Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Rota Polar | Núcleo Educacional

Rota Polar

Candidato: Elkis18 Amazing Brand Experience
Cliente: Beto Pandiani Projetos Especiais
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Ambiental

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Ambiental

A ELKIS18 é uma agência de Live Marketing focada em All Experience, Branding, Events, Digital, Promo+Activation e Trade Marketing.

Ao longo de quase duas décadas, a ELKIS18 evoluiu constantemente, incorporou ferramentas ágeis, novas tecnologias, processos otimizados e modelos de atuação eficazes. 

A agência nasceu com a vontade de realizar e gerar resultados para as marcas, pensando nas melhores estratégias em todas as frentes de trabalho e transformando ideias em ações práticas, tecnológicas e modernas. Se consolidou no mercado, cresceu e desenvolveu cases inovadores para seus clientes e parceiros. Sua missão se fortalece, a cada dia, em construir memórias, dar novos significados para grandes eventos e revolucionar histórias de sucesso.

Exatamente nesse cenário de desenvolvimento e expansão, o velejador Beto Pandiani, comandante da expedição disruptiva e ousada, a Rota Polar, procurou a agência ELKIS18. 

O projeto, para ser colocado em prática, contou com grandes parceiros como a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Ânima Educação (organização educacional privada de ensino superior do Brasil. A companhia é a 4º maior player de educação privada do país em número de alunos e o 3º em receita líquida), Reebok Sports Club (Academia moderna de vários andares com equipamentos, piscina, restaurante e aulas), Yuny Incorporadora (Incorporadora imobiliária que se destaca pelo desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais de alto padrão em regiões nobres e com potencial de crescimento e valorização em São Paulo) e muitos outros. 

Firmando seu compromisso com projetos que desencadeiam experiências únicas para construir memórias entre marcas e pessoas, a ELKIS18 foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma educacional da expedição que conectou as vivências dos velejadores e os aspectos climáticos em tempo real com alunos brasileiros da rede pública e privada dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Vídeo

O desafio desse projeto teve como foco central transformar a rota de uma expedição internacional em uma super plataforma educacional com impacto socioambiental, que contribua com a educação no Brasil, através de uma experiência disruptiva. 



Essa transformação deveria ser feita levando em consideração os registros em tempo real de toda a jornada do velejador Beto Pandini durante todo o percurso, onde retratou os efeitos do aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes do degelo da Calota Polar. Seu legado se tornou uma grande produção cinematográfica com depoimentos de cientistas, ativistas e representantes dos povos que vivem no Ártico. Em 100 dias a bordo de um catamarã, sem cabine e sem motor, iniciando em Nome, Alasca à Groenlândia. 



A plataforma educacional, ao ser criada, deveria levar em consideração o seu ponto focal: 

Gerar a consciência e o senso de responsabilidade aos alunos brasileiros da rede pública e privada dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, mostrando os efeitos do aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes do degelo da Calota Polar, presentes no projeto Rota Polar, comandado pelo velejador Beto Pandini.

Este projeto evidenciou a parceria de sucesso entre a ELKIS18 e o super projeto Rota Polar ao atender além das expectativas do briefing. 



Juntos, Beto Pandini dentro de sua expedição e ELKIS18, fizeram história e contribuíram com a construção de uma sociedade melhor, mais consciente e disponibilizou de forma democrática um conteúdo educativo, ao impactar jovens com um assunto tão importante e muitas vezes esquecido nas escolas e faculdades no Brasil e mundo afora.



Atenta a todos os assuntos que envolvem a responsabilidade socioambiental no Brasil e no mundo, além de idealizadora de projetos bem-sucedidos que transitaram em eventos de responsabilidade social e ambiental, a ELKIS18 superou o desafio ao transformar todo o projeto, que contou com registro cinematográfico, em um enriquecedor guia humano, prático e vivo ao organizar os registros do velejador Beto Pandini durante toda a expedição em uma plataforma educacional. 



Com essa plataforma educacional, a agência chancela o que faz parte do seu DNA há quase duas décadas: fazer a diferença em projetos desafiadores e que reúnam grandes referências em diversas áreas de atuação a fim, também, de contribuir com a sociedade e com o meio-ambiente de forma vivencial e verdadeira, como foi o caso do projeto Rota Polar que aproximou jovens alunos da expansão de consciência referente aos impactos ambientais gerados pelas ações causadas por gerações passadas e que não podem ser repetidas no futuro. 



Isto é, a agência marcou, de uma vez por todas, a sua busca pelo inimaginável, apresentando a capacidade de entregar projetos que conversem com a essência da marca, trazendo toque de tecnologia, novidade, frescor de ideias e disrupção, levando os estudantes que tiveram acesso ao projeto em uma grande viagem internacional, com diário de bordo e atualizações lado a lado com os velejadores: uma verdadeira viagem pelo mundo. 



Cada detalhe endossou a idealização, desenvolvimento e entrega de uma plataforma educacional que evidenciou não somente o registro de uma viagem totalmente inusitada, a bordo de um catamarã, sem cabine e sem motor, iniciando em Nome, Alasca à Groenlândia, mas também contou com a visibilidade nacional e internacional trazida por grandes parceiros como a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Ânima Educação (organização educacional privada de ensino superior do Brasil. A companhia é a 4º maior player de educação privada do país em número de alunos e o 3º em receita líquida), Reebok Sports Club (Academia moderna de vários andares com equipamentos, piscina, restaurante e aulas), Yuny Incorporadora (Incorporadora imobiliária que se destaca pelo desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais de alto padrão em regiões nobres e com potencial de crescimento e valorização em São Paulo) e muitos outros. 



O nível de consciência, orientado e inspirado pelos registros da expedição que foram documentados dentro da plataforma educacional criada pela ELKIS18, contribuiu ativamente para a construção da consciência coletiva de jovens que, muito em breve, serão adultos mais críticos e, em um futuro não muito distante, farão a diferença no mundo, podendo diminuir ações que colocam em risco o planeta, como tudo que impulsiona o aquecimento global. 



Cumprindo com a sua fama de executar projetos tecnológicos, indo além do lúdico e propondo verdadeiras ativações que colocam em pauta a conscientização, educação preventiva, expansão da consciência socioambiental e criativa, em todos seus projetos, a ELKIS18 entregou muito mais do que um projeto pedagógico, mas uma verdadeira plataforma educacional viva e usual que transformou A Rota Polar, cheia de aventuras, em conteúdo vivo. Uma verdadeira experiência de viver além do livro, colocando os alunos envolvidos no projeto dentro da expedição dentro de um ambiente totalmente aventureiro e rico em conhecimento. 

O ponto alto desse projeto que teve, como entrega, uma plataforma educacional idealizada, desenvolvida e entregue pela ELKIS18 para Beto Pandini, em a Rota Polar, foi atestado por meio do contato dos alunos com os registros de todo o percurso e das vivências comprovadas por esses mesmos registros, de forma prática, que aproximou cada um deles, fazendo com que se sentissem protagonistas da Rota juntamente com a expedição. 



Essa interação, usual e vivencial, teve grande respaldo de todos os os alunos e criou a ideia de uma jornada de aproximação, com energia lúdica, apresentando todos as adversidades, desafios e expertises que levaram a expedição de 100 dias a ser um verdadeiro sucesso e ponto de encontro entre as belezas vistas, com as dificuldades enfrentadas e todo o mote da Rota:  os efeitos do aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes do degelo da Calota Polar vistos de perto. 



Isto é, estamos falando de uma Rota que não apenas falou, como nos livros, ou exemplificou com imagens áreas/espaciais, mas desmistificou um tema que, na maioria das vezes, é apresentado de forma leve e breve nas escolas. O tom de diálogo proposto dentro da plataforma educacional, convidando o aluno a viver e passar dentro dos impactos do aquecimento global, em uma jornada como se estivesse lado a lado com Beto Pandini, levou cada um a embarcar em uma jornada de expansão de consciência. 



Com o cumprimento do desafio, a participação ativa dos estudantes brasileiros da rede pública e privada dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior dentro do projeto, a apresentação simples, educativa e prática sobre a Rota Polar, a ELKIS18 conquistou mais um degrau rumo à contribuição socioambiental e digna de reconhecimento por parte da Educação Brasileira e Internacional.