A fim de conectar a liderança do agro ao One Agro 2023 desde os primeiros passos, já nas primeiras peças de comunicação foi enviado um QR code para que todos pudessem acessar uma plataforma online e, assim, internalizar o conceito do evento e conhecer a agenda, o conteúdo e demais informações relevantes.
Integração e tecnologia foram as palavras da vez. Sabe-se que, nos últimos anos, até ambientes anteriormente considerados “formais”, como os museus, passaram a trazer essa estética para suas exposições. Dessa forma, criamos maior integração entre os espaços para que os convidados pudessem circular mais livremente, além de designarmos áreas específicas para os patrocinadores, startups e dois pontos para a cafeteria Nucoffee (uma marca Syngenta), proporcionando maior protagonismo para os expositores e fluidez para quem visitava.
Repaginamos o espaço anteriormente conhecido como “arena”, inclusive rebatizando-o como Innovation Park, para marcar, também na nomenclatura, que essa experiência do One Agro seria inovadora e diferente daquela à qual os convidados estavam habituados. Desta forma, criamos um enorme parque de inovação, contando com áreas para demonstração de soluções, produtos e tecnologias avançadas. Para esse espaço levamos inclusive um drone para pulverização de defensivos com envergadura de 14 m, bem como avançadas máquinas agrícolas como tratores e colheitadeiras. No Innovation Park também designamos espaços para os “Mais Agro Talks”, rodas de conversas e interações de caráter mais informal onde tivemos demonstrações de conteúdo dos patrocinadores. Tudo isso valorizado por muitos, mas muitos metros quadrados de Led, inclusive com um painel de perspectiva forçada, surpreendendo a todos e inovando tanto no formato quanto na apresentação do conteúdo.
Resultado: sucesso de público e viralização por meio de ambientes instagramáveis.
Para o estúdio One Agro, um estúdio de gravação montado no próprio espaço para valorizar ainda mais o evento e gerar mais buzz nas mídias, inovamos construindo uma estrutura real de estúdio de rádio, com paredes acústicas, e conseguimos firmar uma parceria que fez toda a diferença: com a rádio CBN, que transmitiu as principais entrevistas em seu canal do YouTube, no qual empresários, palestrantes e figuras importantes do agronegócio no Brasil contaram tudo sobre inovação e agronegócio.
Ainda seguindo a toada de inovação, até a plenária principal ganhou novo nome, agora rebatizada de “Main Stage” (“Palco Principal”), fazendo alusão à estrutura mais informal dos grandes festivais de música. Nela tivemos apresentações com as temáticas do Agro Protagonista, Agro Estratégico e Agro Sustentável, valorizadas por grandes palestrantes: o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007 e do Prêmio Mundial da Agricultura 2020, Rattan Lal, a presidente da Microsoft Brasil Tânia Cosentino, o CEO da John Deere, Antonio Carrere, o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, e o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, entre outros!
Com relação ao pré-evento para influenciadores, que têm papel tão importante nesse mercado, encontramos soluções surpreendentes e que também agradaram em cheio!
Para começar, cada ponto do evento – desde o local, passando pelas ativações e atrações – teve link com um dos pilares presentes no mote do One Agro 2023: “Por um agro protagonista, estratégico e sustentável”.
A inovação começou para local: o parque do Ibirapuera, onde puderam ter uma vivência única e exclusiva. Foi um evento extremamente agradável porque ganhou “cara” de passeio, pois fizemos um verdadeiro mergulho na história do parque, conectando-o com a história da cidade de São Paulo que, além de ser protagonista do país e estrategicamente a mais importante da América Latina, é também a capital mais sustentável do brasil.
Para o início da experiência, nossos convidados foram recebidos por guias especializados em arte e cultura de São Paulo. Foram divididos em dois grupos, e cada um fez uma vivência diferente. Depois, eles inverteram: quem havia feito a primeira vivência fez a segunda e vice-versa.
Circulando em carrinhos elétricos, nossos influenciadores puderam conhecer todo o parque. Enquanto o primeiro grupo fazia uma visita ao MAM-SP (Museu de Arte Moderna) guiado pela diretora do museu, Camila Horta, em uma verdadeira imersão na arte brasileira moderna e contemporânea e seu impacto para a produção artística no Brasil e no mundo, o segundo grupo seguiu nos carrinhos elétricos em um tour para conhecer o Parque do Ibirapuera em detalhes: sua história, flora, fauna, iniciativas sustentáveis e inovações, lembrando que o parque encontra-se atualmente sob concessão da empresa Construcap, conhecida como “Urbia”. Depois, os grupos inverteram as vivências.
Ambas as experiências finalizaram no badalado restaurante “Selvagem Ibirapuera”, cujo espaço foi totalmente preparado para que nossos convidados pudessem vivenciar, desde a chegada, os três pilares que nortearam o One Agro 2023. Lá nossos convidados participaram de um delicioso coquetel, após o qual foi apresentado o conteúdo da Syngenta. Dessa forma, pudemos proporcionar a todos mais uma experiência que valoriza os produtos da nossa terra. Porque assim como Syngenta colabora com o produtor para um cultivo mais eficiente, o restaurante leva para a mesa ingredientes e sabores tipicamente brasileiros.
Ao término do evento, oferecemos aos participantes uma lembrança que literalmente eternizou esse dia na memória de todos: um Amazon Echo Dot, a famosa “Alexa”.
Um presente que reforçou o “protagonismo” de cada convidado, na medida em que ele é que daria a voz de comando para fazer o dispositivo funcionar.
Porém, em nosso caso, não se tratava de um “Echo Dot” comum: cada um veio com uma funcionalidade instalada que, ao ser acionada pelo usuário, apresentava alguns destaques que ele encontraria no One Agro 2023, bem como lembretes sobre a data do evento e mensagens simpáticas sobre a expectativa de encontrá-lo no grande dia.
Ou seja: além de ser um dos dispositivos de inteligência artificial mais desejados do mundo, nossa “Alexa” ajudou a fixar na memória dos influenciadores as lembranças da bela experiência que tiveram no Parqjue Ibirapuera e ainda ajudou a lembrá-los do One Agro 2023!
Como se não bastasse, o Echo Dot tem o formato esférico, remetendo ao logotipo do evento, e foi acondicionado em uma linda caixa criada sob medida.
Desta forma, fechamos com chave de ouro nosso pré-evento para os influenciadores do One Agro 2023.