Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: QG Presença Preta no Lollapalooza - Vivo

Candidato: Expertise Group
Cliente: Vivo
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos

TROFÉU BUSINESS EVENTOS & SERVIÇOS
Apoio e Logística para Eventos

A Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, está entre as maiores empresas de telefonia do Brasil. É referência nos serviços de telefonia móvel, banda larga de ultravelocidade, TV por assinatura em HD, atuando tanto no B2B quanto no B2C.

A área B2C é a demandante da logística de Presença Preta no Festival Lollapalooza em São Paulo em 2023. Indo além de sua atuação comercial, a Vivo, e especialmente a área de B2C, cada vez mais tem trazido pautas sociais em seus eventos e ativações, assumindo o seu papel sendo uma empresa de grande porte de disseminar a inclusão, a diversidade e a cultura, participando de eventos importantes dentro deste cenário, como a Parada do Orgulho LGBTQIA+ SP Arte e outros.

O EXPERTISE GROUP nasceu há 22 anos com visão de atuar em 3 Núcleos de Negócios: Eventos, Trade, Incentivo/Relacionamento com plataformas proprietárias de gestão e de premiação. Cada núcleo é composto por especialistas em sua área de atuação, de maneira que a entrega seja bastante profissional em função dos conhecimentos específicos. Por isso somos capazes de criar eventos de ponta a ponta, desde a criação do conceito até a sua execução.

Realizamos projetos para grandes empresas dos mais diversos segmentos e a maioria estão conosco há muitos anos, como é o caso de Vivo que trabalha conosco desde 2000, em diferentes áreas e escopos. Mas continuamos nos desafiando e atentos às inovações e maneiras de gerar os melhores resultados. Continuamos desafiando nossa equipe para nunca acharem que já aprenderam tudo; damos autonomia, oportunidades e recebemos o melhor desse time.

Prezamos por um ambiente de confiança, respeito, amizade, colaboração entre todos. Prospectamos bastante, sempre buscamos novos clientes e assim aprendemos a dinâmica de novos segmentos.

Participamos de eventos internacionais como SXSW, Cannes Lions, Expo Dubai, IMA Experience.

Vídeo

A Vivo nos trouxe um desafio empolgante e relevante: operacionalizar o QG no evento Lollapalooza de 2023, integrando a campanha "Presença Preta", criada pela agência Soko e Vivo. Essa campanha, que visa convidar influenciadores pretos para vivenciarem eventos como o Lolla, proporcionou um foco inovador.



Toda a logística e organização para o ponto de encontro desses convidados, com cabeleireiros, maquiadores, massagista, DJ, A&B, hospedagem e até mesmo a logística de transfer deles para o Festival seria realizada por nossa equipe.



O local escolhido para esse ponto de encontro, batizado de QG, foi o Teatro Vivo. No local, também seriam feitas as entregas das pulseiras para os influenciadores, criando ações de interação e compartilhamento nas redes sociais já nesse momento. Dessa forma, a entrega deveria ser diferenciada e premium, visando enriquecer a experiência de cada participante.



No contexto atual, a campanha "Presença Preta" da Vivo emerge como um marco de relevância, abordando um cenário em que marcas são cada vez mais pressionadas a se posicionar e assumir responsabilidade social no âmbito da inclusão e diversidade. Em um ambiente onde o público está atento às genuínas intenções das marcas, a Vivo se destaca ao adotar uma abordagem verdadeira, orgânica e sensível.



A relevância da "Presença Preta" reside na sua autenticidade, refletida não apenas na mensagem, mas também na composição da equipe por trás dela e detalhes minuciosamente pensados no público preto. Dessa forma, a Vivo não apenas assume um compromisso legítimo com a inclusão, mas também catalisa uma mudança cultural, estimulando outras marcas a seguirem um caminho de responsabilidade social consciente e efetiva.

Diante do desafio de integrar a campanha "Presença Preta" de forma impactante, propusemos um espaço que transcendeu a mera retirada de ingressos. Criamos um ambiente que não apenas refletia a identidade visual da campanha, mas também proporcionava uma jornada imersiva e autêntica, além de considerar a inclusão e diversidade em todos os detalhes, tanto na equipe envolvida no projeto quanto no cenário e detalhes pensados especialmente para o público-alvo.



Cuidamos de toda a operacionalização de entrega de ingressos para os convidados da Vivo. O espaço se transformou em local de diferentes experiências. O balcão de retirada não era apenas funcional, mas um marco com um backdrop e totem de comunicação que respirava a essência da campanha. O lounge não era simplesmente um local para descanso, mas um refúgio que convidava ao relaxamento, com poltronas confortáveis, refrescos para os convidados e massagistas profissionais disponíveis.



Além disso, criamos um ambiente personalizado para apresentação de DJs, incluindo uma cabine trabalhada com a identidade da campanha, que transformava o local em um hub de entretenimento e trazia uma atmosfera vibrante.



Para dar um toque de glamour à experiência, dedicamos uma área com toda ambientação para recriar um salão de maquiagem, com maquiadores e cabeleireiros profissionais à disposição dos convidados. Por fim, criamos uma ativação de foto/vídeo 360º, para que os convidados pudessem se divertir e compartilhar essa experiência. Todas essas ativações e ambientes criados tornaram o espaço completamente instagramável e ajudaram a divulgar amplamente a campanha e o QG da Vivo no Lollapalooza.



Vale salientar que cuidamos também do credenciamento e logística envolvida hospedagem e locomoção desses convidados, para que eles pudessem curtir o evento com todo conforto e cuidado, garantindo a visibilidade que a ação demandava.

Nossas soluções não apenas traduziram a mensagem da campanha, mas também criaram uma conexão genuína entre a Vivo e seu público. O que de início poderia parecer uma simples entrega, se tornou em algo grandioso e que fez grande sucesso entre os convidados da campanha Presença Preta.



A hospedagem e logística de transporte dos participantes ficou por nossa conta, e foram planejados para dar todo conforto e segurança aos convidados da Vivo. Além disso, cada minúcia foi estrategicamente planejada para criar um ambiente coeso e envolvente como meeting point.



Os artistas e influencers convidados aproveitaram muito o espaço totalmente instagramável e interativo: fizeram maquiagem e cabelo com nossos profissionais especializados na beleza negra, relaxaram com nossos massagistas e se divertiram com nosso vídeo 360º, tudo ao som de DJs da cena e música negra!



E claro, o impacto foi além dos presentes no QG Vivo Lolla, uma vez que os convidados compartilharam suas experiências através de redes sociais em postagens que alcançaram milhares de pessoas! Essa interação trouxe grande engajamento para marca e ao mesmo divulgou a campanha Presença Preta de e a causa que ela representa, de forma autêntica e orgânica.



Nossa abordagem transformou um processo operacional em uma experiência memorável, e nosso compromisso em trazer a essência da campanha "Presença Preta" para a vida foi o que verdadeiramente trouxe o cenário ideal para a Vivo no contexto do Lollapalooza 2023, ajudando a ampliar a representatividade no coração de um dos maiores festivais de música do país.

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