Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Fabula Live e a revolução dos eventos virtuais

Como a Fabula Live inovou na modularidade e adaptabilidade de estúdios 360º na transição dos eventos

Candidato: Fabula Live
Cliente: Fabula LIve
Segmento: Serviços
Categoria: Tecnologia - LIVE

APRESENTAÇÃO A Fábula Live foi fundada em maio de 2020 para suprir uma demanda de mercado que não chegava a ser nova, mas vinha num ritmo tímido até que, da noite pro dia, virou essencial para o efervescente setor de eventos durante a pandemia de Covid-19: estúdios 360º e soluções de adaptação de projetos de eventos presenciais em digitais e híbridos. Entre os clientes já atendidos pela Fábula Live entre julho de 2020 e julho de 2021, período que sugere o regulamento deste prêmio, - e que se confunde com todo o tempo de vida da Fabula Live, temos: Avai Futebol Clube, LabellaMafia, TOTVS, OLX, ADVB SC, Koerich, Sebrae, Banco do Brasil, Imaginarium, Grupo Big, Friboi, Unimed, Renner, Banco Daycoval, Banco Original, COC, Credit Suisse, Softplan, Instituto Ayrton Senna, Intelbras, Unicred, Latam, Genial Corretora, entre outros. Atualmente administra simultaneamente atividades em cinco Centros de Operação em SC e SP com estúdios 360º modulares com os serviços que envolvem projetos de transmissão on-line.

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Desde março de 2020 ficou proibido em todo o país reunir públicos de pequeno, médio ou grande porte. A adaptação de presencial para virtual virou necessidade para uma agenda que englobava desde gigantescos congressos anuais de classes profissionais, convenção e treinamentos de colaboradores nacionais, regionais ou locais, lançamentos de produtos e campanhas comerciais, formaturas de grandes ou pequenas turmas, e até campeonatos esportivos. E essa transformação precisava acontecer de forma rápida, eficaz e, principalmente, acessível. Os departamentos de marketing e comunicação de empresas de todos os portes e segmentos precisaram rever planejamentos e redirecionar esforços financeiros, e de produção, para alcançar o mercado mesmo à distância.



Como manter vivos os mercados, setores e instituições que tinham como importantes aliados os eventos presenciais?



Com os estúdios 360º formatados com equipamentos de altíssima tecnologia e LEDs de última geração modulares que permitem orçamentos elásticos, entre R$ 20 mil a R$ 500 mil em produções que podem ser 100% assinadas pela Fabula Live, ou apenas transmissões pontuais com projetos que chegam prontos aos Centros de Operação.

 

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Usar placas de LED de altíssima definição em estúdios para transmissão de eventos 100% digitais, ou no formato híbrido, não era uma novidade. Mas otimizar 30 toneladas de equipamentos antes usados em eventos presenciais, sim. Esse era o arsenal tecnológico dos mais de 20 anos de prestação de serviços de sonorização, projeção, transmissão e afins da Neto Eventos, empresa do sócio fundador da Fabula Live, Eugênio Neto. Num insight certeiro ele uniu essa potência em equipamentos à perspicácia em roteiro, produção, captação, direção e transmissão do outro sócio fundador, Cristiano Vicenti, que tem formação em cinema e há quase duas décadas estava à frente da produtora audiovisual Fabula Transmídia. Esse foi um importante passo dado para um futuro inimaginável. Nascia o alicerce dos eventos 4.0, modelo on-line que chega a mais pessoas e custa até 70% menos pra quem produz.



A inovação da Fabula Live esteve, e mantem-se, na rápida junção do que pode ser metaforizado em hardware e software, que quando se uniram beneficiaram diretamente na virada de chave no setor de eventos ao transformá-los de presenciais para virtuais em larga escala, mas sem perder as características particulares de cada projeto. E esta indústria gigantesca, que teve 3.151 eventos registrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério de turismo em 2019, estava em expansão. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, 73% das empresas consultadas esperavam crescimento de faturamento em 2020, com média de aumento de 6,15% em suas receitas, sendo que 29% das mais de 150 empresas entrevistadas projetavam crescer mais de 10% no ano em que o Mundo parou.



A solução oferecida pela Fabula Live não está nos equipamentos que compõem os estúdios, embora o mais novo Centro de Operação tenha a tecnologia Extended Reality (XR), que abrange todas as formas de imersão e interação em vídeo já conhecidas e que é usada pelos estúdios Disney, por exemplo.



Entre os quase 250 clientes atendidos entre julho de 2020 e julho de 2021, três exemplos demonstram que a inovação na modularidade da Fábula Live foi essencial:



Convenção Nacional Imaginarium | outubro de 2020

Estúdio simples, alcance incrível




Com 218 operações no Brasil a rede Imaginarium fez sua primeira Convenção Nacional 100% on-line em outubro de 2020. Alcançando presença em 26 estados, a marca quebrou o recorde de participação em convenções na história da empresa que atua desde 1992, com a interação simultânea com mais de 2 mil colaboradores espalhados pelo Brasil. A segunda convenção on-line vai acontecer novamente num estúdio da Fabula live me outubro de 2021.



Trend Week da Portobello | março de 2021

Estúdios de TV numa fábrica de cerâmica




A Fábula Live também sai dos seus Centros de Operação, como aconteceu no Trend Week da Portobello, em março de 2021, onde uma tonelada de equipamentos foi deslocada e montada na fábrica da Portobello, a maior indústria de cerâmica do Brasil, em Tijucas, Santa Catarina, para que cinco estúdios operarem simultaneamente em seis dias de eventos, conforme solicitava o projeto da agência de live marketing do cliente. A operação foi semelhante aos de TV com estúdios independentes operando simultaneamente para atender a um cliente que é tão conectado à qualidade, que em 2020 ganhou o TOP ONE, prêmio máximo do Top de Marketing e Vendas da ADVB SC, justamente pela maestria de seus eventos virtuais.



Big Deal Pro de Jiu-Jtsu | julho 2021

Estúdio poliesportivo e polivalente




Arquibancadas de vários esportes em todo o Mundo foram esvaziadas, o que não foi diferente com o jiu-Jtsu e suas competições sempre prestigiadas por muitos fãs. E a Fabula Live virou tatame. Em julho deste ano um dos Centros de Operações de Florianópolis foi palco da terceira edição do Big Deal Pro, competição nacional de jiu-jítsu que reuniu 30 grandes nomes da modalidade. Foram 20 lutas disputadas em várias categorias num tatame de 9m X 9m montado no estúdio 360º da Fabula Live para das 5 horas de competições transmitidas ao vivo.



 

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Em maio de 2020 a Fabula Live era um galpão experimental em Florianópolis transmitindo o lançamento da camisa oficial do Avaí Futebol Clube, time catarinense sem muita expressão nacional a não ser pelo torcedor ilustre Gustavo Kuerten, que mais tarde também veio a ser cliente Fabula.



Hoje, 16 meses depois, são seis unidades operacionais à disposição dos clientes, a mais nova delas, inaugurado em São Paulo, tem tecnologia a Extended Reality (XR), que abrange todas as formas de imersão e interação em vídeo já conhecidas e que é a mesma usada nos estúdios Disney.



Atualmente a Fabula Live já alcançou entre junho de 2020 e junho de 2021 mais de

- 250 clientes

-  mil horas de lives

- 4 milhões de espectadores



Como chegar tão longe em apenas um ano? Solucionando!



E as soluções foram assertivas a ponto de 40% dos clientes voltarem a fazer projetos depois de uma primeira experiência com a Fábula, muitas vezes a primeira deles no universo on-line.

As vantagens competitivas da Fábula Live em relação aos concorrentes talvez não sejam palpáveis, pois estão na capacidade de improvisar, se der resiliente, de aprender com os clientes.

Sobre faturamento, entre julho de 2020 e julho de 2021 os números alcançaram R$5 milhões, considerável pra uma empresa tão jovem. Mas, o mais incrível desta jornada no desbravar do que chamamos de Eventos 4.0 é viver a mudança do mercado na pratica com satisfação dos nossos clientes, e quem tá dizendo, são eles.



Video nos dados complementares .

 

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