Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: RGE nas escolas - Energia em jogo

Capa com a logomarca e ilustrações de elementos do tema ENERGIA, para atender ao público infanto-juv

Candidato: Publikimagem Projetos e Marketing
Cliente: RGE Sul Distribuidora de Energia
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Ambiental

Atuando desde 2003 no mercado brasileiro, a Publikimagem vem realizando grandes eventos, além de criar e desenvolver projetos de eficiência energética, inovação tecnológica, logística e armazenamento. Pela seriedade e constante busca por bons resultados, a empresa se tornou especialista na prestação de serviços às concessionárias de energia, atendendo clientes públicos e privados da área, tais como a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Lojas Colombo, Eletrobrás e RGE Sul Distribuidora de Energia S.A. (RGE), dentre várias outras espalhadas por todas as regiões do Brasil.
 
Inovação, ética, tecnologia, dedicação e sustentabilidade marcam a atuação do Grupo Publikimagem, como foi sua atuação no projeto RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO, conforme informações técnicas que apresentamos a seguir:
 
TÍTULO: RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO
TEMA: Educação, Sustentabilidade e Cultura: uso racional e seguro de energia elétrica, sustentabilidade, meio ambiente e geração renovável de energia
NÚMERO DE PARTICIPANTES: +200mil pessoas diretamente. Entre jul/22 a jun/23, 1235 professores e 38.310 alunos beneficiados diretamente e 154mil pessoas indiretamente
LOCAL: 288 municípios do Estado do Rio Grande do Sul
DATA: o projeto todo ocorreu de meados de 2020 e vai ser encerrado no final de 2023, porém, trouxemos resultados totais e os referentes apenas ao período de julho de 2022 a junho de 2023
PERIODICIDADE: evento único
ABRANGÊNCIA: na rede pública estadual e municipal de 288 municípios do Rio Grande do Sul.
ATIVIDADES PARALELAS: Concurso dos Professores; Concurso das Famílias; Desafios e Concurso das Escolas.
ENTIDADE PROMOTORA: RGE SUL DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A. (RGE)
CONCEITO DO EVENTO/PROJETO: O “RGE nas Escolas” é um projeto de responsabilidade social que promove ações educativas, ambientais e culturais, visando a igualdade e o bem estar, abrangendo 12 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
DESCRITIVO DO PROJETO: A Publikimagem realizou sensibilização de secretarias de educação, de diretores de escola e professores; fez capacitação dos professores; produção e distribuição de material didático físico e virtual; monitoramento das 07 atividades em sala de aula; apoiou a circulação do museu itinerante da PUC/RS com experimentos; criou e produziu TARGE – TEATRO AVENTURA em unidade móvel; realizou relatórios e pesquisa de análise dos resultados do projeto.

Vídeo

Galeria de Fotos

SOBRE A RGE

 

Fundada em 1998, a Rio Grande Energia (RGE) é distribuidora de energia elétrica em 381 municípios do Rio Grande do Sul, atendendo uma população de 3.763.490 de habitantes, 65% da população do estado. A RGE é uma das empresas do Grupo CPFL Energia que surgiu em 1912 e FOI A PRIMEIRA DO BRASIL A REALIZAR OS PRIMEIROS CONTRATOS DE COMPRA DE ENERGIA DE BIOMASSA PROVENIENTE DA CANA DE AÇÚCAR EM 1986. Em 2009, foi uma das vencedoras do primeiro Leilão de energia eólica no Brasil.

 

Atualmente, a CPFL vem desenvolvendo projetos de eficiência energética junto às comunidades e órgãos públicos. Dentro do segmento Educacional, surgiu o projeto “CPFL nas Escolas”, que inspirou o projeto “RGE nas Escolas – Energia em Jogo” com objetivo de capacitar educadores de escolas públicas da área de concessão para que multiplicassem os conceitos aprendidos ao público infanto-juvenil, através de ações lúdicas e interativas, contribuindo para a mudança de hábitos e de comportamento no uso da energia elétrica.

 

SOBRE A PUBLIKIMAGEM – EMPRESA EXECUTORA DO PROJETO

 

Após definidas as diretrizes técnicas do projeto pela RGE e CPFL, o primeiro passo para executar o “RGE nas Escolas – Energia em Jogo” foi a seleção por licitação da empresa que iria por em prática as ações do projeto.  A seleção foi vencida pela Publikimagem Projetos e Marketing. Segue exposição das ações e estratégias de sustentabilidade do projeto, desenvolvidas pela Publikimagem, apresentadas de forma detalhada:

 

1 CONCEITO DO PROJETO: “RGE nas Escolas - Energia em Jogo”, um projeto de educação, cultura e meio ambiente da RGE. O projeto buscou difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, e teve como público-alvo educadores e estudantes do 5º a 9º ano do ensino fundamental da rede pública dos municípios da área de concessão da RGE, Rio Grande do Sul.  O projeto também contou com a circulação do TARGE – TEATRO AVENTURA, ação cultural inovadora e de grande repercução no público.

 

2 SENSIBILIZAÇÃO E PARCERIA COM A SEDUC ESTADUAL E SEDUCS MUNICIPAIS DA REDE PÚBLICA para apresentação dos objetivos, valores e metodologia do projeto e estimular a adesão dos professores. Foi aberto período de inscrições dos professores ao projeto. Em seguida os professores foram capacitados de forma virtual e presencial, ao longo do projeto, para que conhecessem os objetivos e valores do projeto, o percurso e material didático sugerido e as propostas de engajamento.

 

3 ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES: com duração de 4horas, houve acolhimento e apresentação das etapas, objetivos, valores, princípios e metodologia do projeto; Realização do letramento científico dos professores através das sete operações intelectuais propostas por neil postman (1. Observar; 2. Definir; 3. Classificar; 4. Generalizar; 5. Aplicar; 6. Questionar e 7. Verificar); Orientação sobre os recursos didáticos do projeto: livro do professor, intitulado “Difusor”, caderno do estudante, intitulado “Gerador”, 10 microvídeos, 09 vídeos de formação, 08 jogos on-line, aplicativo de jogo interativo. Parte dos professores estaduais receberam capacitação extra, de 40h, em parceria com o INSTITUTO VENTURI e INSTITUTO AKATU, realizando junto com eles ações de divulgação, palestras e oficinas do projeto dentro do Programa de Educação Ambiental Colaborativo – PEAC da SEDUC. Um benefício permanente deixado pelo projeto ao Estado do RS.

 

4 ATIVIDADES DE EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS:

 

- ATIVIDADE 1 – OBSERVAR: os alunos fizeram mapeamento dos equipamentos elétricos e eletrônicos da escola e residência, entrevista com a equipe gestora da escola e membros da família. Como resultado, elaboraram um documento propondo meneiras mais eficientes e conscientes de consumir energia elétrica.

 

- ATIVIDADE 2 – DEFINIR: os alunos conheceram as leis de conservação da energia, elaborando um dicionário ilustrado sobre as formas de energia que conhecemos.

 

- ATIVIDADE 3 – CLASSIFICAR: os alunos conheceram o conceito de eficiência energética, as diferentes fontes de energia e os impactos ambientais de cada uma delas. Por fim, elaboraram ideias para projetar uma casa ou um bairro mais eficiente.

 

- ATIVIDADE 4 – GENERALIZAR: os alunos se utilizaram das estratégias da publicidade para criar e divulgar uma campanha de utilidade pública na escola para reduzir o consumo direto e indireto de energia elétrica.

 

- ATIVIDADE 5 – APLICAR: os alunos aprenderam o conceito de potência e como calcular o consumo energético dos equipamentos elétricos e eletrônicos da escola e da casa. Ensinaram sobre o selo procel.

 

- ATIVIDADE 6 – QUESTIONAR: falou-se da importância da energia elétrica na vida humana e em como as fontes alternativas e redes inteligentes ajudam a aumentar o acesso de mais pessoas a energia.

 

- ATIVIDADE 7 – VERIFICAR: os alunos verificaram, nas contas de energia, se houve diminuição do consumo na escola e em suas residências, avaliando se houve impacto do projeto nos hábitos da comunidade escolar.

 

5 FOI DADO APOIO TÉCNICO AOS PROFESSORES durante toda a realização do projeto para acompanhar as atividades em sala de aula. O livro do professor (DIFUSOR) e do caderno do estudante (GERADOR) foram distribuídos para os professores e seus alunos, porém, grande parte também foi baixada de forma on-line.

 

6 FOI FEITO CONTATO E APOIO A CIRCULAÇÃO DO MUSEU ITINERANTE DA PUC/RS que para que o público alvo do projeto pudesse ter acesso aos experimentos científicos como: 1. Do Sonho de Voar - a Corrida Espacial; 2. Universo; 3. Força e Movimento; 4. Eletricidade e Magnetismo; 5. Ondas e Som; 6. Luz; 7. Fluídos; 8. Calor; 9. Ser Humano;

 

7 TARGE – TEATRO AVENTURA: Trata-se de uma peça-jogo, uma experiência sensorial imersiva em que as cenas não foram, apenas, assistidas passivamente, mas vivenciadas para provocar reflexões sobre a realidade na prática, na vivência. A peça foi 100% idealizada pela equipe da Publikimagem, inspirada nos filmes de super heróis, os preferidos de crianças e adolescentes. Em 06 meses foram criados roteiro, personagens, figurinos, cenário, trilha sonora, efeitos especiais e feita adequação da carreta, com três ambientes internos e um externo, para servir de cenário para a peça.  Foi feita preparação de 02 equipes de 4 atores cada, através de oficinas de criação, voz, corpo e jogo em RPG + 06 Técnicos + Direção Teatral e Produção Executiva.

 

8 ROTEIRO DO TEATRO: A peça iniciava num futuro não muito distante, apresentando uma planeta sem eletricidade, fruto da degradação do meio ambiente, de ataques às redes de energia, da irresponsabilidade dos seres humanos que tornaram o planeta um ambiente devastado. Nesse planeta, uma pequena comunidade tentava sobreviver a um TIRANO ESBANJADOR, controlador da única fonte abundante de energia do local. Nessa comunidade o MESTRE DO TEMPO, cientista responsável por manter o único gerador funcionando, tentava buscar ajuda no “passado” (o presente hoje), para formar um grupo de seres extraordinários, OS   GUARDIÕES   DO   ÂMBAR (ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DO JOGO), para enfrentar os desafios, criando estratégias de proteção dos recursos energéticos do planeta PARA QUE A ENERGIA NÃO FALTE NO FUTURO, alterando a sequência catastrófica dos acontecimentos para garantir um futuro melhor para as futuras gerações.

1 DESAFIOS EM RELAÇÃO A PANDEMIA DA COVID 19: o maior desafio para começar o projeto foi a pandemia de COVID 19.  O Teatro Aventura teve que esperar a pandemia passar para começar a ser realizado. Quanto às ações educativas, a Publikimagem observou as estratégias de ação que o sistema público de educação do Rio Grande do Sul estava adotando, para pensar e propor formas do projeto se inserir dentre estas estratégias, já que os professores precisaram, rapidamente, se adaptar a novas ferramentas tecnológicas de trabalho e estavam vivendo uma exaustiva carga horária de aulas remotas. Foi um período bastante difícil para a educação como um todo e para o projeto em si também, muito teve que ser adaptado.

 

2 A LOGÍSTICA DE COMPRA, ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS foi repensada para não gerar contaminação, além do material pedagógico ser ofertado também em formato digital, no site do projeto, para dar início as ações e não atrazar demais a realização do projeto.

 

3 DESAFIOS EM RELAÇÃO AS CAPACITAÇÕES DOS PROFESSORES: as capacitações seriam todas presenciais, mas com a pandemia criou-se então capacitações virtuais. Apenas com o abrandamento do isolamento social, as capacitações passaram a ser presenciais. Foram utilizados diversos recursos digitais:

 

- SITE RGE NAS ESCOLAS: www.rgenasescolas.com.br, onde foi disponibilizado os livros, vídeos, aplicativo e jogos do projeto. Foram divulgadas as notícias, os relatos dos participantes e as informações de contato com a equipe de apoio do projeto.

 

- GOOGLE FORMS: Formulários de inscrição dos professores e famílias nos concursos do Projeto; assinatura de atas de presenças das reuniões e realização de pesquisas de acompanhamento do RGE nas Escolas.

 

- GRUPOS DE WHATS APP: Via de comunicação rápida com os grupos de professores e divulgação de informações do projeto.

 

- SALAS DE AULA VIRTUAIS (GOOGLE CLASSROOM): formada com professores participantes do projeto para uma comunicação mais direta, envio de material, espaço para debates e reflexões, envio de desafios.

 

- SALAS DE REUNIÃO VIRTUAIS (GOOGLE MEET): para encontros de capacitação e acompanhamento.

 

- MATERIAL COMPLEMENTAR: material digital, vídeos

 

- MATERIAIS PRODUZIDOS: acompanhamento e orientação sobre o uso do livro do professor “DIFUSOR” e do caderno do estudante “GERADOR”.

 

- ENVIO DE CERTIFICADOS VIA E-MAIL.

 

4 O DESAFIOS DE MANTER O ENGAJAMENTO DOS PROFESSORES, ALUNOS E FAMÍLIAS: para isso foram idealizados concursos: CONCURSO DO PROFESSOR: premiou com notebook as propostas mais eficientes de planejamento e aplicação da Atividade 01 do percurso didático do material Difusor e Gerador (como diminuir o consumo de energia elétrica em escolas e residências); CONCURSO DA FAMÍLIA: premiou a família que se destacou reduzindo o consumo de energia elétrica durante a realização do Projeto. DESAFIOS ENVIADOS NOS GRUPOS DE WHATS APP PARA OS PROFESSORES que pediram aos professores para produzirem mapas mentais, infográficos, podcast, dentre outras produções sobre os temas trabalhados. Os melhores conteúdos ganharam o Kit professor + Camiseta do Projeto.

 

5 O DESAFIO DE AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALÉM DOS PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: a proposta inicial do projeto, que previa o trabalho apenas com professores da área de ciências da natureza, precisou ser superada, pois não havia professores de ciências suficientes para alcançar as metas do projeto.  Optou-se por trabalhar com mais turmas de cada professor de ciências e por capacitar professores de diferentes áreas de conhecimento. Isso favoreceu: desenvolvimento de práticas interdisciplinares; disseminação das ideias do projeto nos diversos campos do conhecimento;  o aumento da presença e engajamento dos professores nas ações do projeto fazendo com que o número de alunos atingidos fosse superada em mais de 12%.

 

6 TEATRO AVENTURA - DESAFIOS DA CIRCULAÇÃO: o maior desafio foi circular com o Teatro Aventura durante os anos da pandemia da COVID 19. Assim, a circulação da unidade móvel só pode ter início em 2022. Também foi feita contratação de 2 equipes de atores profissionais, para evitar faltas e atrasos no cronograma, e também se manteve a equipe sendo paga no período de recesso das escolas, para reter a mão de obra já treinada e qualificada.

 

7 SEGURANÇA E HABILITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS:  técnico de segurança responsável pelo projeto conduziu diálogo de segurança com os funcionários, fiscalizou uso de EPI/ EPC, entre outras funções, no transporte, montagens e desmontagens da unidade móvel do TEATRO AVENTURA, visando às normas de segurança vigentes.

 

8 UNIDADE MÓVEL: uma carreta com carroceria multifuncional. Em sua parte interna (paredes e teto) foi recebido tratamento e revestimento térmico e acústico, bem como as áreas de circulação receberam piso especial e antiderrapante. O sistema de iluminação foi dotado de lâmpadas LED, cenográficas e decorativas. A parte interna foi estruturada em 03 (três) ambientes climatizados. 

 

9 POLUIÇÃO: O projeto foi pensado a fim de diminuir ao máximo a poluição do meio ambiente.  Utilizou geradores ecológicos, lâmpadas led, restringiu o uso de folders, cartazes e material de divulgação em papel, investindo-se em assessoria de imprensa para as mídias locais e divulgação e comunicação por meios eletrônicos.

 

10 NA SEGURANÇA E SAÚDE o projeto firmou parceria de cooperação com o poder público municipal.

Galeria de Fotos

1 RESULTADOS DO PROJETO – o projeto ainda está em finalização prevista para o segundo semestre de 2023.  Os dados foram atestados pelo projeto através dos formulários de inscrição e participação de todos os envolvidos, criação de relatórios, produção de fotos, vídeos, divulgação na imprensa escrita e falada, presença dos professores nas plataformas digitais de acompanhamento do projeto, participação dos alunos nos questionários do marco zero e marco final de execução do projeto:

 

- 288 municípios alcançados (96% da meta do projeto, que é de 300 municípios).  De Jul/22 a Jun/23 foram 44 municípios atingidos;

 

- 1.243 escolas representadas (62,77% da meta do projeto, que é de 1980 escolas); De Jul/22 a Jun/23, 213 escolas foram representadas;

 

- 4.675 professores e professoras participantes das capacitações (64,93% da meta do projeto, que é de 7200 professores capacitados). De Jul/22 a Jun/23 foram capacitados 1235 professores;

 

- 202.163 alunos beneficiados (112,31 da meta do projeto que é de 180mil alunos, ou seja, a meta foi superada). De Jul/22 a Jun/23, 38.310 alunos foram beneficiados;

 

- 10 professores ganharam um notebook pelo concurso do professor em todo o projeto. De Jul/22 a Jun/23 foram 6 notebooks;

 

- 15 famílias ganharam uma TV 55” pelo concurso das famílias. De Jul/22 a Jun/23 foram 7 televisores;

 

- 12 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU foram atingidos com a realização deste projeto, quais sejam: Educação de qualidade; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsável; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Saúde e bem estar; Fome zero e agricultura sustentável; Redução das desigualdades e Parcerias e meios de implementação;

 

- 812.697 pessoas, entre alunos e familiares foram diretamente atingidos durante todo o projeto, sendo que 154.000 pessoas atingidas diretamente entre junho de 2022 e julho de 2023;

 

- 21 municípios foram visitados e 33.346 pessoas participaram, entre jul/22 e jun/23, da circulação do Museu Itinerante da PUC / RS com experimentos;

 

- 88 municípios foram visitados (88% da meta de 100) pelo TEATRO AVENTURA, obtendo um público total de 16.488 alunos. De Jul/22 a Jun/23 o teatro visitou 86 cidades e atingiu 15.796 pessoas.

 

2 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO e RESULTADOS: Por escolha da cliente, a RGE, o projeto não possuiu redes sociais. A estragégia de comunicação contou com o envio de releases de divulgação das ações do projeto por meio de uma assessoria de imprensa, a criação de materiais de divulgação do projeto que possam ser compartilhados em aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp), site e na sala de aula virtual do projeto. Assim, foram enviados 57 releases e obtidas 74 publicações na imprensa entre jul/22 a jun/22.

 

3 PESQUISA DE ANÁLISE DOS RESULTADOS COM OS ALUNOS: metodologia quantitativa com dois tempos de medição por amostragem: um MARCO ZERO, questionário realizado antes do início das atividades com ESTUDANTES; e um MARCO FINAL, questionário aplicado no final do projeto para medir o conteúdo aprendido, identificar mudança de comportamentos/hábitos no uso de energia elétrica por meio da análise do histórico de consumo em meses pré-determinados em edital.

 

CARACTERIZAÇÃO ETNOGRÁFICA DO PÚBLICO ESTUDANTIL:

- 97,6% dos alunos inscritos foram da rede pública municipal;

- 89,2% possuiam casa com medidor do consumo de energia;

- 33,8% declaram ter 3 pessoas morando na residência, 32,4% declararam serem 4 e 19% cinco pessoas;

- Os alunos apontaram a poluição, o acúmulo de lixo nas ruas e o desperdício de água como os maiores desafios para uma vida com mais eficiência nas suas comunidades.

 

MAIORES MUDANÇAS EM HÁBITOS DE CONSUMO DOS ALUNOS:

- 52,8% respondeu que adquiriu o hábito de apagar as luzes ao sair dos cômodos,

- 19% declarou que evita acender luzes durante o dia;

- 8,3% declarou que tira os eletrodomésticos da tomada depois de usá-los.

 

:- Reconheceram a importância das lâmpadas LED para economizar energia;

- Informaram que conta de luz impacta no orçamento familiar

- Perguntados sobre termos usados no projeto a grande maioria dos alunos afirmou conhecer os termos.

 

.- Apontaram problemas relacionados aos postes e fiação.

- 23,56% disseram que passaram a evitar tocar em aparelhos elétricos ligados com as mãos molhadas ou pés em lugares úmidos;

- 21,71% citaram que desligam os disjuntores ou a chave geral para realizar reparos na rede elétrica.

 

SOBRE A CAPACIDADE DOS CONTEÚDOS ATINGIREM OS MEMBROS DA FAMÍLIA DO ALUNO: a grande maioria respondeu que ensina o que aprendeu para as outras pessoas da residência.

 

CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO À IMAGEM DA RGE / CPFL:

- 100% reconheceram a RGE como a consessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em seus municípios.

- 79,2% responderam ao questionário consideraram a RGE uma empresa boa, provando ser o projeto uma boa estratégia também de comunicação e relacionamento com o cliente.

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