Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Convenção de Franqueados Multimarcas Grupo Boticário 2022

Candidato: So What Comunicação
Cliente: Grupo Boticário
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional

TROFÉU GRUPO PLENO
Convenção Nacional

A Convenção de Franqueados é um evento anual dentro do Grupo Boticário. Podemos dizer que é o evento mais estratégico, onde nosso cliente reúne os franqueados de todo o Brasil para celebrar as suas potências como ecossistema, potencializar o senso de protagonismo e pertencimento e apresentar estratégias e lançamentos relevantes ao negócio.

Porém, com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, o evento havia se tornado remoto por três anos.

Para 2022, o Grupo tinha um novo objetivo: inaugurar o formato híbrido e  transformá-lo em multimarcas. Um desafio grande que aumentava as expectativas desse reencontro.

Nossos principais KPIs de sucesso eram:

Engajamento presencial 
+1200 participantes entre indústria e franqueados 

Engajamento online
+ 950 acessos na plataforma do evento (franqueados e time interno) 
+ 2.300 acessos via youtube (média/dia) - acesso de equipe interna 
KPI de engajamento online e de tornar o evento híbrido alcançado com sucesso. Pela primeira vez o conteúdo foi abrangente e conseguiu chegar a um público muito maior, quebrando a barreira geográfica.

Vídeo

Percentual de satisfação                                                            

94% de satisfação geral, crescimento de 10 P.P na satisfação geral do evento Vs evento presencial de 2019



Engajamento na jornada flexível de experiências com produtos e temas de negócio 

95% dos franqueados presentes no evento participaram de todas as experiências, +300 atendimentos nos espaços de make e hair onde o público pode conhecer e testar os lançamentos.                                 



Nossos principais KPIs de sucesso eram:



  • Engajamento presencial 

  • Engajamento online

  • Percentual de satisfação 



Muito além de engajar, o nosso objetivo era criar um sentimento de pertencimento e protagonismo entre os franqueados.  Mostrar que eles são parte fundamental para o funcionamento perfeito do ecossistema.                    



Nosso planejamento foi baseado em um formato onde o franqueado deixasse de ser um mero expectador e pudesse criar sua própria jornada.



Misturado entre o formato conference e festval.







 

Múltiplas ativações e experiências aconteceram simultaneamente na 1°convenção multimarca no formato híbrido. Tudo isso faz com que o poder da curadoria da jornada esteja na mão da audiência e não na mão dos organizadores do evento. Além de ser transmitido online para o público que acompanhou via streaming.



Iniciamos com a criação do conceito, pois sabíamos que ele se tornaria um farol para guiar todos os seguintes passos da nossa convenção. Com um conceito claro, conference e festval, assinado pelo moot #JuntosConstruimos descemos todas as ideias pautadas pelos pilares: Inovação, celebração, reconexão, pautas objetivas, experiências outdoor e indoor, diversidade e sustentabilidade. 



Como pano de fundo do nosso evento criamos o moot  #JuntosConstruimos, um tema que foi a base de todas as ações criadas para a comunicação do franqueado durante o ano de 2022 e que se materializou no evento físico.



#JuntosConstruimos se tornou muito mais do que um conceito, mas um verdadeiro movimento entre nossas marcas e seus franqueados. Uma forma de fortalecer esse relacionamento. Juntos, isso se tornou mais do que uma interação, mas uma construção entre dois grupos.



Durante todo o planejamento do projeto, uma das nossas preocupações foi do compromisso com a sustentabilidade. Pensando nisso, era mandatório a utilização de mão de obra local. Sendo assim, fizemos uma vasta pesquisa e utilizamos parceiros de ceno e técnica de salvador além de uma equipe de serviços que foi 90% da região. 



Outro ponto de destaque quando falamos em sustentabilidade, foi o trabalho realizado em conjunto com a  Boomerang Soluções Ambientais em eventos.

A convenção foi um sucesso e batemos todos os KPIs desenhados no ínicio do projeto:



Engajamento presencial 

+1200 participantes entre indústria e franqueados



Engajamento online

+ 950 acessos na plataforma do evento (franqueados e time interno) 

+ 2.300 acessos via youtube (média/dia) - acesso de equipe interna 

KPI de engajamento online e de tornar o evento híbrido alcançado com sucesso. Pela primeira vez o conteúdo foi abrangente e conseguiu chegar a um público muito maior, quebrando a barreira geográfica. 



Percentual de satisfação 

94% de satisfação geral

crescimento de 10 P.P na satisfação geral do evento Vs evento presencial de 2019



Engajamento na jornada flexível de experiências com produtos e temas de negócio 

95% dos franqueados presentes no evento participaram de todas as experiências

+300 atendimentos nos espaços de make e hair onde o público pode conhecer e testar os lançamentos



No viés de sustentabilidade tivemos resultados claros: Foram analisados 63 itens, abrangendo as áreas de Comunicação, Cadeia de Fornecedores,Alimentação, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Energia, Gestão de RecursosHídricos, Transportes, Responsabilidade Social e Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa.



O evento obteve uma pontuação total de 41 pontos (dentre 55 possíveis), o que representa 75% das metas atingidas.



Junto com o mesmo parceiro, foram realizados 2 relatórios anteriores, 2018 e 2019, e seus resultados serviram de base para que o presente relatório pudesse fazer análises comparativas a fim de avaliar a evolução das tratativas dadas aos assuntos abordados.



Em 2018, o resultado dos indicadores foi de 52% e em 2019 alcançou 65%.



Vale destacar que para a execução das experiências outdoor fizemos uma operação com as de grandes festivais. Nos dias programados para as montagens tivemos um acúmulo grande de chuvas na região e tivemos que dobrar a operação para que tudo saísse como o planejado, além disso, criamos um comitê diário de plano chuva onde nossa equipe de serviços fazia o mapeamento e distribuição de capas e guarda-chuvas dia a dia.