Solução:
Para superar os desafios de atrair as pessoas, de sentirem-se especiais e parte da história de sucesso da empresa, definimos a estratégia baseada em 3 premissas:
- Como engajar o público interno?
- Como atrair o público externo;
- Como fidelizar os presentes na festa.
ENGAJAR O PÚBLICO INTERNO:Para a construção do storytelling do evento, o foco principal estava nas PESSOAS. São elas que fazem a HUESKER acontecer, são a maior força motriz, que fazem a roda girar, que confiam nos produtos, soluções e na engenhosidade.
Para darmos protagonismo aos colabores e envolvê-los no clima dos 25 anos, atividades foram realizadas para que se sentissem parte da construção:
- Escrita do manifesto da marca: Foram realizadas atividades de criação coletiva de um texto expressando publicamente os valores, a filosofia empresarial e o sentimento do time. Uma pesquisa interna foi feita para saber o sentimento deles quanto à empresa e como eles enxergavam que os clientes nos viam. Essas foram as perguntas que fizemos para que a criação do Manifesto HUESKER 25 anos.
- Vídeo: O processo de criação do vídeo movimentou a empresa e contou com a participação de todos os colaboradores. Com um storytelling emocionante, todos puderam mostrar aos seus familiares, com orgulho, sua participação na história da empresa. Foram produzidos 5 vídeos para apresentação durante a festa:
- Pessoas
- Contribuição da HUESKER na Engenharia na América do Sul
- Agradecimento aos clientes
- Apoios socioculturais
- Manifesto HUESKER 25 anos.
Ainda como parte da campanha de engajamento interno, no final de semana seguinte a festa, foi realizada uma viagem de incentivo de um final de semana na Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, com a presença de todos os familiares.
ATRAIR O PÚBLICO EXTERNO: Tivemos a confirmação de 3
65 pessoas e presença de 354 pessoas, ou seja, uma
taxa de no show de 3%. A taxa foi muito baixa e validou também o enorme sucesso do evento.
Para que alcançássemos este feito, alguns pontos foram essenciais para obtermos a taxa de êxito:
- O planejamento e design de evento feito sob mentoria da VM Consultoria em Eventos foi determinante para que o departamento de Marketing pudesse entregar com mais assertividade e alcançasse ainda melhor os resultados. O aprendizado deve ser constante para quem define as estratégias e event design das empresas. (Long Life Learning)
- Equipe HUESKER engajada e envolvida para motivar a presença dos convidados. Houve a participação direta de todo o time, valorizando cada convidado e mostrando a importância deles no contexto.
- Equipe de assessoria de eventos contratada para o evento que estava à frente do serviço de RSVP foram extremamente eficientes e competentes.
- O uso de ferramenta de gestão de eventos e acesso online por todos nós facilitou muito o acompanhamento das confirmações. Assim pudemos ter um maior controle e direcionamento nas comunicações.
- Planejamento de comunicação eficiente com disparos frequentes do convite digital. Vale ressaltar que as pessoas que iam declinando o convite, eram retirados dos envios subsequentes para não incomodá-los.
- Ao todo, foram enviadas 31 comunicações para o evento em Português, Inglês e Espanhol, atendendo todos os nossos convidados.
- Vans fizeram serviço de transfer gratuito do Hotel/Festa/Hotel durante todo o período da festa, dando maior segurança, conforto e praticidade aos convidados,
- Oferecer facilidades para os convidados também foi uma premissa: foi criado QR Code com link direto para landing page do evento reunindo todas as informações como:
- Link de confirmação de presença,
- Mapa do local evento,
- Link para os hotéis parceiros com desconto na hospedagem,
- Dicas de restaurantes
- Dicas com atrativos da região.
FIDELIZAR OS PRESENTES NA FESTA: Todo o planejamento do evento foi feito para oferecer a melhor experiência para as pessoas. Desde a definição dos objetivos, no envio dos convites, no atendimento do RSVP, na cenografia, na escolha do cardápio, na recepção dos convidados, na condução do cerimonial, nos vídeos produzidos, na escolha da atração musical, tudo estava conectado e pensado nas pessoas que construíram a HUESKER nestes primeiros 25 anos.
A cenografia da Festa chamou muito a atenção dos convidados. Os ambientes foram incrivelmente decorados, com mobiliários extremamente requintados e modernos. Todos os elementos foram cuidadosamente projetados e alinhados com a identidade visual do evento e com o objetivo de gerar um grande impacto visual.
Logo na entrada, recepcionistas aguardavam os convidados e faziam a leitura do QR Code enviado um dia antes da festa. Depois, passavam por um corredor com um tapete de impressão digital com o key visual institucional da HUESKER.
Neste primeiro momento da Festa, os convidados foram conduzidos para a área de coquetel, num ambiente acolhedor, descontraído, ao som de saxofone, com o intuito de promover a interação entre os convidados.
O cardápio do coquetel foi especialmente escolhido para este ambiente para que as pessoas pudessem ter também uma verdadeira experiência gastronômica, com uma linda mesa de antepastos, queijos variados, estações de Tartar e Raclete sendo preparados na hora e um varal de pastéis que chamou a atenção dos convidados.
Para enaltecer a história e as pessoas que fazem a HUESKER acontecer, um painel de LED com 10x3m projetava vídeos sobre as pessoas, os produtos da HUESKER que foram emoldurados em quadros como se fossem obras de arte e 25 obras emblemáticas da empresa.
Para as pessoas registrarem suas presenças, foi feito uma réplica em madeira de 1,50 x 1,50m com a marca figurativa da HUESKER (#), onde as pessoas assinaram seus nomes, eternizando a sua presença neste momento tão especial.
Vale ressaltar que os filhos maiores de 12 anos, esposas e maridos dos colaboradores foram convidados especiais na Festa e foram reconhecidos pela nossa diretoria pelo apoio incondicional. Foi um momento ímpar para todos os colaboradores da empresa pois viam nos olhos de seus familiares, o sentimento de orgulho por fazerem parte da HUESKER.
Após 1h30 de coquetel, o salão principal foi finalmente aberto para que os convidados pudessem se dirigir para um outro ambiente. Neste local seriam realizados o cerimonial, o jantar e o show da Banda The Soundtrackers.
Logo na entrada do salão, os convidados foram impactados com um painel com o selo dos 25 anos da HUESKER, aplicado numa cortina de geogrelha (produto da HUESKER), fazendo composição com os presentes que os convidados iriam receber ao final da festa (livro transmídia de 25 obras emblemáticas e a tradicional taça comemorativa), junto com um lindo paisagismo com folhagens.
Atras deste painel, mesas redondas com 10 lugares, com arranjos de folhagens de vários tamanhos, lindos mobiliários, cortinas prateadas fechando o salão, lustres com cascata de led e geogrelha da HUESKER se compondo, um palco com uma tela de Led 6X3m, iluminação cênica, davam o tom de requinte e luxuosidade.
O cerimonial da festa foi conduzido pela Coordenadora de Marketing, Fábia Tanabe, que foi a mestre de cerimonias da noite. Todo o roteiro foi elaborado para ser dinâmico, emocional, inclusivo e atrativo. Os discursos ficaram à cargo do diretor executivo da HUESKER Brasil, André Estêvão Silva, do CEO da HUESKER Estados Unidos e fundador da HUESKER Brasil, Flávio Montez, do CSO, Sven Schöer e do CEO do Grupo HUESKER, Dr. Hans Grandin, ambos da HUESKER Alemaha. Todos expressaram seus verdadeiros sentimentos pelo sucesso da HUESKER nestes primeiros 25 anos e a visão de um futuro brilhante para os próximos anos.
Entre os discursos, foram apresentados os vídeos: Contribuição da HUESKER na Engenharia da América do Sul, Agradecimento aos Clientes e Projetos socioculturais. E para fazer as chamadas, foram convidados os diretores da empresa Cristina Schmidt, José Renato Pandolpho e David Gonzalez.
Os convidados, principalmente os estrangeiros, puderam acompanhar os discursos traduzidos para o inglês e espanhol, através do QR Code projetado na tela. Esse QR Code levava para uma página com os textos traduzidos para os idiomas e todos puderam acompanhar as falas.
Para encerrar a cerimônia de abertura foi apresentada finalmente o vídeo do Manifesto de 25 anos, que teve a participação direta do time HUESKER. Esse momento foi muito esperado, principalmente pelos colaboradores, que iriam conhecer ali o resultado do trabalho que contou com a sua colaboração e que teve o seu sentimento expressado na essência deste material.
Após ao cerimonial, iniciou-se o jantar, com serviço empratado. A escolha do cardápio foi valorizar a brasilidade nos pratos, com ingredientes da alta gastronomia brasileira nos sabores e nas cores.
A atração musical da festa ficou à cargo da banda The Soundtrackers – Os Tocadores de Trilhas, que brindou a noite com um repertório bastante animado e dançante, trazendo os maiores sucessos do cinema mundial. Esse momento foi marcado com muita alegria e descontração, finalizando com chave de ouro a grande noite.
Por fim, para que as pessoas pudessem levar uma recordação desta linda noite, foram oferecidos 2 presentes:
1. Uma taça de vidro com o logo dos 25 anos da empresa. Vale ressaltar que as taças da HUESKER são, tradicionalmente, itens colecionáveis que nossos clientes, parceiros e fornecedores adquirem em eventos da empresa.
2. Um livro impresso de 120 páginas e transmídia celebrando 25 obras marcantes da HUESKER na América do Sul. São relatos de casos de obras, com informações relevantes sobre as soluções e fotos de fases do projeto. Muitas destas obras contaram com a participação de nossos convidados.
O livro HUESKER Brasil 25 Anos de América do Sul, traz identificação imediata com o público-alvo e é uma verdadeira ferramenta de marketing de relacionamento. As pessoas que não puderam estar na festa, estão recebendo pessoalmente pelas mãos do nosso time de Engenharia e Comercial, em suas visitas aos nossos clientes, intensificando ainda mais os laços com a HUESKER.