Através dos conteúdos disponibilizados gratuitamente aos inscritos no Programa da Família, visamos contribuir com a Agenda 2021 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente nos objetivos indicados abaixo:
Objetivo 4 - Educação de Qualidade - Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Quando capacitamos famílias para serem agentes mais conscientes no processo de educação de seus filhos, contribuímos para a busca de uma educação de maior qualidade no mundo.
Objetivo 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. Quando motivamos famílias a respeitarem o processo de autoconhecimento de seus filhos e compartilhamos dados sobre novas carreiras e sobre a economia criativa, ajudamos seres humanos a buscarem trabalho decente que traz crescimento econômico e autorrealização.
Objetivo 10 - Redução da Desigualdades - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Quando oferecemos um programa de conteúdo de qualidade, gratuito e aberto a todos, reduzimos desigualdades e oferecemos condição de crescimento a todos.
Objetivo 17 - Parcerias e Meios de Implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Quando trabalhamos em parceria e montamos um programa como a Escola da Família, com curadores e parceiros que contribuem com conhecimento de forma voluntária e sem fins lucrativos, mostramos a força das parcerias na busca por meios de implementação para projetos sustentáveis.
Histórico de desempenho
A divulgação do programa Escola da Familia foi feita de forma orgânica, através dos próprios curadores e participantes voluntários, bem como através de press releases que foram enviados para a mídia. O programa é gratuito e representa a soma do trabalho de todos os curadores voluntários junto aos convidados que desenvolveram cada tema e somente foi possível pelo investimento feito pela Full Sail University na estruturação do projeto bem como no desenvolvimento da plataforma LMS através da qual o programa pode ser feito pelos participantes.
No projeto de 2022 pudemos fazer uma segunda onde de divulgação dos conteúdos, entrando em contato com os inscritos de 2021 e oferecendo o módulo e conteúdos novos de inclusão de 2022, assim como convidar novamente a comunidade das escolas parceiras da Full Sail University no Brasil para que pudessem conhecer todo o conteúdo do programa Escola da Familia
Lançamento do programa 2021: 1/6/2021
Participantes 2021: 1500
Participantes com módulo novo, Inclusão em sala de aula, lançado em 1/8/2022: 1.608
Comentários de participantes na pesquisa de qualidade após conclusão do módulo novo:
"Gostei do modo como os palestrantes colocam a importância de ouvir e respeitar cada um, e a importância da valorização do ser humano independente da sua condição".
"Gostei de todo o conteúdo e considero todos fundamentais para uma educação de qualidade."
"Temas relevantes. porque é importante para a escola e a familía."
"Os temas são muito relevantes para os educadores e familiares."
Quando perguntados se sentiram falta de algum tema no módulo de inclusão, os participantes mencionaram os temas abaixo:
"Questões raciais."
"Falar sobre o racismo estrutural efetivamente."
"Algo mais específico abordando sobre o tema: TEA"
"Sobre TEA"
Perfil dos participantes:
Apesar do programa ter sido criado para famílias, o conteúdo atraiu muitos educadores, com mais 50% dos participantes sendo educadores. Interessante notar como também estudantes ficaram interessados no conteúdo e tornaram-se participantes. Famílias compuseram 30% do total de participantes.
Através da Escola da Família esperamos estimular famílias a tomarem posições mais ativas dentro do processo de educação de seus filhos e jovens em geral, e esperamos estimular educadores para que sejam mais conscientes de como podem ajudar seus alunos e a sociedade no geral na construção de uma população com acesso a mais informação.
Notamos que quando comparamos os dados de 2021 com 2022, o percentual de participantes se manteve dividido da mesma forma entre educadores, estudantes e suas famílias. Apesar do módulo de inclusão tratar de temas que entendemos ser relevantes a todos, notamos, pelos comentários dos próprios participantes, que quem assistiu as aulas tinha alguma questão particular dentro do tema da inclusão, percepção essa reforçada pelo pedido de temas como racismo e transtorno do espectro autista (TEA) para os próximos conteúdos da Escola da Familia.
Melhorias implantadas em 2022 no projeto:
Todas as conversas foram feitas pessoalmente, em estúdio montado pela Full Sail University, ao invés de através de gravações em Zoom, como o que aconteceu nos conteúdos produzidos em 2021.
Todas as aulas foram conduzidas com roteiros, em oposição as aulas / conversas produzidas em 2021, que fluíram de forma espontânea, sem roteiros e de forma mais orgânica. Essa modificação foi feita por conta do feedback que recebemos dos participantes, que apontaram para a falta de objetividade de algumas das conversas, questão que corrigimos nos conteúdos gerados em 2022.
Melhorias na captação das imagens, do áudio e inserção de legendas nos vídeos, trazendo uma maior qualidade às aulas oferecidas, assim como um reforço à identidade visual do projeto.
Os temas abordados foram levantados após pesquisa conduzida pela Full Sail junto aos coordenadores das escolas parceiras, para que o conteúdo pudesse ser relevante para as comunidades dessas escolas, discutindo problemas enfrentados no dia a dia por elas.
Planejamento para os próximos 3 anos
O programa Escola da Família tinha como objetivo atingir principalmente famílias, mas fomos surpreendidos com o grande interesse demonstrado pelos educadores sobre os temas abordados. Conforme salientado em 2021, quando do lançamento da Escola da Família, no planejamento dos próximos 3 anos tínhamos como objetivo:
1.Criar novos módulos mais focados nos educadores, visto que existe interesse e necessidade por parte desse grupo em discutir os temas que o programa contempla. Tal objetivo foi mantido e alcançado com o lançamento do módulo 9, objeto da competição do prêmio Caio desse ano. O tema diversidade em sala de aula foi inclusive escolhido para lançamento em 2022 por conta da relevância que o mesmo tem junto aos educadores.
2.Ampliar a promoção do programa para famílias através da divulgação pelas escolas, pedindo a contribuição dos educadores na divulgação dos conteúdos. Educar é um trabalho conjunto e o sucesso completo do programa depende da adesão das famílias. Em 2022 esse objetivo foi amplamente trabalhado com a comunicação do lançamento do módulo 9 a todas as escolas parceiras da Full Sail University através de seus coordenadores e dos professores mais engajados com a universidade.
3.Crescer o número de participantes que se identifiquem como “família” em 30%. Esse objetivo ainda está em desenvolvimento para os próximos anos, com o lançamento dos próximos temas a serem desenvolvidos. Entendemos que da mesma forma que consultamos educadores para determinação do tema do módulo 9, precisamos na sequencia consultar famílias para apurar qual o tema de mais interesse para essa população.
4.Crescer o volume de participantes em 10% por ano no total de inscritos. Em 2022 crescemos o volume de participantes da Escola da Familia com o lançamento do módulo 9 em 9,5% em total de participantes, e reengajamos 80% da base de 2021 da Escola da Família, que puderem retomar contato com o programa fazendo o módulo 9.
5.Incluir novos parceiros que possam contribuir ainda mais com os conteúdos. Esse objetivo foi atingido em 2022 com a nova curadora da Escola da Escola da família e os 06 novos entrevistados voluntários dos novos conteúdos que compõe o módulo 9.
6.Oferecer encontros presenciais com os curadores e parceiros do programa criando oportunidades de troca de experiências ainda mais profundas. Esse objetivo não foi trabalhado em 2022 mas está em nosso planejamento para os próximos 2 anos.