Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Posicionamento Estratégico Magalu

Posicionamento Estratégico Magalu

Candidato: Magalu
Cliente: Magazine Luiza S/A
Segmento: Cliente Final
Categoria: Convenção Nacional | Clientes

TROFÉU BUSINESS EVENTOS & SERVIÇOS
Convenção Nacional | Clientes

FICHA TÉCNICA
Evento:
Posicionamento Estratégico Magalu
Segmento: Varejo
Cidade de realização: São Paulo/SP
Espaço para Eventos: Royal Palm Hall
Data de início da realização: 28/03/2023
Data de encerramento da realização: 29/03/2023
Número aproximado de público total: 3.000

O Magazine Luiza surgiu do sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo. Assim surgia o Magazine Luiza. Inovação e comunicação transparente sempre nortearam os princípios da Companhia, sendo uma empresa orientada por ciclos de desenvolvimento.

Após concluir ciclos como a expansão pelo interior, entrada em São Paulo, consolidação como uma grande marca varejista brasileira, busca por escala e abrangência e transformação digital, em 2019 surgiu o ciclo do Magalu de se posicionar como uma plataforma digital de varejo, um ecossistema que contribui para que milhares de outros negócios ingressem no universo das transações virtuais. Neste ciclo, cinco pilares sustentam os negócios do Magalu - crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace, e o Magalu ao seu Serviço (ou Magalu as a Service).

Com o crescimento exponencial da companhia, a mesma acabou perdendo agilidade em alguns processos do dia-a-dia, gerando assim etapas burocráticas para resoluções de tarefas. Com isso surgiu o tema do ano o Simplifica tendo como primeira grande ação da companhia para disseminar o tema a convenção nacional para todas as lideranças da companhia. 

Vídeo

Galeria de Fotos

O Magalu realiza semestralmente o evento “Posicionamento Estratégico”, onde todos os líderes da empresa participam (gerentes, diretores e coordenadores de campo). O evento Simplifica teve como focos principais apresentar as estratégias do ano, preparar as equipes para o objetivo, e reconhecer as conquistas dos últimos meses. Com este evento foi possível direcionar os pilares do ano que visam Rentabilizar, Diversificar e Plataformizar.



O evento ocorreu de forma híbrida com aproximadamente 1000 pessoas presencialmente e 2000 pessoas online, reunidas regionalmente em mais de 45 pontos pelo Brasil.



Toda a comunicação do evento foi feita por meio da rede social interna, “Workplace”. Para a divulgação deste evento contemplamos a criação de algumas peças de divulgação como: Save the date, agenda, programação do evento, manual de boas práticas e os links de acesso para a transmissão pelo zoom para que todos pudessem participar da plateia virtual, em 45 pontos pelo Brasil.

ABERTURA



          Tivemos uma abertura extra-sensorial, onde a plateia presente e as pessoas que estavam online, tiveram uma experiência única e vibrante.Tudo isso feito de uma forma muito simples paras que os participantes já vivenciassem a simplicidade em todas as ações do evento, desde abertura 



Na abertura do evento foi realizada uma apresentação artística com dançarinos, harpa elétrica e todos tinham pulseiras de led semelhantes ao show da banda Coldplay, que faziam os participantes fazerem parte da abertura. No fim tínhamos um vídeo conceitual sobre o tema e encerrando a abertura. 

AGENDAS – PRIMEIRO DIA



No início das agendas, tivemos a participação do CEO da empresa – Frederico Trajano – dando o tom de todo o evento e as diretrizes da empresa durante o ano de 2023, tendo como premissas os drivers estratégicos do tema Simplifica.



Após, tivemos vários palestrantes renomados finalizando com a atual presidente do conselho, Luiza Helena Trajano.

PREMIAÇÕES



Para encerrar o dia, foram realizadas as premiações anuais dos Profissionais do Ano e do  Prêmio Luiza Helena. Com coquetel e show da cantora Luciana Mello.



Os premiados como Profissionais do Ano foram definidos em um comitê por se destacarem em suas áreas durante o ano. 



O prêmio Luiza Helena contempla o gerente de loja da empresa com o melhor resultado global no ano anterior, baseado no atingimento de todas as metas com excelência. Todos os gerentes de lojas são elegíveis a concorrer ao prêmio. A premiação é um troféu, um valor em dinheiro e uma viagem com toda a família.

AGENDAS – SEGUNDO DIA



O segundo dia de evento iniciou com o processamento do dia anterior e durante a manhã, tivemos a agenda dos Vices Presidentes – Fabrício Garcia, Eduardo Galanternick e André Fatala - demonstrando as metas e ações da empresa para atingimento destes objetivos no ano.



No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos para a realização de oficinas de acordo com a sua área de negócio. Este momento foi importante para debater questões técnicas da empresa, voltada ao dia a dia dos colaboradores.



Para finalizar o evento, foi realizada a agenda da equipe de operações e marketing, trazendo as estratégias de venda e campanhas de marketing. Nesse período tivemos também a premiação final de incentivo de 2022, em que os colaboradores ganharam carros por seus resultados.

DESAFIOS 



O desafio principal era de gerar a mesma experiência e o calor humano das mil pessoas presentes e para as duas mil pessoas online, espalhadas pelo Brasil. 



No evento presencial contamos com uma estrutura de painel de LED de 276m², sendo 30x06 no meio e 08x06 nas laterais do palco, com estrutura para transmissão e gravação do evento, além de cenografia que incluía frases e pensamentos sobre o tema. Com isso, tivemos um desafio de levar a mesma estrutura e ambientação para os 45 pontos regionalizados respeitando os espaços e cultura local. Para isso fechamos estruturas pockets semelhantes ao evento principal 

POR QUE ACREDITAMOS QUE SOMOS DIFERENTES?



O Posicionamento Estratégico de 2023 foi a maior convenção presencial realizada pós pandemia, resgatando alguns dos pilares mais fortes da nossa cultura, que é o calor humano e gente que gosta de gente. 



Todas as atividades propostas tiveram como base a temática do evento, Simplifica Magalu.



O evento foi uma oportunidade única de reunir todas as lideranças da empresa, aproveitando este momento importante para valorizar, integrar, alinhar e preparar todos para as ações e campanhas de endomarketing e estratégia anual da companhia.

Com a entrega toda como o planejado, fica a satisfação de realizar uma convenção híbrida, com interação, podendo sentir a positiva resposta do público. A satisfação fica ainda maior ao ver que fizemos parte de um evento de  grande porte pós pandemia, sendo assim, um momento especial e de transformação. 



O objetivo de transmitir toda a energia de um evento presencial, mesmo híbrido , sem deixar de fortalecer o desenvolvimento dos negócios e ainda preparar toda a equipe com informações sobre o ecossistema Magalu, foi atingido, gerando assim motivação e entusiasmo para encarar um ano cheio de desafios no varejo. 



Além disso, por meio da avaliação de reação disponibilizada ao final do evento, foi possível avaliar que o evento atingiu notas 10 e 9 em mais de 83% e mais de 98% de notas acima de 7. Alguns comentários como: “Ficou muito forte a simplificação que a empresa está propondo, vai ajudar muito”, “O quanto a empresa é sólida e valoriza os funcionários. Estou energizada.” e “Excelente organização e local.” mostra que todo o esforço para a entrega do maior evento da empresa até o momento, foi recompensado com a satisfação e reconhecimento dos participantes.