Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Planning Week 2023 John Deere

Candidato: Agência Esfera
Cliente: John Deere do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Internacional

TROFÉU GRUPO PLENO
Convenção Internacional

A Agência Esfera atua no ramo de eventos corporativos há 24 anos. Localizada em Curitiba – PR, acumula experiência com os mais diversos tipos de eventos, trabalhando em parceria com os setores público e privado.

A cada entrega, mantemos contato com o cliente de maneira próxima, durante todas as etapas do processo. É assim que conseguimos compreender suas necessidades e demandas, a partir de um diagnóstico assertivo. 

Com um estudo detalhado de cada público envolvido, traçamos um planejamento estratégico que todos sejam parte fundamental do evento, convidando-os a viver plenamente a experiência e transmitindo fielmente a mensagem proposta por nossos clientes.

Desta forma, nos apoiamos em diversas ferramentas e técnicas para que nossos projetos sejam, de fato, marcantes – afinal, eventos são para marcar. Para isso, contamos com uma equipe altamente especializada, que atua de acordo com suas habilidades e competências em cada fase do trabalho.

Um dos indicadores dos quais mais nos orgulhamos diz respeito ao relacionamento com nossos clientes e fornecedores. Através da excelência na entrega, firmamos parcerias sólidas e permanentes ao longo do tempo. E, de outro lado, temos a conquista de novos clientes, demonstrando todo o diferencial encantador que somos capazes de proporcionar: somos 360.

Em 2023, recebemos o desafio de produzir a Planning Week, da John Deere Brasil.

Vídeo

A cada ano, a John Deere realiza sua tão aguardada Planning Week, um evento que reúne as concessionárias e a liderança da fábrica em uma semana intensa de planejamento estratégico e gestão.



O encontro acontece sempre para definir objetivos e estratégias do ano que está por vir. No dia a dia, a John Deere (e, por consequência, suas concessionárias), precisa estar sempre pronta para gerar valor e maior produtividade com as melhores soluções aos seus clientes.



Assim, o evento sempre demanda conteúdo denso e, ao mesmo tempo, entretenimento e ativações dignas da exclusividade do encontro.



Além de gerenciar meticulosamente a logística do evento e a toda a parte criativa, também enfrentamos o desafio de comunicar de maneira eficiente que a John Deere está à frente quando o assunto é equipamentos e serviços.



Deste modo, a missão para este ano era produzir um evento em duas partes, para dois públicos: um de 250 pessoas, funcionários do Brasil; e outro de 150 pessoas, colaboradores da Argentina e demais países hispanos.

Começando pelo conceito criativo, elaboramos a tagline “John Deere na pole position”.



Esta foi a melhor forma para dizer que a John Deere está em vantagem, ou, adotando a termos da Fórmula 1, na primeira posição no grid de largada. A intenção foi transmitir a ideia de que a John Deere está "dando a largada" em primeiro lugar, então o termo "pole position" se encaixou perfeitamente. Assim, a temática de automobilismo, Fórmula 1 e velocidade marcou toda a nossa produção.



A comunicação pré-evento contou com aplicativo exclusivo, adotando tom de voz e linguagem de automobilismo para proporcionar uma imersão ainda maior aos participantes. O Kit Participante continha moleskine, caneta e crachá personalizados com a identidade visual.



A logística, organização estrutural e toda a dinâmica do evento aconteceu dentro do autódromo Vellocittá. O espaço comportou: 



- Plenária com cenografia completa (com luzes tubulares e embutidas, medidas no projeto, e painel de led);



- Salas de conteúdo (alocadas dentro dos 08 boxes existentes);



- Área para coffee break;



- Estandes no Paddock: a) Operation Center; b) G5; c) DataFarm; d) Sol. 



O Paddock ainda comportou as ativações, destinadas à interação e descontração dos participantes. Dentre elas, tínhamos 03 simuladores de corrida (AC, Rally e Kart), além da pista de autorama, food trucks e espaço para banda ao vivo durante a confraternização.



A programação foi repleta de conteúdo, tanto nas palestras, em plenária, quanto nos boxes, adaptados como salas. 



No segundo dia, durante o intervalo de almoço, os participantes tiveram o privilégio de desfrutar de uma experiência verdadeiramente exclusiva: dar uma volta na pista ao lado de pilotos profissionais em carros de corrida, além de um delicioso churrasco. Novamente, pudemos reforçar o conceito, oferecendo uma oportunidade única que correspondia ao caráter de exclusividade do evento.



Para encerrar o dia, todos se reuniram para um agradável momento de confraternização em um coquetel especial, realizado em uma tenda com atmosfera acolhedora, decorada com varais de luzes.



No último dia, os participantes fecharam o evento com chave de ouro conhecendo o museu de automóveis Velocittá, que possui um acervo com os mais diversos exemplares, narrando a história da indústria automobilística e do rally nacional.

A Planning Week, devido à sua importância e público altamente selecionado, exige um evento refinado e estratégico. 



Para além de toda a produção, criação e logística, pudemos encerrar o encontro com belas paisagens, com pores-do-sol esplêndidos em um local retirado, sem edifícios altos no entorno impedindo a visão.



Com congratulações por parte da liderança da John Deere e diversos elogios dos participantes, o evento proporcionou os seguintes números:



- 97,6% de satisfação em relação à comunicação do evento;



- 87,6% de satisfação em relação ao aplicativo exclusivo;



- 97,5% de satisfação em relação ao cronograma;



- 98,8% de satisfação em relação ao conteúdo;



- 98,8% de satisfação em relação à duração das palestras e atividades;



- 93,8% de satisfação em relação aos serviços de alimentação;



- 100% de satisfação em relação ao conceito criativo e ambientação;



- 82,5% de satisfação em relação à hospedagem;



- 90% de satisfação em relação ao transporte;



- 93,8% de satisfação em relação à visita ao Museu Velocittá;



- 86,3% de satisfação em relação à corrida com pilotos profissionais;



- 97,5% de satisfação em relação às ativações.



Deste modo, concluímos mais uma entrega de excelência, com o devido preparo para a próxima edição da Planning Week John Deere.