Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Agro pela vida - John Deere

Candidato: Agência Esfera
Cliente: John Deere do Brasil
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social

A Agência Esfera atua no ramo de eventos corporativos há 24 anos. Localizada em Curitiba – PR, acumula experiência com os mais diversos tipos de eventos, trabalhando em parceria com os setores público e privado.

A cada entrega, mantemos contato com o cliente de maneira próxima, durante todas as etapas do processo. É assim que conseguimos compreender suas necessidades e demandas, a partir de um diagnóstico assertivo. 

Com um estudo detalhado de cada público envolvido, traçamos um planejamento estratégico que todos sejam parte fundamental do evento, convidando-os a viver plenamente a experiência e transmitindo fielmente a mensagem proposta por nossos clientes.

Desta forma, nos apoiamos em diversas ferramentas e técnicas para que nossos projetos sejam, de fato, marcantes – afinal, eventos são para marcar. Para isso, contamos com uma equipe altamente especializada, que atua de acordo com suas habilidades e competências em cada fase do trabalho.

Um dos indicadores dos quais mais nos orgulhamos diz respeito ao relacionamento com nossos clientes e fornecedores. Através da excelência na entrega, firmamos parcerias sólidas e permanentes ao longo do tempo. E, de outro lado, temos a conquista de novos clientes, demonstrando todo o diferencial encantador que somos capazes de proporcionar: somos 360.

 Em 2022, recebemos a missão de lançar a campanha Agro pela Vida, da John Deere Brasil.

O Agro pela Vida é uma campanha institucional que nasceu do desejo de retribuir às comunidades em que a John Deere está presente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico. Em uma dinâmica que integra os campos e as cidades, a companhia mantém seu propósito de trabalhar para que a vida possa avançar.



Em cada iniciativa com impacto positivo, o gesto se transforma em novas ações e cria um ciclo virtuoso, inspirando novas iniciativas. A empresa acredita que em cada ação há sempre uma nova inspiração.



Junto aos concessionários, clientes, fornecedores e parceiros, a John Deere busca um mundo cada vez mais responsável e sustentável.



Em uma campanha de caráter permanente, o propósito continua e a rede do bem se renova na sociedade por meio do impacto das ações que inspiram cada vez mais a missão em benefício de causas sociais, fortalecendo o compromisso ético com a sociedade.



Sob a tag “Fazer o bem é inspirador”, criamos ações que inspirem a sociedade em prol de um objetivo comum.



Em 2022, recebemos o desafio de lançar a campanha a partir de um grande evento de entretenimento, com uma atração de alcance nacional, promovendo o interesse do público para uma causa solidária e aumentando a possibilidade de doações.



A produção aconteceu em parceria com a Fundação John Deere (desde 2016 conhecida como Instituto John Deere), organização responsável por iniciativas de responsabilidade social, com foco em educação, desenvolvimento de comunidades e combate à fome. Em 2021, o Instituto investiu cerca de 32 milhões de reais em projetos sociais no Brasil, contando também com a ajuda de mil funcionários voluntários no programa de voluntariado corporativo.



A rede nacional de concessionários John Deere oferece apoio constante para a execução de ações em prol da sociedade.

Para atingir os objetivos do evento, realizamos diversas etapas dentro de um planejamento estratégico detalhado. Partimos da pesquisa, orçamento e definição de espaço para realização do evento. 



Em 2022, a John Deere comemorou a produção da 100.000ª colheitadeira na fábrica de Horizontina – RS, e na live do Agro pela Vida, doou o do valor de venda do equipamento, avaliado em 4.5 milhões de reais.



A arrecadação se deu durante, pré- e pós-evento. As doações aconteceram espontaneamente por uma plataforma específica que selecionamos e direcionadas ao Hospital Boldrini, referência no tratamento de câncer infantil.



Para a transmissão, selecionamos como plataforma o canal de YouTube da John Deere, considerando seu alcance, visibilidade e possibilidade de interação do público em tempo real via chat. Criamos o roteiro do cerimonial e a Mestre de Cerimônias convocada foi Samantha Cabral.



Por tratar-se de uma live, tivemos de ter atenção a todos os detalhes estéticos. Criamos o cenário a partir da identidade visual da campanha, com adoção de projeto técnico e audiovisual, como sonorização, iluminação e projeção. Ao lado do palco, estavam expostos dois imponentes equipamentos John Deere: a colheitadeira Número 100.000 e a retroescavadeira da Linha Amarela. Essa segunda máquina também foi anunciada, durante o evento, para ter seu valor de venda revertido em doação. 



Michel Teló foi a estrela do nosso show musical, que marcou presença apresentando-se em diversos momentos do evento. O artista ainda surpreendeu a todos ao comprar a retroescavadeira exposta, com o intuito de fortalecer a causa do Agro pela Vida.



Desta forma, conseguimos expandir o alcance a nível nacional de uma causa nobre, trazendo em uma produção exclusiva o lançamento de uma campanha que permanece tendo impacto atualmente.

O maior resultado do evento foi, sem dúvidas, os frutos que a campanha Agro pela Vida gerou. Por tratar-se do lançamento da ação, a live foi o primeiro passo em direção a um alcance muito maior e impacto positivo sobre diversas instituições brasileiras, entre APAEs, centros de acolhida, hospitais e associações.



O site da campanha, desenvolvido e lançado por nós para o evento, mantém-se ativo, permitindo obter informações sobre o Agro pela Vida e escolher a instituição a qual deseja destinar sua doação.



Outros eventos da John Deere, como EXPO Latin America 2023 e a participação na Agrishow 2023, também tiveram ações da campanha. Na mídia, podemos notar a repercussão sobre a live e ações posteriores do Agro Pela Vida.



Conseguimos atingir:



> 3056 de acessos na live;

> 3421 mensagens no chat;

> 1h35min de duração da live;

> Canal John Deere com +99 novos seguidores



Ainda foi possível superar as expectativas em termos de arrecadação: o valor total levantado na campanha foi de R$17.339.770,00.



- Link da live na íntegra: 

https://www.youtube.com/watch?v=pTkyxRLQg3k&t=6603s 



- Na mídia: 

https://conecta.deere.com.br/noticias/variedades/confira-o-show-de-michel-telo-no-movimento-agro-pela-vida 



https://conecta.deere.com.br/noticias/agricultura/john-deere-lanca-o-agro-pela-vida-2023 



https://empreendedor.com.br/noticia/movimento-agro-pela-vida-sera-lancado-pela-john-deere-no-brasil/



https://www.iguacumaquinas.com.br/index.php/node/2647



https://www.lavronorte.com.br/node/2582



https://www.primaverajd.com.br/node/2420



https://www.agrobaggio.com.br/node/2767



https://www.napalha.com.br/node/2454



https://www.ciaramamaquinas.com.br/node/2684



https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/cotidiano/evento-na-d-carvalho-marca-lancamento-do-movimento-agro-pela-vida



https://www.colorado.com.br/nosdacolorado/agro-pela-vida-colorado-maquinas-doa-trator-john-deere-para-o-hospital-de-cancer-de-ribeirao-preto/



https://souagro.net/noticia/2023/05/john-deere-avanca-para-a-segunda-fase-do-movimento-agro-pela-vida/



https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/john-deere-avanca-para-a-segunda-fase-do-movimento-agro-pela-vida/ 



As referências também foram utilizadas nas defesas.