Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Campanha NÓS

Campanha Nós - Corteva

Candidato: um.a #diversidadecriativa
Cliente: Corteva Agriscience
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

A Corteva é um dos maiores players do agronegócio no mundo. No Brasil, não é diferente. O agronegócio é um setor em constante evolução, mas ainda com alguns vieses inconscientes do que diz respeito à Diversidade & Inclusão. São barreiras que, quando pensamos em um time global, precisam ser removidas para que todos tenham um espaço seguro de fala. 

Por isso, fomos convidados pela Corteva para trabalhar junto ao time de ID&E a diversidade e a inclusão, questões sensíveis para os stakeholders da empresa. 

A ideia era que criássemos uma campanha (com ativações no decorrer do ano) que engajasse e conscientizasse o time acerca de temas importantes como a luta contra o racismo, o olhar para grupos minorizados como LGBTQIAP+, PcDs, mulheres, multigerações, entre outros.

E assim, surgiu o NÓS, um projeto que envolve a todos como aliados, para a garantia da diversidade e da inclusão dentro da Corteva.

Por nossa experiência, entendemos que era necessário pôr, literalmente, o pé na estrada e descobrir, in loco, as dores dos colaboradores. 

Apenas informar pelos canais oficiais não bastava: era preciso estar cara a cara, olho no olho. Para isso, enfrentamos uma barreira física: Como “transportar” um conceito de diversidade tão complexo para pessoas que se encontram em lugares tão afastados dos centros urbanos? 

Com muita criatividade e atitude, levamos de forma simples um tema profundo para pessoas que, muitas vezes, não assimilariam aquela mensagem se não fosse assim.

Vídeo

Galeria de Fotos

O lançamento do Nós, em 2022, trouxe à tona uma questão: precisávamos nos aproximar das pessoas, fazê-las entender que elas fazem parte do sucesso deste programa. Afinal, ninguém precisa ser negro para lutar contra o racismo. 



Para lançar a segunda fase, a Corteva, em sua Reunião Anual de 2023, estreou com grande sucesso e muitos comentários no chat da atração, o  conceito “Todos Nós Juntos", com a hashtag #OAgroÉParaTodos”. 



Como complemento, usamos também a hashtag #NósEmCampo. A ideia era simples: levar inicialmente para três sítios de trabalho da Corteva, junto com a equipe de ID&E, ao vivo, a mensagem da área sobre questões como diversidade, inclusão, segurança psicológica, entre outras. O objetivo era fazer as pessoas pensarem sobre assuntos muito comuns do dia a dia. 



Desta forma, a um.a Diversidade Criativa foi convidada para planejar, criar e produzir todo o conteúdo da campanha voltada para os colaboradores e demais stakeholders da Corteva, que são majoritariamente homens, brancos e heterossexuais. 



Um passo que representa não só uma importante ação de endomarketing, mas um marco na cultura e no novo posicionamento da empresa, do qual temos orgulho de fazer parte.

 

Galeria de Fotos

Criamos peças de comunicação interna; KVs inspiradores; ações de engajamento; vídeos; ativações, e também um jogo de baralho, que abordam de forma disruptiva, leve, curiosa e didática, as questões de D&I. A seguir, as principais iniciativas: 



CAMINHO IMERSIVO

Propusemos materiais de comunicação impactantes como banners roll-up (para garantir que a mensagem chegasse aos 4 cantos do Brasil), com frases preconceituosas estampadas entre aspas, e alguns exemplos de como comentários pejorativos são usados no dia a dia. 



O intuito era mostrar que, muitas vezes, frases racistas, homofóbicas, capacitistas e misóginas podem vir em forma de “comentários”, que a princípio parecem inofensivos, mas carregam uma boa dose de preconceito.



JOGO DA DIVERSIDADE

Uma maneira dos colaboradores interagirem, aprenderem e discutirem assuntos importantes. A ideia era que, ao conversarem mais sobre diversidade, a questão deixasse de ser um tabu entre eles. 



GIFT DE PARTICIPAÇÃO

Como gift de participação, todos os colaboradores foram contemplados com adesivos holográficos “Nós em Campo”, para usar em seus materiais de trabalho, como: notebook, celular, cadernos, etc., e um cordão temático para celular. Todos estes brindes foram pensados para que a mensagem continuasse reverberando.

Ao sair do modo passivo, apenas com mensagens para os colaboradores, a área de ID&E percebeu que teria que, literalmente, colocar o pé na estrada.

Por isso, o nome #NósEmCampo deu match como o objetivo da empresa: conscientizar o time de que somos aliados destas causas e que elas estão mais próximas do que imaginamos.



Realizamos uma ação de endomarketing totalmente bem-sucedida, que cumpriu com a missão de abordar a diversidade e a inclusão de forma leve, mesmo diante de questões sensíveis aos colaboradores da Corteva espalhados pelo Brasil.



De acordo com o feedback dos clientes, mesmo com pouco tempo de ativação nos sites de trabalho da Corteva, já é possível observar os resultados desta ação no dia a  dia, através de novos comportamentos por parte dos colaboradores da empresa, inclusive com um significativo aumento de contatos no canal voltado à segurança psicológica, para tirar dúvidas, fazer questionamentos, dar opiniões e demonstrar interesse em entender e aprender ainda mais.