Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Chevrolet Treinamento e Lançamento Bolt SUV

Candidato: V3A
Cliente: GM do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

Sobre a V3A:

União de talento, criatividade e inovação.

Estes elementos formam o DNA da V3A, companhia estruturada nos pilares de On Demand, atendendo ao mercado na indústria de live marketing, e de Ventures, responsável por projetos proprietários de marcas e propriedades intelectuais.

Com sedes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A é fruto da aquisição da Zerotrês pela VZA Expomídia, ambas com mais de 15 anos de atuação, em 2017.

A V3A tem sua trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, através de dezenas de prêmios, além da realização de centenas de projetos, campanhas e ações para os mais diversos setores da indústria
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Vídeo



Briefing Cliente:



Era hora de retomar os eventos presenciais da Universidade Chevrolet.



Roadshow em 4 locais PIRACICABA/SP – PORTO ALEGRE/RS – GOIANIA/GO – RECIFE/PE



Objetivo: apresentar os mais recentes lançamentos da marca para um público que tem contato direto com o consumidor final, portanto, encontrar as melhores ferramentas para que o ensino seja absorvido da melhor forma.



Público: vendedores das concessionárias Chevrolet



Formato: Num esquema de rodizio, o público era dividido em grupos onde todos passavam por todas as estações.



Estrutura de logística para que o cenário consiga viajar ou construção a cada cidade

Estratégia utilizada pela agencia para a criação do projeto foi imergir no proposito dos 2 veículos que seriam apresentados aos vendedores e assim conseguir trazer uma mensagem que pudesse ser utilizada na mesma estrutura montada, apesar de públicos finais completamente distintos.

Com a estratégia definida, o plano em elaborar uma estrutura que pudesse atender a rotatividade do público, a carência de estrutura construída e inovasse na passagem de conteúdo foi traçado com a finalidade de apresentar ao público o melhor dos mundos, tanto de Montana e Bolt SUV

Conceito para Montana:

De Sport Utility Pick-up 



para Smart Utility Pick-up

SUV + Picape



Lazer + Trabalho



Cidade + Estrada

A GM está forjando um novo segmento para as picapes, unindo o melhor dos mundos

Universo Montana



O melhor dos mundos

E NA ARQUITETURA DO EVENTO, OS CUBOS PRESENTES NO VISUAL DO EVENTO, TAMBÉM FORAM UTILIZADOS, afinal, convidaremos os vendedores a saírem da caixa a partir de um unbox surpreendente da Nova Montana.

A Universidade Chevrolet também foi convidada a sair da caixa e ao longo do evento apresentamos as novidades através de dinâmicas, formatos e tecnologias.

Conceito para Montana:

De Sport Utility Pick-up 



para Smart Utility Pick-up

SUV + Picape



Lazer + Trabalho



Cidade + Estrada

A GM está forjando um novo segmento para as picapes, unindo o melhor dos mundos

Universo Montana



O melhor dos mundos

E NA ARQUITETURA DO EVENTO, OS CUBOS PRESENTES NO VISUAL DO EVENTO, TAMBÉM FORAM UTILIZADOS, afinal, convidaremos os vendedores a saírem da caixa a partir de um unbox surpreendente da Nova Montana.

A Universidade Chevrolet também foi convidada a sair da caixa e ao longo do evento apresentamos as novidades através de dinâmicas, formatos e tecnologias.

O evento

Já no credenciamento saímos da caixa com o propósito de: menos papel e mais agilidade.



Para que isso fosse materializado disponibilizamos totens de autoatendimento na entrada do evento para digitalização da CNH e aceite de termos.



As promotoras estavam identificadas com um uniforme de fácil visualização. Aqui vale o destaque para casting diversificado que foi contratado para o evento. Nesse momento, também, os convidados recebiam seu caderno e caneta, kit essencial para essa natureza de evento, pois são as anotações dos vendedores que farão com que tudo que foi passado seja lembrado em seu momento de abordar seu cliente.

Após o credenciamento o público era convidado para o welcome coffee Desta vez, o café fará parte do show: fizemos desta ocasião uma PRÉ-ABERTURA, preparando o público para o unbox da Nova Montana em um formato inédito. Nesse momento da agenda um ilusionista vestido metade com roupa de trabalho e metade com roupa de lazer esteve presente durante todo o coffee. Com um tablet, ele apresentou truques brincando com dicotomias. Ao final do coffee, ele anunciou a todos que o melhor dos mundos está por vir. 



Foi aqui que as cortinas da plenária se abriram e começou nossa experiencia de reveal.

O público entrou na plenária e encontrou um palco e 4 cubos gigantes.



Desta vez, iniciamos diretamente com a abertura em vez do tradicional speech do consultor. Anunciamos a contagem regressiva em projeção na tela.

Em seguida O vídeo projetado no fundo de palco começou explorando dicotomias. Ao longo do vídeo exploramos esse universo e contextualizamos a Nova Montana para os vendedores. Neste momento, a trilha chegou ao seu auge, preparando para a revelação do Universo Montana.

Tivemos um feito inédito: não apenas um “unbox” da Nova Montana, mas quatro: todos os carros romperam, sucessivamente, as barreiras do DESIGN, do CONFORTO, do DESIGN e da VERSATILIDADE ao redor do público.

Ao final o consultor entrou, então no palco, fez o speech de abertura, explicando a dinâmica 



e as normas do evento. 

Convidou, então, todos a iniciarem sua capacitação e a se dirigirem às salas indicadas em seus crachás.  

Nas salas criamos nomes e cores específicos. Cada sala ofereceu uma experiência diferente, seja com mobiliário ou interações diferenciadas.

Nome das Salas:



SURPREENDENTE (design)



PERFORMANCE (motor)



COMPETITIVO (concorrência)



POTENCIAL (mercado)



CONECTADO (conectividade)



PISTAS (test drive)

SALA CONCORRÊNCIA



Os vendedores assistiram, de arquibancada ao embate da nova Montana e outros 3 modelos da concorrência. Os assentos eram coloridos, nas cores de blocos de Lego. Cada carro teve um totem digital, onde os participantes puderam consultar as principais informações dos modelos.

SALA MERCADO



Na sala mercado, os cubos ganharam disposição de lounge, onde os participantes puderam se sentar em grupo para desenvolver as atividades sobre a mesa ao centro. Nessa sala trouxemos a dinâmica do LEGO SERIUOUS PLAY, onde os participantes puderam propor soluções para desafios de mercado a partir dos blocos. Com o auxílio de facilitadores, eles criaram, juntos, cenários que responderam às questões lançadas.

SALA DESIGN



A sala Design ganhou pufes quadrados dispostos no formato de mosaicos coloridos. Cada grupo teve um tablet, onde puderam realizar atividades interativas relacionadas aos itens de design da Nova Montana

SALA CONECTIVIDADE



A sala Conectividade ganhou uma nova disposição de pufes, em cores da paleta da identidade do evento. Aqui os vendedores ao posicionar a miniatura da Nova Montana sobre a tela, os participantes exploraram todos os recursos de conectividade do veículo de maneira Interativa

SALA MOTOR



A sala motor ganhou formato auditório com poltronas. Os cubos estavam presentes, mas como formato de conteúdo – painéis de palavras cruzadas permitiram que o consultor posicionasse palavras-chave sobre a performance da Nova Montana.

TEST DRIVE



Após realizar o test drive, os participantes responderam, no tablet de uma promotora, a uma avaliação digital de como foi sua experiência durante o test drive.

Para o almoço trouxemos uma praça de alimentação composta por foodtrucks que privilegiavam a culinaria local.

Nosso encerramento foi através de um gameshow criado em parceria com a Escape 60, onde os vendeores puderam resolver enigmas com todo o conteúdo passado durante o treinamento,

Aos vencedores do gameshow era distribuido uma Amazon Alexa, um item tão smart quanto a nova Montana.

Conceito para Bolt SUV

Nosso compromisso



Liderar o processo de eletrificação na América do Sul

NO PRESENTE, PROPAGAMOS O FUTURO 

Evolução SUV



O futuro é agora

E NA ARQUITETURA DO EVENTO, CHEGAMOS PARA REVERBERAR. Abrimos portais para o futuro a partir elementos que se propagaram a partir do reveal do novo SUV elétrico.

O evento:

No SUV elétrico, também usamos o mesmo sistema de check-in da Nova Montana para agilizar a digitalização da CNH e o aceite dos termos do evento.

No welcome coffee, neste espaço, para o tema de energia, tivemos ainda geradores de  Van Graaff para interação do público. O kit desse evento contou com caderno em folhas de papel reciclado.

Para a apresentação do veículo, o público se deparou com uma plenária diferente: com vários “portais de led” que propagaram tecnologia sobre o público, convergindo para o palco. O consultor deu as boas-vindas e disse que todos estavam prestes a abrir portais para o futuro. Frases começaram a ser projetadas na tela, e os LEDs dos portais mudam de cores e pulsam ao longo do reveal. Ao final dessas frases, a trilha chegou ao auge, preparando para a revelação do novo SUV elétrico. O público descobriu então que há ainda mais profundidade a partir do palco: o novo SUV elétrico surge de um túnel tecnológico iluminado.

As salas tiveram nomes e cores específicos. Cada sala ofereceu uma experiência diferente, seja com mobiliário ou interações diferenciadas.

EVOLUÇÃO VERDE



EVOLUÇÃO TECH



EVOLUÇÃO DO MERCADO



EVOLUÇÃO NA PISTA

SALA SUSTENTABILIDADE



Nesta sala, o ponto focal foi a parede verde em volta da tela, trazendo o casamento entre sustentabilidade e tecnologia. O verde seguiu no mobiliário e no led dos “portais”

SALA TECNOLOGIA



A sala de tecnologias trouxe uma decoração toda clara e design minimalista

SALA MERCADO



A sala de concorrência trouxe novamente a arquibancada, porém com tons claros e formato de curvas que se propagam. 

SALA TEST DRIVE 



Após realizar o test drive, os participantes responderam, no tablet de uma promotora, a uma avaliação digital de como foi sua experiência durante o test drive.

A estrutura do almoço seguiu a mesma da Nova Montana, porém com a inclusão de foodtrucks com menu de comidas orgânicas, sustentáveis e de agricultura familiar.

Para o encerramento o consultor passou as instruções finais: 



Retirada de pertences na chapelaria 

Encaminhamento para traslados

Avisou que cada participante receberia em seu e-mail um report das estações visitadas, com conteúdo abordado e seu desempenho nas avaliações.

Dois conceitos arquitetônicos que unissem toda a criatividade e ludicidade à praticidade de execução necessária num Roadshow.



Em esquema de rodizio, o público foi dividido em grupos onde todos passavam por todas as estações.



Estratégia utilizada para a criação do projeto foi imergir no proposito dos 2 veículos apresentados e, assim, trazer uma mensagem estratégica que pudesse ser utilizada na mesma estrutura montada, apesar de públicos finais completamente distintos.



Com a estratégia definida, o plano foi elaborar uma estrutura que pudesse atender a rotatividade do público, a carência de estrutura construída e inovasse na passagem de conteúdo foi traçado com a finalidade de apresentar ao público o melhor dos mundos, tanto de Montana e Bolt SUV



Durante os três meses de Roadshow, a Universidade Chevrolet alcançou:

4 Cidades, 

Mais de  3.650 profissionais convidados, em todos os níveis da empresa.



Ao final, a capacitação alcançou um NPS inédito para a Universidade Chevrolet.

Conquistando 98% de opiniões positivas dos participantes.



Além disso, fez com que a Chevrolet Montana alcançasse a liderança do segmento no seu mês de lançamento.



Esse resultado só materializou a força da mensagem que foi passada durante o evento e da forma como os vendedores acreditaram na força do produto que eles tinham para vender.