Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Serasa Experian na Febraban Tech 2023

A Serasa Experian é para você, que se prepara, hoje, para tomar as melhores decisões e prosperar em

Candidato: Serasa Experian
Cliente: Serasa Experian
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Corporativo | Clientes

FICHA TÉCNICA:
Evento: Serasa Experian na Febraban Tech 2023
Periodicidade: anual (está em sua 33ª edição)
Data: de 27 a 29 de junho de 2023
Local: Transamerica Expo Center
Entidade promotora: Febraban (Federação Brasileira de Bancos)
Número de participantes no estande Serasa Experian: + 2,5 mil, nos três dias de evento
Tema: A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital

QUEM SOMOS: A Serasa Experian é uma Datatech, líder global em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades que ajuda a resolver os desafios reais das jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Temos presença global com expertise local e estamos em 30 países. Com mais de 50 anos no Brasil, conectamos consumidores e negócios, além de termos como principal causa a inclusão financeira. Por meio da combinação de tecnologia, talentos e visão de futuro, a empresa evolui seu portfólio constantemente para atender ao ecossistema financeiro. Nosso negócio cresce pautado pela inovação e fornece uma cultura inclusiva, inspiradora e solidária para as nossas mais de 5.000 pessoas.

O EVENTO: O Febraban Tech é o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina. Reúne as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia e de áreas interessadas em inovação, para debates sobre temas atuais da economia digital. A participação da Serasa Experian ocorreu com o objetivo de fortalecer a marcar e o novo posicionamento com foco em inovação e tecnologia, que entregamos inteligência combinando tecnologia, talentos e visão de futuro e evoluímos nosso portfólio constantemente para atender ao ecossistema financeiro e fornecer soluções de inteligência analítica para a jornada de crédito, autenticação e prevenção à fraude e análise de riscos.
Nossa expectativa era receber presencialmente os maiores players de um mercado tão relevante em um estande de 120 m² – um dos maiores da feira, focado em nossas principais soluções.

O congresso reuniu 156 patrocinadores e expositores, e mais de 400 palestrantes em 81 painéis de conteúdo. Estiveram presentes as principais lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, de sustentabilidade e de áreas interessadas em inovação, além de personalidades nacionais e internacionais. Esse público pertence às empresas mais inovadoras do mercado, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro e para o presente e o futuro da sociedade digital.

Vídeo

Galeria de Fotos

Nossos desafios do projeto foram:


  • Apresentar todo nosso portfólio de uma maneira única, integrada, de forma objetiva, inovadora, tecnológica, moderna e utilizar o mesmo espaço pra falar de soluções diferentes visto que somos uma empresa com amplo portfólio.

  • Desenvolver um stand atrativo em relação aos outros que estariam na feira e com isso atrair os profissionais com perfil aderente às nossas soluções para gerar negócios.

  • Desafio não só visual/ambiente, mas também de conteúdo.

  • Engajar clientes estratégicos no pré, durante e pós evento.


Na nossa divulgação para mercado, utilizamos como canal principal nossas redes sociais. Nossa estratégia iniciou com post convite, a sustentação da comunicação foi feita pré-evento e durante o evento, o reforço foi com mídia geolocalizada para gerar impacto no público que estava presente com o objetivo de convidá-los a conhecer nossas soluções e stand. Para divulgar aos cliente estratégics, desenvolvemos régua de comunicação interna para o time comercial interagir.



Além disso, houve engajamento em assessoria de imprensa nos principais meios de comunicação, como Forbes, Estadão, Record e Jovem Pan.
Em um evento de 3 dias e com o apoio de mais de 80 profissionais da Serasa Experian, buscamos firmar nosso compromisso com a criação de experiências memoráveis e transformadoras. Foi dada atenção meticulosa aos detalhes, trabalhamos no pré e no pós-evento, com preocupação da preparação à satisfação, o que transformou essa oportunidade em uma verdadeira experiência multissensorial. Foi traçado um roteiro claro para avaliar o sucesso da ação, com mensuração do impacto em termos de engajamento, percepção da marca e conversão, o que demonstra uma estratégia sólida e redefine nosso próprio conceito de excelência.  



De um lado, os maiores players financeiros do mercado brasileiro e uma base consistente de decisores em busca das principais inovações voltadas para o setor. Do outro, cerca de 250 expositores que demonstraram suas capacidades técnicas para atender aos desafios do momento sobre temas como Open Finance, melhores práticas de ESG, identidade digital, e o conceito data driven, com machine learning e inteligência artificial generativa para gerar experiências cada vez mais eficientes e seguras para os clientes.

Galeria de Fotos

Com o propósito de criar um futuro melhor, unimos nossa equipe de profissionais altamente qualificados para realizar um evento com a possibilidade de conectar consumidores e negócios e viabilizar relações mais confiáveis entre eles, sem deixar de lado nossa principal causa de inclusão financeira, impactando positivamente a sociedade.

Pensando nisso foi que produzimos nosso estande com base em conceitos importantes para nós, como criatividade, inovação, tecnologia e inteligência. Foram destaques:



Lançamento do Fraudômetro (fraudometro.com.br):  aproveitamos o momento para lançar e atrair atenção dos jornalistas e visitantes da feira para lançar uma novidade do mercado: o Fraudômetro um painel que mostra, em tempo real, o número de tentativas de fraude de identidade no Brasil desde janeiro deste ano. Esse projeto foi desenvolvido por nossos especialistas em  economia e analytics com o objetivo de alertar o público sobre os riscos crescentes  de fraudes de identidade e consequentemente sobre a importância de obter soluções de fraude inovadoras e mais seguras. Essa iniciativa teve enorme destaque em vários veículos de comunicação durante o evento.



Serasa Experian Metabot: para endereçar a completude do nosso portifólio e posicionamento e e reforçar nosso atributos de marca relacionados a inovação e tecnologia, trouxemos uma ativação inédita, interativa e  exclusividade para o evento: o Metabot,  um braço robótico automatizado em uma base de painel de LED e tubos touchless. Ele é acionado por sensores luminosos, apresentando um conteúdo sincronizado com os movimentos do robô. O conteúdo em formato de vídeo foi desenvolvido pela Rafa Tuma (https://www.instagram.com/rafaellatuma/?hl=pt), uma das creators mais conhecidas do momento. Ela foi escolhida por conseguir simplificar de maneira leve e divertida, assuntos que podem parecer complexos. Os 6 vídeos desenvolvidos explicavam como ajudamos as empresas de qualquer tamanho ou segmento, a resolverem desafios para a Jornada de Crédito, Cobrança e, Autenticação e Prevenção à Fraude, Open Finance e Agro.

 

Totens Interativos: tivemos ativação em três totens interativos com aplicações de demonstração de algumas de nossas soluções inteligentes para impulsionar negócios com segurança, que permitiram que os interessados pudessem viver a experiência de utilizar as plataformas no local do evento:

● Autenticação e Prevenção à Fraude – com a simulação de onboarding: o usuário valida seu documento, faz a biometria facial com a prova de vida para mostrar que realmente é quem diz ser e a nossa solução verifica se o dispositivo oferece risco.

● Certificado Digital: com a simulação de emissão de identidade digital durante o processo de cadastro de Pessoa Jurídica.

● Análise Socioambiental (ESG): demonstração da solução que consolida informações sobre o produtor rural e suas propriedades para assegurar os protocolos socioambientais e a mitigação de riscos reputacionais e na jornada de crédito.

 

Geladeira de energéticos: foi outra das ativações que objetivou atrair mais pessoas para o nosso estande e atrelar essa ação com nossa solução de autenticação e prevenção à fraude. Isso porque a geladeira tinha sua porta liberada a partir da combinação de uso de Biometria Facial e Device, e o participante então recebia um energético de brinde.



Happy hours: nos três dias de feira, promovemos happy hours para os visitantes, em um bar com drinks personalizados. A ação teve como objetivo gerar ainda mais networking e aproximação com o público-alvo. Também foi oferecida uma forma mais moderna e divertida de chopp: o chopp invertido (copos são enchidos por baixo), que foi servido em copos de material reciclável e personalizados.



Painéis com especialistas: nossos especialistas palestraram nos auditórios e abordaram temas relevantes para a transformação da indústria financeira e para a tomada de decisões dos nossos clientes.

● Marcelo Pimenta, nosso Head de Agronegócio, palestrou sobre “Expansão e impacto dos scores ESG no Agronegócio, PMEs e Energia”. Ele apresentou dados de um estudo inédito da Serasa Experian que analisou 337 mil produtores rurais de todo o Brasil. Também guiou a plateia pela jornada de oportunidades e desafios para o financiamento de operações sustentáveis na cadeia produtiva do segmento.

● Caio Rocha, nosso Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude, comandou o painel “Data Driven IA generativa e os algoritmos da economia digital”. Ele explicou que os golpistas usam a Inteligência Artificial em dois momentos: para tentar obter acesso aos dados dos usuários e para colocar o golpe em prática quando já têm as informações. Abordou a importância de contar com soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude para combater esses tipos de uso.

Galeria de Fotos

Para a criação deste espaço imersivo, utilizamos alguns elementos como fonte de inspiração para transmitir tecnologia, inovação e modernidade, por exemplo: LED; elementos curvos; semidomo, que são espaços aconchegantes e altamente energéticos, que atraem o foco da mente e o despertar da consciência.

 

O estande da Serasa Experian deste ano recebeu mais de 2,5 mil visitantes, 70% acima dos resultados de 2022. Realizou mais de 40 reuniões executivas, superando 80% a edição anterior e gerou mais de 665 leads para vendas e o time comercial já trabalhou 94% dos leads gerados. Nosso ciclo de vendas é mais extenso por conta da natureza das nossas soluções, que são robustas e envolvem implementação no ambiente do cliente e parametrização personalizada de acordo com as necessidades do cliente e análise de ambiente tecnológico.



Em social, tivemos mais de 95 mil impressões.



Resultados em Assessoria de Imprensa

A relevância de nossa participação no Febraban Tech foi tão grande que gerou números expressivos de publicações midiáticas:


  • O alcance de 314.678.725 pessoas

  • 480 matérias B2B

  • 465 matérias com porta-vozes sobre os temas ESG e Autenticação e prevenção à fraude

  • + de 14h de matérias de rádio

  • 50 min em matéria de TV

  • Marcamos presença em 41 mídias Tier 1 (principais veículos de comunicação, como Forbes, Estadão, Jovem Pan, Record) e em mais de 430 mídias Tier 2 (Trade e novas mídias).


E ainda não deixamos de ser sustentáveis, utilizamos materiais biodegradáveis, lâmpadas de LED e resíduos da montagem reutilizados e m outras ações da agência.

Galeria de Fotos