Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Notáveis do Ano

Candidato: Red Door Agency
Cliente: Raia Drogasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

A RD – Gente, Saúde e Bem-estar é uma empresa líder no mercado brasileiro de farmácias, com mais de 2.500 lojas em todos os estados brasileiros. A companhia foi criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A., e registra um crescimento constante no mercado brasileiro desde então. Só em 2021, o faturamento foi de R$ 25,6 bilhões. Trata-se da maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas.
Além das lojas espalhadas pelo Brasil e de suas marcas exclusivas como Needs, Triss, Nutri Good, Vegan by Needs, Caretech, a empresa também possui um PBM [Programa de Benefícios em Medicamentos] próprio que atende mais de 9 milhões de funcionários e beneficiários de mais de mil grupos empresariais e instituições clientes que efetuam suas compras com descontos pré-negociados e com desconto em folha de pagamento (empresas) nas cerca de mil filiais próprias e em 750 drogarias credenciadas.
Toda a atuação é pautada em cinco valores essenciais: ética, eficiência, inovação, relações de confiança e visão de longo prazo. Além disso, há o compromisso com a sustentabilidade baseado em três pilares: cuidar da saúde das pessoas, cuidar da saúde do planeta e cuidar da saúde do negócio.
Em 2019, foi a primeira do varejo brasileiro a atingir a marca de 2.000 lojas próprias, com um ritmo médio de abertura de cerca de 200 lojas novas por ano. Essa rápida e constante expansão só faz aumentar, anualmente, o desafio e a importância do maior evento da companhia: O Notáveis do Ano, destinado totalmente aos milhares de colaboradores dela.

Vídeo

O evento Notáveis do Ano foi criado com o objetivo de reconhecer e premiar os melhores gerentes regionais e os gerentes destaque de cada loja das bandeiras Droga Raia e Drogasil de todo o Brasil pelos resultados do ano anterior, sendo o maior evento comemorativo e de cultura do Grupo RD. Outras categorias também são reconhecidas e premiadas, como Tempo de Casa, Centro de Distribuição, Gerente de Expansão e Equipe Farmacêutica.



O evento já é bem conhecido e tradicional, ocorrendo há mais de 10 anos. Logo, a expectativa é grande entre todos os mais de 50 mil funcionários do grupo. Inclusive, devido às restrições sanitárias, as 3 últimas edições haviam sido totalmente remotas, e todos puderam acompanhar ao vivo, até mesmo das drogarias, via transmissão especial do workplace. Com o fim da pandemia, voltou a possibilidade de fazermos o evento presencial. Porém, o sucesso de transmitir o evento, incluindo 100% da companhia na audiência, fez com que tivéssemos o grato desafio de fazer o 1º Notáveis em formato híbrido da história, com convidados presenciais e remotos. Encaramos a missão de dar protagonismo e homenagear todos os colaboradores.



Além de todo esse reconhecimento e celebração, o evento é uma oportunidade única de reunir todos os gerentes do Brasil para um contato com as lideranças da empresa. No evento, as mensagens sobre estratégia, momento da empresa e novidades também são apresentadas.

Em 2023, trouxemos o "prisma" como um elemento que traduz a RD: uma empresa diversa e multifacetada.



Cada face é um elemento essencial que forma um todo: a operação, as farmácias, a matriz, o centro de distribuição, além de todas as empresas que fazem parte do ecossistema: Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Care Tech, Natz, e claro, Raia e Drogasil.



Além disso, o prisma irradia o que ele recebe, e nesse momento, vamos projetar o que temos de melhor em nossos pilares para se irradiar em um propósito único: a busca por uma sociedade mais saudável.



PRÉ-EVENTO



Com o sucesso de engajamento dos colaboradores em relação à comunicação pré-evento do Notáveis do ano passado, investimos ainda mais em uma régua de comunicação completa de meses de ativação de antecedência ao evento até o pós evento, incluindo aí STDs, convites, e reminders que vieram na forma de e-mails marketing, posts no workplace e até pesquisa de satisfação.



A diferença aqui foram os formatos e o approach usados - com o intuito de gerar uma proximidade maior com o time da RD, usamos vídeos com os MCs e diretores convidando pessoalmente e ressaltando a importância do evento para o fortalecimento da cultura e alinhamento da empresa. E ativações durante este período também viravam conteúdos. Um exemplo disso foram os chamados "Dia D", ativações inéditas que fizemos no pré-evento.



Dia D - 03/03 - Gerentes Notáveis

Um dia para revelar os finalistas Gerentes Notáveis do Ano. Cada gerente regional ficou encarregado de visitar as farmácias do finalista e fazer o anúncio. Dinâmica:


  • Regional reúne com a equipe da farmácia;

  • Ele faz uma dinâmica passando um monóculo (referência ao prisma) entre os participantes;

  • O finalista fica por último e recebe um monóculo especial com a revelação;

  • Cada Finalista recebe uma medalha como reconhecimento da região;

  • O momento é registrado para conteúdo no Notáveis.


Dia D - 06/03 - Equipes Farmacêuticas

A revelação das equipes farmacêuticas finalistas. O gerente regional apareceu de surpresa na farmácia para fazer o anúncio e informou na hora quem iria representar a equipe finalista (o mais antigo da farmácia) no palco do Notáveis. Dinâmica:

  • Regional visita a farmácia;

  • Faz uma reunião com a equipe dos farmacêuticos;

  • Anuncia que a equipe farmacêutico é a finalista da região;

  • Entrega o quadro para a equipe pendurar na farmácia finalista.




EVENTO

Encontro de Operações de Farmácia 2023, Feira de Parceiros e Notáveis juntos!



Mais uma diferença importante em relação aos anos anteriores é que pensamos em 3 eventos como um acontecimento único. Integramos agendas e o espaço para criar um ecossistema que ligou o Encontro de Operações de Farmácia 2023, a Feira de Parceiros e o Notáveis de forma orgânica. A 1ª manhã foi de muito conteúdo e trabalho. Após o credenciamento, os participantes foram encaminhados para a área do Encontro de Operações de Farmácia 2023. Também tivemos uma área exclusiva da Casa RD, onde todas as iniciativas da marca se integraram.



Os participantes tiveram a oportunidade de "entrar" na Casa RD, uma reprodução da última edição digital do Notáveis.

Almoço com feira - mais tempo de interação com os parceiros!

Neste ano de retorno, apostamos que os parceiros têm muitas novidades para contar, então, ampliamos o tempo de feira, incluindo espaços dedicados também ao conteúdo. Esse tempo extra nos permitiu proporcionar mais oportunidades de interação com um público muito maior além de mais tempo para que eles pudessem almoçar. Junto à feira, tivemos uma praça de alimentação que funcionou simultaneamente, permitindo que todos os participantes fossem atendidos de forma mais orgânica.



Abertura do evento falando sobre Cultura

A primeira abertura foi com um vídeo falando sobre a cultura da RD, o significado do nosso prisma, e como todas as partes da empresa se unem com um mesmo propósito. Ao final, revelamos o KV do Notáveis 2023, a MC subiu ao palco para dar boas-vindas e convidou os diretores para darem suas primeiras palavras.

Este primeiro dia foi dedicado para reforçar o novo posicionamento da RD, entre outras mensagens estratégicas. Um dos pilares reforçados aqui foi o tópico D&I (diversidade e inclusão), que é uma das coisas mais caras ao Grupo RD. Inclusive, a jornalista Karine Alves, que foi nossa mestre de cerimônias, ajudou a levantar essa bandeira tão importante em vários momentos do evento.



O segundo dia do evento foi para, literalmente, vestir a camisa. Os participantes receberam e foram com uma camiseta personalizada, o que transformou todo o espaço em um mar verde, a cor da companhia. A manhã continuou com a reunião de trabalho do Encontro de Operações de Farmácia pela manhã, onde tivemos o sorteio dos brindes dos parceiros patrocinadores para os gerentes no meio da agenda. Na sequência, eles seguiram para o almoço na Feira de Parceiros, antes de se deslocarem para o palco onde aconteceu o Notáveis propriamente dito.



Premiações

Essa é a parte mais aguardada e importante do Notáveis, e seus momentos foram subdivididos pelas categorias:



Tempo de Casa: Criamos um vídeo fazendo um paralelo entre a lapidação de uma joia com uma história duradoura de dedicação ao trabalho, como uma forma de homenagear aqueles que refletem o seu melhor durante tantos anos de empresa. Com o tempo, essas joias vão se lapidando e atuando em várias frentes da RD, sempre com um único propósito: buscar uma sociedade mais saudável. Ao final do vídeo, os homenageados foram chamados ao palco. Neste ano, criamos um troféu especial para homenagear o funcionário com 60 anos de empresa, que foi o último a subir.



Centros de Distribuição: Após a vinheta da categoria e o discurso da MC, os CDs finalistas apareceram em tela. Na sequência, a MC fez um contexto do trabalho dos CDs e a sustentabilidade que está sendo aplicada principalmente com a aquisição da frota de caminhões elétricos. O gancho foi falar que um deles ajudou a revelar o CD ganhador. Um vídeo "fake live" mostrou um desses caminhões elétricos chegando no Transamerica, um portador descendo e entrando no pavilhão. Na sequência, o entregador entrou ao vivo com o envelope, e o entregou nas mãos da MC, que revelou, então, o CD premiado.



Equipe Farmacêutica: Após a abertura da categoria, a MC chamou na tela as imagens do Dia D. Em seguida, as 28 equipes farmacêuticas vencedoras são chamadas e homenageadas no palco por um vídeo emocional, projetado na tela principal. Ele tem palavras-chave em sua mensagem, que são características dos vencedores: garra, persistência, cuidado, trabalho em equipe. Conforme essas palavras aparecem no discurso, elas se projetam da tela central para os prismas.

Ao final, a MC e os diretores revelaram os nomes das equipes vencedoras que subiram ao palco para receber o envelope com seus prêmios.



Gerentes Regionais: Após a vinheta de abertura, os Diretores estão no palco junto com a MC para contextualizarem a categoria. Após o primeiro speech, entra uma intervenção artística no palco: bailarinos interagem com a tela, fazendo uma homenagem com todas as regiões do Brasil, mostrando que todos os ritmos (que representam os Gerentes Regionais) fazem parte de uma coisa única, a RD. Imagens ilustradas na tela, trazendo não só o nosso prisma, mas imagens dos mapas casadas com seus ritmos. Na sequência dessa abertura, a MC chama os finalistas, nome por nome para o palco. Neste momento, um vídeo começa na tela, trazendo frases que caracterizam os vencedores, na mesma estética dos prismas, e enquanto as atenções se voltam para a tela, percussionistas paramentados com instrumentos iluminados começaram um show por trás da plateia, seguindo até a área da frente (o gargarejo), parando de frente para o público que está assistindo das cadeiras.



Neste momento, a música e o flash mob param, um grande blackout, 8 spots de luz prismáticas se acendem à frente do palco. As pulseiras dos ganhadores começam a piscar e os nomes dos ganhadores apareceram simultaneamente na tela. A MC convida os ganhadores a assumirem seus lugares nos prismas de luz. Ao final, a MC revela os prêmios dos vencedores.



Gerentes Notáveis: Após a vinheta de abertura e a contextualização da categoria, a MC e os executivos no palco chamam algumas imagens do Dia D. Então, a MC convida todos os finalistas para subirem ao palco sob um show de luzes que banha toda a plateia. É quando a pulseira de toda a platéia pisca, emanando uma grande vibração positiva para os finalistas. No momento de subir ao palco, os finalistas recebem um prisma especial com o nome de cada um.



Fizemos ludicamente o caminho do nosso prisma, onde cada um dos finalistas irradia para o nosso grande prisma. Começando com 6 bailarinos manipulando objetos iluminados representando:

  • Desenvolvemos times mais saudáveis

  • Encantamos nossos clientes

  • Assumimos a responsabilidade

  • Aprendemos continuamente

  • Inovamos com impacto


Tudo acompanhado por uma narração emocional que associou cada pilar aos ganhadores. Com o final da performance, os 6 bailarinos ficam parados, e entram mais 3, representando os outros pilares:


  • Cuidamos de gente

  • Executamos com foco

  • Construímos o futuro


Ao final, os 3 também se posicionaram entre os 6 primeiros e o palco.

A narração criou um suspense para a revelação dos 27 premiados, e nesse momento, entra uma bailarina que faz uma última performance representando "Juntos por uma sociedade mais saudável". Ela estava com um prisma que se iluminava na mão durante a performance. Enfim, todos os prismas dos ganhadores começaram a piscar e o nome de todos apareceu na tela.



E sempre o prisma foi materializado no evento inteiro, figurativa e literalmente falando. O troféu, por exemplo. Ele acendia na mão do ganhador, anunciando os nomes vencedores e surpreendendo os participantes.



Após o fim das premiações, a MC junto com os executivos no palco passaram as últimas mensagens e convidaram todos para curtirem um grande show ao vivo, que não acontecia há 3 anos.

O evento foi considerado um sucesso pelos executivos, pelo time de Eventos e RH da RD.



Só a agenda do evento, por exemplo, teve um índice de 94% de Ótimo e Bom em pesquisa de satisfação, e 95% dos participantes acharam o evento emocionante, cumprindo o maior objetivo do projeto, que é tocar os seus colaboradores. Quase 80% deles deram notas entre 8 e 10 ao evento como um todo. Ao todo, nós tivemos 3525 pessoas presencialmente e mais de 50 mil acompanhando remotamente, o que já fez desta a maior edição do Notáveis da história!



Também tivemos recorde absoluto no número de marcas parceiras patrocinando o evento. Foram ao todo 42 parceiros, sendo 22 duas marcas novas, estreantes na parceria. Isso rendeu uma captação comercial de R$ 4.638.000,00, quase igualando a marca de 2019, que foi a maior da história (4.726M).



Olhando em retrospecto essa histórica décima edição, vemos o caminho notável do projeto desde que o assumimos, lá em 2014, até o ano corrente:



+157% de público presencial (De 1400 pessoas a 3600 pessoas)

+525% de parceiros (De 8 para 42 patrocinadores)



Números que coroam um trabalho amplo, profundo e contínuo em relação ao desenvolvimento de um corpo enorme de colaboradores que fazem toda a diferença na ponta da operação da empresa.