Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Nestlé 60+

Candidato: Expertise Group
Cliente: Nestlé Brasil
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social

A Nestlé está há 100 anos presente em 99% dos lares brasileiros, líder mundial em alimentos e bebidas atua em 190 países com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e nas próximas gerações.

O EXPERTISE GROUP nasceu há 23 anos com visão de atuar em 3 Núcleos de Negócios: Eventos, Trade, Incentivo/Relacionamento com plataformas proprietárias de gestão e de premiação. Cada núcleo é composto por especialistas em sua área de atuação, de maneira que a entrega seja bastante profissional em função dos conhecimentos específicos.

Realizamos projetos para grandes empresas dos mais diversos segmentos e a maioria estão conosco há muitos anos. Mas continuamos nos desafiando e atentos às inovações e maneiras de gerar os melhores resultados. Continuamos desafiando nossa equipe para nunca acharem que já aprenderam tudo; damos autonomia, oportunidades e recebemos o melhor desse time. Prezamos por um ambiente de confiança, respeito, amizade, colaboração entre todos. Prospectamos bastante, sempre buscamos novos clientes e assim aprendemos a dinâmica de novos segmentos. Participamos de eventos internacionais como SXSW, Cannes Lions, Expo Dubai, IMA Experience.

A Nestlé é cliente do Expertise Group desde 2012, com uma parceria que envolve várias áreas, tanto público interno como externo, em ações de brand experience, eventos e viagens de incentivo. A Expertise tem histórico de trabalhos de trade com a Nestlé desde 2006 e em dezembro 2019 foi homologada para as viagens de incentivo, iniciando com uma viagem internacional para Buenos Aires para 300 pessoas, o que a motivou a se tornar também uma agência de viagens de incentivo em janeiro de 2020.

Dessa forma passou a emitir aéreo e realizar a operação sem intermediários, aproveitando a enorme experiência em viagens desde o início de suas operações (antes através das agências especializadas em viagens de incentivo). Em março de 2020, também para Nestlé, realizou uma viagem para o litoral norte de SP e em 2022 uma nova concorrência cujo destino deveria ser proposto pelas agências e conseguimos viabilizar uma viagem para o Nordeste brasileiro com a verba definida.

Vídeo

A Nestlé tinha o objetivo de impulsionar as vendas e divulgar sua campanha "Ganhei um Ano de Nestlé" no ponto de venda com uma mecânica de troca de brindes “Comprou Ganhou”. Fomos contratados exclusivamente para a operação da campanha através de promotores nos principais supermercados a nível Brasil.



Além de abordar os consumidores e entregar os brindes mediante a compra dos produtos, os promotores também seriam responsáveis por acompanhar a performance registrando todas as informações em um aplicativo.



Porém, o maior desafio dessa campanha era selecionar, contratar e treinar promotores com idade a partir dos 60 anos, por determinação da Nestlé. No Brasil, a grande maioria dos promotores contratados para ações em ponto de venda são jovens de 20 e 30 anos de idade.



Ainda, dados apontam que quanto maior a faixa etária da população, maior é o nível de desemprego. Pensando nisso, a Nestlé acolheu o desafio de inovar suas ações para trazer à tona a importância da inclusão social e da valorização da experiência!

Com seu compromisso constante de gerar oportunidade para todos, a Nestlé quebrou padrões e estereótipos, e nessa iniciativa as áreas de marketing, trade marketing, RH e diversidade se uniram com a Expertise para um projeto diferenciado de grande impacto social que envolveu a inclusão de pessoas a partir de 60 anos de idade: foram contratados promotores e promotoras para ativar a campanha em supermercados de todo o país.



Dessa forma, iniciamos a seleção, contratação, treinamento e coordenação de 600 pessoas 60+.



Dois grandes desafios nesse projeto foram:

A seleção: como captar o público 60+? A contratação foi divulgada em diversas plataformas, sites de notícias e até reportagens de telejornais! A ampla divulgação da campanha resultou em milhares de pessoas inscritas e posteriormente, entrevistadas, com intuito de selecionar os promotores para cada PDV nas regiões determinadas. Para facilitar o cadastro dos interessados, foi criado um link que permitia o fácil acesso e registro dos dados.



A tecnologia: como capacitá-los para o uso de um tablet e aplicativo? As informações deveriam ser coletadas no ponto de venda em tempo real. Para isso, foram disponibilizados tablets com o sistema Involves (a melhor tecnologia de captação de informações de PDV). Além de treinamentos de produtos e comportamentais, o grande desafio foi estabelecer a familiaridade entre os contratados e a tecnologia, visto que alguns deles não tinham experiência com celular.



Os treinamentos foram realizados de forma presencial, com utilização prática dos tablets e app. Vale ressaltar que os novos promotores puderam contar com o apoio diário de supervisores locais.

No total, recebemos cerca de 17.700 inscrições online que foram analisadas e dessas realizamos 2.500 entrevistas para a contratação do time de 600 promotores. A ação foi realizada em 885 lojas distribuídas por 25 Estados brasileiros e mais de 200 cidades.



Com uma abrangência tão ampla, a iniciativa contribuiu para a geração de empregos em diversas regiões do país, proporcionando novas oportunidades para um segmento da população muitas vezes negligenciado pelo mercado de trabalho.



Os promotores 60+ contratados relataram grande satisfação em poder trabalhar novamente e se sentirem úteis e valorizados. Muitos deles estavam aposentados há algum tempo e em busca de uma ocupação que lhes permitisse se manterem ativos, socialmente engajados e, principalmente, terem a complementação de renda da aposentadoria.



Os resultados foram excelentes e superaram as expectativas! Foram mais de 1,5 milhão de pessoas impactadas e a meta de vendas de produtos Nestlé atingida.



A repercussão da ação foi imensa, gerando mídia espontânea em importantes veículos tais como Portal Você RH, Portal Globo G1, UOL, Portal Economic News Brasil, além de outros 39 veículos regionais.



A abertura dessas vagas demonstrou uma atitude socialmente responsável da Nestlé, que valoriza a experiência e a sabedoria adquiridas com o passar dos anos, e reconhece a importância de se promover a diversidade e a inclusão.