Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Concrete Show 22

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: Informa Markets
Segmento: Serviços
Categoria: Cenografia

A Bueno Arquitetura Cenográfica atua no mercado há 30 anos, entregando soluções criativas para resolução de desafios. Hoje, integra o Grupo Bueno, um ecossistema de empresas que é resultado da evolução ao longo dessas 3 décadas.
 
Iniciando sua trajetória na comunicação visual, a empresa evoluiu através dos desafios. A tridimensionalidade da comunicação visual guiou os passos da empresa para o desenvolvimento de novas técnicas, migrando para a especialização em cenografia. Com a crescente complexidade das demandas, a Arquitetura Cenográfica se tornou a solução integrada entre técnica, conceito, funcionalidade e experiência, consolidando hoje o diferencial da Bueno Arquitetura Cenográfica.

A Concrete Show em sua 13ª edição, marca a volta importante no modelo presencial do evento, o maior encontro da cadeia construtiva da América Latina. Voltado para inovações tecnológicas, tendências em produtos e serviços voltados ao setor da construção civil, e geração de negócios, a edição conta também com dois espaços de exposição de conteúdo.

A Arena 120 Ideias é uma área para palestras rápidas de até 30 minutos, e acesso gratuito para os visitantes interessados. Já o espaço Construindo o Conhecimento recebeu uma série de palestras, seminários e congressos com acesso pago, e exclusivo para profissionais do setor.

Esses dois espaços, com alto teor técnico voltados para os profissionais da cadeia do setor da construção civil, são sempre elogiados, por trazer assuntos que são tendências crescentes no setor, além de contar com a participação de profissionais que são referência. Entidades importantes, como a Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e a Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) marcaram presença, apresentando importantes seminários.

A Bueno Arquitetura Cenográfica foi responsável pelo projeto dessas duas áreas, pela primeira vez na edição de 2022. Com o retorno do modelo presencial do evento, a organização buscava destaque e inovação para essas duas áreas, para que refletissem todo o DNA da Expo.

Já sendo uma parceira conhecida da Informa Markets, promotora da Concrete Show, a Bueno abraçou o desafio de surpreender o público, com estruturas grandiosas e suspensas, que instigaram a curiosidade dos visitantes, as duas áreas atenderam muito bem aos objetivos que foram propostos.

Vídeo

Galeria de Fotos

Quando se trata de um público com conhecimento técnico, o desafio construtivo fica ainda mais evidente. Cada uma das áreas projetadas para abrigar a propagação de conteúdo, buscou surpreender os convidados, através dos materiais e das escalas grandiosas. 



O espaço Construindo o Conhecimento, área exclusiva para profissionais capacitados, e conteúdos mais técnicos, fez uma alusão a pilares de concreto, trazendo o lúdico e o artístico para a grande peça aérea cenográfica que ambientou toda a área. 



Com a combinação de estrutura metálica, e tecido tensionado, a peça ganha forma e volumetria, unindo segurança, eficiência construtiva e plasticidade. A peça foi suspensa com auxílio de talhas, e a carga foi devidamente distribuída nos pontos aéreos do pavilhão. 



O tecido, visto à distância, remete à textura do concreto, e faz parecer que é uma grande peça sólida e pesada. As aberturas nos aros, com a trama de tecido recortada aparente, brinca com a percepção do observador, revelando ora a solidez, ora a leveza da peça. 



A trama aparente, faz alusão às conexões e amplas possibilidades que o universo do ‘concreto’ já abrangendo toda a escala da construção civil, proporciona. Dessa trama, balões infláveis transparentes em diferentes alturas, representam as moléculas do concreto, se dispersando na forma de conhecimento para toda a plateia. Uma visão subjetiva, mas que foi a inspiração de todo o conceito criativo dessa área.



A escala grandiosa dessa peça única, repousando sobre a área dos auditórios, também contribui para gerar as nuances de percepção. Em algumas imagens é possível comparar a dimensão da peça com um caminhão, do estande ao lado. E com certeza, esse espaço foi destaque em toda Expo. 



Além dos palcos para transmissão de conteúdo, o espaço contou com lounges que possibilitaram networking e trocas de experiências entre os participantes. O fechamento contou com uma dimensão mais baixa, e em sua maior parte em voil preto, que possibilitou o contato visual da área interna do espaço, com o entorno. 



Para os acabamentos, a flexled foi escolhida por reforçar a plasticidade e as curvas, além de destacar o espaço Construindo o Conhecimento dentre os demais ambientes da Expo. 



A Arena 120 Ideias é outro espaço de transmissão de conteúdo, porém aberta a todos os visitantes da Expo, com palestras mais curtas. O conceito criativo da peça cenográfica central da Arena, foi uma espécie de ‘provocação’ aos arquitetos, buscando formas orgânicas e até esculturais, em meio a tantas soluções técnicas, uma peça artística e inusitada.



Dois palcos com a peça cenográfica como plano de fundo, receberam o público, tendo a peça como ponto de conexão visual. A técnica do tecido tensionado foi utilizada para criar a volumetria orgânica, porém dessa vez com malha em acabamento metalizado prata, que trazia a percepção de se tratar de uma grande peça metálica. Porém o metal não chegaria a essas proporções e dimensões, e o efeito foi surpreendente. Muitas pessoas tocavam a peça, e se espantavam com a maciez no toque. 



Para finalizar a ambientação da arena, espelhos foram instalados ao redor da grande peça, sendo mais uma forma de brincar com a espacialidade. Os espelhos refletiam o entorno, a peça e os visitantes, dependendo do ângulo de observação, e traziam ainda mais mistério para a ambiência envolvente e lúdica que foi criada.

A peça aérea que ambientou o espaço Construindo o Conhecimento foi desafiadora.



Chegando a pesar pouco mais de 3,7 toneladas, o cálculo de distribuição de cargas foi complexo, chegando a abranger 80 pontos aéreos. Toda a peça foi montada em uma altura confortável para os cenotécnicos trabalharem, na aplicação do tecido, instalação da flexled e demais acabamento, e somente após estar pronta, com auxílio de talhas, a peça foi suspensa e fixadas com cinta catraca em cada ponto aéreo.



Para manter a estabilidade estrutural da peça, o sincronismo da equipe e a atenção a cada movimento é essencial. Todos os processos são estudados e detalhados ao máximo, garantindo sempre a segurança no ambiente.



A escolha do material, com textura similar ao concreto, também foi assertiva, pois gerou curiosidade e surpresa, uma vez que não era possível tocar a peça para entender melhor o material de que era feita. Essa estratégia foi uma grande aliada para envolver os convidados, e conectá-los com o ambiente, através da surpresa.



Para um resultado como este, uma peça tridimensional grandiosa, através de um material plano, com potencial de tensionamento capaz de se transformar visualmente em uma estrutura sólida, só é possível com muito conhecimento técnico.



A mesma técnica, que utiliza a força de tensão e o potencial de tensionamento do tecido com elastano, aplicada com outro propósito, gera um resultado totalmente diferente, tanto que fica imperceptível para os visitantes que se trata do mesmo material e técnica, porém com acabamentos diferentes. 



Na Arena 120 Ideias, o acabamento metalizado do tecido com elastano, remete a uma grande chapa metálica, que só poderia chegar a tais proporções orgânicas, com técnicas muito mais complexas, como a fundição e a solda, algo inviável para uma peça efêmera. 



A grande expertise da Bueno está justamente aí, em chegar a diferentes resultados, com inovações técnicas, mas sempre fieis ao seu modo de pensar o projeto e em respeitar as potencialidades de cada material empregado, inclusive o ciclo de utilização renovável dessas matérias primas, como o tecido.



Como elementos complementares, a iluminação cênica dos ambientes, e elementos tridimensionais como os infláveis que foram agregados nos ambientes, foram cuidadosamente escolhidos, para contribuir com o efeito surpreendente e inovador de cada espaço. 

Galeria de Fotos

Uma Expo nessas proporções, no ano da sua retomada ao formato presencial, já absorve uma grande demanda reprimida por conexões e novas possibilidades de negócios para todo o setor da construção civil.



O investimento em propagação de conteúdo, em diversas especialidades técnicas e níveis de complexidades, é sempre um diferencial muito atrativo para profissionais do setor. E a estratégia de investir através da arquitetura cenográfica, nesses espaços, gera uma valorização nessas ações de fomento.



O retorno ao pavilhão era muito aguardado por todos os players da indústria de construção civil que participam todos os anos do evento. Estamos muito felizes com o resultado do Concrete Show 2022, pois é um reflexo do aquecimento do mercado, que segue forte após dois anos de pandemia”, destacou o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, Hermano Pinto, que acrescentou: "Recebemos muitos feedbacks positivos de expositores e parceiros sobre a qualidade da visitação, volume de negócios fechados e sobre como foi vantajoso estar presente no pavilhão para a reconexão com clientes tradicionais e para aumentar a rede de relacionamentos".



Muitas marcas expositoras relataram recorde no volume de negócios gerados nesta edição da Expo, entre elas a Metalesp, Liebherr,  Caterpillar, Coplas, Yanmar, Quartzolit, entre outras, de diferentes nichos de atuação e soluções para construção civil, como insumos, equipamentos, ferramentas e demais serviços especializados.



A inserção de um amplo painel de conteúdo, foi muito assertivo nesse ponto, pois foi um atrativo para que mais de 18.000 profissionais do setor, que marcaram presença nesta edição da Expo, ampliando a geração de negócios e a troca de experiências.