Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Programa de Homologados Sympla

Candidato: Sympla
Cliente: Sympla
Segmento: Serviços
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias

Quem somos

A Sympla é uma empresa de base tecnológica que atende tanto organizadores (B2B) como compradores (B2C), oferecendo serviços para a gestão de eventos e compra de ingressos. É líder no segmento ‘Do it Yourself’ e se tornou o maior Marketing Place de experiências do Brasil, chegando a mais de 35 mil eventos à venda simultaneamente em 2019.

A nossa missão é Symplificar a conexão das pessoas a momentos únicos por meio da tecnologia.

Um pouco da História

A Sympla nasceu em 2012, em Belo Horizonte, após Marcelo Cartacho e David Tomasella identificarem uma oportunidade de negócio ao tomarem frente de um projeto no BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). Rodrigo Cartacho, irmão de Marcelo e ex-CEO da empresa, que já tinha o perfil empreendedor, foi convidado para tocar esta ideia e, assim, nasceu o embrião da Sympla.  

Em junho de 2016, a Sympla recebeu um aporte da Movile, grupo que também é investidor do Ifood, Playkids, Zoop, Wavy, entre outras empresas de tecnologia.   

Números Sympla

Na plataforma o público encontra uma ampla variedade de opções, desde grandes shows, festas e eventos esportivos até congressos, cursos, encontros de networking, dentre outros. Essa ampla quantidade de conteúdos pode ser consumida em diversos formatos: eventos presenciais, eventos online,  cursos gravados, ou a combinação dessas várias possibilidades.

Em dez anos de operação, a Sympla soma mais de um milhão de eventos publicados e 75 milhões de ingressos vendidos, em mais de 3 mil cidades brasileiras, por mais de 105 mil produtores de conteúdo . 

Por mês, são vendidos em média 2.900.00  ingressos. Além disso, a plataforma possui 38 milhões de acessos/mês e 17 milhões de usuários, números que ultrapassam os dos principais concorrentes somados juntos, e configura a Sympla como principal destino de compra de ingressos no Brasil.

Soluções Sympla

Mesmo após 10 anos de existência, a Sympla continua se mantendo como a principal desenvolvedora de tecnologias para o segmento de eventos (Eventech)  do país. Depois de investir em tecnologia teatros e casas de show em 2019, no ano de 2020,  lançamos duas nossas soluções para realização de eventos online,  uma para eventos ao vivo e para cursos gravados , permitindo que os  seja no mundo real, digital ou híbrido, a gestão do negócio aconteça em um só lugar. (https://www.sympla.com.br/solucoes)

Vídeo

Galeria de Fotos

O Início



O Programa de Homologados da Sympla nasceu dentro da área de Operação Local, idealizado pelo time de atendimento a clientes corporativos. Responsável por acompanhar os organizadores de grande porte em operações complexas, dando apoio no dia do evento para as melhores práticas e usos das ferramentas da Sympla, o foco de Operação local é gerar a melhor experiência para todos os envolvidos no evento: participantes e organizadores.



O time de atendimento a clientes corporativos identificou que o modelo de negócio da Sympla, baseado na venda online de ingressos e na gestão de participantes, funcionava muito bem para o self-service, mas que havia limitações para clientes maiores e mais complexos.



A venda online de ingressos e coleta dos dados dos participantes via formulário atende perfeitamente aos eventos com credenciamento. A operação de credenciamento nestes eventos de médio e grande porte, porém, poderia ser melhorada. Os principais pontos de dor identificados foram:


  • Os produtores não dispõe de equipamentos próprios suficientes para realizar as operações, que contam com múltiplas etapas e/ou são distribuídos em muitos pontos de atendimento;

  • Os organizadores precisam de serviço de apoio profissional, com técnicos e equipamentos, para operar os momentos de pico de credenciamento. Centenas de participantes chegam ao evento num curto intervalo de tempo, normalmente próximo ao seu início, e é necessário garantir a entrada de todos o mais rápido possível;




Em conversas com os organizadores e nas operações realizadas com coordenação do time de Operação Local, foi identificado que os organizadores já haviam encontrado uma solução para estas dores. A venda de ingressos e a gestão de participantes estavam sendo  feitas utilizando as soluções da Sympla e a operação de credenciamento, por uma empresa terceirizada especialista na área. Para viabilizar a operação, os organizadores exportavam a planilha de participantes na plataforma da Sympla e disponibilizavam o arquivo para que a terceirizada inserisse em seu sistema. 



Mas, por não haver uma integração entre a Sympla e a terceirizada, outras dores foram identificadas:

  1. Os organizadores precisavam fechar as vendas do evento com antecedência para que a base final pudesse ser exportada e os participantes inseridos no sistema das terceirizadas;

  2. A alteração dos dados dos participantes durante o credenciamento, feita no sistema da terceirizada, não era sincronizada com os dados dos participantes na Sympla. Com isso, os certificados emitidos via Sympla não consideravam as alterações realizadas;

  3. Os organizadores precisavam consultar os dois sistemas, a plataforma da Sympla e o sistema da terceirizada, e fazer cálculos manuais para saber quantos dos participantes que compraram ingressos acessaram o evento.


A oportunidade de criação do Programa de Homologados veio do entendimento de que as soluções da Sympla e das empresas que prestam serviço de credenciamento são complementares. A Sympla visa desenvolver soluções simples e acessíveis que atendem ao maior número possível de organizadores e as empresas terceirizadas têm todas as ferramentas para realizar as customizações necessárias para o credenciamento em eventos com mais de 300 participantes. Nesse sentido, a alternativa mais adequada não era desenvolver as soluções completas internamente, mas oferecer integrações para que os organizadores e as empresas que prestam serviços customizados de credenciamento pudessem se conectar de forma fácil e segura à Sympla. 



Uma vez integrada às empresas de credenciamento, novos estudos de parcerias foram e estão sendo desenvolvidos na Sympla. O processo se mantém o mesmo: identificar dores dos produtores e entender quais são as soluções disponíveis no mercado que complementam as soluções da Sympla. Assim o Programa de Homologados expandiu e hoje conta com Eventechs que oferecem soluções de cashless, plataformas de streaming, produção executiva, fornecimento de catracas entre outros serviços.



Ao oferecer uma API pública para que as empresas se conectem à Sympla e promover a verificação da qualidade das empresas , a Sympla conecta a maior base de produtores da América Latina às soluções oferecidas pelas Eventechs. E faz tudo isso sem cobrar taxa ou comissionamento das empresas verificadas. Além de ser um marketplace para compradores,, a Sympla se torna um marketplace para organizadores, que encontram no Programa de Homologados uma gama de soluções já integradas à venda de ingressos e à gestão de participantes.

O Programa de Homologados



O Programa de Homologados visa unir as forças das empresas, por meio de parcerias e integrações, oferecendo aos clientes soluções melhores e mais completas do que as que seriam desenvolvidas pelas empresas individualmente. Para as empresas verificadas, o Programa de Homologados é uma forma de impulsionar os negócios por meio da expansão dos mercados em potencial. Para a Sympla, é a forma de manter o foco nas soluções prioritárias ao negócio e deixar as portas abertas para que outras empresa de tecnologia se conectem e possam criar possibilidades para o mercado de eventos.



O que são empresas homologadas?



Homologadas são empresas que têm produtos e/ou serviços que a Sympla não possui, oferecendo um amplo pacote de possibilidades para eventos de diversos segmentos. Possuem tecnologia de integração verificada pelo time de produto da Sympla, conhecem e seguem as melhores práticas e fazem acompanhamento do  serviço com as equipes de  Comercial, Customer Success e Operação Local da Sympla. A integração permite a troca de dados entre a Sympla e as parceiras. Os dados trocados vão da validação de um ingresso em  catracas eletrônicas com informações em tempo real, até a captação de leads em eventos corporativos. 



Como funciona a Homologação?



O processo de homologação acontece em 6 etapas:


  1. Integração via API homologada pelo time de tecnologia da Sympla 

  2.  Realização do treinamento oferecido na Sympla Academy 

  3. Apresentação aos times da Sympla (Comercial, CS, Operação Local e Atendimento ao Organizador/Comprador)dos produtos oferecidos pela empresa homologada;

  4. Teste do serviço oferecido por meio de evento piloto;

  5. Promoção mútua entre Sympla e homologada para aquisição e retenção de clientes; 

  6. Suporte e assessoria em melhores práticas da plataforma;.


Presencial ou Digital?



O Programa de Homologados busca expandir a proposta de valor da Sympla no presencial e no digital, promovendo a conexão de tecnologias e oferecendo diversas possibilidades para os produtores de eventos. 



A diversidade de empresas homologadas à Sympla permite que produtores trabalhem simultaneamente com empresas de catracas e credenciamento em um evento presencial e com empresas que oferecem transmissão online e gamificação para um evento online. O Programa de Homologados empodera os organizadores oferecendo a liberdade de escolha do melhor serviço de cada empresa e potencializando as possibilidades dos eventos híbridos no cenário de retomada de eventos pós pandemia.



Quem o Programa de Homologados atende e o que ele oferece?



O Programa de Homologados atende às necessidades de organizadores que já utilizam ou têm interesse em utilizar as soluções Sympla e que precisam de serviços complementares para atender às demandas de gestão e/ou operação de participantes. Em geral, os eventos mais beneficiados pelo Programa são os  de grande porte e/ou grande complexidade operacional, aos quais as soluções self-service não atendem por completo. As soluções homologadas otimizam planejamento, execução e fechamento dos eventos. 



Os serviços e tecnologias com integração verificada pela Sympla de distribuem hoje em 6 verticais:  



Soluções em Marketing Digital

Parceria com a RD Station que possibilita potencializar os resultados dos clientes Sympla. Além da integração nativa com os produtos RD Station para uso self-service, os produtores podem terceirizar o marketing digital às agências selecionadas pelo RD Station Partners e atingir resultados ainda maiores.



Produção Executiva

Agências de eventos especializadas em coordenar, gerenciar, planejar, captar, promover e realizar eventos. Administram recursos, prestam serviços especializados para que os eventos aconteçam e intermediam a camada de serviços da Sympla para o organizador:



Produção Cultural para Meio Digital

Serviços de concepção criativa, técnica e operação para transmissão de eventos culturais e espetáculos artísticos integrados à plataforma de streaming própria. Atua também como consultora de projetos culturais para Editais e Leis de Incentivo.



Credenciamento e Controle de acesso

Empresas que fornecem soluções tecnológicas em automação: credenciamento, validação de ingressos, registro de acesso, captação de leads, votações, app de programação, entre outros.



Plataformas de Streaming

Empresas que oferecem soluções para transmissão de eventos. Streaming é a tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente aúdio e vídeo, sem a necessidade de download do conteúdo. As transmissões podem ser ao vivo (live) ou com conteúdo gravado (OTT) e são a principal forma de entregar eventos online.



Catracas Eletrônicas

Soluções de catracas eletrônicas para controlar o acesso de portarias e recepções com leitura integrada dos ingressos Sympla. 



Como funciona para o organizador?



O acesso à área de homologados da Sympla pode ser feito diretamente à página de Homologados ou pelo site da Sympla, a opção “Homologados” consta na sessão "Para organizadores" no rodapé da página. 



A página de Homologados apresenta todas as informações sobre o Programa e cada uma das empresas já integradas com a plataforma. Ao clicar no nome ou logomarca da homologada, o usuário é direcionado a uma página específica de cada empresa onde constam informações sobre serviços oferecidos, clientes, cases e contatos.



Qual a taxa para utilizar o programa de homologados? 



A Sympla não cobra taxas e/ou comissões das empresas homologadas e dos organizadores. 

Os organizadores não pagam à Sympla por utilizar os serviços das empresas Homologadas e as empresas Homologadas não pagam comissão para a Sympla. As taxas praticadas pela Sympla são apenas pelo uso da plataforma - para eventos, a taxa é de 10% sobre ingressos vendidos ou o valor mínimo de R$2,50, para conteúdos gravados (Sympla Play) é cobrada uma taxa R$2,00 por ingresso além da praticada para eventos. Para eventos gratuitos, não há nenhum custo. 



As empresas Homologadas pagam algum tipo de comissão?



As empresas homologadas não são do mesmo grupo econômico da Sympla, não praticam exclusividade com a plataforma e não possuem relação comercial com a plataforma. A Sympla visa promover uma gama de serviços, para organizadores e participantes, comprometida com a eficiência na operacionalização dos eventos. Todos os organizadores que utilizam a plataforma têm liberdade e autonomia para negociar os valores dos serviços oferecidos e/ou pesquisar opções de serviços que não estão disponíveis via Programa de Homologados.

Principais Resultados do Programa de Homologados:



O programa de homologados é uma iniciativa ampla e complexa que traz benefícios para os diversos stakeholders. Em especial no momento de pandemia, potencializando oportunidades para todos os envolvidos:



Para a Sympla


  • Reduz a demanda por funcionalidades que atendem a nichos e segmentos específicos, permitindo que os times da Sympla mantenham o foco em soluções escaláveis e na robusta estrutura de tecnologia; 

  • Expande a proposta de valor inicial da plataforma de oferecer soluções para produtores independentes no formato “faça você mesmo”,  atendendo também a eventos de maior público e complexidade. 




Para os organizadores


  • Democratiza o acesso a tecnologias a partir de um marketplace de serviços e tecnologias para eventos (https://www.sympla.com.br/homologados), por meio do qual organizadores podem descobrir e contratar Eventechs; 

  • Reduz o custo de desenvolvimento e integração. Por meio da integração nativa com a Sympla, todas as empresas do Programa estão aptas a comunicar entre si utilizando o código do ingresso Sympla como lastro e mantendo a sincronia pelo consumo da API pública 




Para os participantes


  • Segurança: a Sympla segue as melhores práticas de compliance, tendo uma área interna dedicada somente a isto, e está de acordo com as normas da LGPD. Os participantes que compram seus ingressos pela Sympla têm a tranquilidade de saber que seus dados estão sendo geridos com respeito às leis e as melhores práticas de segurança;

  • Experiência no evento: a integração entre a Sympla e as empresas homologadas permite que uma ampla variedade de serviços relacionados a eventos seja disponibilizada nos eventos, criando uma experiência mais fluida, agradável e positiva para os participantes.




Para as empresas homologadas:


  • Aquisição de produtores: por meio do Programa, a base B2B Sympla, que conta com aproximadamente 30 mil organizadores ativos mensalmente, tem acesso a novas soluções em tecnologia, gerando oportunidades de negócio para as empresas homologadas; 

  • Vantagem comercial: os produtores de eventos que vem por indicação de uma Homologada e tem contrato com ela,  tem a opção de ter a ter a taxa de serviço Sympla reduzida de 10% para 08% para o evento, desde que absorvida pelo organizador no valor do ingresso, como forma de incentivar a contratação dos serviços homologados;

  • Redução de custos: a integração com uma única API reduz os custos de múltiplas integrações em eventos que utilizam serviços de mais de uma homologada, e permite que estas empresas ofereçam a seus clientes os benefícios da Sympla dentro de sua proposta de valor. 




Para o mercado de soluções tecnológicas para eventos (Eventechs)



As exigências de qualidade na integração , a capacitação nas melhores praticas da Sympla, a atualização constante e o acompanhamento do nível de serviço são sem duvida catalizadores importantes para a evolução do mercado de tecnologias para eventos. Todas as empresas e tecnologias ao se integrarem à Sympla, se comprometem a entregar serviços de alto nível que cumprem todos os requisitos de segurança. Como não são cobradas taxas e exclusividade para que integrem o Programa de Homologados da Sympla, as homologadas competem de forma justa e transparente através da entrega de valor, com isonomia de condições.



Para o momento pós pandemia



Como descrito no blog da Sympla  o Programa de Homologados  possibilita diversas integrações necessárias para uma retomada com segurança. Por meio da transferência da tecnologia Sympla de credenciamento mobile para as empresas homologadas, e das integrações com catracas, serviço de cashless, tecnologia de reconhecimento facial/ biometria, entre outros, o Programa permite que a venda de ingressos online da Sympla se integre a diversas soluções importantes para redução do contato físico entre pessoas e respeito às normas sanitárias.



Numeros do Programa



Os números do programa mostram um equilíbrio dos número de indicações entre a Sympla e as empresas Homologadas, com um alto índice de negócios fechados nos últimos meses, principalmente com as empresas especializadas em streaming (durante o período da pandemia). O GTS (Global Ticket Sales) gerado pelos eventos operados com homologados nos últimos 6 meses foi de 2.6 milhões de reais.