Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: um.a diversidade criativa

Candidato: um.a #diversidadecriativa
Cliente: ABRH-SP - Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional SP
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Diversidade

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Diversidade

Fomos convidados pela ABRH-SP para letrar, educar e preparar o time de pessoas executivas e influentes da Associação, que iriam realizar e conduzir o 10º Fórum de Inclusão da Diversidade, promovido por eles.

Como ferramenta poderosa para a conclusão desta missão, oferecemos o uso de um projeto proprietário que traduz a cultura e os valores da própria Agência um.a: o MDI - Mestre em Diversidade Inclusiva, programa de capacitação que inspira profissionais a se tornarem agentes ativos de transformação. 

O MDI promove o acesso a uma rede de contatos com pessoas e empresas ligadas à diversidade e inclusão, e para este projeto na ABRH não foi diferente. 

Por meio de uma jornada EAD de 08 horas, dividida em 03 encontros online, abordamos a cultura inclusiva, os grupos de identidade e as ações afirmativas de transformação, a partir das mais modernas e interativas metodologias de ensino para pessoas adultas.

Todo o conteúdo ministrado foi desenvolvido a partir de orientação e mentoria de protagonistas e especialistas dos cinco principais grupos de afinidades que buscamos incluir nas empresas: Multigerações, Gênero, Negros, PcD (pessoas com deficiência) e LGBTQIAPN+.

Além disso, oferecemos 07 horas de conteúdo extra, para que as pessoas participantes pudessem se aprofundar nos temas de maior interesse.

Outra iniciativa incrível do MDI é que para cada participante pagante da ABRH-SP no programa, uma pessoa dos grupos minorizados foi treinada de forma gratuita.

Letrar, educar e preparar o time de pessoas executivas e influentes da ABRH-SP para a realização e condução do 10º Fórum de Inclusão da Diversidade promovido pela Associação; garantir que as mensagens ou informações da organização estivessem alinhadas e em sintonia com as melhores práticas do mercado; proteger a ABRH-SP e todos os seus associados, conectando os respectivos profissionais à cultura diversa das pessoas que representam o mercado.



____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Além do uso do MDI para a transformação dos profissionais e stakeholders da ABRH-SP, iniciativa que promove um legado positivo a todos os participantes, sugerimos ações para impactar os convidados do 10º Fórum de Inclusão da Diversidade em momentos oportunos.



Propusemos um staff inclusivo completo (não apenas na Recepção/Credenciamento do evento): em várias áreas de construção e entrega, contratamos PcDs; mulheres e homens trans; pessoas 50+; pessoas pretas. Com isso, trouxemos mais diversidade ao evento da ABRH e, para as pessoas envolvidas, mais oportunidades de trabalho.  

Também instituímos o uso do selo Resíduo Zero, que destinou para reciclagem os insumos descartados no 10º Fórum de Inclusão da Diversidade, direcionando-os para cooperativas cadastradas no Município de São Paulo.



E como a um.a se preocupa com o entorno dos espaços onde seus projetos são realizados, utilizamos fornecedores locais para o incremento do A&B oficial do evento, além de distribuir gifts e materiais de trabalho produzidos por ONGs e associações que defendem causas nas quais acreditamos: sustentabilidade, diversidade e empoderamento.

Conseguimos proteger os profissionais da ABRH-SP a partir de rodas de conversa e dinâmicas sobre as melhores práticas de cultura corporativa, grupos de identidade e ações afirmativas de transformação, tudo com foco em transformar a empresa em um local mais diverso e inclusivo para todas as pessoas. 



Fizemos com que as pessoas protagonistas legítimas da diversidade estivessem presentes no 10º Fórum de Inclusão da Diversidade, não só como staff de produção, mas também nos roteiros, estratégias e no palco, como mestres de cerimônias, moderadores e palestrantes.



A partir da capacitação do MDI, o evento foi criado com painéis diversos, e uma comunicação neutra e inclusiva, considerando imagens, textos e vídeos.

Também reforçamos as preocupações com as boas práticas de ESG, já tão respeitadas e consideradas pela ABRH-SP.  Todo o evento foi pensado para causar o menor impacto possível ao meio ambiente.



Como legado, além de incentivarmos atitudes e locais de trabalho mais equânimes e acolhedores, levamos o conhecimento transmitido aos participantes do MDI para as universidades e comunidades periféricas de São Paulo gratuitamente, através do próprio programa. 



Por fim, foi estabelecido um vínculo constante - liderado pela nossa Coordenadora de Diversidade e Inclusão, Samanta Lopes -, que segue em curso com a sociedade e as comunidades.