Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Convenção BRF - Direto Ao Ponto

Candidato: Núcleo Cenografia
Cliente: BRF
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

O BRF Direto ao Ponto - Convenção VP Comercial é um dos principais eventos no calendário da BRF, aconteceu em março de 2023, em seu formato original, 100% presencial, focado em business e relacionamento com os colaboradores.

O BRF Direto ao Ponto reuniu os times de venda, operações e marketing da empresa, em 3 dias de evento, em diversas áreas do hotel com mais de 1.200 pessoas. Indo direto ao ponto, são esses os números da principal convenção interna da BRF, que envolveu os times nacionais de Vendas e Operações no hotel Bourbon Atibaia Resort, com o principal objetivo de atualizar e preparar os colaboradores sobre os novos desafios do ano. 

A expectativa para o evento era alta, já que seria o primeiro encontro presencial pós pandemia e os sentimentos de conexão e proximidade precisavam ganhar destaque. O conceito criativo do projeto foi ligado aos princípios e valores da própria companhia: “Convenção Comercial E Operações: Direto ao Ponto”.

DIRETO AO PONTO, aliás, foi o conceito criado para embalar essa entrega, grandiosa na estrutura e objetiva na realização, com um amplo cardápio de ativações para marcas-líderes presentes no dia a dia de milhões de brasileiros, como Sadia, Perdigão e Qualy, além de diversos momentos de conteúdo e entretenimento.

A linguagem carregava uma mensagem forte e importante para todos os envolvidos no evento, na busca do fortalecimento dos resultados para o time comercial. Foco na produtividade no time de Operações.

O evento enfatizou o negócio e relacionamento com os colaboradores e contou com 4 fases principais: apresentação dos principais stakeholders da companhia, palestras motivacionais e experiências por meio de atividades interativas e engajadoras finalizando com a festa de confraternização. 

A Núcleo foi responsável pela concepção e execução do projeto cenográfico. Do ponto de vista da cenografia, um dos maiores desafios foi a capacidade de lidar com várias atividades simultâneas, de forma coordenada. Os espaços foram transformados com muita qualidade e em tempo recorde.

O resultado extraordinário deste projeto o tornou um grande CASE dentro da BRF, onde tão importante quanto o sucesso da convenção, foi descobrir os vários pontos convergentes entre a Núcleo, Innova e BRF. Uma parceria que prevaleceu do início ao fim deste projeto. Um relacionamento que nos levará direto a grandes conquistas. A começar por estarmos novamente juntos, agora na convenção de setembro de 2023, repetindo a vitoriosa parceria.

Vídeo

Depois de dois anos sem eventos presenciais por conta da pandemia, existia uma grande expectativa para esse encontro. Um evento grande com pouco tempo de montagem e entregas ímpares. Credenciamento com receptivo, pórtico de chegada, foyer de ativações das marcas, plenária principal, plenária Garden e área da piscina.



Esses foram os espaços do projeto concebidos e assinados pela Núcleo Cenografia. A empresa também foi responsável por todo pensamento conceitual e da entrega de infraestrutura do evento, entendendo e administrando todas a demandas, necessidades, verba e tempos que teríamos para o desempenho de todas as montagens, ativações e desmontagens, muitas vezes simultâneas e atreladas as demais áreas que compõem toda esta entrega grandiosa.



O conceito criativo partiu de grandes passarelas de desfiles de moda. Um  largo palco central , uma passarela em formato "T" além de escadas de acesso convidativas na lateral da passarela proporcionaram para a plateia uma proximidade com os palestrantes e diretores da companhia, cenografando e ocupando todo o espaço, que receberá tanto a plenária principal quanto os diversos ambientes configurados para a festa, onde lounges com sofás, puffs e mesas bistrô farão a composição do ambiente juntamente com as ilhas de comes e bebes.



Ao fundo do grande palco, temos 03 painéis de LED montados em layers com mais de 120 m2 de área de conteúdo, tudo suportado por estruturas metálicas independentes onde a segurança foi um dos pontos de maior atenção na montagem.



Complementando as imensas telas de LED, a marca BRF se fazia presente nas laterais com painéis impressos ( aproximadamente. 100 m2 ), com apliques de logotipia em volume com luz própria.



Focando na qualidade visual da platéia, as cadeiras foram montadas em formato "meia-lua" o que proporcionou uma proximidade e um acolhimento ainda maior dentro do espaço.

Um destaque importante dessa plenária principal é que ela exigiu muita atenção espacial  proporcionando um cenário visual de 180 graus.



Uma atenção especial foi dedicada à área técnica e infraestrutura onde proporcionaram uma perfeita adequação a todo equipamento posicionado no espaço. Todos os pontos foram pensados de modo que o público não percebesse onde estavam os equipamentos como cabos e ligações,  racks e potências de energia, caixas de som, retornos de tela, etc -,  aliados à iluminação cênica e ambientação, deixando o encantamento e acolhimento como destaques e diferenciais.

O ponto alto desse projeto, sem dúvida, foi o “tempos e movimentos” elaborado pela empresa Núcleo Produções de forma estratégica e coordenada. Aqui temos um projeto de cenografia em conjunto com uma infraestrutura de ativações da marca. Muitas atividades aconteciam ao mesmo tempo e isso exigia da equipe um alto grau de sinergia, profissionalismo, agilidade e movimento.



O planejamento e capacidade de visualização coordenada devido a simultaneidade de montagem e desmontagem das áreas foi a grande chave deste grandioso sucesso de entrega. A plenária principal, por exemplo, foi transformada em palco para receber o show para a festa e na mesma noite, voltou a ser  a plenária de conteúdo novamente, num intervalo de pouquíssimas horas. 



Abaixo uma listagem das áreas de ativações e espaços ambientados que aconteciam de forma simultânea.  



  • Portal de entrada com aproximadamente 25 metros de comprimento fechando todo o acesso principal do Hotel Bourbon de Atibaia. 

  • Lobby exclusivo com área de credenciamento para atender aproximadamente 1.200 convidados entre público interno e clientes, com sistema de autocredenciamento. 

  • Setor de distribuição de camisetas e brindes em localização estratégica

  • As Ilhas de Praticidade ganharam destaque no evento, pois foram pensadas e montadas em locais estratégicos, onde além de exibir marcas como Qualy, Sadia e Perdigão, os convidados poderiam preparar seus congelados em tempo real, 24 horas à disposição, com todos os  produtos e lançamentos.

  • Foyer formada por uma série de ativações dos “clientes internos” da companhia que preencheram o ambiente com seus produtos e pontos de interatividade. 

  • Áreas de experiências para Sadia,Qualy e Perdigão que integravam a todos com os novos lançamentos e conceitos para o ano. 

  • Portais de entrada para a Grande Plenária ( 04 pontos ) recebiam a todos para a  “entrada triunfal” daquele que seria o ponto de maior atração do evento. 

  • Outra sala de conteúdo não menos importante foi montada em uma segunda plenária no Espaço Garden onde foi dedicado o mesmo cuidado técnico e gráfico proporcionado na Grande Plenária. Possuía um tamanho menor, mas com toda a grandiosidade merecida com tela LED para conteúdo, painéis com espaço para as marcas, área técnica, etc. 

  • O quesito diversão também fez parte do evento para atender um público de 1.200 convidados com uma montagem de aproximadamente 1600 m2 de tendas na área da piscina com palco para apresentação artística, comunicação visual, ambientação, bar, food trucks, mobiliário, entre outros. Com um clima divertido e descontraído, o ambiente da piscina recebeu um  grande show de pagode. 



A Comunicação visual e sinalização indicando as áreas de atividades propostas também estiveram presentes nos espaços

Esse projeto contou com cerca de 60 profissionais como cenotécnicos para fabricação das  peças, marceneiros, serralheiros, eletricistas, além dee cenotécnicos de montagem que trabalharam de forma coordenada e ágil.



Esses profissionais se dividiram em escalas de 2 dias considerando a montagem e desmontagem de alguns espaços com o evento acontecendo. O que trouxe um grau de complexidade de infraestrutura do evento, ao mesmo tempo que esse dinamismo e planejamento foram um grande triunfo. 



Como resultado, o feedback do cliente e dos colaboradores que participaram do encontro BRF Direto Ao Ponto falam por si só. A empresa Núcleo Produções foi convidada para repetir a receita desse projeto no segundo semestre para o mesmo cliente, com características parecidas. Um evento feito pela primeira vez que se tornou um case para a empresa e um marco na memória do público presente.



Um projeto assinado com uma cenografia impecável, uma proposta de infraestrutura eficiente, adequada e com uma ambientação de espaços que envolvessem e fizessem sentido às pessoas. 



Realizar sonhos e tirá-los do papel é a virtude que nos move, nos tira da inércia e nos leva à feitos extraordinários.



E quando esta atitude encontra uma cultura baseada em valores coletivos, parcerias e princípios íntegros, o resultado só pode ser o sucesso.



E é isso que nos leva adiante e nos guia, neste encantador mundo da cenografia corporativa.