Ao final de um período de 30 dias de preparação, conseguimos executar a obra com sucesso. Mobilizamos uma equipe de 900 voluntários e de 60 profissionais envolvidos na reforma. Cinco espaços foram revitalizados e, com isso, 1200 alunos foram beneficiados.
"É muito importante para a escola. Com certeza, é um sonho realizado de todo mundo que trabalha aqui."
Donizete Hernandes Leme, diretor da EE Rodrigues Alves
Além disso, o Dia Global na Comunidade promove a conscientização sobre o voluntariado. A cada ano ele mobiliza mais de 50 mil voluntários do Citi, entre funcionários, ex-funcionários, clientes, amigos e familiares, em mais de 400 cidades do planeta, para se envolverem em atividades de serviço que beneficiam as comunidades locais e as ajudam a prosperar. Desde o início do programa, já foram mais de 5 milhões de horas de voluntariado ao redor do mundo.
"É um super evento no qual a gente retorna para a comunidade e para a sociedade algo mais importante do que dinheiro: o nosso trabalho, o nosso tempo com as famílias reunidas."
Marcelo Marangon, Presidente do Citi Brasil
Ao revitalizarmos uma escola, colocamos em pauta também a importância do ambiente para a aprendizagem. Uma infraestrutura adequada tem influência sobre a socialização, o engajamento, a frequência escolar, a criatividade e o desempenho dos alunos. Segundo a pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, conduzida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os alunos poderiam aumentar suas médias escolares em linguagens (de 506 para 525) e em matemática (de 497 para 524) se estudassem em locais com melhor infraestrutura.
"Esse projeto que está sendo realizado vai levar uma grande valorização para os alunos."
Alice Mitue Kumano, professora da EE Rodrigues Alves
Também vale ressaltar que o Citi defende veementemente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Dia Global na Comunidade faz parte dos esforços de cumprir com essa agenda, e a revitalização da Escola Estadual Rodrigues Alves se conecta com os seguintes ODSs:
4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Como não poderia deixar de ser, a ação repercutiu nas redes sociais. Somando LinkedIn e Instagram, os oito posts sobre a ação alcançaram, no total, 1.086.092 impressões, 216.360 engajamentos, 5.154 cliques e 429.082 visualizações de vídeo. Além disso, foram registrados 46 stories e 57 menções/compartilhamentos.
Tratou-se, portanto, de uma iniciativa colaborativa que mostrou a importância e o poder do trabalho voluntário, provando que podemos fazer a diferença no nosso âmbito de atuação.
“[O evento mostra] o quanto uma pequena atitude pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. Um mundinho aqui, mais um mundinho ali e aí a gente pode atingir o global.”
Silvia Alves Muniz, Riscos e Controles Citi Brasil