Considerando os objetivos do briefing, iniciamos nosso planejamento com o desenvolvimento do conceito criativo do evento:
“O agro é um grande setor que impacta toda a sociedade. Nesta dinâmica, podemos direcionar o foco a uma visão que priorize a liderança, para conduzir estratégias que retornem os melhores resultados; a inclusão, para garantir a integração e diversidade de pessoas; e a equidade, para assegurar as mesmas oportunidades de acesso. Com união, podemos levar o agro a novos horizontes.” A tagline “Unidos pelo desenvolvimento do agro” traduziu de forma direta toda a mensagem do evento.
Para a key visual, criamos a peça-chave da comunicação ressaltando os pontos principais do conceito de maneira moderna, ilustrando com as imagens os pilares de liderança, equidade, a representatividade feminina e a identificação com o agro. A paleta de cores terrosa e neutra, ao mesmo tempo, proporcionava essa identificação com o campo, a terra e a natureza. Os grafismos simbolizam o encontro, as conexões e o desenvolvimento.
O pré-evento contou com disparo de comunicações e uma landing page. Na página, os participantes tinham acesso ao formulário de cadastro, mapa virtual, programação e demais informações necessárias.
Já durante o evento, o credenciamento aconteceu com a facilitação de um sistema ágil com 20 totens de autoatendimento com QR-Code, enviado por e-mail aos cadastrados no site, além da presença de mais 15 recepcionistas para assistência.
Para entregar a melhor experiência, criamos um storytelling para o encontro dentro da jornada do evento, considerando todos os pilares detalhados no briefing.
- ETAPA 1 – A jornada começa
O início da jornada do participante aconteceu na recepção, onde os participantes tiveram o primeiro contato com a KV e conceito do evento. Na recepção das caravanas, tivemos apresentações artísticas, como uma bateria de escola de samba e música sertaneja.
- ETAPA 2 – Autoconhecimento é a chave para a liderança
Continuando o caminho, os participantes se deparavam com uma ativação com QR Code que fazia menção a um dos pilares do evento, a liderança. Aliando o caráter humano e estimulando a curiosidade dos visitantes, eles serão convidados a descobrir qual é o tipo de líder compatível com seu perfil em um teste de personalidade.
- ETAPA 3 – Siga pelo seu caminho
Na passagem após a Etapa 2, cada uma das portas simbolizava um tipo diferente de líder, identificadas com cada uma das 04 categorias, de acordo com o resultado do teste feito na ativação anterior: “Líder realizador”; “Líder comunicador”; “Líder planejador”; “Líder analista”. Desta forma, eles avançaram na jornada pelo caminho sinalizado que corresponde ao seu perfil, trazendo a mensagem de que devem seguir por onde ele se identifica.
- ETAPA 4 – Elas fazem o agro acontecer
O percurso continuava com um espaço personalizado para o público feminino, apresentando histórias inspiradoras de mulheres do agro, junto a um painel instagramável. O pilar de inclusão do evento ganhou o devido destaque, revelando a importância de valorizar a diversidade em todos os espaços, inclusive no agro.
- ETAPA 5 – Um agro para todos
A próxima parada apresentava obras de arte, com diferentes interpretações, sob perspectivas variadas. A letra-caixa que formava a palavra “equidade” revelava então o outro pilar do evento: apesar de cada letra apresentar um tamanho diferente, todas elas alcançavam a mesma altura.
- ETAPA 6 – O futuro da nossa história
Através de um painel curvo 3D, os participantes tiveram contato com um instagramável de impacto. O cenário contou com diferentes culturas do agro e árvores, fazendo menção à harmonia com a natureza e à forma de construir o agro com um olhar voltado à sustentabilidade. O formato de pergaminho que se desenrolava simbolizava a projeção do futuro através da história sendo escrita pelos líderes.
- ETAPA 7 – A conexão final
O túnel imersivo, última etapa antes da plenária, foi a ponte que simbolizava a conexão final da jornada percorrida pelos participantes. Em uma ativação sensorial, com efeitos visuais e sonoros, os conteúdos do ambiente reforçavam todos os conceitos vistos durante o percurso, indicando a chegada ao auditório: o destino é o conhecimento.
Simultaneamente às etapas da jornada, constavam as seguintes áreas no espaço:
- Data Wall
03 painéis Data Wall foram montados no corredor de acesso ao restaurante, sendo uma ativação com a qual as pessoas puderam interagir durante o acesso ao almoço. Com esses painéis, conseguimos adquirir dados relevantes utilizados no pós-evento.
- Espaços 360º
Através da KV e recursos gráficos, o conceito institucional foi reforçado durante a jornada.
- Cabine de gravação
A cabine de gravação do podcast contava com uma parede de vidro, pela qual os participantes podiam ver de perto como funcionava um pequeno estúdio.
Enquanto isso, a programação aconteceu durante o dia todo, levando conteúdo qualificado do setor agropecuário com palestras técnicas, além de muito entretenimento. A organização da agenda contou com:
- Recepção das caravanas com café da manhã;
- Boas-vindas na plenária com vídeo institucional;
- Abertura com os representantes das instituições;
- Palestra magna - Marcos Fava Neves (Doutor Agro) – Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), e comentarista da CNN Brasil;
- Apresentações do Programa de Sustentabilidade Sindical e Liderança;
- Apresentação da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, que trouxe uma síntese de sua atuação e promovendo a participação do público feminino no campo, em posição de protagonismo.
- Palestra e pocket-show de Léo Chaves – Cantor, escritor, CEO da EAI Educa e fundador do Instituto Hortense;
- Almoço;
- Palestra - Camila Teles – Produtora rural especializada em relações públicas e em marketing estratégico;
- Encerramento com show exclusivo da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba.