Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Semana das Mulheres - SulAmérica

Ação de Incentivo para corretoras da SulAmérica por todo Brasil no mês das mulheres.

Candidato: Bop Comunicação Integrada
Cliente: SulAmérica Companhia de Seguros Saúde
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Incentivo

QUEM SOMOS: BOP COMUNICAÇÃO INTEGRADA
A Bop nasceu no início da pandemia, mas fruto de planejamento feito há anos atrás. Somos um time diverso, criativo e feliz. Amamos o que fazemos e buscamos a perfeição em seus detalhes, do atendimento à entrega. Um time composto de pessoas que vieram do mundo corporativo, de agência de eventos e marketing, ONGs e também aqueles que nunca trabalharam na área, complementam um pensamento orgânico, colaborativo e diferente. Aliás, esse é o nosso diferencial. Ouvir e entender não só o cliente, mas também o participante. Juntos construímos uma comunicação assertiva e unificada a todos os stakeholders. A Bop é uma agência 360º, conectamos todos os pontos da cadeia, do planejamento da comunicação até a concepção e execução de eventos. Isso fortalece a estratégia e a marca das organizações que trabalham com a gente, ao mesmo tempo em que nos ajuda a entregar um evento cheio de experiências que encantam nossos clientes, diminuindo a quantidade de concorrentes que atuam nesse formato. Além de tudo isso, nosso trabalho é leve, cheio de amor, empatia e dedicação.
Em 2022 levamos 2 Jacarés! Um de Ouro e outro de Bronze na Categoria Congresso Nacional. E isso é fruto de muita dedicação de um time que rala muito, mas que também é muito feliz!

CLIENTE: SULAMÉRICA
A SulAmérica Seguros é o maior grupo segurador independente do Brasil, com uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes. Fundada em 1895, a companhia possui cerca de 5,3 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização.

Vídeo

A campanha do Mês das Mulheres tinha um único objetivo: engajar e incentivar os Parceiros da SulAmérica. O desafio era incentivar e destacar a SulAmérica perante os seus corretores e parceiros estratégicos. Esses parceiros possuem uma carteira de diversas outras corretoras que vendem serviços aos clientes finais. A SulAmérica possui um programa de incentivo direcionado a eles, com o objetivo de criar vínculos e promover os serviços da SulAmérica em primeiro lugar, incluindo seguro saúde, vida e odontológico.

A ideia da campanha era dedicar o mês inteiro às mulheres, e uma das abordagens consistia em oferecer cuidados e bem-estar às corretoras, demonstrando que a SulAmérica se preocupa e está presente em seu dia a dia.

O pedido especial do cliente foi que a ação de incentivo precisaria acontecer durante a última semana do mês de março. O briefing era manicures para todas e em todos os lugares. Os dados eram os seguintes: 42 concessionárias espalhadas em 21 cidades, sendo Rio de Janeiro, Niterói, Fortaleza, Recife, João Pessoa, João Pessoa, Minas Gerais, Belo Horizonte, Salvador, Sao Luís do Maranhão, Belém, Manaus, Brasília, Joinville, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Mococa e São Paulo.

E o maior desafio: já estávamos em março quando enviamos a primeira proposta que foi enviada para o cliente (10 de março), abrangendo inicialmente 33 concessionárias. Em 15 de março recebemos a aprovação da proposta comercial e demos início à entrega das ações em 20/03, às 09h da manhã, com o aumento no número de concessionárias, indo para 42 no total.

Nosso primeiro contato com o projeto foi o recebimento da listagem de concessionárias apenas com as quantidades, nome e telefone do responsável.

Galeria de Fotos

Tivemos para o planejamento e pré-produção 4 dias, contando sábado e domingo, pois na segunda-feira já teríamos praças começando a ação. Nesse período realizamos:



- compra de 1.720 esmaltes na cor do logo do cliente

- produção de 1.720 adesivos para o esmalte

- produção de 123 camisetas para envio às manicures

- contratação de 123 manicures

- confecção de 420 bexigas personalizadas para sinalização do ambiente



Fizemos o manuseio em uma força tarefa, dia e noite, para envio imediato dos kits que iam para o responsável de cada concessionária e também o envio de camisetas Bop para as produtoras locais de cada praça, no total de 36.

Cada concessionária recebeu um dia de ação. O planejamento da agenda e da distribuição dos kits ocorreram juntamente com o cliente, o responsável da Concessionária e a produtora. O cronograma da ação foi de acordo com as entregas dos kits, tudo planejado conforme o estudo que realizamos do tempo da logística para cada local.

Assim, levamos 123 manicures para realizarem atendimentos em 42 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

Embora a campanha fosse voltada para as mulheres, os homens também tinham permissão para participar. Ao todo, realizamos 1.280 atendimentos em cinco dias. A seleção das manicures e produtores foi planejada de acordo com o número de colaboradores de cada concessionária. No entanto, antes dos atendimentos presenciais, era necessário o agendamento do horário com as nossas produtoras. Um ponto de atenção foi o desafio de engajar para que os colaboradores das concessionárias estivesses presentes no dia da ação. Por esse motivo, foi enviado toda uma comunicação informando sobre a presença da Sulamerica na concessionária. No total, participaram 123 manicures e 36 produtores em 42 concessionárias. O maior desafio consistiu em satisfazer a todos de maneira única e especial, principalmente considerando que estávamos lidando com pessoas. Todas as manicures estavam uniformizadas, e o espaço de atendimento ostentava o logotipo da SulAmérica em todos os lugares com as bexigas. Além disso, o esmalte usado pelas mulheres era da cor do logo da SulAmérica e adesivo personalizado e era oferecido como brinde ao final do atendimento.

A logística e os materiais necessários para a ação foram organizados em dois dias úteis, envolvendo a compra, produção e personalização de 3.955 itens. Durante o planejamento da ação, foram trocadas mais de 5.000 mensagens entre fornecedores e colaboradores da Bop, realizando negociações. Houve também dois atendimentos exclusivos ao longo de uma semana. Surpreendentemente, não houve custos adicionais nesse projeto, apesar de todos os desafios e imprevistos.

Foi essencial abranger todas as regiões do país, o que inicialmente consideramos a produção dos materiais em contratação local para evitar custos de logística. Contudo, a restrição de tempo e a necessidade de lidar com 42 fornecedores diferentes tornaram essa abordagem inviável. Portanto, optamos por trabalhar com um fornecedor de São Paulo para manter a consistência nas cores, materiais e qualidade dos materiais. Preparamos 42 kits personalizados, um para cada concessionária. Esses kits incluíam uniformes para as manicures e para a equipe de produção, brindes, adesivos para personalizar o esmalte e balões com as cores e o logo da SulAmérica.

Tivemos apenas 5 dias úteis para produzir, montar e entregar todos os materiais, uma vez que a campanha interna já estava em andamento e não podíamos desapontar nossos clientes e o público final da SulAmérica. Portanto, formamos uma equipe de quatro pessoas que trabalhou durante a noite para preparar e montar os kits. Cada kit continha quantidades variadas de brindes, camisetas e materiais de decoração. Além disso, foi necessário etiquetar as caixas com os endereços, o que às vezes envolveu a correção de informações no Google Maps para garantir a entrega correta.

A ação foi desafiadora, mas emocionalmente gratificante, pois contribuiu para que as pessoas se sentissem parte de um negócio sobre o qual muitas vezes sabem pouco à respeito e que trabalha diariamente para impulsioná-las. A parte mais recompensadora foi testemunhar a quantidade de postagens feitas diariamente em relação à campanha, observando o entusiasmo e a empolgação que isso gerava. Esse sentimento nos motivava e nos fazia sentir que havíamos cumprido nosso dever com sucesso. Elas realmente estavam incentivadas e engajadas pela SulAmérica.

Nosso resultado foi muito satisfatório para nós, quanto agência, e mais ainda por ter esse tipo de feedback do cliente, Gloria dos Santos Massari, da SulAmérica.

“Muito obrigada por toda a ajuda nesse processo, vocês foram incríveis conosco, em todos os detalhes e por toda a atenção. As atendimentos foram parceiras demais e fundamentais para que tudo desse tão certo. A ação rendeu elogios nos grupos com a equipe comercial.”

 

E assim encerramos nossa entrega, cheias de orgulho e satisfação.