Nem sempre utilizamos os mesmos parâmetros da arquitetura convencional para os espaços cenográficos. Na maioria das vezes, aspectos como leveza, plasticidade, facilidade de manuseio, montagem e logística, são critérios que fazem escolher entre um material ou outro. As escolhas de materiais estão sempre muito atreladas também ao pensamento inteligente e criativo do projeto para que os recursos possam ser otimizados e gerem experiências.
Em cada um dos espaços projetados pela Bueno, essas premissas que potencializam e exploram os materiais, respeitando seu ciclo de utilização, e facilitando a logística e a montagem estão presentes desde o conceito criativo, chegando até ao desenho técnico de cada projeto. Os possíveis materiais e insumos são amplamente estudados e testados, no que a empresa chama de laboratório de inovação contínua.
Neste projeto, de maneira geral, foram exploradas técnicas e materiais que a empresa já domina, combinados com alguns detalhes especiais que trazem a exclusividade para cada projeto, e que foram muito estudados e testados para chegar ao resultado final surpreendente.
Túnel Assembleia - Distrito Anhembi
Para estruturar todo o túnel, foi utilizada a estrutura metálica em box truss, técnica construtiva amplamente utilizada pela Bueno, por possibilitar o reaproveitamento das peças modulares, e pela eficiência no processo de montagem, que não deixa resíduos. Além é claro de todo o potencial de segurança que a estrutura metálica proporciona.
Todo o percurso precisava estar completamente fechado, para que a imersão fosse maximizada. Para esse fechamento, o tecido tensionado foi a escolha da Bueno, por ser um material leve e tecnicamente viável, além também do potencial de reaproveitamento dentro do processo de trabalho da empresa.
Para ambientar cada parte da narrativa - passado - presente - futuro - os acabamentos, a iluminação, os materiais e as cores foram diferenciadas no projeto. O passado recebeu tecido tencionado preto, em conjunto com tecido tensionado branco com recortes, remetendo à importância das conexões durante a trajetória da empresa.
Para o presente, o túnel ganhou acabamento em malha metalizada dourada, e uma forma circular, para receber a peça cenográfica central do túnel, uma árvore representando o momento presente. Essa peça abrangeu muito estudo, e foi inspirada em uma peça que Leila e Bueno viram na Expo Dubai 2020, um celeiro de inovação e tecnologia voltada para arquitetura efêmera. Nessas viagens, bebem direto da fonte, e trazem muitos novos conceitos, novas tecnologias e novas soluções projetuais para aplicar nos projetos da Bueno Arquitetura Cenográfica.
Mas claro, é preciso muito estudo para transformar essas inspirações em processos viáveis para os projetos de arquitetura cenográfica da Bueno. É preciso adaptar a realidade do mercado brasileiro, mantendo a inovação e a criatividade.
A árvore foi escolhida como peça cenográfica central, projetando os valores de um presente pautado na geração de bons frutos, vindos da conexão, assim como a estabilidade de uma árvore bem enraizada, gerando bons frutos para o futuro. A inspiração foi em uma peça vista na Expo Dubai, porém mais complexa e resistente, pois não se tratava de algo efêmero. Os aros metálicos de diferentes diâmetros, interligados em formato orgânico, com vidros que podiam ser côncavos, ou convexos, geram uma brincadeira visual interessante, trazendo o lúdico através dos reflexos.
Claro que algo tão personalizado, com metal e vidro não é uma boa escolha para compor uma peça cenográfica, ainda mais pelo tempo de vida dessa peça, que ficou montada por apenas algumas horas. Porém, ainda assim a árvore central do túnel imersivo teve essa inspiração, principalmente pelo efeito visual lúdico, que os reflexos proporcionam.
Para estruturar a árvore com leveza, vários testes foram realizados, até chegar no material escolhido, que foram os bastidores, aros em bambu utilizados para fazer crochê, em diferentes diâmetros. Para unir esses aros, a fita hellermann foi escolhida. Em alguns bastidores, foram encaixados balões translúcidos, para que refletissem as pessoas, que de certa forma faziam parte dessa peça, assim como de todo o organismo interconectado de Farmarcas.
O centro da peça recebeu paineis de LED, que transmitiam conteúdo de reforço da marca e do evento, envolvendo os convidados inteiramente na imersão através da peça cenográfica. Com materiais simples e leves, a Bueno conseguiu unir conceito criativo com inovação, respeitando a utilização de cada material, sem deixar de lado a experiência do convidado.
A terceira ambiência do túnel, era um convite ao futuro, que está por vir, fortalecendo ainda mais as conexões e a geração dos frutos que estão sendo colhidos ao longo da jornada.
Para essa área, a malha metalizada prateada, as lâmpadas tubulares, a flexled e os espelhos foram as escolhas principais, para remeter ao futuro, à tecnologia, e ainda assim ter o efeito lúdico visual que a angulação dos espelhos proporciona, junto com o reforço do convite pessoal da marca, para que cada pessoa se veja refletida, nesse convite.
Túnel Jantar Encontro Farmarcas - Espaço Pró Magno
Neste túnel imersivo, a técnica foi o principal fator de desafio. Afinal, envolver toda a área de acesso, que engloba a escada rolante e o foyer, chegando a 10 metros de altura não é uma tarefa simples.
Toda a estruturação do túnel foi feita em box truss, com os devidos travamentos por conta do grande vão que precisava vencer. O túnel foi revestido com tecido tensionado preto, e pela parte interna recebeu as cortinas de led, que são o fundo do céu estrelado. A parte externa recebeu cortina de tecido off white, para se integrar com a fachada do Pró Magno, que é de vidro e revela o interior do espaço.
As cortinas de led, são peças importantes do acervo da Bueno Arquitetura Cenográfica, produzidas e idealizadas pela empresa. O veludo preto recebe pontos de led, com ligação elétrica para que acenda como um grande céu estrelado. As laterais de cada parte da cortina, recebem velcro, para facilitar a montagem e a reutilização delas. O efeito visual é incrível, e a subida dos convidados imersos nesse grande céu estrelado já é prenúncio da grande celebração que está por vir.
Já no pavimento onde aconteceu o jantar, o túnel se estendeu mantendo a ambientação de celebração. Com malha metalizada dourada, e uma árvore cenográfica de balões dourados remetendo à grande festa. A espacialidade da peça cenográfica possibilita a ocupação aérea agregando em ambiência, ao mesmo tempo em que deixa o espaço livre para se adequar ao fluxo de pessoas.
A iluminação cênica, junto a lâmpadas tubulares pendentes, finalizaram a ambientação do túnel, fazendo a conexão com o grande céu estrelado por onde os convidados acessaram a área do jantar.
Jantar de Celebração Encontro Farmarcas - Espaço Pró Magno
O espaço do jantar precisava cumprir duas funcionalidades diferentes: servir para o momento formal do jantar, para a exibição do documentário comemorativo dos 10 anos de Farmarcas, mas também ser funcional para receber a banda ao vivo e a pista de dança que viria para fechar a noite.
Para deixar o espaço funcional, muito da intervenção de cenografia foi aérea. Peças em estrutura metálica circular, em diferentes diâmetros e seguindo as cores e sistema visual do evento, trouxeram dinamismo para todo o espaço. As peças receberam tecido tensionado nas cores azul e laranja, formando discos que permeavam toda a área do jantar.
As peças aéreas neste projeto tiveram um papel conceitual fundamental: evidenciar que o protagonismo está nos convidados e não apenas naqueles que estão sobre o palco. A Bueno tem utilizado muito esse recurso, criando uma ambiência favorável para evidenciar e “abraçar” todos que vivenciam o espaço. Apesar da monumentalidade gerada muitas vezes, as peças aéreas são elementos conceituais que harmonizam com o todo, e de forma subliminar valoriza e reverencia os convidados que estão embaixo delas.
Para o fundo de palco, e outras paredes do entorno, o mesmo sistema visual foi utilizado, com peças metálicas circulares, dentro do sistema de comunicação visual do evento, revestidas em tecido tensionado nas cores também do evento.
O fundo de palco recebeu impressão digital, e também contou com uma necessidade específica: o painel do fundo precisava se abrir para a entrada da banda. Por isso, a Bueno projetou a estrutura dividida, para que no momento da entrada, ele se abrisse, e depois voltasse ao lugar.
Cada detalhe é importante quando é preciso encantar, envolver e surpreender os convidados. Neste projeto, com necessidades tão específicas, o conceito criativo andou lado a lado, trazendo experiência e viabilidade técnica para que cada função fosse impecavelmente suprida através da ambiência.