Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Webserie Compensa Ser Solar BV - Instituto Ítalo Ferreira

Candidato: Origami Marketing e Eventos
Cliente: Banco BV
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Ambiental

A Origami Marketing e Eventos é uma agência especializada em eventos e viagens corporativos, com 13 anos de atuação no mercado e que caracteriza-se por sua capacidade de se ajustar às necessidades de seus clientes, exatamente como um origami. A grande experiência de sua equipe permite encontrar soluções criativas e inovações técnicas que transformam ideias em verdadeiros acontecimentos na vida das pessoas e na história das empresas.
Clientes: Prudential do Brasil, GSK, XP Investimentos, Ipiranga, Ortobom, BV, Suzano, Startse, L’Oréal, Itaúsa, entre outros.
O Banco BV é um banco brasileiro, de capital aberto, fundado em 1988 pela empresa Votorantim SA, com o nome de Banco Votorantim. Em 2011, a financeira do Banco Votorantim posicionou-se como o segundo maior player no financiamento de veículos, com 22% de participação de mercado. Em 2019, mudou seu nome oficialmente para Banco BV e foi eleita a quinta melhor empresa para trabalhar no ranking da Glassdoor, única financeira a figurar entre os top 5.
Em seu manifesto, a empresa posiciona-se: “Acreditamos que muitas mãos, juntas, sustentam melhor o futuro. Por isso, nossa aspiração de sustentabilidade para 2030 passa por várias delas.
Primeiro por nossas próprias mãos, dentro de casa, neutralizando nosso impacto ambiental.
Depois, pelas mãos da sociedade, acelerando a inclusão social interna e externamente: aumentando a diversidade em nosso time, contribuindo para o desenvolvimento social de jovens e idosos e levando conhecimento financeiro para as pessoas de forma acessível, transparente e humanizada.
E, por fim, nosso futuro passa também pelas mãos dos negócios e do que eles reverberam no mundo. Queremos potencializar negócios de alto impacto socioambiental positivo para expandir o alcance da nossa transformação. Nossa aspiração é fomentar o desenvolvimento social por meio de uma atuação sustentável com nosso ecossistema.”
A websérie Compensa Ser Solar foi um desdobramento da campanha Sempre Compensa e teve como objetivos desmistificar o uso de energia solar e consolidar e valorizar o BV como referência em energia sustentável no Brasil. No episódio “Instituto Ítalo Ferreira”, de 11 minutos, a instituição de amparo social foi contemplada com a instalação de placas de energia solar em sua sede, para seguir desenvolvendo seu trabalho e gerando impacto positivo nos atendidos e em toda a comunidade do entorno.

Vídeo

A Websérie SEMPRE COMPENSA foi uma iniciativa do BV com o intuito de desmistificar o uso da energia solar no Brasil e promover ações de impacto social.



Em parceria com o portal Meu Financiamento Solar, foram instaladas placas de energia fotovoltaica na instalação social do surfista Ítalo Ferreira, já beneficiado por outras ações do Banco. Com o objetivo de facilitar a conexão da campanha com a marca e seus pilares, optamos pela presença de personalidades parceiras da BV em ações sociais de impacto. Com isso geramos uma unidade com o propósito da campanha e a marca, de uma forma genuína, linkando com elementos reais do universo da BV.



O instituto gastava uma quantia considerável mensalmente com energia elétrica para manter suas atividades, e teve uma perda sensível em suas arrecadações de doações em virtude da pandemia do COVID-19 e esse apoio mostrou-se valioso, possibilitando assim o incremento de suas atividades.



Neste episódio da websérie #CompensaSerSolar, Luana Xavier visita o Instituto Ítalo Ferreira em Baía Formosa, Natal. O projeto tem foco na educação e ensino do surf como ferramenta de transformação social para crianças, jovens e adolescentes.​ ​ O banco BV, em parceria com o Meu Financiamento Solar, fez a instalação de painéis solares no instituto idealizado pelo campeão olímpico, trazendo economia na conta de luz, energia limpa e renovável e ressaltando nosso compromisso com a sustentabilidade.​ ​ A websérie mostra um pouco mais sobre os benefícios da Energia Solar.

“Será que compensa investir tempo e dinheiro para evitar o aumento da temperatura do planeta?



A gente acredita que sempre compensa.



Por isso, somos o primeiro banco a neutralizar 100% do CO2 poluente dos veículos que financiamos.



#LeveParaOFuturo #LeveParaAVida”



“Quer economizar até 95% na conta de luz?



Financie seu projeto com a nossa plataforma digital, Meu Financiamento Solar. Temos linha de crédito para instalação de painéis solares de acordo com os seus planos: para sua casa, seus negócios e até mesmo produção agrícola.”



Com estas e outras iniciativas, o Banco BV sempre foi alinhado com causas sociais e ambientais. Como bem demonstram seus pilares, listados abaixo:



- Neutralizar nosso impacto ambiental - O compromisso com negócios sustentáveis começa por nós mesmos.



- Acelerar a inclusão social interna e externamente - Somos parte de uma sociedade desigual e reconhecemos nossa responsabilidade de ser um agente de mudança.



- Multiplicar e humanizar o conhecimento financeiro - Acreditamos no conhecimento financeiro como uma alavanca para pessoas realizarem seus sonhos e conquistas.



- Mobilizar recursos para fomentar negócios sustentáveis - Nosso papel no desenvolvimento sustentável é viabilizar o maior número possível de negócios de alto impacto socioambiental, atuando como potencializadores da mudança.



Com o advento da pandemia de COVID-19, o Banco começou a buscar mais maneiras de ajudar a curto prazo, criando campanhas de arrecadação e de educação à distância. Em parceria com o portal Meu Financiamento Solar, decidem aprofundar o apoio a instituição que faz parte do programa BV Esportes.

 

Sobre Ítalo e a instituição: 



Ítalo Ferreira é um atleta profissional que, como muitos brasileiros, tem uma história de superação. Nascido em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, conviveu desde cedo com os encantos do mar. Filho de um pescador e criado na beira mar da cidade nordestina, o campeão sempre foi um apaixonado pela natureza.

O mar trouxe tudo a Ítalo. Baía Formosa, por sua vez, foi o principal palco e cenário para que tudo fosse viável. Pensando nisso, o campeão sempre sonhou em retribuir de alguma forma.

A partir desse desejo, ele criou os três pilares básicos do seu Instituto, que servem de estímulo para atravessar a arrebentação e colocá-los em prática: Formação, Sustentabilidade e Esporte.



O projeto  desenvolvido pelo Instituto, tem como principal objetivo colaborar com a educação da criança, do jovem e do adolescente de Baía Formosa, oferecendo-lhes oportunidades que dificilmente teriam na cidade.



Formação:

Reforço escolar, aulas de matemática, português, geografia e atividades correlatas, não seriam, em nossa visão, a maior contribuição do projeto, na medida em que tentar, de alguma forma, suprir as carências do Poder Público poderia ser o maior erro, frente à grande dificuldade de perpetuação do nosso trabalho.



Sustentabilidade:

O segundo pilar é a sustentabilidade, a prática de conduta sócio educativa que contribua para o aprendizado das crianças, jovens e adolescentes, por meio de aulas que desenvolvam alguns aspectos: proteção ao meio ambiente, responsabilidade socioambiental, curso profissionalizantes relacionados diretamente à reciclagem e reaproveitamento de material, ações e práticas de reflorestamento, preservação dos oceanos, enfim, inserir o nosso “Núcleo” nessa realidade que, potencializada de forma correta, poderá contribuir em muito com o futuro da humanidade.



Esporte:

O terceiro pilar do Instituto Ítalo Ferreira é o ESPORTE, como dito, a principal ferramenta de transformação social, por meio de aulas práticas, campeonatos infantis e amadores, justamente para viabilizar o contato direto da criança com a natureza, em um ambiente sustentável, com políticas bem definidas e que visem à melhoria de atitudes práticas e não teóricas socioambientais.

Ao desenvolver o projeto, o Banco BV tinha como objetivo desmistificar o uso da energia solar no Brasil e gerar ações de impacto nas comunidades onde as placas foram instaladas.



Através das informações vinculadas em meio ao conteúdo, no melhor formato “infoentretenimento”, foi possível estender o conhecimento a respeito da instalação, custos e benefícios do sistema de energia solar.



E a instituição foi imensamente beneficiada, com uma economia na conta de luz que pode ser de até 95% por mês! Tal economia permite ao instituto realizar mais atendimentos, impactando mais vidas.



O projeto foi reconhecido publicamente:



O Prêmio Notáveis CNN Brasil foi criado em 2020 para incentivar outras ações que fazem a diferença na busca de um mundo melhor. A primeira edição premiou nove categorias de ações positivas que se destacaram durante a pandemia de Covid-19.



Na categoria Meio Ambiente, que teve como finalistas Natura, banco BV e o Ifood, o prêmio foi para o Banco BV. O gerente-executivo de sustentabilidade do banco recebeu o prêmio e agradeceu aos funcionários da instituição e à CNN.



“Uma honra para mim estar aqui e levar esse prêmio pra casa. O BV tem um propósito que é facilitar a vida financeira de pessoas e empresas. As ONGs passavam muita dificuldade e pensamos em como ajudar, aí surgiu a ideia de instalar as placas solares. É uma questão social importante, a energia é custo para essas ONGs. Começamos com cinco projetos e sabemos que isso vai ajudar a impulsionar para mais projetos. Agradeço e parabenizo a CNN. Esse prêmio vai ser impulsionador para nós do BV para ajudar o nosso país no desenvolvimento”, disse Soares.



O projeto não para e novas iniciativas do BV já estão em andamento, como as aulas de Educação Financeira descomplicada que já estão sendo atualmente ministradas em algumas das comunidades atendidas pelos institutos.