Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: BD - Convenção de Vendas América Latina FY 23

Candidato: TSB Marketing e Comunicação
Cliente: BD - Becton Dickinson
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Internacional

TROFÉU GRUPO PLENO
Convenção Internacional

A CONVENÇÃO
A Convenção de Vendas BD América Latina FY 23 aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro de 2022, de forma híbrida entre Brasil e México, sendo a presencial realizada no Resort Iberostar, na Praia do Forte, em Salvador/BA. Com o tema “What´s Next”, 260 colaboradores participaram de reuniões, palestras, dinâmicas em grupo, premiações, e momentos de diversão com micareta e show de encerramento com banda local, regado de muito axé. Tudo planejado, produzido e executado em menos de 60 dias.

CLIENTE
A BD é uma empresa global de tecnologia médica que produz e comercializa suprimentos médicos, anticorpos, reagentes, equipamentos e dispositivos para laboratórios e hospitais. Fundada em 1897 e sediada em New Jersey (EUA), a companhia expandiu-se rapidamente e foi uma das primeiras a fabricar no território brasileiro seringas descartáveis, tubos para coleta de sangue a vácuo e seringas para insulina, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. A companhia vem se destacado no mercado de diagnósticos com equipamentos de alta tecnologia que agilizam resultados de exames cada vez mais precisos. Diversas patologias estão relacionadas ao portfólio da BD, como câncer, AIDS, tuberculose, diabetes e infecções.

AGÊNCIA
A TSBetc é uma agência que está em constante crescimento no país, atuando de forma 360º. Somos especialistas em criar projetos e experiências inesquecíveis, de forma integrada e sem terceirização, desde a criação de estratégias, planejamento e orçamento, até a execução e comemoração dos resultados. Fazemos tudo dentro de casa. Dentre as nossas entregas estão: ações de comunicação, ativações, eventos corporativos, live marketing, viagens de incentivo, promoções, campanhas, seeding, estratégias digitais e inovações. Temos toda a estrutura e expertise dos segmentos MICE e Live Marketing integrados, ou seja, uma entrega completa e dedicada.

Vídeo

O maior desafio da Convenção de Vendas BD América Latina FY 23 da nossa cliente Becton Dickinson já começou antes do briefing. Menos de 60 dias do evento, que deveria acontecer no México, houve um problema com de atraso na documentação dos participantes e o mesmo teve que ser transferido para o Brasil, porém, com a missão de ser realizado simultaneamente em ambos os países, em vários momentos que as equipes realizariam atividades simultâneas.



As entregas contemplavam ainda logística da equipe, palestras presenciais e premiações e dinâmicas no Brasil e no México. Outra necessidade apontada era a questão das reuniões por equipes, que também aconteceriam durante o período do evento. Cerca de 9 eventos paralelos, dentro da Convenção, onde as principais Unidades de Negócios da companhia pudessem interagir entre si. Além de toda a estrutura de plenária, palco, ativações, dinâmicas, brindes, premiações, jantar e festa temática.



Por se tratar de uma Convenção Internacional, havia uma exigência que todo o material tivesse tradução em português e espanhol.



Sendo o primeiro evento pós-pandemia do COVID-19, um dos principais objetivos era a conexão e interação dos participantes, por meio de atividades de integração e momentos de descontração, despertando assim o sentimento de pertencimento e orgulho corporativo.

Com os desafios de tempo, estrutura, quantidade de eventos simultâneos e garantir a motivação e participação dos 260 colaboradores e mais os outros no México, encaramos com grande energia o What´s Next, com a certeza de entregar um job completo, dinâmico, divertido e inesquecível.



O local escolhido foi o Iberostar Resort, que atendeu todas as necessidades de estrutura do briefing e deu um tom especial de axé ao evento. Tanto que, que toda a sua entrega teve um toque muito especial da Bahia (camisetas e customização), garantindo a animação e o entretenimento dos participantes.



Além da plenária especial, moderna, com letra caixa e telões, ainda utilizamos outras 9 salas do hotel, que serviram para abrigar os eventos paralelos das unidades de negócios da companhia. Por se tratar de uma programação extensa, repleta de reuniões e alinhamentos, além de premiações dos principais programas internos da BD, o dinamismo de virada de sala e interação ao vivo com a equipe, foi um dos grandes pontos altos e de total atenção da nossa equipe.

Duas línguas, diversas atividades que uniam Brasil e México (híbrida), precisaram de um esforço ainda maior, para que fossem executadas corretamente e com entendimento claro de ambas as partes. Games, dinâmicas como a montagem de bicicleta e uma mini-aula com o grupo Olodum, fizeram com que os colaboradores exercitassem o espírito de equipe. 



Sem contar os eventos de premiação, principalmente o "Winner BD", que tiveram ganhadores nos dois países, mas a revelação só aconteceu minutos antes. Portanto, a expectativa e condução, aliadas à transmissão simultânea, necessitaram do mesmo tom de emoção. Um evento complexo, cheio de emoção e curtido do começo ao fim pelos participantes.

O grande resultado, tanto para nós como planejadores e executores do evento, como para o cliente, foi o espírito de união, motivação e entendimento da mensagem. Uma Convenção cheia de desafios que seguiu seu fluxo sem grandes contratempos e com uma entrega simultânea entre os dois países, cuja produção técnica cumpriu seu papel do início ao fim, com qualidade.



O fato de a Convenção ter uma inspiração na Bahia, fez com que as pessoas se sentissem mais acolhidas e leves para absorver o extenso conteúdo e as atividades. Um ponto alto e elogiado pela grande maioria foram as camisetas coloridas e a customização, que serviram como um momento de descontração e interação entre os presentes.



E podemos afirmar que resultado bom, também é depoimento bom do cliente. Abaixo listamos alguns importantes:



"Evento incrível, ímpar. Foi um marco da volta presencial e falamos sobre visão de futuro. E essa conexão foi muito importante, porque o futuro e sucesso da BD está nas mãos do nosso recurso mais precioso: as pessoas!". Marco Aurélio Lima, IDS BD.



"O evento foi incrível e a principal mensagem que eu levo é de muita vibração, energia e conexão entre os participantes". Flavia Palma, Gerente de Trade Marketing da BD.



"Finalizamos nossa Convenção América Latina com muito sucesso e com a mensagem "Whats Next" absorvida pelos nossos colaboradores. Somos um segmento em constante evolução e estamos sempre que estar preparados para suportar nossos clientes". Rodrigo Hanna, VP&GM BD América Latina.



"Estamos muito felizes de estarmos aqui. A equipe sai da Convenção supermotivada e pronta para o próximo ano". Walter Baxter. VP&GM BD Brasil.