Usar placas de LED de altíssima definição em estúdios para transmissão de eventos 100% digitais, ou no formato híbrido, não era uma novidade. Mas otimizar 30 toneladas de equipamentos antes usados em eventos presenciais, sim. Esse era o arsenal tecnológico dos mais de 20 anos de prestação de serviços de sonorização, projeção, transmissão e afins da Neto Eventos, empresa do sócio fundador da Fabula Live, Eugênio Neto. Num insight certeiro ele uniu essa potência em equipamentos à perspicácia em roteiro, produção, captação, direção e transmissão do outro sócio fundador, Cristiano Vicenti, que tem formação em cinema e há quase duas décadas estava à frente da produtora audiovisual Fabula Transmídia. Esse foi um importante passo dado para um futuro inimaginável. Nascia o alicerce dos eventos 4.0, modelo on-line que chega a mais pessoas e custa até 70% menos pra quem produz.
A inovação da Fabula Live esteve, e mantem-se, na rápida junção do que pode ser metaforizado em hardware e software, que quando se uniram beneficiaram diretamente na virada de chave no setor de eventos ao transformá-los de presenciais para virtuais em larga escala, mas sem perder as características particulares de cada projeto. E esta indústria gigantesca, que teve 3.151 eventos registrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério de turismo em 2019, estava em expansão. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, 73% das empresas consultadas esperavam crescimento de faturamento em 2020, com média de aumento de 6,15% em suas receitas, sendo que 29% das mais de 150 empresas entrevistadas projetavam crescer mais de 10% no ano em que o Mundo parou.
A solução oferecida pela Fabula Live não está nos equipamentos que compõem os estúdios, embora o mais novo Centro de Operação tenha a tecnologia Extended Reality (XR), que abrange todas as formas de imersão e interação em vídeo já conhecidas e que é usada pelos estúdios Disney, por exemplo.
Entre os quase 250 clientes atendidos entre julho de 2020 e julho de 2021, três exemplos demonstram que a inovação na modularidade da Fábula Live foi essencial:
Convenção Nacional Imaginarium | outubro de 2020
Estúdio simples, alcance incrível
Com 218 operações no Brasil a rede Imaginarium fez sua primeira Convenção Nacional 100% on-line em outubro de 2020. Alcançando presença em 26 estados, a marca quebrou o recorde de participação em convenções na história da empresa que atua desde 1992, com a interação simultânea com mais de 2 mil colaboradores espalhados pelo Brasil. A segunda convenção on-line vai acontecer novamente num estúdio da Fabula live me outubro de 2021.
Trend Week da Portobello | março de 2021
Estúdios de TV numa fábrica de cerâmica
A Fábula Live também sai dos seus Centros de Operação, como aconteceu no Trend Week da Portobello, em março de 2021, onde uma tonelada de equipamentos foi deslocada e montada na fábrica da Portobello, a maior indústria de cerâmica do Brasil, em Tijucas, Santa Catarina, para que cinco estúdios operarem simultaneamente em seis dias de eventos, conforme solicitava o projeto da agência de live marketing do cliente. A operação foi semelhante aos de TV com estúdios independentes operando simultaneamente para atender a um cliente que é tão conectado à qualidade, que em 2020 ganhou o TOP ONE, prêmio máximo do Top de Marketing e Vendas da ADVB SC, justamente pela maestria de seus eventos virtuais.
Big Deal Pro de Jiu-Jtsu | julho 2021
Estúdio poliesportivo e polivalente
Arquibancadas de vários esportes em todo o Mundo foram esvaziadas, o que não foi diferente com o jiu-Jtsu e suas competições sempre prestigiadas por muitos fãs. E a Fabula Live virou tatame. Em julho deste ano um dos Centros de Operações de Florianópolis foi palco da terceira edição do Big Deal Pro, competição nacional de jiu-jítsu que reuniu 30 grandes nomes da modalidade. Foram 20 lutas disputadas em várias categorias num tatame de 9m X 9m montado no estúdio 360º da Fabula Live para das 5 horas de competições transmitidas ao vivo.