Natal inédito no mundo construído artesanalmente em papel, com projeto exclusivo assinado pelo artista Tico Volpato, a decoração apostou em elementos tradicionais, como renas, bolas e ursos, confeccionados manualmente em papel. A decoração trazida pelo shopping é inédita e exclusivamente criada para retratar através da arte, o momento mais especial do ano. Todo o material utilizado na decoração possui o selo FSC, que garante sua origem certificada. Para a confecção das peças, foram utilizados cerca de 500 kg de papel. Essa quantidade foi convertida em uma doação, feita pelo shopping, de cadernos que foram destinados à ONG Casa do Zezinho, para compor o material escolar das crianças atendidas pela organização no início do ano letivo de 2023. Além disso, após a desmontagem da decoração natalina, todas as esculturas em papel foram destinadas para a reciclagem através da ONG Pimp My Carroça. Tornando essa decoração uma experiência única, que ficará registrada apenas em fotografias e na memória dos visitantes.
A criação de todos os elementos da Decoração de Natal do Pátio Paulista, foi realizada pelo artista Tico Volpato e sua equipe ao longo de 10 meses de trabalho. Todas as peças foram dobradas e coladas manualmente, e todos os personagens passavam por manutenções semanais para manter a conservação das peças. Neste projeto foram utilizados 500KG de Papel de diferentes tamanhos e gramaturas para atender às necessidades de estrutura e acabamento de cada elemento. O ponto de destaque da decoração era a Árvore de Natal de Papel que tinha 13 metros de altura. Este projeto foi discutido e realizado em parceria com diversos engenheiros calculistas da própria indústria responsável pelo papel, que ajudaram a materializar o projeto sem nenhum risco. Este é o primeiro projeto de Natal de Shopping Center completamente construído de Papel da história. O conceito inicial do projeto foi desconstruir o modelo tradicional das decorações de Natal, e trazer para o público a magia natalina através da arte e inovação, com o compromisso de respeito ao meio ambiente.
O nosso maior desafio foi construir um projeto inovador sem referências e estudos anteriores sobre esculturas construídas em papel em grande escala. Nosso principal objetivo com a decoração, foi realizar um Natal que fosse referência para o mercado de Shopping Centers e que este projeto, tivesse visibilidade de todos os canais de comunicação, para alcançar não somente o mercado de varejo, mas de todos os segmentos. Um time de artesãos profissionais tiveram a missão de desenvolver manualmente, ao longo de 10 meses, todas as esculturas de papel que integravam a decoração de Natal. Ao longo do projeto nos deparamos com necessidades e pré-requisitos operacionais, e para isso, contamos com o apoio de alguns engenheiros calculistas, além de uma equipe de cenógrafos, que nos ajudaram com o estudo e dimensionamento das peças necessárias para suportar toda estrutura criada em conformidade com as normas técnicas vigentes. Após a construção iniciamos uma estratégia de divulgação ampla, atrelando mídias digitais, físicas e grande imprensa.Como parte da estratégia sustentável, toda a emissão de carbono proveniente da montagem da decoração foi neutralizada a partir da compensação de créditos de carbono REDD+. O processo, conduzido pela Carbonext, assegura que toda matéria prima utilizada, transporte, uso de energia e geração de resíduos, tiveram a emissão compensada, tornando-se a primeira decoração de natal de shoppings net zero de emissões de GEE. Ao todo foram compensados 5680 tco2e referentes ao escopo 3 e matéria-prima.
O Natal de Papel do Pátio Paulista foi um verdadeiro sucesso. Com a cobertura mídias importantes, como a Globo, Record, Revista Casa e Jardim e Folha de SP, tivemos o alcance amplo de todos os segmentos do mercado. Foram 193 publicações no período, com o resultado de 17 milhões de impactos potenciais, cuja valoração foi de R$ 2,78 milhões. Além das mídias de alta relevância, os corredores do Shopping também receberam mais visitas que anos anteriores, para 2022 recebemos 67.247 visitantes a mais que o mesmo período do ano anterior. O fluxo de veículos no estacionamento também foi incrementado em 4% em relação à 2021. Esses números são de muita relevância visto que os dois anos anteriores passamos por momentos de fechamentos e aberturas em virtude da pandemia. Além dos resultados mencionados acima, é importante frisar que o evento Natal de Papel, proporcionou um expressivo faturamento da vida de 10 famílias de carroceiros da ONG Pimp My Carroça, que foi contratada para realizar a reciclagem da meia tonelada de papel utilizada nessa decoração.O shopping contou também com o Selo Carbono Neutro, primeiro da Ancar a ser obtido, que atesta que as emissões foram neutralizadas. Além do selo, a Carbonext emitiu um contrato no qual foram registradas a quantidade CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera e informações sobre o projeto Unitor, projeto localizado em Lábrea, AM, que foi beneficiado com os créditos compensados. Ao todo foram compensados 5680 tco2e referentes ao escopo 3 e matéria-prima.