Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: One Agro 2023

Key Visual One Agro 2023

Candidato: Motivare Marketing
Cliente: Syngenta Proteção de Cultivos
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

A Motivare é uma agência de comunicação e ativação de marca que há 30 anos oferece soluções criativas e inovadoras em promoções, eventos, incentivos e trade. Com uma equipe multidisciplinar e experiente, destaca-se por criar experiências memoráveis que conectam pessoas e marcas, gerando resultados efetivos e duradouros.

Abaixo apresentaremos um dos projetos mais desafiadores e gratificantes que realizamos recentemente, o One Agro 2023, juntamente com a Syngenta.

A Syngenta é uma das empresas líderes em pesquisa e desenvolvimento do agronegócio no Brasil e, por isso, desempenha um papel vital na cadeia de alimentos para nutrir o mundo e cuidar do nosso planeta. Contribuindo com o agro de forma inovadora, colaborativa e sustentável, a empresa identificou a necessidade de conexão com as lideranças do agro, seus maiores clientes, influenciadores, imprensa e formadores de opinião, a fim de suscitar reflexões e compromissos para alavancar o setor e reforçar a importância do nosso país como protagonista do agronegócio associado à sustentabilidade.

Foi com esse objetivo que em 2019 nasceu a primeira edição do One Agro, cujo nome traduz o propósito de reunir e conectar lideranças em torno da construção de um só agro: único, coeso, forte e potente o suficiente para gerar o desenvolvimento sustentável. A adesão foi tamanha que, dentro de poucos anos, essa iniciativa inédita veio a se tornar o maior evento liderado por uma indústria do segmento!

Nas edições posteriores, mesmo com o advento da pandemia de covid-19, a conexão se manteve com a tecnologia do metaverso e o mesmo compromisso de proporcionar uma experiência única para a liderança do setor.

A terceira edição do evento foi o momento de reconexão com um encontro presencial que culminou na assinatura do “compromisso One Agro”, consolidando o apoio apartidário às políticas públicas voltadas para o crescimento do setor e a incorporação das mais modernas tecnologias visando a práticas sustentáveis e regenerativas.

Na edição de 2023, o evento contou com a participação de 1.000 convidados, entre autoridades, líderes empresariais, pesquisadores, produtores e agentes financeiros que representam cerca de 40% do PIB agrícola, 50% da área plantada do Cerrado e um terço da área cultivada no Brasil.

Vídeo

BRIEFING PARA O ONE AGRO 2023: 



Para a edição de 2023, os desafios consistiam em manter o publico engajado para que o One Agro se transformasse em um encontro anual, mantendo seu DNA de conectar a liderança da cadeia e legitimar a Syngenta como sua idealizadora e realizadora. 



Além disso, era preciso apresentar um conteúdo ainda mais diferenciado, com palestrantes de peso, espaço para captação em um estúdio de rádio para entrevistas com grandes empresários, speakers e demais lideranças, bem como um espaço interativo, conceitual e disruptivo. 



A antiga arena de palestra dos patrocinadores, na parte externa da plenária, precisava de um novo formato, tanto para conteúdo quanto para a exposição de soluções inovadoras do setor. Esse espaço deveria comportar palestras e debates sobre temas como sustentabilidade, inovação, geopolítica e consumo, além de uma configuração diferenciada para os patrocinadores exporem seus produtos e serviços.



Tanto a data quanto o local do evento foram previamente definidos pelo cliente. Desta forma, o One Agro foi realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2023, no Royal Palm Hall Resort, na cidade de Campinas, SP, utilizando todo o complexo hoteleiro do grupo para um público aproximado de 1.100 pessoas.



O tema para o One Agro 2023 foi: “Por um agro protagonista, estratégico e sustentável”. 

Toda a agenda, conteúdo e direcionamento do evento, portanto, foram divididos em 

3 pilares fundamentais para serem vivenciados em toda a jornada dos convidados. 

O AGRO PROTAGONISTA​

Contexto em que vivemos hoje​

Desafios do agro  ​

Os movimentos mundiais​

Pautas do negócio ​

Boas práticas / iniciativas​

O AGRO ESTRATÉGICO​

​Articulações setoriais​

Setor financeiro​

Acesso ao mercado​

Políticas públicas​

Política internacional​

Influência​

O AGRO SUSTENTÁVEL​

Inovação ​

Desafios do amanhã ​

Novos modelos ​

Futuro​

Segurança alimentar e energética​

Food, feed, fuel e fiber​ 



Além disso, foi-nos solicitada a realização, em uma data prévia à data do One Agro 2023, de um evento específico para influenciadores do agro de todo o Brasil, com a finalidade de inseri-los antecipadamente na atmosfera do evento como verdadeiros protagonistas do One Agro 2023 e engajá-los como grandes divulgadores deste. 



Esse pré-evento exclusivo para influenciadores também nos apresentou um grande desafio: deveríamos surpreendê-los positivamente e superar suas expectativas em relação à edição anterior do evento, o qual já havia agradado a esse público de maneira considerável. Esse evento deveria divulgar aos influenciadores do agro as principais mensagens do One Agro 2023, para que fizessem postagens em suas redes sociais a fim de gerar curiosidade e o maior engajamento possível no setor em relação às novidades do próximo One Agro

A fim de conectar a liderança do agro ao One Agro 2023 desde os primeiros passos, já nas primeiras peças de comunicação foi enviado um QR code para que todos pudessem acessar uma plataforma online e, assim, internalizar o conceito do evento e conhecer a agenda, o conteúdo e demais informações relevantes. 



Integração e tecnologia foram as palavras da vez. Sabe-se que, nos últimos anos, até ambientes anteriormente considerados “formais”, como os museus, passaram a trazer essa estética para suas exposições​. Dessa forma, criamos maior integração entre os espaços para que os convidados pudessem circular mais livremente, além de ​designarmos áreas específicas para os patrocinadores, startups e dois pontos para a cafeteria Nucoffee (uma marca Syngenta), proporcionando maior protagonismo para os expositores e fluidez para quem visitava​. 



Repaginamos o espaço anteriormente conhecido como “arena”, inclusive rebatizando-o como Innovation Park, para marcar, também na nomenclatura, que essa experiência do One Agro seria inovadora e diferente daquela à qual os convidados estavam habituados. Desta forma, criamos um enorme parque de inovação, contando com áreas para demonstração de soluções, produtos e tecnologias avançadas. Para esse espaço levamos inclusive um drone para pulverização de defensivos com envergadura de 14 m, bem como avançadas máquinas agrícolas como tratores e colheitadeiras. No Innovation Park também designamos espaços para os “Mais Agro Talks”, rodas de conversas e interações de caráter mais informal onde tivemos demonstrações de conteúdo dos patrocinadores. Tudo isso valorizado por muitos, mas muitos metros quadrados de Led, inclusive com um painel de perspectiva forçada, surpreendendo a todos e inovando tanto no formato quanto na apresentação do conteúdo.



Resultado: sucesso de público e viralização por meio de ambientes instagramáveis​.

Para o estúdio One Agro, um estúdio de gravação montado no próprio espaço para valorizar ainda mais o evento e gerar mais buzz nas mídias, ​inovamos construindo uma estrutura real de estúdio de rádio, com paredes acústicas, e conseguimos firmar uma parceria que fez toda a diferença: com a rádio CBN, que transmitiu as principais entrevistas em seu canal do YouTube, no qual empresários, palestrantes e figuras importantes do agronegócio no Brasil contaram tudo sobre inovação e agronegócio.



Ainda seguindo a toada de inovação, até a plenária principal ganhou novo nome, agora rebatizada de “Main Stage” (“Palco Principal”), fazendo alusão à estrutura mais informal dos grandes festivais de música. Nela tivemos apresentações com as temáticas do Agro Protagonista, Agro Estratégico e Agro Sustentável, valorizadas por grandes palestrantes: o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007 e do Prêmio Mundial da Agricultura 2020, Rattan Lal, a presidente da Microsoft Brasil Tânia Cosentino, o CEO da John Deere, Antonio Carrere, o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, e o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, entre outros!



Com relação ao pré-evento para influenciadores, que têm papel tão importante nesse mercado, encontramos soluções surpreendentes e que também agradaram em cheio! 



Para começar, cada ponto do evento – desde o local, passando pelas ativações e atrações – teve link com um dos pilares presentes no mote do One Agro 2023: “Por um agro protagonista, estratégico e sustentável”. 



A inovação começou para local: o parque do Ibirapuera, onde puderam ter uma vivência única e exclusiva. Foi um evento extremamente agradável porque ganhou “cara” de passeio, pois fizemos um verdadeiro mergulho na história do parque, conectando-o com a história da cidade de São Paulo que, além de ser protagonista do país e estrategicamente a mais importante da América Latina, é também a capital mais sustentável do brasil. 



Para o início da experiência, nossos convidados foram recebidos por guias especializados em arte e cultura de São Paulo.​​ Foram divididos em dois grupos, e cada um fez uma vivência diferente. Depois, eles inverteram: quem havia feito a primeira vivência fez a segunda e vice-versa.​​

Circulando em carrinhos elétricos, nossos influenciadores puderam conhecer todo o parque. Enquanto o primeiro grupo fazia uma visita ao MAM-SP (Museu de Arte Moderna) guiado pela diretora do museu, Camila Horta, em uma verdadeira imersão na arte brasileira moderna e contemporânea e seu impacto para a produção artística no Brasil e no mundo, o segundo grupo seguiu nos carrinhos elétricos em um tour para conhecer o Parque do Ibirapuera em detalhes: sua história, flora, fauna, iniciativas sustentáveis e inovações, lembrando que o parque encontra-se atualmente sob concessão da empresa Construcap, conhecida como “Urbia”. ​Depois, os grupos inverteram as vivências.



Ambas as experiências finalizaram no badalado restaurante “Selvagem Ibirapuera”, cujo espaço foi totalmente preparado para que nossos convidados pudessem vivenciar, desde a chegada, os três pilares que nortearam o One Agro 2023. Lá nossos convidados participaram de um delicioso coquetel, após o qual foi apresentado o conteúdo da Syngenta. Dessa forma, pudemos proporcionar a todos mais uma experiência que valoriza os produtos da nossa terra. Porque assim como Syngenta colabora com o produtor para um cultivo mais eficiente, o restaurante leva para a mesa ingredientes e sabores tipicamente brasileiros. 



Ao término do evento, oferecemos aos participantes uma lembrança que literalmente eternizou esse dia na memória de todos: um Amazon Echo Dot, a famosa “Alexa”.



Um presente que reforçou o “protagonismo” de cada convidado, na medida em que ele é que daria a voz de comando para fazer o dispositivo funcionar.



​Porém, em nosso caso, não se tratava de um “Echo Dot” comum: cada um veio com uma funcionalidade instalada que, ao ser acionada pelo usuário, apresentava alguns destaques que ele encontraria no One Agro 2023, bem como lembretes sobre a data do evento e mensagens simpáticas sobre a expectativa de encontrá-lo no grande dia.



Ou seja: além de ser um dos dispositivos de inteligência artificial mais desejados do mundo, nossa “Alexa” ajudou a fixar na memória dos influenciadores as lembranças da bela experiência que tiveram no Parqjue Ibirapuera e ainda ajudou a lembrá-los do One Agro 2023!



Como se não bastasse, o Echo Dot tem o formato esférico, remetendo ao logotipo do evento, e foi acondicionado em uma linda caixa criada sob medida. 

Desta forma, fechamos com chave de ouro nosso pré-evento para os influenciadores do One Agro 2023.

Sucesso absoluto, o One Agro 2023 reuniu mais de 1.000 pessoas que representavam 40% do PIB do agronegócio nacional, aproximadamente um terço de toda área cultivada no Brasil e 50% do mercado de Soja.



Superando o número de palestrantes de peso no ano passado, esse ano os convidados contaram com palestras do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de um ganhador do Prêmio Nobel da Paz e do Prêmio Mundial de Alimentação, Rattan Lal, da CEO da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, de Vera Ondei, editora de Agro da Forbes, Antonio Carrere, CEO da John Deere, Flávio Souza, CEO do Itaú BBA, Alexandre Schenkel,  presidente da Abrapa, Alexandre Mendonça, Sócio-Consultor da MB Agro Consultoria, Juca Andrade, Vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, Marcos Troyjo, Fellow da Universidade de Oxford e Ex-presidente do NDB, Pedro Valente, Diretor-Geral do Grupo Amaggi, Sonia Consiglio, SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas, Luís Henrique Guimarães, CEO da Cosan, Airton Galinari, Presidente Executivo da Coamo, e Guilherme Scheffer, Sócio-Diretor Comercial, Financeiro e de Novos Negócios da Scheffer.



Nos espaços do Innovation Park, o público se sentiu bastante à vontade e interessado no que os parceiros tinham a oferecer, assistindo aos conteúdos dos patrocinadores e mostrando curiosidade em relação aos equipamentos apresentados. Entre uma atividade e outra, recarregavam as energias com um café especial em uma das duas cafeterias Nucoffee estrategicamente posicionadas no espaço. 



Além do sucesso de público, contamos com mais de R$ 500 mil (quinhentos mil reais) arrecadados em patrocínios, resultado de um cuidadoso trabalho de prospecção e detecção de oportunidades. 



Momentos de entretenimento e descontração também tiveram espaço no evento com a presença do Guito, cantor, violeiro, ator e agrônomo.



Nas mídias sociais o sucesso não foi diferente: tivemos muito engajamento, publicações, comentários e interesse no que o One Agro tinha para oferecer!



Números das redes sociais da Syngenta e influenciadores:



Engajamentos: 1.8 milhões, 233% OKR 

Visualizações de Vídeo: 480 mil, 120 % OKR 

Usuários: 7 mil

Pessoas alcançadas: 1,2 milhões

Compartilhamentos: 1.182 mil

Comentários: 375

Reações: 63 mil



E esse ano, em pareceria com a CBN Agro, também contamos com engajamento do público da emissora, a saber: 



Mais de 50 chamadas de 15” na Rede CBN.

19 boletins de 60” na Rede CBN.

15 comerciais de 30” na Rede CBN.

12 dark posts nas redes sociais da CBN com alcance de 363.639 mil acessos, 2.728 cliques, 447.257 impressões, 25.477 visualizações de vídeo.

2 lives de 45 minutos no Youtube CBN.

153.600 impressões.

1 Matéria editorial veiculada na CBN Agro e site da CBN

Total de 8.867.667 impactos totais nessa parceria.

Resultados que atestam um sucesso absoluto e a certeza da continuidade de um evento corporativo que eleva cada vez mais o conceito da Syngenta junto ao seu público de interesse!