• Este case se enquadra na categoria de evento corporativo pois foi planejado com a intensão de promover e elevar o trabalho que a CNC vem fazendo com seus representantes afiliados no fortalecimento da Marca do Sistema CNC-SESC-SENAC, e no estreitamento e elevação do conceito da entidade com steackholders, preparando o sistema para ações mais inovadoras e produtivas;
A Inauguração foi o evento base, pois precisava acontecer, uma vez que o escritório internacional já estava disponível para o uso da Confederação e seus afiliados. Foi sendo desenvolvido, se desdobrando em outras ações paralelas que se integraram como forma de ratificar o objetivo principal: o fortalecimento da marca e abertura para novos negócios.
Ao recebermos o briefing, um dos desafios da realização do evento, era levar a cultura brasileira amazônica com o objetivo de disseminá-la e divulgá-la e que fosse realizada através da curadoria dos braços sociais e educacionais da CNC, o SESC e o SENAC.
Atração cultural - Pelo SESC foi realizada a apresentação do grupo folclórico Kboclos, com o embarque de 13 pessoas, não só dos dançarinos e músicos, como também do Boi, uma fantasia utilizada durante a apresentação e que necessitou de um trabalho de logística complexo pois não era um objeto de fácil transporte; Para a apresentação foi criado um palco próprio e o rider técnico foi composto por: 01 mixer de 16 canais; 01 par de caixas RCF de 15 polegadas; 01 subwoofer de 15 polegadas; 02 microfones shure com cabo; 01 microfone sem fio shure; Palco (praticável) específico para a atração artística; 4m por 4m com fundo de palco em led, equipamento que não é muito habitual em Portugal e não havia tanta facilidade para a locação; O grupo folclórico ofereceu como lembrança ao público presente, uma bolsa ecológica com tema da fauna e flora amazônica. Tema utilizado,também, nos trajes dos músicos e dançarina.
Gastronomia - Pelo SENAC, foram 09 participantes, entre diretores, equipe técnica e os chefs, que além da mão-de-obra especializada também levou para o evento os ingredientes típicos da Região Amazônica; No empreendimento não havia cozinha, a princípio, pensamos em locar alguma de um hotel próximo, ou de um restaurante que permitisse a produção dos alimentos pela equipe do Senac, que não foi possível devido à lotação hoteleira de Lisboa no período da produção e realização do evento; como solução, locamos um espaço na FIL -Feira Internacional de Lisboa/Centro de Exposições e Congressos, um espaço destinado à feiras e composto por diversos pavilhões que atendeu às necessidades e particularidades da produção do Senac Gastronomia. Além do espaço, houve a locação de utensílios e a contratação de complemento de mão-de-obra terceirizada, para quem o Senac Escola proporcionou um intercâmbio gastronômico e cultural durante o treinamento para atendimento à demanda e produção do cardápio que foi oferecido.
Para a CNC, o desafio era ter a presença de participantes e palestrantes durante um período de feriado prolongado. “A revolução dos Cravos, feriado que comemora um movimento que culminou com o retorno da democracia a Portugal, em 25 de abril de 1975 e que segue em vigor até os dias de hoje”.
Segundo o presidente da CNC, essa data seria cheia de simbolismo para o evento, pois a democracia é um valor em comum entre os dois países e em toda a Europa, está na base de atuação da CNC e é historicamente defendida por ela, assim como o livre mercado e a segurança, necessários para o bem - estar social.
Foi um fator de risco para esse projeto, por isso foi tão importante o trabalho iniciado com o grupo que chegou antecipadamente e reforçou o convite e o interesse das pessoas em participarem do evento. Outra questão, era aproveitar a presença do Presidente Lula, que estaria em passagem pelo país, juntamente, com a sua Comitiva, devido a outros compromissos assumidos e tê-los abrilhantando esse momento.
Ainda na questão presença, e por se tratar de um feriado tão significativo politicamente, contar com a presença do Presidente de Portugal também fez parte do mesmo desafio.
No momento que percebemos que a presença dos Presidentes dos dois países seria possível, ainda que não propriamente no local da inauguração, a solução foram outros dois momentos paralelos à Inauguração; promovemos um Encontro no Salão do Hotel Tivoli entre os presidentes de Federação e o Presidente Lula e outro encontro na Residência Oficial do Embaixador do Brasil, em Portugal, com o Presidente da CNC e os Presidentes de Portugal e do Brasil.
A estratégia de criação desse projeto foi promover atividades, aproveitando o máximo possível das oportunidades disponíveis na ocasião e que foram fundamentais para que o evento se estruturasse de forma tão completa e com ações interligadas, além de ter como foco promover múltiplas experiências aos participantes. Com isso a agenda foi construída nos pilares integração, satisfação, bem-estar, networking e inovação.
Objetivo das ações: Desde o receptivo da Delegação Brasileira, ao Programa de Desenvolvimento de Líderes, as Relações Institucionais, as Visitas Técnicas, o Jantar de Integração no SUD Lisboa, a Entrega de brindes; Apresentações artísticas e gastronômicas, além de outras ações, todas foram pensadas nas experiências, em momentos memoráveis, motivacionais e com o intuito de integrar os grupos e eventos paralelos e promover conexões com os empresários locais.
Brinde - Escolhemos o café como brinde, por se tratar de um item que traz a memória afetiva, remete a encontros e boas conversas, que consequentemente levarão a bons negócios.
A tag que acompanhava o café trazia a seguinte frase: “Um bom café e bons negócios sempre andam juntos. A CNC está ao seu lado em todos os momentos.”
PDL – Deu início à atividade paralela, extra Complexo WTC.
A CNC, em parceria com a Universidade Nova School Business Economics (SBE) ofereceu, na semana que antecedeu a inauguração (17 a 19 de abril), uma imersão, a um grupo de 13 pessoas da Equipe técnica da CNC, do Sesc e do Senac, como parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores CNC- SESC- SENAC. A programação foi dividida em três pilares: Inovação; Business e Pessoas. Os participantes tiveram aulas de novos negócios, inovação e desenvolvimento de pessoas com professores e profissionais renomados de Portugal, realizando atividades dentro e fora da Sala de aula, vivenciaram visita técnica à empresas que são cases de sucesso em Portugal, como o Grupo Pingo Doce &GO.
Durante essa semana, além da formação, a equipe, assim como os gestores que estavam em outra frente na missão, se imbuíram na entrega de convites, pessoalmente, a empresários e em universidades, se apresentando e oportunizando contatos mais próximos com o público alvo.
•Convites - Ao distribuirmos os convites físicos, além do virtual, a adesão de participantes foi aumentando, prova da eficácia e importância das relações humanas no desenvolvimento de um evento.
•Espaço da inauguração – O WTC ainda está com alguns espaços em finalização de obra para entrega e, ao necessitarmos de um espaço maior houve necessidade de negociarmos a utilização do Bloco W como parte da experiência da inauguração. Esse bloco foi preparado para receber a primeira parte da Inauguração - a cerimônia de abertura, a Inauguração do Canal NewBrasil, a Recepção Regional com gastronomia, arte e cultura ativando as experiências sensoriais; Em um segundo momento, para inaugurar o espaço físico onde é o Escritório Internacional da CNC, o Bloco C, fizemos uma visitação guiada, dividindo o público em pequenos grupos. No caminho, de um bloco para o outro, utilizamos os tótens eletrônicos e leds existentes no complexo para a divulgação da Marca CNC com vídeos institucionais em looping.
• Ciclo de palestras – Essa ação paralela compôs a parte da tarde da programação do dia da Inauguração e aconteceu no Bloco C do Edifício onde é o Escritório da CNC; teve 60 participantes presentes e foi considerada a primeira atividade dentro do escritório internacional da entidade, logo após a cerimônia de abertura;
O ciclo de palestras foi com o intuito de juntar os interesses e objetivos da CNC, de forma estratégica para possibilitar a integração dos empresários a uma das maiores plataformas mundiais de negócios e investimentos e, ainda, oferecer conteúdo de altíssima qualidade, com um ecossistema de inovação e negócios de Portugal.
Os renomados palestrantes, representantes das empresas do comércio de bens, serviços e turismo Diogo Ivo Cruz - Invest Lisboa; Mariana Oliveira, da Rede de Hotéis Vila Galé; e Sérgio Machado - da Fundação José Saramago foram os responsáveis dessa grade da programação.
•Este evento contribuiu para o aquecimento hoteleiro em Lisboa, com a ocupação no Hotel Tivolli e outros hotéis próximos; contratou mão-de-obra local como recepcionistas, mestre de cerimônias, guia turístico; garçons; ajudantes de serviços gerais; agentes de viagem; teve reserva de grupos em restaurantes; promoveu reuniões no Hotel; locação e produção de materiais como banners; equipamentos audiovisuais; locação de microônibus; e um city tour; favorecendo o comércio e a economia local, gerando empregos temporários e intercâmbio cultural;
•Algumas atividades operacionais e de produção pré-evento:
- Fotografia e vídeo desde o Evento na Universidade;
- Visitas técnicas aos locais do evento e espaços alugados: cozinha na FIL de Lisboa; SUD Lisboa;
- Receptivos;
- Preparação dos brindes;
- Cerimonial;
- Traslados;
- e a finalização com o acompanhamento do retorno da delegação ao Brasil;
•Materiais produzidos para o evento:
- 5 banners, sendo 2 New Brasil e 3 CNC;
- Backdrop CNC;
- 4 placas CNC;
- Tickets maleiros ;
- 1 pack card cerimonial CNC com a escrita reservado;
- 1 pack card cerimonial CNC para apoio Mestre de Cerimônias;
- Etiquetas de malas;
- Diário de bordo com instruções aos participantes;
- Landing page do evento: CNC Lisboa (portaldocomercio.org.br)
Este evento se destacou por ter possibilitado a realização de múltiplas oportunidades de relações institucionais entre a CNC e steackholders;Primeira transmissão do canal New Brasil
A solenidade de Inauguração de Abertura do escritório internacional da CNC marcou o início das atividades do canal New Brasil, com transmissão via cabo, satélite ou streaming para assinantes de Portugal, Moçambique, Angola, Estados Unidos, Argentina, Chile e Uruguai. Além da programação ao vivo do BandNews TV, o canal oferece, na grade, diversos programas da Newco Pay TV, programadora de TV por assinatura, e especiais dos canais BandSports, Empreender, AgroMais, Terraviva, Arte1 e Sabor & Arte.
O presidente do Grupo Bandeirantes e da Newco Pay TV falou da importância do momento e apertou o botão, junto com o Presidente da CNC, que deu início à transmissão da emissora.
Superou as expectativas de público e presença de autoridades e imprensa, estava previsto para 70 pessoas e tivemos a participação de 174 pessoas, sendo inclusive, o maior evento realizado no WTC Lisboa, superando a própria inauguração do complexo.Algumas das empresas e órgãos presentes no evento: Câmara Brasil Portugal Inovação; Entidade Regional do Turismo de Lisboa; Imagine Lisbon; NewCoo TV; InMoveTech Solutions; Wholebeing Institute em Portugal e ETI ; Rádio França Internacional; Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira; Área Económica e Empresarial da Casa da América Latina; Conselho de Administração da Abreu Turismo; Hayman-Woodward; Will Marketing Comunicação Produção; Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal CCRL ; União das Associações de Comércio e Serviços; entre outros.
Teve como membros presentes na delegação, seus representados, diretores e um mix de participantes que auxiliarão no alcance do objetivo esperado que é a abertura de portas para o mercado europeu.