Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Trios da Parada LGBTQIA+ Terra|Diageo|Vivo

Candidato: Expertise Group
Cliente: Vivo
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos

TROFÉU BUSINESS EVENTOS & SERVIÇOS
Apoio e Logística para Eventos

A Terra é uma empresa brasileira de internet pertencente ao grupo espanhol Telefónica, um dos maiores conglomerados de telecomunicações fixas e móveis do mundo. Além de atuar como portal de notícias, atualmente a companhia também trabalha com aplicativos de celular, publicidade e outros serviços digitais.

Em 2022 o Terra mudou seu reposicionamento, fincando bandeira na diversidade, consciência e lugar de fala. Em 2023, eles buscaram sua consolidação de todos esses pilares, mas também nas muitas entregas de conteúdo e comerciais que reiteram esse propósito. Pelo segundo ano seguido, o Terra patrocinou o evento Parada LGBT+ de SP e foi o veículo oficial de mídia e parceiro comercial do evento, fazendo parte dos principais momentos e conteúdos que envolveram o movimento, ampliando as entregas que foram feitas em 2022.
 
A Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, está entre as maiores empresas de telefonia do Brasil. É referência nos serviços de telefonia móvel, banda larga de ultravelocidade, TV por assinatura em HD, atuando tanto no B2B quanto no B2C.

A área B2C é a demandante da participação de Vivo na Parada do Orgulho LGBT. Indo além de sua atuação comercial, a Vivo, e especialmente a área de B2C, cada vez mais tem trazido pautas sociais em seus eventos e ativações, assumindo o seu papel sendo uma empresa de grande porte de disseminar a inclusão, a diversidade e a cultura, participando de eventos importantes dentro deste cenário, como a Parada do Orgulho LGBT, SP Arte e outros.
 
Com mais de 200 marcas e vendas em mais de 180 países, a Diageo tem uma amplitude notável entre destilados e cervejas. Desde nomes centenários até às mais recentes inovações, a companhia tem como objetivo construir as melhores marcas.

A Diageo é uma companhia engajada com diferentes causas sociais, inclusive possuem um plano de ação de 10 anos para ajudar a criar um mundo inclusivo e sustentável, sustentando o seu crescimento como empresa e ao mesmo tempo criando um impacto positivo na nossa empresa, nas nossas comunidades e na sociedade. Através do Portal Terra, foi desenvolvida a ação para a Diageo.

O Expertise Group, agência de LIVE MARKETING que há 23 anos atua na área de eventos, trade e relacionamento, participa de parcerias com diferentes empresas para realizar projetos que visam consolidar nosso posicionamento como uma marca que apoia a inclusão social e a diversidade, sendo a Parada LGBTQIA+ uma delas.

Vídeo

No âmbito do cenário contemporâneo, onde a diversidade e a representatividade se erguem como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o Portal Terra com Smirnoff (Diageo) e a Vivo são marcas amplamente reconhecida. Todas alçaram um desafio ousado: através de sua participação na Parada LGBTQIA+ de 2023, solidificar seu compromisso em dar voz e visibilidade à comunidade LGBTQIA+ e destacarem-se tanto na celebração quanto no ambiente digital através da exposição das marcas, em diferentes frentes do evento.



Para isso, foram propostos os seguintes objetivos:



  • Exposição das marcas na coletiva de imprensa da 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+;

  • Participação na Feira da Diversidade com o tema Políticas Sociais para LGBTQIA+;

  • Brindes para o público do trio, na coletiva de imprensa e na Feira da Diversidade; 

  • Produção dos três trios elétricos na Parada: Vivo, Terra e Smirnoff (Diageo).



Estavam em nossas mãos uma meta de grandes proporções: executar cada uma dessas propostas de forma impactante para cada uma das marcas, desde a elaboração de ideias, produção e gestão dos projetos, refletindo autenticidade e respeito genuíno pela comunidade LGBTQIA+ e ao mesmo tempo, gerando identificação com as marcas.



Nosso maior desafio, seriam a montagem dos trios, que devido aos seus tamanhos e especificidades, demandariam o esforço de diversos profissionais e horas de trabalho para entregar as demandas de cada cliente:

 

Trio Vivo:

Medidas: 22,10m C x 4,60m de L x 6,50m A

Tela em LED com conteúdo: 12,00 m L x 2,40m A

 

Trio Smirnoff:

Medidas: 38,00m C x 5,00m L x 6,00m A

 

Trio Terra:

Medidas: 22,00m C x 4,70m L x 5,50m A

Tela em LED com conteúdo: 6,40m L x 2,00m A

A nossa jornada na Parada LGBTQIA+ foi marcada por estratégias bem definidas e soluções criativas, permitindo que os desafios fossem não apenas enfrentados, mas superados com sucesso.



Uma das chaves do nosso sucesso foi a dedicação integral de todas as etapas do planejamento da Parada. Desde o início, nos envolvemos em reuniões e alinhamentos, garantindo que nossa participação estivesse perfeitamente alinhada com o evento, evitando surpresas e assegurando uma entrega perfeita.



É importante salientar também, que dado o caráter monumental da Parada, seguimos à risca protocolos de segurança. Focamos em garantir que todas as medidas necessárias estivessem em vigor para que o evento ocorresse de forma ordenada e, acima de tudo, segura para todos os envolvidos, participantes e equipes.



Seria um grande desafio conciliar três grandes entregas no mesmo dia. Dessa forma, a elaboração, criação e execução dos projetos, contou com times dedicados de profissionais que cuidaram de cada uma das marcas, se atentando a individualidade, objetivos e suas necessidades dentro do evento, o que tornou as entregas assertivas e inteligentes.



Vamos detalhar cada uma das frentes em que atuamos:



  • Coletiva de Imprensa e brindes: como abertura dos eventos relacionados à Parada, todas as marcas patrocinadoras participaram da Coletiva de Imprensa. Não apenas estivemos presentes, mas também produzimos brindes para cada uma das marcas e distribuímos para os participantes! Para o Terra, elaboramos uma ecobag atrativa, que foi muito elogiada, gerou engajamento e marcou a presença do portal na Coletiva. Já para a Smirnoff, criamos leques e tirantes com o emblemática arco-íris da bandeira LGBTQIA+, que encantaram os participantes no local. Por fim, em parceria com a Vivo, produzimos uma ação para artistas criarem design de bottons exclusivos para a parada LGBTQIA+. Eles foram entregues com uma shoulder bag que foi confeccionada em parceria com a Retalhar e o Movimento Eu Visto Bem - MOVI - que ressocializa mulheres egressas e detentas do sistema prisional. As shoulders foram feitas a partir de uniformes técnicos da Vivo que iriam para descarte. 

  • Feira da Diversidade: também executamos a presença das marcas na Feira da Diversidade, uma exposição de negócios que conta com a participação de pequenas e grandes marcas. Com o Terra, nossa participação na Feira da Diversidade não foi apenas um estande. Construímos um espaço especial que estabeleceu o Portal como o centro de informações e conteúdo: com uma abordagem inovadora, permitimos que os participantes se tornassem repórteres por um dia, promovendo interação e engajamento significativos. A Smirnoff levou para o espaço na Feira o programa Learning For Life - voltado para promover capacitação profissional na área de coquetelaria e bartender. Participamos com a produção do bar experimental que recebeu os visitantes para uma aula gratuita. Quem passou por lá adorou a experiência. 

  • Trios elétricos: por fim, o auge da Parada acontece no desfile da avenida Paulista! Para fechar com chave de ouro a nossa participação no evento de 2023, produzimos três trios elétricos, Vivo, Terra e Smirnoff! Cuidamos de todos os detalhes: desde a elaboração, produção, apoio logístico e personalização do trio elétrico com identidade visual das marcas, promotores para cada trio, seguranças para times de áudio e vídeo que estavam realizando a cobertura do evento dentro dos trios elétricos, pesquisa e contratação dos artistas, logística para locomoção dos artistas e influencers que estavam no trio, catering e camarim para entrevistas. Cabe ressaltar ainda, que para a produção dos trios, tivemos um grande desafio: houve um atraso de 2 horas por parte da organização do Evento para a entrega dos trios. Sendo assim, nosso tempo para execução de todo o processo de montagem foi reduzido grandemente. Contudo, conseguimos realizar a produção em tempo recorde, sem impactar na qualidade da entrega, que ficou impecável. Foram mais de 22 horas de montagem dos três trios e mais de 158 pessoas trabalhando em nosso time para fazer acontecer.



Trio Terra: com o tema “O que acontece na Parada, está no Terra”, o trio do Terra proporcionou uma das festas mais bonitas do desfile. Minhoqueens, Urias, Grag Queen, Mama Darling e outros convidados levantaram o público nessa festa cheia de cores! O público se encantou com o painel de LED cuidadosamente produzido no trio para exibir o logo e cores da marca.



Trio Smirnoff: pela terceira vez consecutiva, a Smirnoff foi patrocinadora da Parada; trouxemos um trio que deu voz aos convidados e ao público com a campanha #SeuOrgulhoFazHistória. E que história! A animação do trio contou com os artistas Pocah, WD, DJ Heey Cat e Batekoo, além muitos convidados e influencers importantes como Tiago Abravanel, Bianca DellaFancy e Esse Menino.



Trio Vivo: patrocinadora oficial do evento, a Vivo trouxe à avenida Paulista pela segunda vez consecutiva o trio elétrico Canibal, que contou com Daniela Mercury, Bloco Agrada Gregos e Paulette Pink para agitar uma multidão de milhões de pessoas celebrando a diversidade. Convidados entre influenciadores, artistas e clientes tiveram a oportunidade de curtir o dia em cima do trio. Criamos e produzimos mais de 24m de painéis exclusivos com lantejoulas e o resultado não poderia ser outro, ficou incrível!



Por fim, mas não menos importante, foram distribuídos os brindes produzidos por nosso time durante todo o desfile dos três trios, fazendo a alegria dos foliões.

Mais de 4 milhões de pessoas passaram pela avenida Paulista durante o principal evento da Parada. Os trios foram produzidos nos mínimos detalhes e apesar do tempo reduzido para montagem deles, conseguimos cumprir nosso prazo e compromisso com a excelência; recebemos muitos elogios dos clientes sobre nossa atuação.



Cuidamos para que tanto os artistas, influencers e o público do desfile pudessem aproveitar tudo com segurança e conforto, através do trabalho de nossos profissionais de segurança e equipe seguindo protocolos para garantir a menor quantidade de riscos possível.



Impactamos 6700 pessoas diretamente com a distribuição dos brindes durante todo o evento. Os brindes também estavam aliados a causa de inclusão social e diversidade e alguns deles, como os bottons da Vivo, trouxeram e divulgaram o trabalho de artistas da comunidade LGBTQIA+.



E nossa repercussão foi além das dos eventos e do público da avenida Paulista! Nossos trios foram compartilhados nas redes sociais por artistas participantes e influencers, alcançando milhares de pessoas que engajaram e ajudaram a levar a mensagem de diversidade trazida pelos trios mais longe ainda.



O resultado da nossa entrega para as marcas Vivo, Terra e Smirnoff na Parada LGBTQIA+ de 2023 foi, sem dúvida, um triunfo. Nossa presença proporcionou não somente visibilidade à importante causa LGBTQIA+, mas também gerou grande impacto das marcas no evento. O engajamento e a interação foram notáveis, com milhões de pessoas impactadas desde o início até o fim, nas etapas pré, durante e pós-evento. Nossa presença se tornou uma voz poderosa em favor da inclusão e da diversidade, refletindo o comprometimento das marcas em criar um impacto positivo duradouro na comunidade LGBTQIA+.

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