Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: 44º Encontro Nacional de Praticagem

Candidato: Alternativa F
Cliente: Praticagem do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

TROFÉU GRUPO PLENO
Congresso Nacional

A Praticagem:
Para apresentar o evento e seu detalhamento, é necessário, antes, explicar um pouco do que é a praticagem.

A Praticagem é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvido. É realizada em trechos da costa, em baías, portos, estuários de rios, lagos, rios, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios. A principal razão da existência deste serviço é proporcionar maior eficiência e segurança à navegação e garantir a proteção da sociedade e preservação do meio ambiente.

Os práticos são os profissionais que executam este trabalho. Possuem grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e manobra de navios, bem como das particularidades locais.

Esta função é desenvolvida a bordo dos navios para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do Prático.

O Cliente:
A Praticagem do Brasil/Conapra é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens. Tal entidade é reconhecida pela Autoridade Marítima como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tarefas específicas previstas na Normam-12 e em Portarias da DPC.

O Evento:
O 44º Encontro Nacional de Praticagem, é um congresso que aborda temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas, sendo o principal evento da categoria.
Buscando uma agência que pudesse cuidar do evento em sua totalidade, a Praticagem do Brasil contratou a agência para operacionalizar o pré, durante e pós-evento, incluindo comunicação, cenografia, decoração, A&B, palestrantes, patrocinadores, entretenimento, entre várias outras necessidades.

Galeria de Fotos

O grande desafio deste evento era realizar uma edição no mesmo nível das edições que aconteceram antes da pandemia, conseguindo incluir na programação todos os temas necessários que se acumularam durante o período em que não houve o encontro.



Outros objetivos:

•Reunir em convivência os práticos e seus familiares em momentos de passeios turísticos, gastronomia, palestras didáticas, lançamentos e novidades;

•Proporcionar troca de experiências e debater desafios comuns entre práticos do Brasil inteiro, além de gerentes e assessores de praticagens;

•Trazer também para as discussões professores, pesquisadores, representantes da Autoridade Marítima e da Autoridade Portuária.



Foram feitas muitas reuniões para melhorar aspectos que incomodaram os participantes nos anos anteriores e tudo foi resolvido da melhor maneira possível:



- Tempo das apresentações que era sempre ultrapassado: colocamos um cronometro no púlpito e uma recepcionista com placas de minutagem passando no fundo da sala.



- Dia muito intenso de palestras e ambiente muito formal: reduzimos o tempo de palestras e limitamos suas quantidades, usando os intervalos de coffee breaks e almoço a nosso favor, fazendo com que tivéssemos 3 palestras por intervalo, no máximo. Além disso, mestre de cerimônias que mediou o evento tratou tudo de forma muito leve e informal.

-Necessidade de mais momentos de integração: Realizamos um coquetel de boas-vindas, passeio familiar, confraternização e exibição do jogo do Brasil.



- Melhor estruturação do patrocínio: A agência cuidou dos pacotes e dos planos de patrocínio para que houvesse uma padronização nas exposições e nas apresentações. Todo o atendimento ao patrocinador foi feito com antecedência evitando assim imprevistos no local.

 

CONTEÚDO:

O Evento:


O 44º Encontro Nacional de Praticagem, é um seminário que aborda temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas.

Histórico anterior:



Esse evento já é tradicional e estava em sua 44ª Edição, com isso, foi escolhida a cidade de Gramado para representar as praticagens da região sul do país. Outras regiões haviam sido representadas nos anos anteriores como, por exemplo: Brasília – Centro Oeste, Fortaleza – Nordeste e Belém – Norte. 

Público:



Em sua maioria masculino, totalizou uma média de 200 participantes do dia, dentre eles práticos, oficiais da marinha, palestrantes nacionais e internacionais, jornalistas e demais interessados do segmento de toda a américa latina.

O congresso discutiu assuntos tão importantes que contou com a presença das seguintes autoridades:



Fábio de Oliveira Branco – Prefeito de Rio Grande



Prático Ricardo Augusto Leite Falcão - Presidente da Praticagem do Brasil 



Almirante José Luiz Ribeiro Filho – Superintendente de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC



Prático Bruno Fonseca – Vice-presidente da Praticagem do Brasil e Vice-Presidente do Conselho Administrativo do Instituto Praticagem do Brasil



Jacqueline Wendpap – Diretora Executiva do Instituto Praticagem do Brasil 



Prático Hermes Bastos Filho – Diretor-Superintendente da Praticagem de São Paulo



Professor Edson Mesquita dos Santos – Título do Magistério Superior da Marinha do Brasil



Comandante Guilhermo Gomes Garay – Gerente de projetos sênior



Fabio Gomes de Azevedo – CEO da ElementalPact Serviços



Prático Matusalém Gonçales Pimenta – sócio do escritório Matusalém Pimenta Advogados e prático da ZP-15



Rodrigo Domingos Barrera – Sócio-Direto da Navigandi Pesquisas e Desenvolvimento de Equipamentos Marítimos 



Fernando Estima – Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS



Pré-evento:



Foi enviada uma minuta a todos os possíveis convidados com um formulário para que eles realizassem uma inscrição prévia como palestrante ou participante. As inscrições tiveram 6 meses de duração. Neste documento o participante podia ter informações sobre o fórum, local, tipos de hospedagem oferecida e programação prévia do encontro.

O Congresso:



O congresso seguiu uma agenda conforme detalhamento abaixo.



- Recepção

Os convidados foram recepcionados em um balcão de credenciamento exclusivo com recepcionistas que entre suas funções credenciavam os convidados, entregavam os crachás personalizados, colocavam uma pulseira de identificação e entregavam um kit de boas-vindas composto por pasta, bloco, caneta.



- Foyer com Patrocinadores



A agência auxiliou na venda de cotas de patrocínio para este evento e montou um planejamento para que empresas do setor pudessem estar presentes com seus produtos e serviços. O resultado deste planejamento foi que conseguimos ter 7 empresas nacionais expondo produtos/serviços neste evento, o resultado para o patrocinador foi excelente. Essas empresas puderam ter uma área de exposição em frente a sala de reuniões, terem seus logos expostos em todo o material de comunicação do evento e ter um espaço para 30 minutos de palestra durante o Congresso.

Então, após a recepção dos convidados, todos eram direcionados para o espaço exclusivo do congresso, onde ficavam os principais patrocinadores. Os estandes dos patrocinadores da cota prata tinham um espaço de 2mx2m cada, no foyer do auditório para exposição e distribuição de material e brindes. O local era comtemplado com painel, balcão, mesa bistrô e banquetas.



- Sinalização

Alguns totens foram distribuídos para sinalizar as principais salas do fórum, como: plenária, almoço e sala dos palestrantes.



- Plenária

A plenária teve uma estrutura cenográfica composta por tela x banner x tela, com a comunicação visual do evento, além de palco com forração nas cores do cliente e púlpito com o logo do evento. 

A estrutura de equipamentos para os palestrantes foi completa, incluindo boa sonorização, todos os tipos de microfone, retorno de apresentação no púlpito e no palco e cronometro das apresentações. 

A agenda dos três dias de fórum contou com abertura solene, vídeos institucionais e diversas palestras/discussões sobre o tema, que teve um mestre de cerimônia local.

Ao final do congresso, todas as apresentações foram divulgadas no site.



- Loja CONAPRA

O evento contou com uma loja exclusiva de produtos do CONAPRA, como camisas e mochilas personalizadas, que ficavam disponíveis para venda durante todo o evento. 



- Programação completa 

O 44º Encontro Nacional de Praticagem foi realizado em Gramado (RS), após dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19. O evento contou com a presença de práticos do Brasil todo, além de gerentes e assessores de praticagens, para trocar experiências e debater sobre os desafios do mercado. Também estiveram presentes professores, pesquisadores, representantes da Autoridade Marítima e da Autoridade Portuária local.

O primeiro dia de evento (30/11) contou com uma reunião de gerentes e assessores de praticagens, realizada no auditório do hotel Wish Serrano, e em seguida, um coquetel de boas-vindas. 

No segundo dia de evento (01/12), o presidente da Praticagem do Brasil, o prático Ricardo Falcão, fez o discurso inicial, onde destacou a atuação da atividade durante a pandemia, além de apontar os investimentos realizados pela atividade no período.

A Abertura do Encontro foi realizada pelo Almirante José Luiz Ribeiro Filho, Superintendente de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC, representando o Diretor de Portos e Costas, o Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.

Os painéis do primeiro dia foram: 



Painel 1: Instituto Praticagem do Brasil



Painel 2: Otimização nas manobras no Canal do Porto de Santos



Painel 3: Manobras do navio, dos fundamentos primordiais de Newton e Euler até o século XXI



Painel 4: O papel do prático de navios na nova visão sobre segurança



Painel 5: Início da jornada ESG da Praticagem do Brasil – Projeto piloto para a ZP-12



Painel 6: Princípios jurídicos que regem o serviço de praticagem



Painel 7: Navigandi Orbis: parcerias em inovação com a praticagem brasileira



Painel 8: Os desafios e as perspectivas da logística portuária gaúcha

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link abaixo:



https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticos-se-reunem-no-44o-encontro-nacional-de-praticagem/

Além da programação oficial do congresso, tivemos alguns eventos de relacionamento paralelos.

No segundo dia, houve um passeio para familiares, com alternativas para o Le Jardin Parque Lavanda ou Cristais de Gramado e uma confraternização no Espaço Gram Fiestas, com música ao vivo, carrinho de espumante, carrinho de chopp artesanal e mural com fotos polaroide. No terceiro dia realizamos uma integração durante o Jogo Brasil x Camarões, no Espaço Maggiore, do Wish Serrano.

 

-Pós EventoAção pós-evento

Todas as fotos e as apresentações contidas no evento foram disponibilizadas no site do Congresso. Além disso, foi feita uma edição especial da Revista “Rumos Práticos”.

Como resultado geral, o Congresso foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento. Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 98% avaliando total satisfação.



Dados Gerais:

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:



- Staff 

Pré-evento: 20 profissionais da agência – Atendimento, Produção e Criação.



Durante: Aproximadamente 60 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.



Pós-evento: 01 profissional da agência



- Refeições

Foram servidas 2400 refeições entre cafés da manhã, coquetéis, almoços e jantares.



- Transportes

Nº de passagens aéreas de ida e volta: 204

Nº carros ou micro ônibus: Aproximadamente 6 veículos



Este evento movimentou foi benéfico para o hotel escolhido em Gramado, além de também incentivar o turismo dos participantes na região, com a possibilidade de passeios para os familiares, não sendo uma dado quantitativo. 

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades do evento, mas também não é possível mensurar.