A 20ª edição da Rio Oil & Gas mostrou que um evento de grande porte pode e deve ser responsável por contribuir com um mundo melhor. Seja compensando suas emissões de carbono, gerenciando eficazmente seus resíduos ou estabelecendo parcerias com organizações humanitárias, o evento demonstrou que é possível fazer a diferença positiva em nosso planeta e na vida daqueles que mais precisam.
Dentre os notórios resultados na gestão de resíduos, destacamos 1.200 kg de resíduos orgânico para transformação em composto para adubação do solo, contribuindo para o crescimento e renovação do nosso Ecossistema com a produção orgânica de alimentos; 20 litros de óleo de fritura usado, que foi tratado e beneficiado de forma adequada para produção de sabão pastoso biodegradável.
Os 12.290 kg de madeiras geradas no evento foram destinados para o beneficiamento de resíduos de madeira em biomassa, isto é, a transformação (descaracterização) do resíduo de madeira em cavaco de madeira (produto) e serragem (subproduto da produção do cavaco).
Já os 2.880 kg de lonas foram utilizadas para confecção de bolsas que serão doadas ao Instituto Nacional Lar dos Sonhos, uma instituição beneficente sem fins lucrativos e que promove ações com crianças da Comunidade Vacaria do Complexo da Penha.
Os resíduos recicláveis foram segregados por tipo, prensados e vendidos para indústria de reciclagem, gerando renda para os catadores. Ao todo foram reciclados mais de 8.430 kg de resíduos. Já os resíduos não recicláveis, que somaram ao equivalente a 33.830 kg, foram destinados para o aterro sanitário Ciclus Ambiental – SERB (SANEAMENTO E ENERGIA RENOVAVEL DO BRASIL).
Como evento, também conseguimos compensar cerca de 170 toneladas de carbono, com uma certificação da BlockC.
A equipe do CIEDs apoiou o evento na contratação de profissionais com diversos perfis, dentre eles, 70% dos contratados se autodeclararam negros, já a média de idade dos contratados foi de 27,4 anos. 17% dos contratados se autodeclararam não-binários, já 84% dos contratados pelo evento são residentes em áreas de alta vulnerabilidade social da cidade. Na Rio Oil & Gas também tivemos a contratação de 4 profissionais PCDs.
A ação do Médico sem Fronteiras durante a Rio Oil & Gas resultou no apoio de novos doadores, com os seguintes números: 165 sachês de alimento terapêutico para tratar desnutrição, 258 testes rápidos para diagnóstico de malária e 130 vacinas para proteger contra o sarampo. A ONG Ação Cidadania, entrou com um espaço para a divulgação dos projetos e Rio Oil & Gas se tornou a embaixadora da Campanha 15 por 15, arrecadando doações.
Todas as ações desenvolvidas na edição nos possibilitou atender à 9 ODS da ONU: erradicação da pobreza, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento economico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água e vida terrestre.
A Rio Oil & Gas levou ao seu ambiente mais que negócios e oportunidade de trocas de conhecimento e tecnologia. Deixou a semente de que a energia que não olha o presente não consegue entender seu futuro. E o futuro da energia não está apenas no sucesso do negócio; está no sucesso da existência do planeta e daqueles que nele vivem, seja no Rio ou no ponto mais distante da Terra.