Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Pés na areia, mar sem lixo

Candidato: Sofitel Guarujá Jequitimar
Cliente: Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Empreendimentos para Eventos - Responsabilidade Ambiental

O Hotel Jequitimar Resort & Spa by Accor é um vetor de desenvolvimento da região em que está situado, em Guarujá, litoral de São Paulo. O resort tem ações voltadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além de participar de associações de iniciativa privada e conselhos sobre o tema. Um empreendimento em meio ao paraíso, cercado pelo mar e pela Mata Atlântica, em um dos biomas mais preservados do estado.
A visão do hotel é de transformar a vida de seus colaboradores, da natureza e dos moradores da região com práticas sustentáveis e ações que objetivam diminuir os impactos ambientais ao longo dos anos. Dados mostram que há R$ 23.400 de economia de gás mensal. Além de 71.825 pessoas impactadas pelas ações de educação ambiental junto ao Inmar, Ilha dos Arvoredos e Gremar. As ações ESG do hotel estão em alinhamento com os objetos planejados pelo resort desde a sua criação, há 16 anos atrás, porém, estão em constante crescimento com novos projetos por vir com foco em iniciativas relacionadas às metas ACCOR sobre o Food Waste, para a redução dos desperdícios de alimentos. Através do biodigestor estamos compilando os indicadores da nossa atual realidade, e assim realizando ações internas.

Vídeo

Galeria de Fotos

Assim que o hóspede chega ao resort, ele é apresentado ao padrão Jequitimar de atendimento e conscientização com condutas de educação ambiental que começam desde as crianças até os adultos, com o cultivo da horta orgânica, ações do GREMAR e INMAR. 

O Instituto GREMAR é de extrema valia ao hotel e para a comunidade, pois executa a catalogação de animais marinhos e silvestres da Mata Atlântica, além do monitoramento das praias da Baixada Santista (SP). 

Outro parceiro do hotel, o Instituto Nova Maré (INMAR), que atualmente faz parte do Pacto Global da ONU no país, com metas propostas pela Agenda 2030, aplica treinamentos e realiza palestras para colaboradores e hóspedes com a intenção de informar as pessoas sobre a preservação.

Já o Comitê Sustentabilidade, parte do ESG ambiental, participa de ações da Associação SOS Rio do Peixe, regional e situada no bairro Perequê, da qual tem como objetivo a preservação, conscientização e reabilitação da vida marinha e da fauna do rio e manguezal local. 

Galeria de Fotos

O empreendimento atingiu seu patamar atual com a construção de uma cultura sustentável e social na região onde está situado e busca constantemente soluções para amenizar o impacto ambiental e preservar o ecossistema, assim como, criar projetos de apoio à comunidade.

Isso se deve ao esforço e trabalho contínuo de toda equipe e parceiros da Baixada Santista que unem forças com o resort em prol do objetivo maior que é a conservação do Meio Ambiente.


Isso se deve ao esforço e trabalho contínuo de toda equipe e parceiros da Baixada Santista que unem forças com o resort em prol do objetivo maior que é a conservação do meio ambiente.

Ações como o desuso de plástico nas dependências do hotel, a grande economia de água e a não geração de esgoto lançado ao mar pelos emissários submarinos englobam uma série de medidas realizadas visando o crescimento profissional e humanitário de cada membro envolvido.

​​​Os resultados apresentados, como o reconhecimento das ações, com premiações, e o awareness na mídia, como na recente ocasião do Desfile de Moda Sustentável, reforçam o compromisso.

Galeria de Fotos

Por meio de uma análise de dados, foi constatado que em 2022, os resultados do projeto ‘Zero Efluentes’ trouxeram benefícios para a comunidade com menos 65 milhões de litros de efluentes lançados na natureza e economia de 40 milhões de litros de água que seriam retirados do ecossistema.

É importante destacar a economia anual de R$ 950 mil o que corresponde a 40% do total e mostra o impacto de adesão a essas práticas.

De acordo com dados do relatório de lixo reciclável do Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, em 2022 foram reciclados 690 litros de óleo, 3.973,900 gramas de vidro, 346.100 gramas de latas de alumínio e 361.647 gramas de lixo orgânico. A extensão do impacto dessas ações foi acima de 10% do investimento realizado pelo resort.

Além disso, o hotel é reconhecido como um vetor de desenvolvimento de pessoas no Guarujá e região. Ao todo 4.800 colaboradores temporários foram capacitados e formados, desde 2006.

Limpezas do manguezal, da praia, e o reconhecido Desfile de Moda Sustentável – que acontece desde 2010 são algumas atividades organizadas pela equipe do Jequitimar.

Galeria de Fotos