Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Rio Oil & Gas 2022

Candidato: IBP
Cliente: Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP)
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social e Ambiental | Cliente

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Evento de Responsabilidade Social e Ambiental | Cliente

A 20ª edição da Rio Oil & Gas encerrou com número recorde de participações: mais de 58 mil visitantes durante os quatro dias do evento que contou com mais de 450 expositores, reunidos em um espaço de mais de 52 mil m2, na maior ocupação no Boulevard Olímpico desde as Olimpíadas Rio 2016.

Essa edição também foi marcada pela retomada do formato presencial, deixando um legado para a cidade do Rio de Janeiro com reforma do Armazém Kobra. No total foram 268 horas de conteúdo presencial e 450 online.

Pela primeira vez, a Rio Oil & Gas foi realizada em 7 pavilhões do Boulevard Olímpico, local que deve sediar a próxima edição do evento 2024.

Nessa edição também realizamos o Prêmio Leopoldo Miguez, iniciativa tem como objetivo reconhecer publicamente a contribuição de personalidades que tenham atuado para transformar e desenvolver a indústria de petróleo e gás no Brasil, e o Prêmio Plínio Cantanhede, para os melhores trabalhos técnicos, em seis categorias (upstream, mid e dowstream, gás natural e energia, transformação digital, ESG e transição energética), entre mais de 500 inscritos.

A Rio Oil & Gas é um evento que pensa na sustentabilidade, trazendo não apenas conteúdos nessa temática, mas também colocando em prática ações ESG durante os quatro dias de evento, a exemplo da parceria com empresas especializadas que trabalharam para a compensação de cerca de 170 toneladas de carbono. Buscamos a segregação de todos os resíduos gerados efetuando a correta destinação de cada um deles para que ao final o mínimo seja enviado para aterro sanitário.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9NNjqz2Sj5g



A Rio Oil & Gas é reconhecida como um evento tradicional e já consolidado no setor de energia. A sua história coleciona marcos de evoluções ao longo dos seus 40 anos. E a 20a edição não poderia ser diferente.

Em um momento em que o mundo está voltado para a pauta de sustentabilidade, e em que a sigla ESG surge como um viés estratégico para as empresas, o setor de óleo e gás tem sido cada vez mais cobrado por assumir compromissos com essa questão.

Nesta edição, o congresso trouxe como um dos temas principais o ESG.

Ao aportar no Boulevard Olimpico, nos deparamos com o desafio de fazer um evento integrado a cidade, com o menor impacto ambiental possível e que atendesse a comunicades locais.

E foi assim que a Rio Oil & Gas deixou de ser um evento do setor de óleo e gás e passou a ser um grande evento no calendário do Rio de Janeiro. 

• Desafios:

o Realizar um evento carbono zero

o Realização com o mínimo de impacto na cidade

o Atender à comunidade do entorno e integrar o evento na cidade

Cientes da urgência mundial focada na preocupação com o meio ambiente e na responsabilidade social, a Rio Oil & Gas trouxe para sua 20ª edição estratégias e ações concretas para dar o pontapé inicial nesse compromisso com a sociedade e com o mundo.



Eventos geram impactos consideráveis, mas que podem ser significativamente minimizados ou até mesmo anulados com atitudes responsáveis e proativas dos organizadores, por meio de diagnóstico e planejamento sustentável de todas as etapas e ações para realização do evento.



Considerando a agenda 2030 (17 ODS) e a ISO 20121:2012, priorizando programas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos, o evento atuou com os seguintes pilares principais: minimização dos impactos ambientais, inclusão social e geração de trabalho e renda, gerando resultados significativos.

Além da gestão de resíduos, realizamos parcerias com a BlockC e a Way Carbon, empresas que oferecem soluções integradas para organizações sintonizadas com o tema das mudanças climáticas e engajadas na busca de soluções de descarbonização e na transição para uma economia de baixo carbono. 



A Way Carbon realizou a curadoria para que a BlockC realizasse a compensação de carbono e o evento destacou-se por compensar as suas emissões, seguindo uma tendência recente do setor de óleo e gás, naturalmente conhecido pelas suas emissões.



O evento também estabeleceu parcerias importantes com organizações humanitárias como o Médicos Sem Fronteiras e Ação Cidadania, no qual puderam apresentar ao público suas ações e iniciativas. Essas parcerias permitiram que as instituições não apenas arrecadassem fundos para apoiar causas humanitárias, mas também sensibilizasse os participantes sobre os desafios que essas organizações enfrentam diariamente. A ação também possibilitou que o público tivesse a oportunidade de se envolver ativamente nessas causas, tornando-se agentes de mudança em suas próprias comunidades.



O envolvimento da comunidade também foi um fator dominante no evento, a parceria com o CIEDS e o Sorrindo possibilitou que contássemos ativamente com a participação de diversos profissionais e apoios, que prestaram serviço ao público com informação e captação de imagens durante o evento. 



Por fim, mas não menos importante, firmamos parcerias chave para reduzir o impacto na mobilidade urbana local e integrar o evento com a cidade, minimizando emissões atreladas ao transporte dos participantes: com o VLT, tornando-o meio de transporte principal do evento, e com a Riocard Mais, criando pontos de recarga e compra de cartão dentro do evento.

A 20ª edição da Rio Oil & Gas mostrou que um evento de grande porte pode e deve ser responsável por contribuir com um mundo melhor. Seja compensando suas emissões de carbono, gerenciando eficazmente seus resíduos ou estabelecendo parcerias com organizações humanitárias, o evento demonstrou que é possível fazer a diferença positiva em nosso planeta e na vida daqueles que mais precisam.



Dentre os notórios resultados na gestão de resíduos, destacamos 1.200 kg de resíduos orgânico para transformação em composto para adubação do solo, contribuindo para o crescimento e renovação do nosso Ecossistema com a produção orgânica de alimentos; 20 litros de óleo de fritura usado, que foi tratado e beneficiado de forma adequada para produção de sabão pastoso biodegradável. 



Os 12.290 kg de madeiras geradas no evento foram destinados para o beneficiamento de resíduos de madeira em biomassa, isto é, a transformação (descaracterização) do resíduo de madeira em cavaco de madeira (produto) e serragem (subproduto da produção do cavaco). 

Já os 2.880 kg de lonas foram utilizadas para confecção de bolsas que serão doadas ao Instituto Nacional Lar dos Sonhos, uma instituição beneficente sem fins lucrativos e que promove ações com crianças da Comunidade Vacaria do Complexo da Penha.



Os resíduos recicláveis foram segregados por tipo, prensados e vendidos para indústria de reciclagem, gerando renda para os catadores. Ao todo foram reciclados mais de 8.430 kg de resíduos. Já os resíduos não recicláveis, que somaram ao equivalente a 33.830 kg, foram destinados para o aterro sanitário Ciclus Ambiental – SERB (SANEAMENTO E ENERGIA RENOVAVEL DO BRASIL).



Como evento, também conseguimos compensar cerca de 170 toneladas de carbono, com uma certificação da BlockC.



A equipe do CIEDs apoiou o evento na contratação de profissionais com diversos perfis, dentre eles, 70% dos contratados se autodeclararam negros, já a média de idade dos contratados foi de 27,4 anos. 17% dos contratados se autodeclararam não-binários, já 84% dos contratados pelo evento são residentes em áreas de alta vulnerabilidade social da cidade. Na Rio Oil & Gas também tivemos a contratação de 4 profissionais PCDs.

A ação do Médico sem Fronteiras durante a Rio Oil & Gas resultou no apoio de novos doadores, com os seguintes números: 165 sachês de alimento terapêutico para tratar desnutrição, 258 testes rápidos para diagnóstico de malária e 130 vacinas para proteger contra o sarampo. A ONG Ação Cidadania, entrou com um espaço para a divulgação dos projetos e Rio Oil & Gas se tornou a embaixadora da Campanha 15 por 15, arrecadando doações.



Todas as ações desenvolvidas na edição nos possibilitou atender à 9 ODS da ONU: erradicação da pobreza, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento economico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água e vida terrestre.



A Rio Oil & Gas levou ao seu ambiente mais que negócios e oportunidade de trocas de conhecimento e tecnologia. Deixou a semente de que a energia que não olha o presente não consegue entender seu futuro. E o futuro da energia não está apenas no sucesso do negócio; está no sucesso da existência do planeta e daqueles que nele vivem, seja no Rio ou no ponto mais distante da Terra.

Galeria de Fotos