Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Pré Estreia MUNDO PIXAR

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Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company (Brasil)
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

Em plena pandemia, no final de 2020, com mais de 90% do mercado de live marketing retraído, nasce uma nova martech, a SolutiOn/Off, que em menos de 50 dias, já estava atendendo grandes marcas como: Totvs, Zeno/Avon, Mercado Livre, Ibajud – Instituto Brasileiro de Insolvência, Les Bains, Joma, Uhlsport, Atlantica Hospitality Internacional, CIP/Nuclea, GIFE e Disney.   

Após ganhar a concorrência para a realização do maior evento já realizado pela Disney-Pixar na América Latina, e o maior evento da marca Pixar em extensão, no mundo, a agência colocou em prática toda sua experiência e inaugurou a exposição no dia 20 de julho de 2022. Mas, antes da inauguração, nos dias 18 e 19 realizou eventos de relacionamento para projetar o Mundo Pixar e estreitar laços com stakeholders, tais como: investidores, fornecedores e clientes em potencial.
Essa foi uma das iniciativas de marketing bem-sucedidas para que o Mundo Pixar alcançasse o sucesso.

Ao realizar os eventos a agência conseguiu estabelecer uma conexão direta com o consumidor, ganhando uma chance de ter 2 dias de antecedência para entender se toda a operação planejada estava correta, alinhar tudo a qualquer necessidade do visitante, oferecendo um serviço de maior qualidade e aumentando as possibilidades de divulgação, já que o público convidado viralizou nas redes sociais 100% as experiências vividas no Mundo Pixar criando desejo e expectativas para conhecer o evento.

    

Vídeo

Foi um grande desafio antecipar o término da montagem do Mundo Pixar em 3 (três) dias de antecedência do cronograma de inauguração, já que os eventos de relacionamento foram criados posteriormente ao fechamento da operação.



Inicialmente, o cronograma de montagem era previsto para entrega final em 30 dias, mas com um pouco mais de 15 dias para a inauguração a agência precisou mudar a “rota” e encaixar 2 dias de eventos de relacionamento no cronograma. Não poderia mudar a data já anunciada de inauguração, pois com a venda antecipada de ingressos e já com quase tudo vendido precisou acelerar a montagem e fase de acabamentos, e quem faz evento sabe como cada minuto é importante e faz falta!



Outros desafios enfrentados:



Por se tratar de Pré-estreia e ser o primeiro grande evento da Disney-Pixar, produzido e criado 100% no Brasil, por brasileiros, a expectativa estava lá em cima! Como será que o público irá reagir? Será que vão embarcar na viagem na qual um dos objetivos era tirar as pessoas das telas um pouco e oferecer uma experiência Pixar 3D real, elas vão gostar da ideia? Será que se consegue tirar as pessoas de casa, já que é muito importante, dar acesso ao público brasileiro a novas emoções e a um projeto inédito, criando nas pessoas uma memória afetiva real? Vamos conseguir?



Após assistir inúmeras vezes os filmes, ainda surgia a pergunta: será que a parte escolhida de cada uma das dez animações é a ideal para colocar o visitante no filme? Não é fácil contar a história por um frame. Mas a agência acreditou e conseguiu colocar o público dentro de cada história! Trabalhamos com emoção e muita riqueza de detalhes.



Chegou o dia!!!



A agenda de eventos:

dia 18/07- das 7h às 10h - a Disney utilizou a sala 270 para o treinamento dos monitore, seguranças e equipe de frente que interagem direto com o público. Sempre é necessário entender o “Jeito Disney de Ser”. (100 pessoas)



Dia 18/07 – das 19h às 21h – Evento de relacionamento convidados da Disney/ Patrocinadores/ Apoiadores (1500 pessoas)



Dia 19/07 - 10h as 11:30h Brunch realizado no Restaurante APPLEBEE'S, na saída do shopping que dá acesso ao Mundo Pixar, seguido de visitação a exposição para equipes e parceiros das marcas  (500 pessoas).



Dia 19/07 - 14h as 15:30h – Imprensa e Influencers (200 jornalistas e 300 influenciadores)

E após cada evento só tivemos uma certeza: Conseguimos emocionar!



Foi incrível a reação das pessoas, foi incrível e repercussão das mídias e foi fabulosa as postagens dos influencers nas redes!



Criou-se desejo e vontade de se fazer UMA VIAGEM POR DENTRO DAS SUAS HISTÓRIAS FAVORITAS, tanto que a venda dos ingressos esgotou em menos de 7 dias após sua abertura.

Isso é sucesso! 

 

O início da estratégia de relacionamento começa com o treinamento da equipe de frente. Dia 18/07- das 7h às 10h - a Disney utilizou a sala 270 para o treinamento dos monitore, seguranças e equipe de frente que interagem direto com o público. Para que todos entendessem o “Jeito Disney de Ser”. (100 pessoas).



A noite, do dia 18/07 – das 19h às 21h – Realiza-se o evento de relacionamento, seguindo o mesmo operacional do circuito da exposição. Os convidados da Disney/ Patrocinadores/ Apoiadores (1500 pessoas) receberam convites onde necessariamente fizeram o RSVP indicando a sessão que estariam presentes.

Cada marca teve 6 sessões (1 hora) para distribuir aos seus convidados.​ Os convites foram enviados eletronicamente. 



Dia 19/07 - 10h as 11:30h Brunch realizado no Restaurante APPLEBEE'S, localizado na porta do shopping de acesso ao Mundo Pixar. Após este encontro de “celebração” das equipes dos patrocinadores com a Disney transfere-se para a visitação da exposição. (500 pessoas). 



Dia 19/07 - 14h as 15:30h – A assessoria de imprensa da exposição levou ao evento 200 jornalistas e 300 influenciadores., que puderam fazer suas fotos, imagens, entrevistas e vivenciar a experiência.



E após cada evento só tivemos uma certeza: Conseguimos emocionar!



O que dizer destes dias de eventos fechados? A experiência de públicos diversos trouxeram a  certeza de que o caminho estava traçado corretamente. 

No final de maio/2022, a Disney anunciou em coletiva, o Mundo Pixar, o que foi motivo de muitos posts nas redes sociais e canais de informação, no google existiram na época aproximadamente 106.000.000 resultados para o tema. Resultado: assim que os ingressos foram colocados à venda, em menos de 7 dias, foi preciso anunciar SOUD OUT.



Alguns meios de comunicação como Catraca Livre, Exame, Uol, Terra, São Paulo Secreto, Revista Abril, Folha de São Paulo, Globo, Bora aí, Passeios Kids, Melhores destinos, ABC do ABC, Folha ilustrada, Jovem nerd, Mais Orlando, Coxinha Nerd, Dicas de Sampa, fizeram a divulgação do evento, além de TVs abertas como CNN, Record e Band.



Pode-se considerar um real Sucesso de Bilheteria.



A divulgação espontânea do evento através da #mundopixar, está no Instagram com mais de 24,9 mil publicações.



As vendas estimadas para os produtos da Loja superaram as expectativas que no meio de setembro, faltando ainda 40 dias para termino do evento, tinham ultrapassado todas as metas em mais de 80% das previsões geradas para o período todo.



No espaço Marco Zero tivemos uma média de interação de 145.000 pessoas por mês. Até o final do evento alcançamos 435.000 pessoas, não pagantes, que visitaram a área de patrocínio e a loja, além dos pagantes que ao todo somaram 747.180 pessoas.



O  ESTUDO QUANTITATIVO – EXIT POLLS encomendado pela Disney indicou que 

MUNDO PIXAR PODE SER CONSIDERADA SUCESSO PELA MAIORIA, PRINCIPALMENTE ENTRE JOVENS ADULTOS. Superando ou atendendo expectativas de 87%, com satisfação nota 10 para 55%. Os consumidores descreveram o evento como Incrível, Emocionante e Mágico.



Em dezembro de 2022, o Mundo Pixar recebeu 13 (treze) prêmios Internacionais, no FIP Festival e 2 (dois) Prêmios Caio na Categoria Evento Futuro.



Em 2023 o Mundo Pixar vira um evento/exposição itinerante acontecendo de junho a setembro de 2023 no Rio de Janeiro e de outubro de 2023  a janeiro de 2024 em Porto Alegre.