Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Convenção de Vendas Bauducco 2022

Kv do Evento

Candidato: Renase
Cliente: Bauducco
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional

TROFÉU GRUPO PLENO
Convenção Nacional

Bauducco & Cia Ltda é uma empresa de alimentação brasileira com o CEO (2017) Miguel C. Cavalcanti, após a aquisição de outras empresas do setor alimentício, com o intuito de desvincular a marca Bauducco da empresa em si.

A empresa acopla a logomarca Bauducco (panetones, biscoitos, wafers, torradas e bolos) com a Visconti (panetones), além da Tommy (panetones) e da Fritex, marca segmentado nos gêneros de batatas fritas e extrusados. A empresa emprega cerca de 1,3 mil pessoas em Guarulhos e outras 2,7 mil em outros municípios do país.

Em janeiro de 2008 o fabricante norte-americano de chocolates Hershey's e a Pandurata anunciaram um joint venture no Brasil. O acordo, de duração de pelo menos três anos, deu à Jervine S.A. (uma sociedade de investimentos e participações da família Bauducco) 49% das ações da subsidiária brasileira da Hershey's, a Hershey do Brasil Ltda. Em troca os mais de 130 mil pontos de venda da Bauducco são abastecidos com chocolates da Hershey's.

Fundada em 1952 pelo imigrante italiano Carlo Bauducco (Turim, 1906-São Paulo, 1972), a empresa resumia-se, no início, a uma pequena doceria no bairro do Brás, em São Paulo. Cerca de dez anos depois, a Bauducco deu o seu primeiro grande salto, com a inauguração da fábrica na cidade de Guarulhos, e o início da produção industrial do "Panettone Bauducco". A empresa conta atualmente com três unidades industriais localizadas em Guarulhos (SP) e uma em Extrema (MG). Atualmente, a Bauducco comercializa mais de cem produtos, exportando para vários países.

Vídeo

A convenção da Bauducco em maio de 2022 não apenas celebrou resultados e preparou a equipe para superar as metas de Natal e final de ano, mas também enfrentou um desafio adicional. Nesse ano, a Bauducco comemorou seu 70º aniversário e, para marcar a ocasião, havia lançado recentemente uma nova cultura inspirada nos valores e propósito da marca e de sua equipe. O objetivo era criar algo grandioso que enfatizasse a importância da marca, valorizasse a história da empresa ao longo de todos esses anos e marcasse o retorno das atividades presenciais da equipe de vendas após a pandemia.

 

Para atender a essa expectativa, a Renase propôs proporcionar ao público uma experiência de show de auditório autêntica, com Adriane Galisteu como apresentadora e a banda Planet Vox responsável pela trilha sonora e interações com a apresentadora e os outros palestrantes. Dessa forma, a programação foi estruturada em blocos temáticos, representando as "Grandes Coisas", e cada apresentação dentro desses blocos tornou-se um segmento desse espetáculo único, com músicas e paródias especialmente elaboradas, como "Eu só quero Chocobiscuit" e o hino "Acorda galera, Que aqui é só Bauducco, Vem de 5Bs, Jeito Bauducco de Ser...", contando com um roteiro detalhado que guiou cada momento, incluindo interações com a banda, desfiles, vídeos e jogos de luzes e vídeos que aproveitaram toda a infraestrutura técnica disponível.

 

Além disso, a festa de celebração dos 70 anos foi planejada como um evento separado da plenária, concedendo-lhe o destaque merecido e prestando uma homenagem aos colaboradores e acionistas, ou seja, à família Bauducco.

 

Todo esse empreendimento foi executado por uma equipe sênior e experiente, incluindo um planner, diretor artístico, roteirista, diretor de arte, redator e dois coordenadores sêniores, além de uma equipe de supervisão para garantir a execução completa do projeto.

 

A seguir, apresentamos a agenda detalhada do evento:

1º Dia

12h: Chegada dos participantes para almoço no hotel;

14h: Sessão de abertura em plenária;

14h às 15h: Abertura - "O Jeito Bauducco de Ser" - Andrea Martini;

15h às 16h30: Iniciativas da 1ª Grande Coisa - "Contemporaneização da Marca e Portfólio" - André Britto (Marca + Paulo Cardamone + D2C);

16h30 às 16h45: Intervalo;

16h45 às 18h30: Continuação das Iniciativas da 1ª Grande Coisa - "Contemporaneização das Categorias";

19h: Happy Hour + Jantar + Samba. 

2º Dia

 

8h30: Sessão de abertura em plenária;

8h30 às 10h30: Iniciativas da 2ª Grande Coisa - "Qualificação da Performance Comercial" - William + Stefano;

10h30 às 10h45: Intervalo;

10h45 às 12h30: Iniciativas da 3ª Grande Coisa - "Disciplinando Gestão de Custos e Pessoas" - Paulo Arruda + Paulo Andrade + Daniella Alledo;

12h30: Almoço;

14h: Sessão de encerramento em plenária;

14h às 15h30: Apresentação dos "5Bs" (Valores) - Palestrante;

15h30 às 16h: Encerramento da Convenção - Andrea Martini;

15h30 às 19h30: Tempo livre;

Saída do hotel: 19h30 às 20h30 para o local do evento;

21h: Início da festa;

21h: Vídeo especial de 70 anos;

21h15: Agradecimento com a família Bauducco;

21h30: Jantar (20% sentado / 80% em pé);

22h30: Distribuição de Panetones de 10 kg e brinde;

22h45: Show da MEGA BANDA. 

3º Dia

 

10h: Café da manhã;

Checkout - Saída de todos para seus destinos.

O conceito escolhido foi "O Jeito Bauducco de Ser", uma estratégia para marcar o primeiro evento de lançamento da nova cultura da Bauducco, juntamente com seu novo propósito, as "3 Grandes Coisas" e seus valores fundamentais. Aproveitando que a própria Renase gerenciou toda a logística, incluindo o transporte aéreo e terrestre com o conforto e segurança que a agência é conhecida por proporcionar, o público foi envolvido desde o pré-evento por meio de uma plataforma completa para uma comunicação eficaz de todas as informações necessárias para uma experiência de transferência ainda melhor. Desde a agenda até os detalhes do hotel, dicas, transporte aéreo, transferências, atividades extras e uma novidade: a opção de escolher o colega de quarto. Esses detalhes foram gradualmente revelados por meio de teasers, estimulando o engajamento e aguçando a curiosidade de todos os participantes.

 

A escolha do hotel também foi deliberadamente planejada para aprimorar essa experiência. O Novotel Itu Golf & Resort foi selecionado por permitir um fechamento exclusivo para o evento, possibilitando a realização de diversas atividades em todo o local sem restrições impostas por outros hóspedes. Como resultado, todo o hotel foi personalizado para incorporar a identidade visual da Bauducco:

 

O estacionamento contava com um blimp de 3,5 metros de diâmetro com o logotipo do evento;

O foyer, local de chegada dos participantes, apresentava um balcão de credenciamento e um backdrop de 8 metros, onde promotores com camisetas do evento recepcionavam os participantes e forneciam kits de boas-vindas contendo brindes e crachás. Dois pontos instagramáveis foram instalados: uma letra caixa de 1,5 metros e um cenário com gigantografias;

A área de lazer do resort foi invadida pelo "Jeito Bauducco de Ser", com a piscina adornada por mockups infláveis dos produtos, bares e restaurantes decorados com elementos visuais, como mobiles e totens de sinalização personalizados;

No exterior, uma réplica da cozinha Bauducco foi criada, um espaço que também existe na sede da empresa.A plenária merece um destaque especial. Começando pela grandiosidade do painel de LED de 38 x 4 metros, que apresentava uma curvatura abraçando o público. Três faixas de LED sobrepostas foram instaladas: a primeira com 30x0,50m, a segunda com 25x0,50m e a terceira com 20x0,50m. No centro da sala, uma letra caixa de 1,5m em formato de "B" vermelho com branco foi pendurada no teto, dominando uma lateral da sala. Além disso, duas passarelas avançavam entre o público, permitindo que a mestra de cerimônias e os apresentadores se aproximassem dos mais de 600 presentes.



O cuidado com o conteúdo também foi uma característica marcante. Todo o conteúdo foi planejado para ocupar a tela completamente, com backgrounds, vinhetas, vídeos e apresentações que não apenas evoluíram em relação à convenção anterior da marca, que utilizava uma abordagem de tela dividida, mas também elevou o nível de apresentação para um novo patamar. A mestra de cerimônias, Adriane Galisteu, empregou todo o seu talento, engajando o público, coordenando caravanas, regionais e interagindo com a banda. Todas as apresentações foram pontuadas por momentos coreografados com efeitos de luz, áudio da banda e vídeos. O ápice da plenária foi a apresentação de marketing, com trilhas sonoras sob medida, desfiles para lançamento de produtos, mensagens de vídeo de figuras notáveis e interações divertidas com o público.



Se o foco na plenária foi "O Jeito Bauducco de Ser", na festa o destaque foi para os 70 anos da marca. Uma comunicação exclusiva para a ocasião foi elaborada, incluindo um selo de 70 anos. Um espaço externo próximo ao hotel - A ANZU - foi escolhido para a celebração, oferecendo um local amplo e adequado para festividades. A entrada contava com um túnel de LED, enquanto atores vestidos com roupas coloniais recepcionavam os convidados nas cores vermelho e amarelo. O local incluía um painel com a linha do tempo da Bauducco, que contava a história da marca de 1952 a 2022.



Dentro do espaço, mais dois pontos instagramáveis foram criados: um enorme panetone inflável de 2,5 metros de altura e um ambiente com paredes douradas decoradas com logos para tirar fotos em 360 graus. O ápice da noite foi o momento do "Parabéns", com atores apresentando uma performance artística enquanto levavam um bolo até o camarote onde a família Bauducco estava. Um vídeo que mostrou a evolução das embalagens de panetone da Bauducco de 1952 até o design mais moderno de 2022 foi exibido no telão, seguido por discursos dos familiares e um brinde emocionante aos 70 anos da marca. A festa continuou com a atuação da mega banda, agitando a celebração por mais de três horas e celebrando o reencontro da equipe.

Galeria de Fotos

Nossa avaliação de retorno deriva de uma abrangente pesquisa de satisfação realizada por meio da plataforma que disponibilizamos. Através dessa pesquisa, constatou-se não apenas o alcance, mas também a superação dos objetivos do evento.

 

A maioria dos participantes expressou aprovação abrangente em relação à convenção, refletida na nota média de 9,7, que ressalta a aceitação geral do evento. Essa alta avaliação decorre da otimização do tempo e da eficaz apresentação dos tópicos abordados. Nos comentários espontâneos, diversas menções destacaram a qualidade do conteúdo, considerando-o enriquecedor, leve e envolvente. Além disso, as apresentações foram dinâmicas e estimulantes.

Portanto, o evento proporcionou um novo marco no ambiente corporativo para os colaboradores da empresa, incentivando a motivação, o senso de pertencimento à equipe e ao trabalho. Como resultado, observamos conquistas derivadas de uma equipe que se sentiu acolhida e preparada para enfrentar novos desafios.



De maneira geral, podemos afirmar que este evento foi um sucesso, permeado por um toque de glamour. O que conseguimos alcançar por meio desta elaborada produção foi um elevado engajamento dos convidados com os palestrantes e representantes, permitindo a troca de experiências e conhecimentos.



Vale a pena destacar alguns números relevantes que também foram compartilhados: foram registradas mais de 400 mensagens durante as apresentações através do Web App, além de mais de 1.000 postagens nas redes sociais, gerando mais de 3.000 interações entre curtidas, comentários, entre outros.



Um dos desafios significativos que enfrentamos durante o evento foi a nossa responsabilidade com a sustentabilidade. Diante disso, diversos elementos foram manejados de maneira mais consciente: a cenografia utilizou exclusivamente madeira de reflorestamento; as lonas utilizadas foram doadas a uma cooperativa que produz bolsas; calculamos e compensamos a pegada de carbono gerada pelo evento; durante as atividades, fornecemos copos reutilizáveis aos participantes, que foram empregados ao longo de toda a programação; por fim, os crachás foram coletados e destinados à reciclagem.