Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: HZ & APAS: talentos que agregam a marca

Candidato: HZ Casting
Cliente: APAS
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos

TROFÉU BUSINESS EVENTOS & SERVIÇOS
Apoio e Logística para Eventos

 Há 18 anos no mercado de eventos, a HZ Casting é uma agência prestadora de serviço de talentos para eventos, festivais, ativação de campanhas, ações de PDV e campanhas publicitárias.
 Nasceu com o propósito de inovar e agregar valor na experiência dos vários públicos em eventos corporativos, sociais, esportivos, festivais, premiações, desfiles, ações em shoppings e aeroportos, organização de feiras e ações promocionais, na busca incessante por soluções eficientes, agrega valor aos negócios com muita criatividade e experiências únicas. Além do investimento em capacitação e desenvolvimento da equipe de contratados, seu grande diferencial é conectar marcas a seus respectivos públicos, com muita inovação, garantindo a melhor experiência do cliente.
Possui uma equipe formada por vinte profissionais multidisciplinares e versáteis, comprometidos em realizar o melhor atendimento, alicerçado no amplo know-how e experiência, a fim de oferecer serviços que superem sempre as expectativas.
Na HZ Casting os clientes são parceiros e, através desta sinergia, é possível mostrar o caminho para o surpreendente, sempre de forma objetiva, assertiva e criativa com soluções que potencializem o relacionamento entre as pessoas e a marca, o que garante a geração de resultados positivos aos negócios. Essa busca na assertividade, proporciona uma identidade exclusiva, cuidando de cada detalhe e, consequentemente, garantindo os melhores resultados.
Ao longo de sua história, a HZ vem acumulando em seu portfólio importantes eventos, que vão de grandes feiras, shows, esportivos, carnaval, desfiles até ações personalizadas para clientes.

Adriane Zagari, proprietária da HZ Casting, compartilha sua trajetória inspiradora: “Durante a pandemia, nossa empresa ousou adotar uma estratégia única: investir vigorosamente em nosso capital humano e expandir nossa base de dados. Atualmente, ostentamos o título de detentores do maior banco de dados em nosso setor. Esta jornada de fortalecimento de nossa equipe e expansão de recursos nos capacitou a coordenar eventos de grande magnitude em todas as regiões do Brasil, consolidando a nossa presença nacional. Esse processo foi essencial para o sucesso que celebramos hoje, e isso é verdadeiramente uma realização importante”.
 

Galeria de Fotos

DESAFIO:

Briefing, metas e objetivos propostos pelo contratante




A Feira APAS, um dos eventos mais aguardados no setor de supermercados e varejo, surpreendeu novamente em sua edição de 2023. Este evento anual reuniu líderes, empresários e profissionais do setor, oferecendo uma plataforma exclusiva para networking e compartilhamento de conhecimento. Com um histórico de sucesso e inovação, a Feira APAS se destacou por apresentar as tendências mais recentes em tecnologia, produtos e estratégias de negócios que estavam moldando o futuro do varejo.



A edição de 2023 foi ainda mais emocionante, com uma variedade de expositores apresentando soluções inovadoras, desde automação de processos até sustentabilidade e bem-estar do consumidor. Além disso, palestras e workshops com especialistas renomados proporcionaram insights valiosos sobre os desafios e oportunidades que o setor enfrentava. À medida que a Feira APAS avançou em direção a 2023, celebramos a resiliência e criatividade do varejo, demonstrando como essa indústria estava se adaptando às mudanças globais e criando experiências excepcionais para os consumidores.



Para atender este evento e sua magnitude, a contratante solicitou um perfil diferenciado para o atendimento dos expositores, clientes, congressistas e público geral que frequentaram a feira e congresso.



O grande desafio foi a assertividade, agilidade e qualidade na contratação, uma vez que o evento desta magnitude possui diferentes perfis e necessidades. Em APAS atendemos com 127 profissionais: Receptivo Concierge, Sala VIP, Sala de Imprensa com estudantes de jornalismo, Sala Internacional (com promotores bilingues e trilíngues), Balcão de informações (estudantes de eventos).



O compromisso com a conformidade das leis trabalhistas foi o ponto de partida em nossa abordagem. Garantir que todos os profissionais envolvidos fossem contratados dentro dos padrões legais era essencial, não apenas para proteger seus direitos, mas também para assegurar a integridade e a missão tanto dos nossos colaboradores quanto da HZ Casting. Assim, iniciou-se o foco inabalável no atendimento de alta qualidade à equipe contratada.

Para cada equipe, designamos um coordenador de apoio que compartilhava o perfil e os valores da HZ Casting. Esses coordenadores tinham a responsabilidade crucial de garantir a segurança, qualidade e suporte necessários para que os contratados desempenhassem suas funções com excelência, dentro dos elevados padrões de qualidade que adotamos na HZ.



Resultados excelentes são garantidos com uma série de ações. O primordial é formar pessoas comprometidas com a excelência. Por isso a manutenção dos padrões de atendimento da nossa empresa era um compromisso constante. Para garantir isso, investimos pesado em capacitação, oferecendo treinamento prévio para os 127 profissionais contratados  antes das ações. Realizamos workshops virtuais, nos quais abordávamos postura e comportamento a serem adotados durante as atividades, destacando a importância do atendimento ao cliente contratante. E ao final de cada dia, com base nos dados coletados pelos coordenadores, alinhávamos com todos pontos fortes e pontos a ajustar para o próximo dia.



Isso permitiu que os promotores se familiarizassem com os valores da empresa e com as ativações que seriam realizadas, criando uma conexão genuína entre a marca e o público abordado.



Além disso, elaboramos um material completo para os coordenadores, contendo informações essenciais, como dados pessoais e contatos de todos os promotores, escalas de trabalho, diretrizes para aparência pessoal, horários de refeições e intervalos. O planejamento abrangia todos os detalhes, desde a logística dos materiais até os horários de chegada de cada promotor, assegurando uma operação perfeita.

 

SOLUÇÃO

Desenvolvimento, estratégias, desafios e soluções




Era crucial mostrar como nossa empresa havia evoluído e se adaptado às demandas em constante mudança desse setor dinâmico. Nessa edição da APAS mostramos explicitamente que estávamos alinhados completamente com às novas necessidades do mercado.



Iniciamos com o processo de seleção, em que tínhamos que aliar conhecimento, experiência e diversidade. Resultado? Um casting com 127 pessoas plus size, cadeirantes, transexuais, negros, povos originários, portadores de síndrome de down, que já tinham experiência em atendimento ao público e prestado assessoria à presidência e diretoria, a jornalistas, etc.



O nosso grande diferencial se deu no balcão de informações, onde trouxemos estudantes de eventos para o centro de nossa estratégia, conseguindo criar uma sinergia espetacular. Eles não eram apenas espectadores, mas sim participantes ativos de um dos maiores eventos da América Latina, a APAS. Uma oportunidade única para qualquer profissional em formação, como também para as marcas, que tinham não só pessoas devotadas e capacitadas, mas também com conhecimento diferenciado. Ao envolvê-los na gestão do evento, todos ganharam.



Esta edição da APAS foi particularmente significativa, pois marcou a primeira vez que incorporamos o QRCode, uma tecnologia inovadora que revolucionou a maneira como os eventos eram gerenciados e experimentados.



Eles aprenderam e, ao mesmo tempo, compartilharam informações valiosas sobre o funcionamento interno do evento. E também foram ótimos divulgadores do evento e da experiência HZ em eventos, tendo em vista que muitos deles usaram seu forte engajamento nas redes sociais para  compartilhar suas perspectivas e experiências sobre o evento, proporcionando um toque de autenticidade e alcance às nossas iniciativas.



Essa abordagem também nos permitiu incorporar elementos do universo dos influenciadores ao evento APAS. Isso, por sua vez, ajudou a complementar nossa já conhecida excelência e organização, criando uma experiência mais envolvente e autêntica para todos os participantes.

Além disso, buscamos maneiras de quantificar e validar nosso sucesso. Isso incluiu revisitar e coletar dados de nossos cases antigos, fornecendo métricas sólidas que sustentem nossos feitos anteriores. Na HZ estamos comprometidos em utilizar esses dados para ajustar e aprimorar continuamente nossa estratégia, assegurando que nossos esforços permaneçam alinhados com nosso objetivo final: proporcionar ao cliente uma experiência de ouro, que garante a ele os resultados almejados por suas ações promocionais.



Esta abordagem inovadora de integrar estudantes, tecnologia e influenciadores em nosso evento demonstrou ser um marco crucial em nossa jornada de sucesso, impulsionando-nos a explorar ainda mais os limites do que é possível no mercado de eventos e a elevar continuamente nossa excelência e inovação.

 

RETORNO

Resultados em relação ao briefing e objetivos propostos pelo contratante




Diante deste desafiador cenário, a HZ Casting vislumbrou uma oportunidade incrível para inovar, criando um ambiente propício à expansão de nossas operações e à exploração de novas possibilidades de negócios.



Quanto aos serviços prestados, alcançamos um nível de satisfação extraordinário, e nossos promotores receberam inúmeros elogios positivos. Nos feedbacks que recebemos dos clientes o denominador comum foi a descrição de nossa equipe. Eles a descreveram como uma das mais comprometidas, transmitindo confiança e reforçando a credibilidade de sua marca. Isso não só demonstra que acertamos 100% em nossa estratégia, como também reforça a importância de investir em pessoas e relacionamentos, pois é isso que garante resultados sólidos e duradouros.



Vale destacar que a evolução de nosso modelo de negócios e de nossas operações é um reflexo dos pilares estratégicos da HZ: inovação, construção de parcerias sólidas e investimento constante em nossa equipe. Esses elementos foram essenciais para estabelecer e consolidar um relacionamento de confiança entre a nossa equipe, a empresa e os clientes.



Os resultados da HZ Casting falam por si: triplicamos nosso banco de talentos e ampliamos os perfis de profissionais, todos treinados e aptos a representar a empresa e seus clientes nos mais diversos tipos de eventos e ações.



Do outro lado do balcão, as respostas também consolidaram nossa crença que estávamos alinhados ao mundo dos eventos 2.0. Os estudantes de eventos contratados relataram a experiência única que o trabalho na APAS 2023 proporcionou. Seja através de comentários nas redes sociais ou de interações diretas com os coordenadores, eles destacaram a energia positiva e a satisfação que sentiram em relação ao seu trabalho, sentindo-se capacitados para causar um impacto genuíno e autêntico.



Michelle, uma das estudantes de eventos da HZ Casting nesta ação, compartilhou suas reflexões: “Poder colocar em prática aquilo que estou estudando na faculdade foi incrível e motivador! Saber que estamos atendendo e ajudando pessoas em suas diferentes demandas me enche de orgulho e satisfação, reforçando minha convicção de que estou fazendo um trabalho completo e feliz com a minha escolha."



Por fim, o sucesso alcançado só foi possível devido ao comprometimento exemplar de profissionais que deram o melhor de si para que tudo se concretizasse. Isso engloba não apenas nossa equipe interna na HZ Casting, mas também nossos coordenadores e promotores que estiveram na linha de frente, bem como nossos parceiros e clientes, que genuinamente incorporaram os valores da marca, transmitindo-os de maneira autêntica e se tornando elementos cruciais dessa jornada de sucesso.