Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Creativity Marathon 2023

Creativity Marathon 2023

Candidato: Full Sail University
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento de Relacionamento | Clientes

A Full Sail University é uma universidade americana localizada em Orlando, Florida, USA. Com mais de 40 anos de experiência no mercado de educação e formação de profissionais para a indústria criativa (cinema, música, games, artes, mídia, tecnologia, negócios do entretenimento e negócios do esporte), a universidade tem como objetivo aumentar sua relevância em outros países e aumentar a quantidade de alunos internacionais em seu campus e cursos on line.
 
Tendo o Brasil como um de seus mercados internacionais mais importantes e sendo uma universidade privada com fins lucrativos e valores de bacharelado e mestrado em dólar e sem possibilidade de bolsas integrais, a instituição sempre dependeu fortemente de estabelecer relacionamento com escolas particulares para obter espaço de divulgação de seus programas junto aos alunos e pais.
 
Em 2020, com a questão do Covid19 foi necessário rever toda a estratégia de prospecção da universidade e ampliar todas as oportunidades de interação online possíveis. A Creativity Marathon havia sido criada em 2018, de forma tímida, presencial para somente para o estado de São Paulo, e em 2020 esse projeto tornou-se virtual e global.
 
O sucesso do projeto em 2020 ficou evidenciado pela quantidade de escolas participantes e alunos inscritos, e desde então a Creativity Marathon consolidou-se como uma das campanhas mais importantes, em termos de relacionamento com escolas, para a Full Sail University no Brasil.
 
O que torna a Creativity Marathon relevante para as escolas brasileiras pode ser resumido nos itens abaixo:
a. oferecer conteúdo de qualidade que motiva tanto as escolas e seus educadores quanto os alunos participantes,
b. possibilitar que as escolas a abram espaço para o projeto, engajando professores a participarem como mentores dos alunos e os próprios alunos a participarem ativamente, apesar da carga acadêmica que os alunos precisam enfrentar na agenda normal de aulas,
c. premiar alunos, professores e escolas que entregam seus trabalhos, recompensando os esforços por eles feitos.

Vídeo

Ficha Técnica do Evento: 

Título: Creativity Marathon 2023

Tema: Quarta edição internacional de desafio para que alunos, com auxílio de educadores, desenvolvessem soluções sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 e os 17 ODS e contassem essas soluções em vídeos, mostrando ao mesmo tempo a importância de saber montar roteiros, captar imagens e editar imagens, áreas fortemente relacionadas aos programas e à expertise da Full Sail University.

 

Número de participantes:

Edição de 2018: 20 escolas, 40 educadores, 200 inscritos, 20 vídeos entregues

Edição de 2019: 40 escolas, 120 educadores, 880 inscritos, 50 vídeos entregues

Edição de 2020: 60+ escolas, 500+ educadores, 2100+ inscritos, 400+ vídeos

Edição de 2021: 50+ escolas, 520+ educadores, 2400+ inscritos, 450+ vídeos

Edição de 2022: 60+ escolas, 180+ educadores, 1900+ inscritos, 450+ videos

Edição de 2023: 70+ escolas, 130+ educadores, 1900+ inscritos, 450+ videos

 

 

Local: todos os eventos aconteceram digitalmente, sendo alguns ao vivo pelo Zoom (Cerimônia de Abertura, Lives em redes sociais e Cerimônia de Encerramento) e uma série de webinars gravados de conteúdo (3 sessões sobre sustentabilidade, 3 sessões pré-produção de vídeo, 3 sessões de produção de vídeo e 3 sessões de pós-produção de vídeo) foram oferecidos através de uma plataforma LMS contratada e customizada no Brasil, para que os participantes pudessem assistir às sessões no melhor momento para cada um. Para promover engajamento entre os participantes um grupo do Facebook foi criado para que os projetos pudessem ser postados por lá e compartilhados entre todos os participantes. Para aumentar o engajamento das escolas e abrir um canal entre a Full Sail University e as escolas, foi criado um grupo de whatsapp de suporte para as instituicoes diretamente com a Diretora de Community Outreach da universidade no Brasil.



Nosso histórico com o Prêmio Caio:

A Creativity Marathon foi premiada no ano de 2021 pelo Prêmio Caio e esse prêmio não somente projetou a relevância da maratona junto aos professores da universidade no campus em Orlando, na Florida, USA, como também nos inspirou a inovar e criar novas frentes de trabalho para a maratona agora em 2022.

Em 2022 o projeto foi novamente premiado, o que mais uma vez consagrou a Creativity Marathon junto à nossa matriz nos USA. Entendemos que o prêmio de 2022 aconteceu também por conta das melhorias contínuas que o evento recebeu nessa edição, em que um grupo de jurados foi constituído ampliando a relevância do projeto não somente no âmbito das escolas como também no fortalecimento do relacionamento da Full Sail com seus graduados, já que vários deles foram convidados a integrar equipes de avaliadores do projeto.

Em 2023 não foi diferente, pensando na constante evolução do projeto, implantamos novos melhoramentos que explicaremos no descritivo a seguir e que acreditamos que valerão mais um prêmio Caio para a Creativity Marathon.



Como itens de inovação para o ano de 2023, destacamos:

 

A expansão da Creativity Marathon como uma ferramenta de reengajamento de graduados, com a convocação de brasileiros graduados pela Full Sail. Se em 2022 tivemos um grupo com um pequeno percentual de graduados de origem brasileira, todo o grupo de jurados de 2023 foi composto unicamente por graduados brasileiros. Foram ao total 24 graduados selecionados e convidados para compor o júri, em uma grande ação de reengajamento com a comunidade de Full Sailors no Brasil. 

A projeção da Creativity Marathon com um motivo para a geração de outros eventos paralelos, alguns pré maratona, outros pós maratona, reforçando ainda mais a presença da marca Full Sail junto à escolas, professores e alunos, conforme abaixo: 

Eventos pré maratona: oferecidos para escolas como oportunidade de divulgação da maratona para os alunos. Criamos uma apresentação intitulada “O poder da imagem”, e rodamos presencialmente o Brasil antes da maratona oferecendo uma experiência de reflexão sobre como saber criar vídeos é uma habilidade importante para todos nós, nesse mundo midiático em que vivemos. Durante os roadshows os alunos participantes eram desafiados com perguntas e estimulados a pensar sobre que histórias gostariam de contar em formato de vídeo. A finalização do roadshow culminava sempre com o convite para que eles se inscrevessem na maratona. Importante salientar que o próprio evento de divulgação se tornou um gerador de lead para a universidade, engrossando os resultados de prospecção da maratona.

Eventos pós maratona: ao término da maratona, quando os vencedores foram tornados públicos, oferecemos um roadshow de premiação presencial em todas as escolas premiadas: a vencedora da etapa Brasil, as 5 escolas vencedoras de menções honrosas e as 5 escolas que entregaram mais de 10 projetos, com uma premiação de “Best school vídeo”. Novamente, com esses eventos, pudemos estreitar vínculos com as escolas, professores e alunos, e aumentar os resultados de prospecção da maratona, uma vez que esses eventos também geraram leads por si só.



A Creativity Marathon foi criada em 2018 no Brazil, ganhou uma segunda edição em 2019 e uma edição no México também em 2019. Nesses anos a ação aconteceu presencialmente, com mentorias locais e presenciais, mas em 2020 o desafio da pandemia fez com que o evento fosse remarcado 3 vezes até que acontece na modalidade on-line.

Já em 2021 foi necessário encarar o desafio de fazer a ação voltar a ocupar seu espaço no primeiro semestre do ano, o que implicaria em mover escolas em um grande esforço para uma nova edição com menos de 6 meses de prazo decorridos da edição anterior, o que foi feito, e com muito sucesso.

Na terceira edição internacional, que aconteceu em 2022, com a repetição da edição no  calendário entre março e maio, a maratona retomou seu espaço fixo no calendário das escolas parceiras da Full Sail University, compondo uma ação que as escolas já incluem em seus calendários com consistência.

Na edição de 2023, concorrente do prêmio Caio desse ano, coube a maratona reforçar seu papel como ferramenta de relacionamento com escolas parceiras e ferramenta integradora da comunidade de graduados (através do papel de jurados), e servir como trampolim para que eventos  pré e pós maratona pudessem ser agendados, em uma consistência de contatos online e presenciais, reforçando ainda mais nosso relacionamento com as comunidades escolares e fortalecendo os resultados de geração de leads esperados pelo evento.

 

Estar em contato constante com as escolas representa uma possibilidade de geração de leads qualificada e constante, na medida em que uma vez que uma escola passa a participar da Creativity Marathon, todos os alunos dessa escola entre 13 e 17 anos são impactados pelo convite para participar na atividade de forma repetida, anualmente, reavivando a lembrança sobre a Full Sail Universidade e oferecendo uma atividade pedagógica complexa e consistente. Professores participam desse ciclo que se retroalimenta, porque funcionam como promotores da Full Sail Universidade dentro das próprias escolas parceiras. A cada ano mais graduados participam dessa ação e se reconectam com a universidade, compartilhando seu conhecimento, servindo de fonte de inspiração para estudantes do ensino médio e enriquecendo seus currículos, com certificados de contribuição como jurados em uma competição internacional.

 

No compasso em que a universidade amplia suas parcerias pelo Brasil, torna-se fundamental ter ações periódicas que promovam a interação com essas escolas parceiras, para que a prospecção de novas escolas não implique na falta de contato com as parcerias já existentes. Para esse propósito a maratona cai como uma luva, à medida que representa uma ação através da qual geramos base de escolas e professores e conseguimos estruturar uma comunicação praticamente automática de chamada para que essas escolas se cadastrem e participem, ativando nossa parceria de forma prática, rápida e eficiente. É importante comentar que ao longo dos anos temos observado 80% das escolas participantes refazendo suas inscrições todos os anos, o que indica um alto nível de engajamento e satisfação das escolas com o projeto. Anualmente pesquisamos os 20% de escolas que não refazem seus cadastros para participar, e frequentemente descobrimos que as escolas que não se recadastram tiveram suas operações encerradas ou estão com ajustes de calendário que não permitiram a participação na atividade no ano. Durante os 6 anos em que a Creativity Marathon tem acontecido, em nenhum momento tivemos feedback de insatisfação por parte das escolas. 

 

A solução de criar um evento on-line que permitisse encontros simultâneos ao mesmo tempo que oferecesse conteúdo que pudesse ser assistido pelos participantes de forma assíncrona, sob demanda, trouxe a oportunidade de eventos em que todos puderam se encontrar e interagir ao vivo (Cerimônias de abertura e de premiação).

 

Sabemos que dois indicadores são importantes para averiguação de sucesso de um projeto: a intenção de retorno por parte das escolas, professores e alunos, e a capacidade de captação de novas parcerias, também nesses 3 âmbitos: escolas, professores e alunos. A edição de 2023 trouxe a participação de 70+ escolas que já eram parceiras (80% de retenção das parcerias), e somou 15 novas parcerias, o que representou um crescimento inédito na busca de novas escolas que passaram a trabalhar com a Full Sail University.

 

Também na edição de 2023, notamos que as escolas, ao invés de distribuir a informação sobre a maratona a todos os professores, preferiram concentrar-se em 1 ou 2 professores por escola, o que por um lado diminuiu a base de professores gerados pela maratona mas por outro lado aumentou o engajamento dos professores com a ação, uma vez que os professores que participaram na edição de 2023 já haviam participado em outras ações e viraram verdadeiros porta-vozes da Full Sail dentro de suas escolas.

 

Junto com toda essa movimentação, foram gerados 1900+ cadastros de alunos, futuros prospects para os programas de bacharelado da Full Sail University.

 

Para divulgação da Creativity Marathon foram criados os seguintes materiais:

 

Landing Page: https://fs-courses.com/cm2023  Nessa landing page as escolas encontravam as regras da maratona e o link de inscrição. Como inovação tecnológica no ano de 2023 tornamos possível para as escolas um kit de marketing digital que os próprios responsáveis de cada escola poderiam baixar, direto pela plataforma, e usar internamente para divulgar o programa entre seus professores e alunos. 

 

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/creativitymarathon Nesse grupo de Facebook os participantes recebiam recados e lembretes dos eventos, e links das sessões gravadas, oferecidas via plataforma LMS era publicados. Os participantes podiam interagir pelo grupo e era no grupo que os participantes postavam seus vídeos. Esse grupo, criado desde 2020, permitiu também que os alunos e professores vissem os vídeos das edições anteriores, criando repertório e inspirando-se para produzir vídeos com a qualidade desejada.

 

Uma plataforma LMS foi customizada para acesso dos participantes, com acessos personalizados para cada perfil: escolas, educadores (sponsors) e alunos. Cada perfil de usuário recebia acesso a todas as atividades, liberadas em prazos específicos, garantindo engajamento durante o período todo da ação.

 

Acesso dos alunos:  Cada perfil de usuário recebia acesso a todas as atividades, liberadas em prazos específicos, garantindo engajamento durante o período todo da ação.

 

Acesso das escolas: através de uma nova ferramenta, chamada school hub, as escolas puderam acompanhar em real time a lista de seus alunos cadastrados, bem como v er o progresso de cada grupo em relação a suas submissões.

 

Acesso de professores: os professores, que trabalharam como sponsors de grupos de alunos, podiam acompanhar seus grupos através de seus acessos à plataforma e fazer a entrega final dos projetos na plataforma.

 

Ao final da edição da Maratona um grupo brasileiro foi selecionado como vencedor nacional e cinco grupos receberam menções honrosas.

 

Os vencedores (alunos e professores) receberam prêmios, certificados e um troféu feito por Luis Guimarães, artista plástico brasileiro que trabalha usando materiais reciclados, parceiro da maratona desde sua primeira edição. Seis anos após a primeira edição da maratona é inspirador ver como as escolas oferecem visibilidade aos troféus da Maratona, encontrando espaços em suas instalações para deixá-los à mostra para sua comunidade.

 

Como falamos, o Prêmio Caio já premiou a Creativity Marathon em edições e poder concorrer novamente nos impulsionou no sentido de competirmos conosco mesmos na proposta de inovar e expandir novos horizontes de relacionamento na edição de 2023. Destacamos aqui as inovações desse ano:

- Consolidação da maratona como estratégia de reengajamento com graduados brasileiros da universidde;

- Consolidação da estratégia de agendamento de eventos presenciais pré maratona, ampliando nosso relacionamento com as escolas e aumentando os resultados de geração de leads para a ação;

- Consolidação da estratégia de agendamento de eventos presenciais pós maratona, ampliando nosso relacionamento com as escolas, reconhecendo o esforço dos alunos que participaram e foram premiados pela ação e também aumentando os resultados de geração de leads para a ação;

-  Aumento na quantidade de escolas participantes, levando-se em conta a manutenção de grande parte de escolas que participaram de edições anteriores para somando-se novas escolas à ação, inclusive com a abertura de novos estados em que a Full Sail passou a operar no Brasil: Ceará e Alagoas.

Com a Creativity Marathon, a Full Sail University conseguiu criar um projeto anual, em constante evolução, que possibilita uma oportunidade única para gerar contato com escolas particulares no Brasil através de uma ação de profundo engajamento, em que alunos participantes não somente aprendem sobre produção de vídeo como também trazem para seu dia a dia conceitos de sustentabilidade, a agenda 2030 e os ODSs. O projeto integrou estratégias de dezenas de professores que participaram como mentores de seus alunos, e os ajudou falar sobre sustentabilidade de forma engajadora e consistente. As escolas foram beneficiadas por oferecerem conteúdo educativo de qualidade, com interação internacional, o que mostrou ser um componente importante esperado pelas famílias de seus alunos. Criar uma ação e fazê-la funcionar em um mundo em constante evolução é um grande feito, mas consolidar, ano após ano, uma campanha como a Creativity Marathon, e vê-la aparecendo nos calendários anuais das escolas por 5 anos consecutivos é um feito sem precedentes.

 

Além do relacionamento com as escolas, o projeto também rendeu centenas de menções nas redes sociais e dezenas de publicações orgânicas na mídia, tanto para a universidade quanto para as escolas que participaram.

 

Menções totais na mídia:

10.200.000 mençoes do termo Creativity Marathon no Google, incluindo a pergunta “What is the creativity marathon?”na lista de perguntas mais digitadas no google.

 

Geração de negócios:

 

Em 2023 começamos a colher frutos desse projeto, com duas participantes de edições anteriores da maratona tornando-se alunas da universidade: uma estudante iniciando o bacharelado em Computer Animation em maio e outra estudante iniciando um bacharelado em Film em agosto de 2023. Considerando-se que a conversão de prospects da maratona é longa, é importante salientar que agora, após 6 anos da edição do programa, começamos a ver frutos de resultados financeiros sendo gerados pela ação. A maratona sempre nos trouxe resultados de capital social através do relacionamento com as escolas, mas ver agora o início do pipeline de conversão financeira é bastante significativo também. Levando em conta que a maratona é uma ação de baixo investimento financeiro (nossos gastos concentram-se no desenvolvimento da plataforma, custos de dedicação do time para divulgação junto à escolas e custos de prêmios e troféus), é bastante significativo o retorno através de 2 conversões em bacharelados, uma vez que o valor médio desses programas é estimado em torno de USD 80k.



 A Creativity Marathon é um projeto extremamente inovador. Ele discute temas relevantes, como a Agenda 2030 e necessidade de sermos todos agentes promotores da sustentabilidade, e leva alunos e professores do ensino médio a pensar sobre produção de vídeo e de roteiro, afinal todos nós hoje em dia nos informamos fundamentalmente por meio de vídeos e não de textos. Não bastasse isso, os alunos ainda são estimulados a submeter seus projetos via rede social, o que os leva a refletir sobre como interagir profissionalmente dentro desse ambiente digital social.

 

A maratona ajuda escolas e professores a trazer o tema da sustentabilidade para o dia a dia dos alunos de forma interativa, prática e prazerosa, e ainda compartilha conhecimentos de produção de vídeos com mentorias dadas por instrutores internacionais. Ela é um projeto extremamente arrojado e um contraponto às tantas “Olimpiadas de Matemática”, “Olimpíadas de Física” e tantos outros exemplos de atividades acadêmico-pedagógicas que estimulam tão somente alunos com habilidades em exatas, uma realidade tão dura ainda na educação brasileira.

Esse projeto merece vencer esse prêmio porque acertou em cheio em produzir aquilo que escolas e alunos estavam ávidos por: uma oportunidade de educação viva, pulsante, engajadora. Como evento de relacionamento, ele representa a proposta ideal para estabelecer contato com escolas de forma assertiva, clara, sustentável e construtiva. Soma-se a isso nosso esforço constante de inovar a cada ano, consolidando e ampliando o escopo da maratona cada vez mais.

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