A Hype foi a idealizadora do evento Renault E-Tech 100% Electric Days, e a solução apresentada para sua execução foi inovadora, envolvendo de forma abrangente os desafios de sustentabilidade inerentes a um evento de grande porte e relevância como esse.
Com a proposta do cliente de promover a eletrificação e sustentabilidade na mobilidade, a Hype enfrentou não apenas os desafios logísticos, mas também aqueles ligados à minimização da pegada de carbono e à redução do desperdício do próprio evento.
A escolha foi levar o evento para realização em um patrimônio tombado, no Parque Ibirapuera - a Oca, de Niemeyer. Para a cenografia, foi utilizada a própria obra arquitetônica, baseada principalmente em luzes, com uma construção mínima de cenário, estruturada por serralheria e não marcenaria, que gera grande volume de descarte.
Pensando na sustentabilidade, não foram impressas lonas com o objetivo de reduzir ao máximo a quantidade de lixo gerada pelo evento. Os materiais que tiveram necessidade extrema de utilização foram encaminhados à reciclagem por meio de doações a ONGs. Materiais plásticos, como garrafa ou copos de água, não foram utilizados, e sim garrafas personalizadas de alumínio, inclusive pelo staff. Além disso, o paisagismo foi realizado com plantas do Viveiro Manequinho Lopes, retornando para o local após o evento, o que integrou ainda mais o seminário ao local em que foi realizado.
Para compensar as emissões de CO2 geradas durante a execução do evento, a empresa também calculou e compensou as emissões individuais de cada convidado, levando em consideração seus trajetos de ida e volta até a Oca, independentemente de seu estado de origem.
Com um evento que reuniu mais de 250 profissionais e aproximadamente 1.400 convidados, a geração de resíduos poderia ser significativa e prejudicial ao meio ambiente. No entanto, a Hype conseguiu reverter essa tendência ao adotar práticas sustentáveis e conscientes em todas as fases do evento.
Ao combinar a compensação de emissões de carbono, a minimização do desperdício e a integração consciente com o ambiente, a Hype criou um evento que vai além da celebração dos carros elétricos da Renault. O Renault E-Tech 100% Electric Days se tornou um exemplo inspirador de como é possível enfrentar com sucesso os desafios complexos da sustentabilidade em eventos de grande escala.