Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Escola da Família - Módulo Inclusão

Candidato: Full Sail University
Cliente: FULL SAIL UNIVERSITY
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Social

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Social

A Full Sail University é uma universidade americana localizada em Orlando, Florida, USA. Com mais de 40 anos de experiência no mercado de educação e formação de profissionais para a indústria criativa (cinema, música, games, artes, mídia, tecnologia, negócios do entretenimento e negócios do esporte), a universidade tem como objetivo aumentar sua relevância em outros países e aumentar a quantidade de alunos internacionais em seu campus e programas on line.
 
No Brasil, a Full Sail University fomenta variados projetos em parceria com escolas de ensino fundamental, ensino médio e universidades locais, e através desses projetos estabelece relacionamento com parceiros locais e estimula o mercado da educação.
Escola da Familia
 
O Programa Escola da Família é uma iniciativa da Full Sail University em parceria com educadores brasileiros que contribuíram como curadores do programa e de dezenas de profissionais que compartilharam conhecimento e experiências no propósito de impulsionar famílias e professores na releitura do seu papel no desafio de educar seus filhos.
 
Em 2021 criamos o projeto com 8 módulos, num total de 48 video-aulas em que os participantes refletem sobre:
1.O papel das famílias na educação
2.Como escolher uma escola
3.Carreiras e habilidades
4.Carreiras na economia criativa
5.Educação bilíngue e internacional
6.Autoconhecimento
7.Educação empreendedora
8.A criança e a natureza
 
Em 2022, frente as dificuldades que as escolas estavam encontrando em discutir o tema da inclusão dentro da sala de aula, criamos um módulo extra, focado somente nesse tema, para proporcionar o debate entre famílias, professores, alunos e a comunidade em geral com relação a esse tópico.

Vídeo

Galeria de Fotos

Durante os anos em que a universidade está no Brasil, foram inúmeras as oportunidades de ajudar famílias e educadores com dúvidas relacionadas a temas educacionais. Com o início da pandemia em março de 2020 a universidade iniciou um projeto de lives semanais junto ao educador Almir Vicentini, em que eram abordados diversos temas do interesse de pais e educadores tais como “inclusão em sala de aula”, “a diferença entre bilinguismo e educação internacional”, “os impactos da pandemia na educação infantil” e muitos outros temas. Através das lives e da participação do público do vivo, ficou claro o interesse da audiência dos temas, e dessa iniciativa nasceu o projeto de gravar todos os temas de forma estruturada e oferecer os conteúdos a famílias e educadores. 

 

Em 2021 conseguimos articular uma rede de educadores e parceiros que trabalham todos de forma voluntária para a criação de dezenas de aulas e conteúdos digitais sobre 8 temas, e essas aulas foram disponibilizadas para as comunidades das escolas parceiras da Full Sail University no Brasil. O projeto de 2021 contou com a curadoria de Almir Vicentini, Lucas Medeiros e Francisco Mendes.

 

Em 2022, uma nova curadora foi convidada a participar do projeto, Kethlin Melo Cordeiro  e novas aulas foram criadas para ajudar no fomento e discussão da questão da inclusão em sala de aula.

 

Inclusão e convivência com pessoas com Síndrome de Down

Crianças e jovens com situações especiais físicas e mentais precisam cada vez mais participar da vida escola dentro da sociedade, sem separações e sem distinções, dentro de suas possibilidades.

 

Nessa conversa com Andrea Cazarim, mãe de uma criança com Síndrome de Down, vamos refletir sobre como podemos acolher e aprender com crianças que tem essa condição.

 

Link da conversa: https://youtu.be/3lEXB1qU8k0

 

A educação das mulheres para uma sociedade com mais igualdade de gênero

Muito já se falou e ainda se fala sobre igualdade de gênero e condições sustentáveis para a participação integral da mulher na sociedade atual. Já foram muitas as conquistas e a evolução que a sociedade experimentou nesse âmbito, mas ainda nos cabe discutir o caminho que segue a nossa frente para a situação seja realmente igualitária para a mulher.

 

Nessa conversa com Raquel Marques vamos abordar o que podemos fazer dentro do âmbito escolar para sermos agentes ativos da igualdade de gênero dentro e fora da escola.

 

Link da conversa: https://youtu.be/3lEXB1qU8k0

 

A inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ambiente escolar

A paralisia cerebral é uma condição que pode atingir forma bastante variável o ser humano. É importantíssimo que indivíduos com paralisia cerebral possam contribuir com a sociedade e colaborar positivamente tanto para seu próprio desenvolvimento como com o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos, e essa história precisa começar dentro da escola.

 

Nessa conversa com Mariana Nunes, jovem de 16 anos com paralisia cerebral, vamos ter a preciosa oportunidade de conversar com uma garota que convive com essa condição todos os dias e que nos mostra como podemos conviver e aprender juntos dentro do contexto escolar.

 

Link da conversa: https://youtu.be/LBhNKnFS7zg

 

Diversidade sexual nas escolas

Falar de diversidade sexual é necessário e torna-se urgente nesse momento em que polarizações de opinião acontecem de forma tão forte e contundente. Faz-se necessário entendermos as dificuldades de quem está passando por uma transição, suas dores e dúvidas, para criarmos mecanismos que nos permitam ajudar e colaborar com esses indivíduos.

 

Nessa conversa com Maura Âmbar, uma mulher trans, vamos entender como a transição de gênero pode trazer malefícios irreparáveis aos jovens que não encontram um ambiente escolar acolhedor e construtivo.

 

Link da conversa: https://youtu.be/i916VwOC540

 

Interagindo com o indivíduo transgênero no ambiente escolar e corporativo

Falar de diversidade sexual é necessário e torna-se urgente nesse momento em que polarizações de opinião acontecem de forma tão forte e contundente. Faz-se necessário entendermos as dificuldades de quem está passando por uma transição, suas dores dúvidas, para criarmos mecanismos que nos permitam ajudar e colaborar com esses indivíduos.

 

Nessa conversa com Pedro Acássio, homem trans, vamos ter insights sobre como é passar por uma transição de gênero e buscar espaço em uma sociedade que ainda precisa se desconstruir para acertar e colaborar com indivíduos passando por essa condição.

 

Link da conversa: https://youtu.be/i916VwOC540

 

Inclusão e diversidade na sala de aula: a visão de um educador

Inclusão e diversidades são temas importantes nas escolas do mundo todo. É na escola que aprendemos e complementamos nossos comportamentos, valores e propósitos. Mas como fica o papel do professor dentro desse desafio que é facilitar a inclusão e a diversidade dentro da sala de aula?

 

Nessa conversa com Cintia Yamashita vamos discutir esse desafio que precisa ser enfrentado e construído por educadores todos os dias, a todo o momento.

 

Link da conversa: https://youtu.be/w2twL8j4FsE

Através dos conteúdos disponibilizados gratuitamente aos inscritos no Programa da Família, visamos contribuir com a Agenda 2021 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente nos objetivos indicados abaixo:

 

Objetivo 4 - Educação de Qualidade - Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Quando capacitamos famílias para serem agentes mais conscientes no processo de educação de seus filhos, contribuímos para a busca de uma educação de maior qualidade no mundo.

 

Objetivo 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. Quando motivamos famílias a respeitarem o processo de autoconhecimento de seus filhos e compartilhamos dados sobre novas carreiras e sobre a economia criativa, ajudamos seres humanos a buscarem trabalho decente que traz crescimento econômico e autorrealização.

 

Objetivo 10 - Redução da Desigualdades - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Quando oferecemos um programa de conteúdo de qualidade, gratuito e aberto a todos, reduzimos desigualdades e oferecemos condição de crescimento a todos. 



Objetivo 17 - Parcerias e Meios de Implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Quando trabalhamos em parceria e montamos um programa como a Escola da Família, com curadores e parceiros que contribuem com conhecimento de forma voluntária e sem fins lucrativos, mostramos a força das parcerias na busca por meios de implementação para projetos sustentáveis. 

Histórico de desempenho

 

A divulgação do programa Escola da Familia foi feita de forma orgânica, através dos próprios curadores e participantes voluntários, bem como através de press releases que foram enviados para a mídia. O programa é gratuito e representa a soma do trabalho de todos os curadores voluntários junto aos convidados que desenvolveram cada tema e somente foi possível pelo investimento feito pela Full Sail University na estruturação do projeto bem como no desenvolvimento da plataforma LMS através da qual o programa pode ser feito pelos participantes.



No projeto de 2022 pudemos fazer uma segunda onde de divulgação dos conteúdos, entrando em contato com os inscritos de 2021 e oferecendo o módulo e conteúdos novos de inclusão de 2022, assim como convidar novamente a comunidade das escolas parceiras da Full Sail University no Brasil para que pudessem conhecer todo o conteúdo do programa Escola da Familia

 

Lançamento do programa 2021: 1/6/2021

Participantes 2021: 1500

Participantes com módulo novo, Inclusão em sala de aula, lançado em 1/8/2022: 1.608

 

Comentários de participantes na pesquisa de qualidade após conclusão do módulo novo:

 

"Gostei do modo como os palestrantes colocam a importância de ouvir e respeitar cada um, e a importância da valorização do ser humano independente da sua condição".

 

"Gostei de todo o conteúdo e considero todos fundamentais para uma educação de qualidade."



"Temas relevantes. porque é importante para a escola e a familía."

 

"Os temas são muito relevantes para os educadores e familiares."

 

Quando perguntados se sentiram falta de algum tema no módulo de inclusão, os participantes mencionaram os temas abaixo:

 

"Questões raciais."

"Falar sobre o racismo estrutural efetivamente."

"Algo mais específico abordando sobre o tema: TEA"

"Sobre TEA"

 

 

Perfil dos participantes:

 

Apesar do programa ter sido criado para famílias, o conteúdo atraiu muitos educadores, com mais 50% dos participantes sendo educadores. Interessante notar como também estudantes ficaram interessados no conteúdo e tornaram-se participantes. Famílias compuseram 30% do total de participantes.

 

Através da Escola da Família esperamos estimular famílias a tomarem posições mais ativas dentro do processo de educação de seus filhos e jovens em geral, e esperamos estimular educadores para que sejam mais conscientes de como podem ajudar seus alunos e a sociedade no geral na construção de uma população com acesso a mais informação.

 

Notamos que quando comparamos os dados de 2021 com 2022, o percentual de participantes se manteve dividido da mesma forma entre educadores, estudantes e suas famílias. Apesar do módulo de inclusão tratar de temas que entendemos ser relevantes a todos, notamos, pelos comentários dos próprios participantes, que quem assistiu as aulas tinha alguma questão particular dentro do tema da inclusão, percepção essa reforçada pelo pedido de temas como racismo e transtorno do espectro autista (TEA) para os próximos conteúdos da Escola da Familia.

 

Melhorias implantadas em 2022 no projeto:

 

Todas as conversas foram feitas pessoalmente, em estúdio montado pela Full Sail University, ao invés de através de gravações em Zoom, como o que aconteceu nos conteúdos produzidos em 2021.

 

Todas as aulas foram conduzidas com roteiros, em oposição as aulas / conversas produzidas em 2021, que fluíram de forma espontânea, sem roteiros e de forma mais orgânica. Essa modificação foi feita por conta do feedback que recebemos dos participantes, que apontaram para a falta de objetividade de algumas das conversas, questão que corrigimos nos conteúdos gerados em 2022.

 

Melhorias na captação das imagens, do áudio e inserção de legendas nos vídeos, trazendo uma maior qualidade às aulas oferecidas, assim como um reforço à identidade visual do projeto.

 

Os temas abordados foram levantados após pesquisa conduzida pela Full Sail junto aos coordenadores das escolas parceiras, para que o conteúdo pudesse ser relevante para as comunidades dessas escolas, discutindo problemas enfrentados no dia a dia por elas.



Planejamento para os próximos 3 anos

 

O programa Escola da Família tinha como objetivo atingir principalmente famílias, mas fomos surpreendidos com o grande interesse demonstrado pelos educadores sobre os temas abordados. Conforme salientado em 2021, quando do lançamento da Escola da Família, no planejamento dos próximos 3 anos tínhamos como objetivo:

 

1.Criar novos módulos mais focados nos educadores, visto que existe interesse e necessidade por parte desse grupo em discutir os temas que o programa contempla. Tal objetivo foi mantido e alcançado com o lançamento do módulo 9, objeto da competição do prêmio Caio desse ano. O tema diversidade em sala de aula foi inclusive escolhido para lançamento em 2022 por conta da relevância que o mesmo tem junto aos educadores.

 

2.Ampliar a promoção do programa para famílias através da divulgação pelas escolas, pedindo a contribuição dos educadores na divulgação dos conteúdos. Educar é um trabalho conjunto e o sucesso completo do programa depende da adesão das famílias. Em 2022 esse objetivo foi amplamente trabalhado com a comunicação do lançamento do módulo 9 a todas as escolas parceiras da Full Sail University através de seus coordenadores e dos professores mais engajados com a universidade.

 

3.Crescer o número de participantes que se identifiquem como “família” em 30%. Esse objetivo ainda está em desenvolvimento para os próximos anos, com o lançamento dos próximos temas a serem desenvolvidos. Entendemos que da mesma forma que consultamos educadores para determinação do tema do módulo 9, precisamos na sequencia consultar famílias para apurar qual o tema de mais interesse para essa população.

 

4.Crescer o volume de participantes em 10% por ano no total de inscritos. Em 2022 crescemos o volume de participantes da Escola da Familia com o lançamento do módulo 9 em 9,5% em total de participantes, e reengajamos 80% da base de 2021 da Escola da Família, que puderem retomar contato com o programa fazendo o módulo 9.

 

5.Incluir novos parceiros que possam contribuir ainda mais com os conteúdos. Esse objetivo foi atingido em 2022 com a nova curadora da Escola da Escola da família e os 06 novos entrevistados voluntários dos novos conteúdos que compõe o módulo 9.

 

6.Oferecer encontros presenciais com os curadores e parceiros do programa criando oportunidades de troca de experiências ainda mais profundas. Esse objetivo não foi trabalhado em 2022 mas está em nosso planejamento para os próximos 2 anos.

 

Através da Escola da Família pudemos entrar em contato com 1.500+ participantes e trazer a reflexão sobre temas extremamente importantes para o cenário educacional brasileiro.

Foram mais de 500 módulos finalizados pelos participantes em toda a extensão do projeto, e 30+ certificados completos (finalização de todos os 9 módulos) oferecidos aos participantes da Escola da Familia.



Esse projeto não trouxe somente um resultado em geração de leads para a universidade mas principalmente proporcionou a discussão e a abertura das escolas e das comunidades para a discussão de temas que não deveriam ser evitados e com os quais muitos tem dificuldade de interagir, infelizmente.

 

Menções no google: 1.260.000 resultados do termo Escola da Familia no google. Tais menções são oriundas não somente dos press releases que a universidade distribuiu para a mídia e que geraram publicações espontâneas como também de publicações geradas pelos próprios palestrantes e curadores, o que gerou uma campanha de divulgação orgânica do projeto. Notamos também que os próprios participantes divulgaram o programa em redes internas em que participam, promovendo o programa e convidando suas próprias comunidades para os módulos.

 

Apesar de todos os pontos salientados acima, consideramos que nosso maior resultado foi oferecer um espaço de fala para quem realmente vivencia os temas de inclusão (ou sua falta) que foram trabalhados no módulo 9 do programa. Optamos por convidar pessoas que vivem na pele cada um dos temas tratados no módulo, ao invés de adotar uma linguagem e uma posição acadêmica sobre os temas. Ao tratarmos sobre a inclusão de crianças com down, trouxemos uma mãe de criança com down, contando as dores e os desafios que conviver com a falta de inclusão. Ao tratarmos o tema da inclusão da diversidade de gêneros, trouxemos um homem e uma mulher trans, que contaram os percalços pelos quais passaram e ainda passam, mostrando o que acontece a indivíduos que são exilados da sociedade por sua condição de gênero. Ao falarmos de paralisia cerebral trouxemos uma estudante do ensino médio que compartilhou como é ter paralisia e frequentar uma escola com crianças não portadoras de necessidades especiais. Tocamos no assunto dos direitos das mulheres, um tema tão antigo, mas que ainda afeta tantas mulheres não somente no Brasil como no mundo. E trouxemos um professor, que precisa lidar com todos esses temas em sala de aula, muitas vezes entre conflitos que sequer imaginamos que possam acontecer dentro de uma aula de 45 minutos. Nosso maior resultado foi conseguir juntar um grupo de pessoas que foram honestas e transparentes com suas condições, suas escolhas e suas expectativas, e mostrar empaticamente como cada um de nós podemos contribuir para aumentar a inclusão não somente dentro das salas de aula mas na vida, no geral.