O EVENTO:
Como base do evento foi escolhido o Hotel Royal Tulip por se tratar de um resort urbano, a beira do lago. Nele aconteceram as principais atividades técnicas do Board, e apesar do bloqueio de apenas 40 apartamentos, a ideia era dar a sensação de que o hotel era exclusivo para o grupo AGCO.
Além de um check in independente, numa sala ambientada no foyer de entrada do hotel, a recepção era feita com espumante, sucos, água saborizada e frutas e com atendimento personalizado. Ao chegarem, os participantes recebiam, em uma carteira em couro customizada com seus nomes, além das chaves do quarto, a agenda de todo período em que estariam no Brasil.
Durante todo o evento, à beira da piscina, foi montado o lounge AGCO coffee. Uma área restrira e exclusiva, ambientada, decorada e atendida por um barista numa bike coffee com um cardápio de drinks à base de café e espumante.
Chegada ao aeroporto
A visita dos participantes foi marcada por detalhes especiais. Para evitar contratempos, os participantes que vieram de seus países de origem via São Paulo, foram recebidos, individualmente, por agentes especiais, ainda dentro do finger de desembarque, na porta da aeronave. De lá eram levados à alfândega e embarcados para Brasília. Ao chegarem a Brasília, os carros executivos que faziam o percurso aeroporto – Hotel Royal Tulip eram equipados com água e balas personalizadas, e no som do carro um áudio , em inglês, que narrava uma breve apresentação da cidade na qual desembarcavam, com direito a intervalos ao som de MPB.
Uma semana marcada por uma série de eventos dirigidos, onde cada detalhe importa!
Conectar o agro + Brasília + Brasil e transformar este no melhor evento do board da AGCO já realizado em todo mundo era nossa missão.
IMPACTAR! CONECTAR! ENCANTAR! INSPIRAR! Essas eram as palavras de ordem.
60 pessoas, 1 semana, 14 eventos.
Boas-Vindas
Nos quartos, o kit boas-vindas contava com uma caixa de chocolates Dengo, com um card explicando todo processo de produção e a filosofia incrível da marca brasileira de chocolates, que valoriza os produtores e preserva a natureza; Havaianas customizadas com a bandeira do Brasil e o pin da AGCO; uma bolsa com canga feitas com estampa tropical desenvolvida exclusivamente para o evento; e a troca de amenities do hotel por Granado – Castanha do Brasil.
Além disso, todos os dias, ao chegarem no quarto, os participantes eram recebidos por mimos especiais, com uma tag explicando o motivo e a função do item, até finalizarmos com uma bolsa em couro para as mulheres e uma mala de mão em couro para os homens como presente final e agradecimento.
Pré-evento - 08 de julho:
JANTAR NO PISELLI
Para preparar a estrutura de campo, numa fazenda a 150km de Brasilia, a AGCO mobilizou um time de 15 técnicos, vindos das fábricas da AGCO no Brasil, para apresentarem os tratores aos executivos. Esse grupo foi recebido, logo no primeiro dia, 08 de julho, com um jantar no restaurante italiano Piselli.
Pré-evento - 09 de julho:
JANTAR DO CHEF
O vice-presidente da AGCO no Brasil, Rodrigo Junqueira, fez questão de fazer, ele próprio, um jantar, mão na massa, em agradeceimento ao time Brasil, América Latina e Estados Unidos, como forma de iniciar a jornada dos eventos da semana de maneira entrosada e divertida.
Foi montada uma super estrutura de cozinha no meio do Espaço Yolo, a beira lago, com vista para a Ponte JK, um dos cartões postais da capital, para o time de 35 pessoas.
Além de aprenderem a fazer a famosa caipirinha de frutas, os convidados também puderam mostrar suas habilidades culinárias com itens típicos brasileiros.
10 de julho:
JANTAR NO RUBAYAT
A abertura exclusiva do restaurante Rubayat, numa segunda-feira, para receber os executivos da AGCO, com cortes brasileiros de carne bovina, marca a primeira atividade de boas-vindas do board. Um jantar no dia de chegada da maioria dos executivos, apenas para reunir o grupo e abrir os trabalhos.
11 de julho:
VISITA À FAZENDA OK
Levar o board ao campo era o primero desafio. Apesar de ser uma multinacional do agro muitos executivos tem pouquissimo contato com o campo e com os tratores, e o objetivo era proporcionar essa conexão, levando os técnicos brasileiros da AGCO, de todas as marcas, para uma apresentação in loco com demonstrações e test drive nos veículos.
Era imprescindível que fosse criada uma estrutrura para recebê-los que contemplasse não só um espaço para as apresentações mas também toda infraestrutura necessária de energia, banheiros e cozinha. E que estrutura!!! Uau!!
O que normalmente é feito em tendas, surpreendeu pela magnitude e beleza. Uma verdadeira varanda de fazenda trazia misturas de palha, bambu e piso vinílico, que protegiam contra a poeira e vento intenso.
Os convidados foram recebidos com bonés e chapéus AGCO, repelente e protetor solar, para degustarem um delicioso café da manhã de fazenda, com pamonha, frutas, variedade de queijos, pão de queijo. Em seguida, assistiram à apresentação e à belíssima demonstração ensaiada pela equipe técnica da AGCO, até participarem dos test drives dos tratores.
Ao sairem, os convidados receberam uma caixa-presentes com doce de mamão e carambola produzidos na fazenda.
ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA
Ao saírem da fazenda os participantes foram levados para um almoço inusitado. O Estádio Nacional de Brasília foi escolhido por fazer a analogia do campo de futebol com o campo rural.
Num dos camarotes do Estádio foi montado um restaurante com vista para o gramado. Uma vista encantadora, que surpreendeu os participantes. De lá, era possível ver nos quatro cantos do campo, 4 tratores, de diferentes marcar AGCO.
Ao chegarem no Estádio, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o agronegócio brasileiro, feita por especialistas renomados, e em seguida puderam degustar um cardápio nordestino, harmonizado por um trio de chorinho ao vivo.
E quando eles pensaram que tudo tinha acabado, os convidamos para uma visita ao campo. Inocentemente alegres, eles acreditaram que a visita seria apenas um olhar de perto. Mas na verdade essa seria uma das experiências mais lindas e emocionantes de todo o evento. Ao chegarem na garagem do Estádio, eles foram recepcionados por um casal de bandeirinhas e levados ao vestiário, onde encontraram camisas do Brasil com seus nomes.
De dentro do vestiário já começam a ouvir o som da torcida e o barulho das vuvuzelas, áudio criado especialmente para o efeito de campo lotado. Ao saírem, a multidão já começa a gritar por AGCOOOOO. AGCOOOO. O juiz vem buscar o time AGCO no corredor do vestiário e leva até a zona mista, onde aguardam para entrar em campo. O áudio no estádio orienta cada passo dos jogadores, e ao entrarem, ovacionados em campo, são recebidos pelos gandulas segurando as bandeiras de todos os países ali representados pelo board.
O juiz e os bandeirinhas conduzem o time ao centro do campo e orienta para a escalação do time que passa nos telões do Estádio. O vídeo feito com o board e suas funções, divertiu os executivos e deixou o clima leve.
Ao final do vídeo, o técnico entra em campo com uma surpresa. O ex-jogador da seleção brasileira e conhecido internacionalmente, Lúcio, bate um papo com os convidados, finaliza com um brinde de espumante e convida a todos para um bate-bola. Simpaticamente, Lúcio autografou as camisas e distribuiu bolas de futebol AGCO autografadas.
A descontração foi tanta que antes de saírem de campo, o time AGCO fez uma foto, com todos deitados no meio do gramado. Impressionante, até mesmo para a equipe da AGCO mundial, o envolvimento dos maiores executivos da Companhia, com a ação.
JANTAR LAKE SIDE
Para encerrar o dia de atividades intensas, o jantar foi na pérgola da piscina. Uma estrutura transparente, com vista para o lago, foi montada em menos de 8 horas, para surpreender os convidados com um delicioso jantar, a francesa.
12 de julho:
REUNIÕES DO BOARD
As reuniões do Board of Director aconteceram no Ball Room e eram altamente confidenciais. Na área externa, no foyer, foi montada uma estrutura de restaurante para o almoço e lounges para os intervalor.
CITY TOUR TERRESTRE
Enquanto os executivos faziam a reunião, os acompanhantes desfrutaram de dois deliciosos programas:
Um City Tour terrestre pelos principais cartões postais da cidade. Em cada parada, uma surpresa. Ao subirem de volta no ônibus os participantes encontravam em suas poltronas gifts como cartão-postal, imã de geladeira, chaveiro e miniaturas em pedra-sabão, fazendo referência à atração que visitaram.
Na última parada, na Praça dos Três Poderes, para refrescar do calor, os participantes foram recebidos com um carrinho de picolés da marca brasiliense “Vai Bem”, com sabores bem brasileiros.
VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA
No Jardim Botânico, após a visita, os participantes foram levados até o mirante, de onde puderam contemplar a belíssima vista do cerrado. Aproveitando o bem estar que o contato com a natureza traz, nada melhor do que um convite para uma pequena demonstração de aromaterapia, seguida por uma degustação de chás de ervas nacionais e finalizando com uma meditação.
SUNSET NO BARCO
Ao retornarem para o hotel, o grupo se juntou aos executivos do board e foi a vez de, todos juntos, fazerem um passeio de barco para apreciarem o incrível por do sol visto do lago, ao som de saxofone, degustando uma caipirinha com uma mesa de frios e antepastos.
JANTAR COM CLIENTES NO PANTEÃO DA PÁTRIA
Um dos pontos altos da vinda do Board ao Brasil era o encontro dos executivos com os maiores clientes da AGCO no país. Foram convidados os 20 maiores produtores rurais do Brasil para estarem neste momento de networking e experiências.
Trouxemos os convidados e suas famílias de vários lugares do Brasil, cuidando de toda logística e recepção.
O local escolhido para o jantar foi o Panteão da Pátria, por si só um local insutado e de muita simbologia. Um museu em meio à Praça dos Três Poderes, coração de Brasília. Seu formato de pomba nos levou a um mapping inédito, em toda fachada, que era visto do alto da Esplanada dos Ministérios, e encantava a todos que passavam, gerando muita curiosidade.
Para a chegada dos convidados, tapete vermelho e um duo de sopro e violino, na área externa, que conduzia as imagens projetadas criadas a partir da Aquarela do Brasil, com imagens do campo.
Uma verdadeira noite de gala, de relacionamento, cardápio elegante e típico brasileiro, bar de drinks nacionais, decoração em bougainvilles, trazendo Brasília para dentro do salão, e uma exposição moderna, em homenagem aos produtores convidados, com suas imagens e história. Uma noite para ficar na memória.
13 de julho:
AÇÃO NA FAZENDA CHURRASCADA COM ATRAÇÕES E APRESENTAÇÃO DE ARTESANATO NACIONAIS
Na programação não poderia faltar o tradicional churrasco gaúcho. Para apresentar o assado e suas tradições, trouxemos, diretamente do Rio Grande do Sul, o renomado chef churrasqueiro Bolinha, que com sua leveza e carisma mostrou os cortes nacionais mais consumidos e a forma como preparamos. Em uma churrasqueira exclusiva, na Fazenda Churrascada, foi feita a demonstração e a degustação.
E enquanto aguardavam o preparo das carnes, o grupo assistiu a uma apresentação das danças tradicionais gaúchas, com o grupo do sanfoneiro Bebeto. Um passeio gostoso e animado pelas terras sulistas.
Depois do almoço, ainda na área exclusiva da Fazenda Churrascada, um momento para conhecer um pouco mais da moda brasileira num desfile de peças da Farm e da estilista brasileira Nina Stellato.
Antes de irem embora, um passeio pela vila com produtos artesanais. Criamos um espaço aconchegante, ambientado para que tivesse um ar de vila de cidade pequena, onde artesão apresentavam e vendiam seus produtos.
Foi feita uma curadoria, com o apoio do Sebrae, que selecionou artesãos com produtos diversificados e que pudessem gerar interesse por parte do grupo. Trabalhos manuais belíssimos como macramê, rendas, artigos em pedras, bijuterias, cosméticos naturais, fizeram sucesso com o grupo e a alegria dos artesãos, que voltaram para casa com as malas vazias.
FESTA DE ENCERRAMENTO
Apesar de nada inusitado, era uma vontade da equipe americana da AGCO mostrar o tão famoso carnaval brasileiro. Um grande desafio para que não caíssemos no lugar comum e num carnaval caricato. Foi então que optamos por representar a força e as características das 5 regiões brasileiras.
Para gerar a expectativa pelo gran finale, preparamos um salão de beleza, com maquiadores e cabeleireiros, no lounge vip do Hotel Royal Tulip. Com uma belíssima vista do Lago Paranoá. Degustando espumantes e chocolates, os convidados podiam escolher seus adornos coloridos e divertidos para alegrar o dress code: roupa branca.
No Ball Room do Hotel Royal Tulip fizemos uma cenografia que representava, em 5 corners diferentes, as 5 regiões do Brasil e suas principais referências turísticas. Os corners traziam também a culinária apresentada por um chef de cada região.
Tudo isso regido por vídeos produzidos dentro do conceito do evento mostrando a energia e alegria brasileira. Num grande painel de led central, os vídeos davam o tom da festa e marcavam, numa sincronia de imagem, luz e som, a sequência dos acontecimentos. A cada instante os convidados eram surpreendidos por atrações que adentravam o salão mostrando o carnaval dos 4 cantos do Brasil.
Lá vem o Boi Bumbá. Direto da Amazônia recebemos a visita do Boi Garantido com seu puxador e dançarinos. O Boi se apaixonou e apaixonou os convidados que levantaram para a dança tradicional.
De Recife, chegaram Pelé e Elvis Presley, representados pelos bonecões de Olinda e embalados pelo ritmo contagiante do frevo. Para não ficarem parados e se divertirem com os dançarinos os convidados receberam as tradicionais sombrinhas coloridas.
E não poderia faltar a bateria da escola de samba, aquecendo os tamborins para a chegada do mestre sala e porta-bandeira que veio trazendo a bandeira da AGCO criada para este momento tão especial.
Uma noite animada, descontraída, marcada pela alegria contagiante dos participantes, a sinergia do grupo, e pelo sentimento de pertencimento.
Na fala do presidente, os agradecimentos à equipe AGCO mundial e América Latina, e um agradecimento especial à Comunicato, que, nas palavras dele, deixou uma difícil tarefa para os próximos encontros.
14 de julho:
PRESS CONFERENCE
Último dia! Hora de falar com a imprensa convidada. Quarenta jornalistas foram trazidos de todo Brasil para terem a oportunidade única de conversar com o time de executivos da AGCO. Os 5 principais gestores das marcas AGCO atenderam a imprensa e fizeram o relacionamento importantíssimo para a companhia.
Os jornalistas chegaram na véspera, foram recepcionados no Royal Tulip. Em seus quartos, um mimo com um kit de moleskine e caneta e uma JBL AGCO.
A coletiva termina com um almoço, que marca também a última atividade do Board of Director 2022.