Tivemos para o planejamento e pré-produção 4 dias, contando sábado e domingo, pois na segunda-feira já teríamos praças começando a ação. Nesse período realizamos:
- compra de 1.720 esmaltes na cor do logo do cliente
- produção de 1.720 adesivos para o esmalte
- produção de 123 camisetas para envio às manicures
- contratação de 123 manicures
- confecção de 420 bexigas personalizadas para sinalização do ambiente
Fizemos o manuseio em uma força tarefa, dia e noite, para envio imediato dos kits que iam para o responsável de cada concessionária e também o envio de camisetas Bop para as produtoras locais de cada praça, no total de 36.
Cada concessionária recebeu um dia de ação. O planejamento da agenda e da distribuição dos kits ocorreram juntamente com o cliente, o responsável da Concessionária e a produtora. O cronograma da ação foi de acordo com as entregas dos kits, tudo planejado conforme o estudo que realizamos do tempo da logística para cada local.
Assim, levamos 123 manicures para realizarem atendimentos em 42 concessionárias espalhadas pelo Brasil.
Embora a campanha fosse voltada para as mulheres, os homens também tinham permissão para participar. Ao todo, realizamos 1.280 atendimentos em cinco dias. A seleção das manicures e produtores foi planejada de acordo com o número de colaboradores de cada concessionária. No entanto, antes dos atendimentos presenciais, era necessário o agendamento do horário com as nossas produtoras. Um ponto de atenção foi o desafio de engajar para que os colaboradores das concessionárias estivesses presentes no dia da ação. Por esse motivo, foi enviado toda uma comunicação informando sobre a presença da Sulamerica na concessionária. No total, participaram 123 manicures e 36 produtores em 42 concessionárias. O maior desafio consistiu em satisfazer a todos de maneira única e especial, principalmente considerando que estávamos lidando com pessoas. Todas as manicures estavam uniformizadas, e o espaço de atendimento ostentava o logotipo da SulAmérica em todos os lugares com as bexigas. Além disso, o esmalte usado pelas mulheres era da cor do logo da SulAmérica e adesivo personalizado e era oferecido como brinde ao final do atendimento.
A logística e os materiais necessários para a ação foram organizados em dois dias úteis, envolvendo a compra, produção e personalização de 3.955 itens. Durante o planejamento da ação, foram trocadas mais de 5.000 mensagens entre fornecedores e colaboradores da Bop, realizando negociações. Houve também dois atendimentos exclusivos ao longo de uma semana. Surpreendentemente, não houve custos adicionais nesse projeto, apesar de todos os desafios e imprevistos.
Foi essencial abranger todas as regiões do país, o que inicialmente consideramos a produção dos materiais em contratação local para evitar custos de logística. Contudo, a restrição de tempo e a necessidade de lidar com 42 fornecedores diferentes tornaram essa abordagem inviável. Portanto, optamos por trabalhar com um fornecedor de São Paulo para manter a consistência nas cores, materiais e qualidade dos materiais. Preparamos 42 kits personalizados, um para cada concessionária. Esses kits incluíam uniformes para as manicures e para a equipe de produção, brindes, adesivos para personalizar o esmalte e balões com as cores e o logo da SulAmérica.
Tivemos apenas 5 dias úteis para produzir, montar e entregar todos os materiais, uma vez que a campanha interna já estava em andamento e não podíamos desapontar nossos clientes e o público final da SulAmérica. Portanto, formamos uma equipe de quatro pessoas que trabalhou durante a noite para preparar e montar os kits. Cada kit continha quantidades variadas de brindes, camisetas e materiais de decoração. Além disso, foi necessário etiquetar as caixas com os endereços, o que às vezes envolveu a correção de informações no Google Maps para garantir a entrega correta.