Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Itaú Day

Candidato: Novacia
Cliente: Itaú Unibanco
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

TROFÉU HOTEL VILA GALÉ FORTALEZA
Evento Corporativo

Apresentac?a?o Novacia
Somos uma agência de eventos, comunicação e marketing digital. Estamos presentes no mercado há mais de 30 anos, atendendo grandes players como Itaú, Boticário, Whirlpool e muitos outros. Um de nossos grandes diferenciais e? possuir estrutura própria de criação, audiovisual, marketing digital, técnica e estúdios. Outro grande trunfo é a nossa capacidade de levar a linguagem de programas de televisão e redes sociais para o ambiente dos eventos – tanto presenciais como digitais – criando uma experiência mais próxima e interativa aos nossos públicos.

Apresentac?a?o Itau?
O Itau? Unibanco e? o maior banco privado da América Latina e o maior conglomerado financeiro do Hemisfério Sul. Hoje, possui mais de 5 mil agências pelo mundo, mais de 100 mil colaboradores e 55 milhões de clientes. Em 2012, ficou em 30º lugar na lista de maiores empresas do mundo, feita pela revista Forbes. E por ser tão grande, cada aérea do banco e? como uma empresa, com produtos específicos, públicos segmentados e necessidades.

Apresentação do evento
O Itaú Day é um evento anual 100% digital que em 2023 completou o terceiro ano de existência. Ele faz parte de um conjunto de ações legais de prestação de contas que empresas de capital aberto devem realizar. Seu objetivo é interpretar os indicadores divulgados ao longo do ano e mostrar como eles se relacionam com a estratégia de crescimento do banco.
 
Ficha técnica
Itaú Day 2023
Data: 15 de junho de 2023
Perfil do evento:  Evento on-line
Local: Casa Petra e Centro Empresarial Itaú Unibanco
Endereço: Av. Aratãs, 1010, Moema, São Paulo; e R. Volkswagen, 1, Jabaquara, São Paulo
Empresa:  Itaú Unibanco

Vídeo

Briefing, metas e desafios propostos pelo contratante

Quem já visitou a cozinha de um restaurante sabe: é ali, onde pouca gente vê, que se descobre a qualidade do que é servido aos clientes. Desde o começo, o Itaú Day teve a missão de mostrar mais da sua “cozinha” para os investidores, acionistas e clientes. Se nas primeiras duas edições as lives pendiam mais para apresentações unilaterais, a expectativa para 2023 era altíssima.

 

Era preciso criar um evento inclusivo no formato, trazendo mais gente para conversar; inclusivo na linguagem, com blocos temáticos em formatos populares como podcasts, mesas redondas e talk shows, e sem economês; interativo do começo ao fim, com a liderança respondendo o que o público queria saber; e interessante até mesmo para leigos, com recursos que criassem uma atmosfera tecnológica e, ao mesmo tempo, humana e informal. Também, superar significativamente o número de visualizações da live. Sim, criar um evento digital para falar dos resultados do maior banco privado da América Latina já seria um enorme desafio. Torná-lo um show de informação e entretenimento era exponencialmente maior. E era isso que fazia o nosso olho brilhar.

Desde que vencemos a concorrência, em 27/2/23, reunimos nosso pessoal de criação, atendimento, conteúdo, edição, tecnologia, eventos e produção para pensar sobre como colocar no ar o desejo do Itaú. Mesmo com a experiência de mais de 100 eventos nos últimos anos e 3 Prêmios Caio (😉), o desafio e a responsabilidade eram de explodir a cabeça. Concebemos o evento a partir de algumas premissas.

 

Primeira premissa: o público tinha de perguntar e o banco precisava responder. Levamos isso tão a sério que já no período de inscrição, os participantes poderiam enviar suas perguntas. Elas foram compiladas e respondidas ao longo do evento.

 

Segunda premissa: os executivos do banco, não só o presidente, precisavam “dar as caras” no evento. Foram 16 lideranças a falar, cada uma chamando a responsabilidade para si sobre sua área, ao mesmo tempo em que compartilhavam o propósito de centralidade no cliente, tema que deu o tom à transmissão. Por isso, de maneira inédita, Milton Maluhy teve o menor tempo de tela das três edições do Itaú Day. E justificou durante o evento: “Nesse Itaú Day eu não vou monopolizar. A ideia é que eu faça aqui uma introdução, fale um pouco dos principais tópicos, mas o objetivo hoje é compartilhar com vocês a visão do nosso grupo, do nosso comitê Executivo, o nosso grupo de sócios, que é quem está aqui todos os dias junto comigo, porque como eu digo no banco, aqui a gente vai de turma.”

 

terceira premissa: para gerar familiaridade com o público, a gente não podia inventar a roda. Os blocos do Itaú Day precisariam ter formatos audiovisuais reconhecíveis, mas com alguns plot twists. Assim: se todo mundo conhecia e amava podcasts, nosso programa precisaria ter um. A grande sacada seria colocar Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal, copresidentes do Conselho de Administração do Itaú, ao lado de Mara Luquet, a jornalista econômica mais “gente como a gente” do mercado financeiro. Ao mediar a conversa entre os executivos com perguntas pertinentes, mas inteligíveis para qualquer público, a jornalista extraiu da dupla falas descontraídas e importantes que viraram cortes na imprensa.  

 

Outro exemplo: decidimos que o público é quem daria o tom das conversas nas mesas redondas, rodas famosas nos programas de esporte. Basicamente, foram três rodadas de bate-papo, e tanto temas quanto convidados foram determinados a partir da compilação das perguntas enviadas pelo público.  

 

Quarta premissa: a identidade visual do programa deveria refletir a ideia de que a liderança do banco era multifacetada, formada por um colegiado de executivos diversos, mas unidos pelo mesmo propósito. E o que mais do que um cubo, que é a representação tridimensional da marca Itaú, para mostrar as diversas faces da instituição? Por isso, adotamos o conceito de cubo na cenografia e direção de arte do evento. E adotamos realidade aumentada para reforçar conteúdos, fazendo da tecnologia um recurso de comunicação consistente e relevante.

 

Quinta premissa: nosso evento ofereceria ferramentas efetivamente inclusivas tanto para pessoas com deficiência quanto para o público internacional. Por isso, criamos um canal de acessibilidade com libras e closed caption e outro com tradução simultânea para o inglês.

Nossa solução em números:

4 meses de trabalho

7 áreas internas envolvidas

11 equipes parceiras

17 apresentadores e convidados

2 locações

3 canais de transmissão simultâneos

- Português

- Inglês

- Closed caption e libras

 

Retorno

 

Nosso evento foi para o ar com 100% de disponibilidade por 2h30. Entregamos, como se noticiou na imprensa, “um mergulho na máquina que faz o Itaú Unibanco rodar”. Ao longo da transmissão, foram 24.680 acessos – número recorde em relação ao ano passado. Se um dos desafios era superar o número de views do evento no Youtube, gabaritamos: 122 mil visualizações em 2023 contra 46 mil visualizações em 2022.  É de impressionar também o número acessos à versão com Libras e closed caption: 53 mil. Sim, a versão acessível de 2023 bateu a versão geral do evento em 2022!

A conversa de Mara Luquet com Pedro e Roberto repercutiu em veículos como Inteligência Financeira, Valor Econômico, Estadão, Bloomberg, Metrópolis, Pipeline Valor etc.

A participação do público também foi recorde. Ao todo, recebemos 997 mensagens via plataforma de transmissão e WhatsApp. E o número de acessos simultâneos se manteve estável durante a transmissão, conforme o gráfico abaixo. Isso mostra que capturamos a atenção do público do começo ao fim.



NPS do evento

Após o evento, cerca de mil participantes responderam a nossa pesquisa. O NPS geral ficou em 92, dois pontos acima da nota conquistada em 2022.

Alguns comentários recebidos:

“Todas as questões foram respondidas de forma simples e objetiva.”

“Dinâmica ágil, comunicação clara, depoimentos dos clientes. Uso mínimo de slides, e com qualidade nos destaques escritos.

“Reunir todos os executivos com uma linguagem bem acessível em todos os temos abordados.”

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