes vista em competições de poker no continente. Em trabalho realizado em conjunto com nossos fornecedores de cenografia e produção, pudemos verdadeiramente deixar os clientes surpresos, oferecendo uma experiência visual harmônica e impactante em todo o evento, ao mesmo tempo em que foi possível fazer com que informações, direções e avisos fossem colocados em locais de fácil acesso e visualização, alinhados com o conceito de comunicação visual do evento.



Quem buscar no calendário as datas do evento - de 14 a 26 de novembro de 2022 - verá que o campeonato foi realizado durante outra grande competição esportiva: a Copa do Mundo de Futebol. Uma vez que a FIFA divulgou seu calendário da Copa do Qatar muito tempo depois de nosso compromisso com o Golden Hall já estar firmado, não havia outra opção: era realizar o evento ou cancelar. Este fato trouxe por si só um novo questionamento: será que o evento sobreviveria ao competir por atenção no país do futebol?



Após inúmeras reflexões, optamos pela velha máxima popular: se não pode vencê-los, junte-se a eles. Assim, optamos por transformar o evento em um ponto no qual os participantes poderiam assistir aos jogos da copa ao vivo. Em parceria com o site de apostas esportivas Betfair, foi colocado um enorme telão de 32 metros quadrados no centro do salão, no qual foram transmitidas todas as partidas realizadas nos horários de funcionamento do evento. Tivemos a sorte de apenas uma partida da Seleção Brasileira ser realizada nos horários nos quais o evento estava ocorrendo.

Separamos uma área razoável do salão para o público acompanhar o jogo e distribuímos uma camiseta comemorativa nas cores da Seleção Brasileira para todos os presentes, inclusive para o staff. Também disponibilizamos alguns petiscos para as quase 1.500 pessoas que estavam presentes no momento.



Tais desafios tornaram o processo de planejamento do evento uma missão longa e de grande complexidade. Ao longo dos meses que antecederam o evento foi necessário aumentar a equipe, praticamente dobrando o efetivo de planejamento. Além disso, foi necessário passar a utilizar novas ferramentas e softwares para o acompanhamento do planejamento, distribuição de tarefas e aderência ao cronograma de execução. Enfim, a jornada toda do time trouxe um enorme aprendizado e melhoria de processos internos, que resultou não só no sucesso do evento, mas também no estabelecimento de um novo patamar de eficiência no planejamento e execução dos nossos eventos.

A pandemia da Covid-19 foi um período extremamente difícil para todo o mundo, contudo, para o universo do poker, houve um reflexo positivo: milhões de pessoas em todo o planeta tiveram o seu primeiro contato com o esporte durante 2020 e 2021, pela praticidade de se entreter jogando online enquanto havia limitações de opções de lazer. Assim, ao longo do ano de 2022 nós pudemos observar que o mercado havia iniciado uma nova curva de crescimento. Observando não só os números de novos participantes a cada etapa ao longo da temporada, mas também monitorando as outras grandes competições internacionais do esporte, foi possível prever que havia uma oportunidade para crescimento. Por esse motivo, o evento foi planejado para uma capacidade maior do que a edição de 2021, e um dos objetivos era o aumento do faturamento.



Assim, ao longo dos meses que antecederam o evento, uma das estratégias utilizadas foi a parceria com diversos clubes de prática de poker espalhados pelo país: uma vez que sabíamos que havia um número considerável de novos praticantes desde 2020, a conclusão lógica seria que muitos deles estavam disputando torneios locais ou regionais em suas cidades e estariam interessados em participar da maior competição do esporte na América Latina.



Desta maneira, fizemos alguns pacotes de material promocional que foram oferecidos a clubes em diversos estados do país. Esse pacote consistia em brindes para serem distribuídos e comunicação visual (banners e cartazes) com o selo de “parceiro oficial”. Os clubes passaram a realizar etapas classificatórias para competidores de todos os níveis e formou uma divulgação “boca-a-boca” extremamente eficiente. Além disso, a distribuição de merchandising (camisetas, bonés, adesivos, etc) por parte destes clubes em todas as regiões do país trouxe um brand awareness importantíssimo: em todo local que se praticava poker, se falava do evento.



Assim como no restante da temporada do campeonato, a estratégia de comunicação do evento foi amplamente apoiada na divulgação, com o uso de mídias sociais e influenciadores do segmento. A nossa agência de comunicação desenhou uma estratégia que tinha como principal conceito a realização do “maior evento de poker do ano”, com ênfase nas grandes premiações que eram esperadas. O sentimento que foi passado em nossas campanhas era o de que se você fosse uma pessoa apaixonada por poker, não havia outro local no planeta onde devesse estar durante os dias do evento.



Apesar de o evento do ano anterior ter sido realizado ainda sob a obrigatoriedade da utilização de máscaras faciais, optamos por dar mais ênfase a imagens e vídeos de temporadas anteriores à pandemia, para poder mostrar em nossas comunicações pessoas felizes, rostos com sorrisos e a alegria de participar do BSOP Millions.



Obviamente, não podíamos ignorar o fato de existir a Copa do Qatar acontecendo paralelamente. Assim, fizemos questão de explicar e instruir nossos influenciadores para comunicar que era possível conciliar as duas paixões: se divertir no maior evento de poker do continente e, ao mesmo tempo, acompanhar a maior competição de futebol do mundo.



Não tínhamos a ilusão de que passaríamos incólumes pela Copa, afinal, além de os jogos da Seleção Brasileira literalmente pararem o país, sabíamos que vários de nossos clientes fariam esforços para estarem presentes no Qatar durante o evento. Contudo, nossa comunicação foi bem sucedida em atrair os jogadores de poker para unirem as duas paixões. 



Outro ponto de muita atenção na divulgação foi a ênfase que demos na solução para a maior reclamação apontada na pesquisa de satisfação que havíamos feito em 2021, em relação ao evento do ano anterior: as filas de inscrição. Deixamos claro em nossa comunicação que, ao participar do BSOP Millions 2022, os clientes teriam uma ótima experiência, e que para isso bastava baixar com antecedência o novo app de inscrições. A utilização da aplicação por parte dos clientes foi amplamente elogiada nas redes sociais desde o primeiro dia do evento.



Em conjunto com as demais medidas no processo de registro, fomos capazes de fazer com que em nenhum momento sequer, durante os 13 dias do evento, houvesse filas substanciais. Colocamos membros da equipe para medir o tempo de espera e o maior tempo registrado entre um cliente chegar no evento e ser atendido foi de 15 minutos: um enorme avanço.



Como o evento estava marcado para começar no dia seguinte ao final do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, e o nosso principal patrocinador também patrocina uma das equipes da F1, foi possível realizar um cross-sell de marketing, realizando ações ligadas ao poker nos dias dos treinos e corrida, fazendo com que diversos estrangeiros que estavam no Brasil para ver o automobilismo também fossem impactados com a mensagem sobre o evento. Esta estratégia, aliada à comunicação geral do evento em canais e sites de conteúdo sobre poker em todo o mundo, trouxe um aumento no número de participantes de fora do Brasil: jogadores de outros 30 países estiveram no campeonato.



As estratégias utilizadas e a execução do evento se mostraram eficazes e trouxeram um importante aumento na nota do NPS: houve uma percepção geral de satisfação do cliente. O NPS de 35% em 2021 aumentou para o excepcional resultado de 75% em 2022, além de uma melhora significativa nos comentários dos clientes, que na sua maioria teceram elogios ao evento ou apontaram pontos de melhoria, porém, sem itens críticos ou determinantes.

O BSOP Millions 2022 foi um estrondoso êxito tanto em termos de participação quanto de realização. Seguindo o movimento e repercussão gerados pelo evento do ano anterior, o Millions 2022 trouxe um crescimento substancial, atingindo um de nossos grandes objetivos: aumentamos o número de participantes em 10% de um ano para o outro, e conseguimos fazer com que a receita do evento crescesse em 18%.



Ressaltando a importância da competição no calendário internacional de eventos de poker, o evento atraiu representantes de 31 países diferentes, abrangendo todos os continentes do globo (exceto a Antártida) e todos os países da América do Sul.



Uma tendência que já era vista em 2021 se repetiu: cerca de metade dos jogadores brasileiros que compareceram ao evento vieram de outros estados, o que levou a uma significativa movimentação de milhares de pessoas rumo à cidade anfitriã, envolvendo deslocamentos, acomodações, transporte e alimentação, movimentando a economia da cidade de São Paulo. Estes visitantes representaram todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. 



Apenas considerando a agência de viagens oficial parceira do BSOP Millions, foram comercializadas mais de 5.000 noites de hotel durante o evento. Como sabemos que uma parcela considerável dos clientes utilizou outros canais para adquirir a sua hospedagem na cidade, acaba sendo difícil precisar o real impacto turístico, porém, estimamos que mais de 1.500 pessoas se hospedaram em São Paulo por outros canais, como as agências de viagens online (OTAs) e sites de aluguel temporário.



A maciça presença do público não apenas impulsionou o número de premiações concedidas ao longo do evento, que totalizou aproximadamente R$ 46,4 milhões distribuídos ao longo de 13 dias de competições, mas também representou um expressivo aumento de 14,5% em relação à edição de 2021 - estabelecendo assim um novo recorde em termos de valor distribuído no poker latino-americano.



A movimentação financeira gerada pelas taxas de inscrição dos participantes e pelas premiações concedidas aos vencedores dos torneios trouxe uma arrecadação direta para os cofres públicos, totalizando cerca de R$ 7 milhões em impostos municipais e federais. Isso sem mencionar as prováveis cifras adicionais provenientes do ISS decorrente das acomodações e alimentação proporcionadas aos milhares de participantes na cidade de São Paulo.



Em termos de reverberação nas redes sociais e em portais, sejam eles de poker ou de assuntos afins, o evento também foi um sucesso. No instagram do BSOP (@bsopoficial), por exemplo, a publicação mais reproduzida e curtida dos dois últimos anos do perfil ocorreu no primeiro dia do evento - o conteúdo foi reproduzido 57.725 vezes e recebeu 1857 likes, além de ter sido compartilhado mais de 400 vezes. Além disso, houve ativações bem-sucedidas no Facebook, Twitter, WhatsApp, e-mail Marketing e no próprio site do BSOP.



O destaque nos portais de notícias foi a parceria com a Betfair, uma gigante do mercado de apostas esportivas, que gerou publicações nos sites Yogonet (latinoamérica e internacional, inclusive), GamesBras, BNLData e Infoplay, por exemplo. Outro ponto bastante divulgado foi o recorde de premiação, com conteúdos publicados no Bolavip, MSN, Promoview, Yogonet, BNLData e GamesBras.



Além disso, destaque para a cobertura dos meios de comunicação de poker, pois o evento foi assunto nos maiores portais do Brasil, América Latina e do mundo: SuperPoker, CodigoPoker, MundoPoker, CardPlayer e PokerNews, internacionalizando ainda mais a marca BSOP Millions.



Abaixo, colocamos alguns dos links gerados pelas matérias que circularam antes, durante e depois do evento.



https://www.yogonet.com/international/news/2022/11/24/65165-betfair-and-brazilian-series-of-poker-partner-to-work-together-on-bsop-millions



https://www.yogonet.com/latinoamerica/noticias/2022/11/23/92638-betfair-y-brazilian-series-of-poker-trabajaran-juntos-en-el-bsop-millions



https://onlinecasinonewss.com/betfair-and-brazilian-series-of-poker-partner-to-work-together-on-bsop-millions/



https://ubetmobile.com/65165-betfair-and-brazilian-series-of-poker-partner-to-work-together-on-bsop-millions/



https://www.gamesbras.com/english-version/2022/11/23/betfair-and-brazilian-series-of-poker-announced-partnership-for-the-13-days-of-bsop-millions-34059.html



https://www.gamesbras.com/poker/2022/11/23/betfair-se-juntou-ao-bsop-para-realizao-aes-no-maior-evento-de-poker-da-america-latina-34056.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter



https://www.infoplay.info/es/infoigaming/betfair-patrocinador-del-campeonato-brasileo-de-pker/22176/actualidad/



https://bnldata.com.br/gigante-do-mercado-de-apostas-e-maior-evento-de-poker-da-america-latina-anunciam-parceria/



https://www.msn.com/pt-br/esportes/futebol/brasileir%C3%A3o-de-poker-e-gigante-do-mercado-de-apostas-esportivas-celebram-uma-promissora-uni%C3%A3o/ar-AA14sBEQ



https://bnldata.com.br/bsop-millions-supera-recorde-e-distribui-mais-de-r-46-milhoes-em-premiacoes-para-participantes/



https://www.yogonet.com/international//news/2022/12/02/65268-brazil-39s-series-of-poker-39s-sets-new-prize-pool-record-with-9m-distributed-throughout-13-days



https://www.gamesbras.com/poker/2022/12/1/bsop-millions-supera-recorde-distribui-mais-de-r-46-milhes-em-prmios-34215.html



https://www.promoview.com.br/blog/redacao/geral/bsop-millions-r-46-milhoes-premiacoes-participantes.html



https://br.bolavip.com/poker/Brasileirao-de-Poker-Novo-recorde-do-BSOP-Millions-aconteceu-nesta-edicao-com-mais-de-R-46-milhoes-em-premiacoes-aos-participantes-20221201-0065.html



https://www.msn.com/pt-br/esportes/futebol/brasileir%C3%A3o-de-poker-novo-recorde-do-bsop-millions-aconteceu-nesta-edi%C3%A7%C3%A3o-com-mais-de-r-46-milh%C3%B5es-em-premia%C3%A7%C3%B5es-aos-participantes/ar-AA14Myb8



https://codigopoker.com/torneos-brasil/los-impactantes-numeros-record-del-bsop-millions



https://www.surtoolimpico.com.br/2022/11/campea-olimpica-maurren-maggi-e.html



http://cabresto.blogspot.com/2022/12/poker-entre-mulheres-cresce-no-brasil.html



https://www.ocuriosodofutebol.com.br/2022/11/dentinho-revela-que-deve-permanecer-no.html

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