Ficha Técnica do Evento:
Título: Creativity Marathon 2023
Tema: Quarta edição internacional de desafio para que alunos, com auxílio de educadores, desenvolvessem soluções sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 e os 17 ODS e contassem essas soluções em vídeos, mostrando ao mesmo tempo a importância de saber montar roteiros, captar imagens e editar imagens, áreas fortemente relacionadas aos programas e à expertise da Full Sail University.
Número de participantes:
Edição de 2018: 20 escolas, 40 educadores, 200 inscritos, 20 vídeos entregues
Edição de 2019: 40 escolas, 120 educadores, 880 inscritos, 50 vídeos entregues
Edição de 2020: 60+ escolas, 500+ educadores, 2100+ inscritos, 400+ vídeos
Edição de 2021: 50+ escolas, 520+ educadores, 2400+ inscritos, 450+ vídeos
Edição de 2022: 60+ escolas, 180+ educadores, 1900+ inscritos, 450+ videos
Edição de 2023: 70+ escolas, 130+ educadores, 1900+ inscritos, 450+ videos
Local: todos os eventos aconteceram digitalmente, sendo alguns ao vivo pelo Zoom (Cerimônia de Abertura, Lives em redes sociais e Cerimônia de Encerramento) e uma série de webinars gravados de conteúdo (3 sessões sobre sustentabilidade, 3 sessões pré-produção de vídeo, 3 sessões de produção de vídeo e 3 sessões de pós-produção de vídeo) foram oferecidos através de uma plataforma LMS contratada e customizada no Brasil, para que os participantes pudessem assistir às sessões no melhor momento para cada um. Para promover engajamento entre os participantes um grupo do Facebook foi criado para que os projetos pudessem ser postados por lá e compartilhados entre todos os participantes. Para aumentar o engajamento das escolas e abrir um canal entre a Full Sail University e as escolas, foi criado um grupo de whatsapp de suporte para as instituicoes diretamente com a Diretora de Community Outreach da universidade no Brasil.
Nosso histórico com o Prêmio Caio:
A Creativity Marathon foi premiada no ano de 2021 pelo Prêmio Caio e esse prêmio não somente projetou a relevância da maratona junto aos professores da universidade no campus em Orlando, na Florida, USA, como também nos inspirou a inovar e criar novas frentes de trabalho para a maratona agora em 2022.
Em 2022 o projeto foi novamente premiado, o que mais uma vez consagrou a Creativity Marathon junto à nossa matriz nos USA. Entendemos que o prêmio de 2022 aconteceu também por conta das melhorias contínuas que o evento recebeu nessa edição, em que um grupo de jurados foi constituído ampliando a relevância do projeto não somente no âmbito das escolas como também no fortalecimento do relacionamento da Full Sail com seus graduados, já que vários deles foram convidados a integrar equipes de avaliadores do projeto.
Em 2023 não foi diferente, pensando na constante evolução do projeto, implantamos novos melhoramentos que explicaremos no descritivo a seguir e que acreditamos que valerão mais um prêmio Caio para a Creativity Marathon.
Como itens de inovação para o ano de 2023, destacamos:
A expansão da Creativity Marathon como uma ferramenta de reengajamento de graduados, com a convocação de brasileiros graduados pela Full Sail. Se em 2022 tivemos um grupo com um pequeno percentual de graduados de origem brasileira, todo o grupo de jurados de 2023 foi composto unicamente por graduados brasileiros. Foram ao total 24 graduados selecionados e convidados para compor o júri, em uma grande ação de reengajamento com a comunidade de Full Sailors no Brasil.
A projeção da Creativity Marathon com um motivo para a geração de outros eventos paralelos, alguns pré maratona, outros pós maratona, reforçando ainda mais a presença da marca Full Sail junto à escolas, professores e alunos, conforme abaixo:
Eventos pré maratona: oferecidos para escolas como oportunidade de divulgação da maratona para os alunos. Criamos uma apresentação intitulada “O poder da imagem”, e rodamos presencialmente o Brasil antes da maratona oferecendo uma experiência de reflexão sobre como saber criar vídeos é uma habilidade importante para todos nós, nesse mundo midiático em que vivemos. Durante os roadshows os alunos participantes eram desafiados com perguntas e estimulados a pensar sobre que histórias gostariam de contar em formato de vídeo. A finalização do roadshow culminava sempre com o convite para que eles se inscrevessem na maratona. Importante salientar que o próprio evento de divulgação se tornou um gerador de lead para a universidade, engrossando os resultados de prospecção da maratona.
Eventos pós maratona: ao término da maratona, quando os vencedores foram tornados públicos, oferecemos um roadshow de premiação presencial em todas as escolas premiadas: a vencedora da etapa Brasil, as 5 escolas vencedoras de menções honrosas e as 5 escolas que entregaram mais de 10 projetos, com uma premiação de “Best school vídeo”. Novamente, com esses eventos, pudemos estreitar vínculos com as escolas, professores e alunos, e aumentar os resultados de prospecção da maratona, uma vez que esses eventos também geraram leads por si só.
A Creativity Marathon foi criada em 2018 no Brazil, ganhou uma segunda edição em 2019 e uma edição no México também em 2019. Nesses anos a ação aconteceu presencialmente, com mentorias locais e presenciais, mas em 2020 o desafio da pandemia fez com que o evento fosse remarcado 3 vezes até que acontece na modalidade on-line.
Já em 2021 foi necessário encarar o desafio de fazer a ação voltar a ocupar seu espaço no primeiro semestre do ano, o que implicaria em mover escolas em um grande esforço para uma nova edição com menos de 6 meses de prazo decorridos da edição anterior, o que foi feito, e com muito sucesso.
Na terceira edição internacional, que aconteceu em 2022, com a repetição da edição no calendário entre março e maio, a maratona retomou seu espaço fixo no calendário das escolas parceiras da Full Sail University, compondo uma ação que as escolas já incluem em seus calendários com consistência.
Na edição de 2023, concorrente do prêmio Caio desse ano, coube a maratona reforçar seu papel como ferramenta de relacionamento com escolas parceiras e ferramenta integradora da comunidade de graduados (através do papel de jurados), e servir como trampolim para que eventos pré e pós maratona pudessem ser agendados, em uma consistência de contatos online e presenciais, reforçando ainda mais nosso relacionamento com as comunidades escolares e fortalecendo os resultados de geração de leads esperados pelo evento.
Estar em contato constante com as escolas representa uma possibilidade de geração de leads qualificada e constante, na medida em que uma vez que uma escola passa a participar da Creativity Marathon, todos os alunos dessa escola entre 13 e 17 anos são impactados pelo convite para participar na atividade de forma repetida, anualmente, reavivando a lembrança sobre a Full Sail Universidade e oferecendo uma atividade pedagógica complexa e consistente. Professores participam desse ciclo que se retroalimenta, porque funcionam como promotores da Full Sail Universidade dentro das próprias escolas parceiras. A cada ano mais graduados participam dessa ação e se reconectam com a universidade, compartilhando seu conhecimento, servindo de fonte de inspiração para estudantes do ensino médio e enriquecendo seus currículos, com certificados de contribuição como jurados em uma competição internacional.