Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Citi | Dia Global na Comunidade – 2023

Candidato: MCI
Cliente: Citi Brasil
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social

Mais do que um simples banco: um parceiro confiável para seus clientes ao prestar serviços financeiros de maneira responsável e que possibilitem o crescimento e o progresso econômico.

É assim que se posiciona o Citi, banco com mais de 200 anos de existência e presença em 95 países ao redor do globo.

No Brasil, a empresa atua desde 1915, oferecendo uma ampla gama de serviços bancários para clientes corporativos, institucionais e de altíssimo patrimônio.

No final de 2022, a operação brasileira registrou R$ 11,8 bilhões de patrimônio líquido e R$ 2,6 bilhões de lucro líquido. E como forma de retribuir a sociedade pelo patrimônio conquistado e de manter um crescimento sustentável, o Citi mantém uma estratégia de responsabilidade social, ambiental e climática.

Faz parte dessa estratégia uma série de iniciativas e esforços — entre eles, programas que prezam pelo desenvolvimento local das comunidades onde o Citi atua, gerando impacto dentro e fora da organização.

O Dia Global na Comunidade é um desses programas. Realizado desde 2005, a cada ano ele mobiliza mais de 50 mil voluntários do Citi, em mais de 400 cidades do planeta, para se envolverem em atividades de serviço que beneficiam as comunidades locais e as ajudam a prosperar.

A cada ano, o Citi escolhe instituições ou espaços públicos que serão beneficiados em diferentes comunidades onde atua e convida funcionários, ex-funcionários, clientes, amigos e familiares, que fazem mutirões de voluntariado envolvendo desde a distribuição de alimentos até a revitalização de locais de uso comunitário.

Em 2023, a MCI, agência global de engajamento e marketing presente em mais de 31 países ao redor do mundo, foi acionada pelo Citi Brasil para coordenar o projeto de revitalização da Escola Estadual Rodrigues Alves, única escola pública localizada na avenida Paulista, símbolo da cidade de São Paulo e logradouro onde está localizado o principal escritório do banco no Brasil.

Galeria de Fotos

Todos os anos, o Citi Brasil realiza ações em várias comunidades onde atua, incluindo São Paulo, como parte do Dia Global na Comunidade. Somente na maior cidade da América Latina, já foram revitalizados pontos bastante populares, tais como a Marquise e o Playground Central do Parque do Ibirapuera, os canteiros centrais e jardins da Avenida Paulista, além de escolas de educação infantil.

 

Para a edição de 2023 do Dia Global na Comunidade – que ganhou um escopo maior e passou a ocorrer ao longo de todo o mês de junho – tínhamos o desafio de encontrar um ponto de fácil acesso, para que ainda mais voluntários se animassem a participar. Também precisávamos que se tratasse de uma instalação importante para a cidade, cuja revitalização causasse um grande impacto positivo e deixasse um legado para a comunidade não apenas no dia das ações de voluntariado, mas ao longo de todo o ano.

 

Mais um ponto crucial seria conseguir, para além da presença, o engajamento verdadeiro dos voluntários, proporcionando a eles a possibilidade de viver uma experiência única. Cientes de que, quanto mais impactante a ação fosse para a vida da comunidade, mais as pessoas do Citi se motivariam, tínhamos em mente a necessidade de sugerir alguma atividade que transmitisse humanidade e alegria – sabendo que isso retornaria, de alguma forma, em benefícios para o Citi, já que funcionários motivados são 31% mais produtivos, de acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia em 2019.

 

Além disso, também queríamos impactar as milhares de pessoas que acompanham o Citi Brasil nas redes sociais mais ativas da marca – LinkedIn, com 161.472 seguidores, e Instagram, com 16,4 mil. Afinal, estabelecer presença digitalmente é uma maneira de fortalecer a imagem corporativa que se quer construir, além de atrair o público que se quer atingir, quebrando barreiras geográficas. Por isso, outra obrigatoriedade era que o local fosse “instagramável” – ou seja, que rendesse bons conteúdos em foto e em vídeo, mostrando os voluntários envolvidos e a grandeza das atividades que eles executariam.

Galeria de Fotos

Diante de todos os desafios já postos no briefing, apresentamos uma série de projetos sociais que poderiam ser realizados no Dia Global na Comunidade 2023. O cliente decidiu por uma reforma / revitalização na Escola Estadual Rodrigues Alves, única escola pública localizada na avenida Paulista, símbolo da cidade de São Paulo e logradouro onde está localizado o principal escritório do Citi Brasil.





A construção, vale ressaltar, é repleta de traços da arquitetura neoclássica urbana. Existe desde 1919 e foi projetada pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, que também projetou o Theatro Municipal, o Mercadão e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ao longo de sua história, protegeu crianças e soldados na Revolução Constitucionalista de 1932 e, apesar de ser localizada numa área nobre da cidade, nunca foi uma escola destinada à elite paulistana, mas, sim, tinha como objetivo promover educação de qualidade para crianças advindas de comunidades menos abastadas.





Por se tratar de um patrimônio histórico tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), não pudemos alterar cores nem estruturas. Porém, obtivemos autorização para pintar o muro externo e mexer no canteiro frontal.

 

Além dessa repaginada mais estética, buscamos entender as reais necessidades da escola para selecionar quais espaços internos seriam reformados. Fizemos um levantamento das áreas mais deterioradas e que seriam utilizadas com mais frequência pelos alunos, e então chegamos aos cinco espaços seguintes: quadra poliesportiva, jardim secreto, canteiro da garagem, dois banheiros do pátio e muro externo da escola.

 

Tendo essas definições, começamos a etapa de gestão da obra no pré-evento, com apenas 30 dias corridos de prazo. Essa etapa incluiu o planejamento e o orçamento em conjunto com quatro empreiteiras distintas; a administração das doações de recursos feitos por empresas parceiras do Citi Brasil; a contratação de uma empresa que nos entregasse os materiais necessários nos prazos determinados e no escopo solicitado pelo cliente e acordado com a escola; a logística para garantir que todos os espaços estivessem prontos para serem revitalizados no dia do evento; e a divisão das tarefas, contemplando os 900 voluntários inscritos e os 5 espaços a serem reformados. Tudo isso com uma dificuldade adicional: a escola continuou em funcionamento durante todo esse período, e por lá transitavam cerca de 1200 alunos diariamente.

 

Já no dia da ação de voluntariado, 17 de junho de 2023, ficamos responsáveis também por monitorar todas as atividades realizadas e apresentar soluções rapidamente para garantir que as obras não impedissem o andamento dos demais acontecimentos envolvidos no evento – como a reunião da comunidade para a inauguração dos espaços revitalizados.

Galeria de Fotos

Ao final de um período de 30 dias de preparação, conseguimos executar a obra com sucesso. Mobilizamos uma equipe de 900 voluntários e de 60 profissionais envolvidos na reforma. Cinco espaços foram revitalizados e, com isso, 1200 alunos foram beneficiados.

 

"É muito importante para a escola. Com certeza, é um sonho realizado de todo mundo que trabalha aqui."

Donizete Hernandes Leme, diretor da EE Rodrigues Alves



Além disso, o Dia Global na Comunidade promove a conscientização sobre o voluntariado. A cada ano ele mobiliza mais de 50 mil voluntários do Citi, entre funcionários, ex-funcionários, clientes, amigos e familiares, em mais de 400 cidades do planeta, para se envolverem em atividades de serviço que beneficiam as comunidades locais e as ajudam a prosperar. Desde o início do programa, já foram mais de 5 milhões de horas de voluntariado ao redor do mundo.

 

"É um super evento no qual a gente retorna para a comunidade e para a sociedade algo mais importante do que dinheiro: o nosso trabalho, o nosso tempo com as famílias reunidas."

Marcelo Marangon, Presidente do Citi Brasil

 

Ao revitalizarmos uma escola, colocamos em pauta também a importância do ambiente para a aprendizagem. Uma infraestrutura adequada tem influência sobre a socialização, o engajamento, a frequência escolar, a criatividade e o desempenho dos alunos. Segundo a pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, conduzida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os alunos poderiam aumentar suas médias escolares em linguagens (de 506 para 525) e em matemática (de 497 para 524) se estudassem em locais com melhor infraestrutura.

 

"Esse projeto que está sendo realizado vai levar uma grande valorização para os alunos."

Alice Mitue Kumano, professora da EE Rodrigues Alves

 

Também vale ressaltar que o Citi defende veementemente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Dia Global na Comunidade faz parte dos esforços de cumprir com essa agenda, e a revitalização da Escola Estadual Rodrigues Alves se conecta com os seguintes ODSs:

 

4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

Como não poderia deixar de ser, a ação repercutiu nas redes sociais. Somando LinkedIn e Instagram, os oito posts sobre a ação alcançaram, no total, 1.086.092 impressões, 216.360 engajamentos, 5.154 cliques e 429.082 visualizações de vídeo. Além disso, foram registrados 46 stories e 57 menções/compartilhamentos.



Tratou-se, portanto, de uma iniciativa colaborativa que mostrou a importância e o poder do trabalho voluntário, provando que podemos fazer a diferença no nosso âmbito de atuação.

 

“[O evento mostra] o quanto uma pequena atitude pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. Um mundinho aqui, mais um mundinho ali e aí a gente pode atingir o global.”

Silvia Alves Muniz, Riscos e Controles Citi Brasil

Galeria de Fotos