Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Mercado Livre - Melixp 2022

Cenografia

Candidato: Agência People
Cliente: Mercado Livre
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

AGÊNCIA PEOPLE
Desde 2013, a People atua no mercado de Live Marketing com cases impactantes que atingem os objetivos dos clientes e vão além: geram experiências diferenciadas para todos os públicos, com efeitos residuais que são característicos de uma empresa que investe em criatividade conectada às vertentes mundiais.

Com projetos de grande visibilidade no mercado, o portfólio da People é diversificado e engloba cases de sucesso de vários portes, tais como: Mercado Livre Experience, o maior evento de e-commerce da América Latina e um dos maiores do mundo, realizado pela People em 2016, 2017, 2018, 2021 e 2022; Workshop de Gerentes e POBJ Bradesco, edições 2016 e 2017 - o maior evento corporativo da América Latina, além de iniciativas sociais e projetos disruptivos, como Estação Hack e Boost Your Business, do Facebook, realizados pela agência em 2017 e 2018; abertura da loja da marca dos carros de luxo mais cobiçados do planeta - McLaren 2018, além de outros projetos relevantes para marcas nacionais e internacionais, tais como LongPing High-Tech, Banco ABC, Bayer, Jornal Valor, Audi, Honda, Pirelli, Bridgestone, entre outras.
PEOPLE LIVE EXPERIENCE
R. Pio XI, 2271 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP

Mercado Livre
Como o maior e mais abrangente marketplace da América Latina, a empresa experimenta um crescimento substancial na região, sendo o Brasil seu mercado mais proeminente. Com uma base de 211 milhões de usuários e mais de 10 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, o Mercado Livre concretiza nove vendas a cada segundo em sua plataforma.

Com sede em Buenos Aires, na Argentina, foi fundada em 1999 por Marcos Galperin, que na época era aluno de MBA na Universidade de Stanford.

Número de estandes: 02 - 4 arenas de conteúdo
Conceito: Transformar os vendedores do marketplace por meio de uma programação focada na geração de negócios
Profissionais envolvidos direta e indiretamente: 87 pessoas
Tempo de Planejamento: 03 Meses

Vídeo

Galeria de Fotos

 CONCEITO: Transformar os vendedores do marketplace por meio de uma programação focada na geração de negócios

 

O esperado e memorável Mercado Livre Experience 2022 aconteceu no prestigioso Transamerica Expo Center, situado em Santo Amaro, na Grande São Paulo.

 

Ao receber uma impressionante multidão de 12.000 participantes, o MeliXP 2022 teve a missão de criar uma plataforma onde as oportunidades florescessem e os negócios prosperassem. Sua premissa centrada na transformação empresarial promoveu um ambiente propício para que cada indivíduo se lançasse rumo a um futuro de êxito comercial.

 

Desde estratégias para escalonar seus empreendimentos no marketplace até táticas para diferenciar suas marcas em um cenário competitivo, o evento foi permeado por conselhos práticos e ideias inovadoras.

 

A imersão era total, enriquecendo as mentes dos participantes com um fluxo constante de novos conceitos e abordagens. Nesse caldeirão de conhecimento, luminárias do comércio online, incluindo Stelleo Tolda, um dos fundadores do próprio Mercado Livre, bem como Daniel Scandian da MadeiraMadeira e Fernando Baialuna da GFK, fizeram suas presenças serem sentidas.

 

O MeliXP 2022 foi muito mais do que um evento; foi uma jornada que esculpiu o futuro dos negócios. O evento foi um marco que influenciará as estratégias e abordagens empresariais por muito tempo. Ele permitiu que seus participantes se conectassem com uma rede de experts do Mercado Livre e parceiros influentes, criando laços que continuarão a moldar a cena comercial.

Os hot points do Mercado Livre Experience 2022 foi: o palco principal, com 4.500 lugares e outros 03 palcos paralelos para até 500 pessoas; 86 estandes disponíveis para os sellers entrarem em contato com a inovação; 06 unidades de negócios do Mercado Livre; 02 praças de alimentação com 16 operações entre Food Trucks e Bikes, 01 Lojinha da marca e 01 Estúdio para gravações de conteúdos estratégicos e 15 promotores de apoio ao público.



O show de encerramento ficará a cargo de uma dupla sertaneja para fechar com chave de ouro o Mercado Livre Experience 2022.



O evento foi dividido em três etapas, com três temas relacionados:



O primeiro, “Como vender on-line no Mercado Livre”, ofereceu conteúdos para pessoas físicas e empresas que estão planejando abrir a primeira loja on-line ou iniciando no e-commerce. Foram apresentadas dicas para evitar bloqueio e suspensão de contas, reputação, precificação de produtos, análise de lucratividade e estratégias para conquistar as primeiras vendas



O segundo tema, “Como escalar meu negócio”, teve conteúdo exclusivo para empresas que desejam acelerar a operação de marketplace e aumentar os resultados com soluções de crédito, otimização tributária, programas de aceleração de vendas e dicas de como criar uma loja virtual.



O terceiro tema, “Çomo diferenciar minha empresa”, apresentou estratégias para os marketplaces que já atingiram um aumento nas vendas e procuram novas formas de impulsionar ainda mais os resultados.



Palestras – As plenárias tiveram o espelho do mercado brasileiro em 2023 e no futuro, estimulando a transformação digital.



Foram promovidas diversas palestras criadas estrategicamente para englobar quatro etapas diferentes da jornada do e-commerce: #vctransforma, com foco em tendências futuras e inovação; #vcvendeu, direcionada aos vendedores em estágio inicial que ainda estão acelerando as vendas; #vccresceu, para ajudar os vendedores a escalar os negócios e, finalmente, a #vcvenceu, para vendedores com mais tempo e experiência no e-commerce.



Outras novidades que marcaram a 7ª edição do Mercado Livre Experience:



Impulsionamento dos investimentos. O MELIXP23 teve as iniciativas e os investimentos que irão acelerar o crescimento do e-commerce, entre eles, os lançamentos de vídeos de 10 segundos dentro da plataforma, a sua própria criptomoeda, o Mercado Coin - para entrar no negócio de descontos via cashback.



Estratégia Black Friday:



Como o evento sempre prepara os sellers para a Black Friday, a 7ª edição vai continuar reforçando a importância da divulgação dos produtos participantes com mais agilidade nesta importante data para o comércio.



Os estandes:



  • 04 peta (64m²): adventure / citroen / kangu / olist

  • 10 tera (36m²): jet commerce / nubimetrics / af magic5 / gs1 / ideris / universidade marketplace / ecom fiscal

  • petina / sequoia logistica / sebrae

  • 10 giga (25m²): bling / jadlog / chinalink / wigoo / ambar x / dhl / ecom consult / ceva logistica / plugg two / word post

  • 26 mega  (16m²): esquadrão franco / importway / bd consultoria / lexos / mamba / sh de preço23 / auaha /3m consultoria / benova / echodata / enext / sodramar / eficaz / adventure / lojas hub / mercado seller / sustentabilidade amazonica / embala web / fbf / serasa / cargo br / prudential /nipo center / mind log / crm bonus / people

  • 19 nano (6,25m²): cd embalagens / aleph solutions / integracomm / super embalagens / fevereiro cruz / nerus / código do futuro / koncili / polibrinq / predize / we drop / emballerge / place 2u / pex ta entregue / cartonale / magazord / mt soluções / meli pró / eu entrego

  • 8 malimatch p (16m²): metal system / wap / arno / frigelar eos / haiz brasil novo / etilux / laquila / boch

  • 1 malimatch m (25m²): aiwa

  • 2 malimatch g (36m²): meu rodapé / sportbay protorkA imersão era total, enriquecendo as mentes dos participantes com um fluxo constante de novos conceitos e abordagens.



Nesse caldeirão de conhecimento, luminárias do comércio online, incluindo Stelleo Tolda, um dos fundadores do próprio Mercado Livre, bem como Daniel Scandian da MadeiraMadeira e Fernando Baialuna da GFK, fizeram suas presenças serem sentidas.




O MeliXP 2022 foi muito mais do que um evento; foi uma jornada que esculpiu o futuro dos negócios. O evento foi um marco que influenciará as estratégias e abordagens empresariais por muito tempo. Ele permitiu que seus participantes se conectassem com uma rede de experts do Mercado Livre e parceiros influentes, criando laços que continuarão a moldar a cena comercial. 

O maior evento voltado à transformação digital da América Latina reuniu pessoas e empresas interessadas em tecnologia, negócios e empreendedorismo e ofereceu aos visitantes conteúdo de excelência global e nomes de reconhecimento mundial.



Com o tema One Day Changes Everything – “Um dia muda tudo” – o evento fez a volta das experiências de negócios no formato presencial.



E ainda contou com presenças ilustres, como Lewis Hamilton, o maior vencedor de GPs da da Fórmula 1, David Schonthal, empresário, investidor e professor da Kellogg School of Management e Tom McFadyen, da agência McFadyen Digital, responsável estratégia de algumas das maiores operações de marketplace do mundo.



Dentro desse contexto de alto valor agregado e repleto de inovação, o Mercado Livre apresentou soluções que impactaram os visitantes e obteve excelentes resultados diante do desafio de atingir alta conversão de leads.

 

O retorno foi imediato por conta do alto engajamento do público na Mesa Inteligente, no Provador Virtual, na participação das palestras e em todos os conteúdos que a marca ofereceu. Tudo isso reunido em uma experiência extraordinária também gerou efeitos residuais.

 

A partir dos dois dias de evento, o Mercado livre aumentou significativamente a conversão de leads para abertura de novas lojas virtuais, conversões para os métodos de pagamento do Mercado Pago e anúncios no Mercado Ads, garantindo mais um sucesso da marca no VTEX Day.