Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Desafios Virtuais - Brou Aventuras

Brou Aventuras

Candidato: Sympla
Cliente: Brou Aventuras
Segmento: Serviços
Categoria: Solução Web

Quem somos

A Sympla é uma empresa de base tecnológica que atende tanto organizadores (B2B) como compradores (B2C), oferecendo serviços para a gestão de eventos e compra de ingressos. É líder no segmento ‘Do it Yourself’ e se tornou o maior Marketing Place de experiências do Brasil, chegando a mais de 35 mil eventos à venda simultaneamente em 2019.

A nossa missão é Symplificar a conexão das pessoas a momentos únicos por meio da tecnologia.

Um pouco da História

A Sympla nasceu em 2012, em Belo Horizonte, após Marcelo Cartacho e David Tomasella identificarem uma oportunidade de negócio ao tomarem frente de um projeto no BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). Rodrigo Cartacho, irmão de Marcelo e ex-CEO da empresa, que já tinha o perfil empreendedor, foi convidado para tocar esta ideia e, assim, nasceu o embrião da Sympla.  

Em junho de 2016, a Sympla recebeu um aporte da Movile, grupo que também é investidor do Ifood, Playkids, Zoop, Wavy, entre outras empresas de tecnologia.   

Números Sympla

Na plataforma o público encontra uma ampla variedade de opções, desde grandes shows, festas e eventos esportivos até congressos, cursos, encontros de networking, dentre outros. Essa ampla quantidade de conteúdos pode ser consumida em diversos formatos: eventos presenciais, eventos online,  cursos gravados, ou a combinação dessas várias possibilidades.

Em dez anos de operação, a Sympla soma mais de um milhão de eventos publicados e 75 milhões de ingressos vendidos, em mais de 3 mil cidades brasileiras, por mais de 105 mil produtores de conteúdo . 

Por mês, são vendidos em média 2.900.00  ingressos. Além disso, a plataforma possui 38 milhões de acessos/mês e 17 milhões de usuários, números que ultrapassam os dos principais concorrentes somados juntos, e configura a Sympla como principal destino de compra de ingressos no Brasil.

Soluções Sympla

Mesmo após 10 anos de existência, a Sympla continua se mantendo como a principal desenvolvedora de tecnologias para o segmento de eventos (Eventech)  do país. Depois de investir em tecnologia teatros e casas de show em 2019, no ano de 2020,  lançamos duas nossas soluções para realização de eventos online,  uma para eventos ao vivo e para cursos gravados , permitindo que os  seja no mundo real, digital ou híbrido, a gestão do negócio aconteça em um só lugar. (https://www.sympla.com.br/solucoes)

Vídeo

Galeria de Fotos

Quem é o Brou?



Thiago Drews Elias, mais conhecido como Brou Bruto, é atleta de diversas modalidades esportivas. Brou nasceu em Belo Horizonte e além de atleta é empresário, pai, marido,, colunista de revista, palestrante motivacional, professor de educação física, organizador de eventos e incentivador nato.



Brou é um multiatleta, praticante de modalidades que vão desde corridas de aventura a canoagem. No ano de 2013 ele participou do Grand Raid Pyrinnees na França acompanhado de seu irmão, Zé Elias  e mais um companheiro de equipe. Essa é uma das provas de aventuras mais exigentes do planeta, com 120km de montanhas e um acúmulo de 8000m de ascensão sob frio intenso. Em seu principal esporte, o Mountain Bike, acumula títulos como heptacampeão do Iron Bike, campeão da “Taça Brasil de XCO Aventura” e tricampeão da prova “Seis Horas de MTB”.



Carisma



Por ter uma personalidade impar e uma habilidade natural  para lidar com pessoas e se expressar diante das câmeras, Brou passou a ser reconhecido como referência no universo do ciclismo e provas de aventura. 

Entre os muitos depoimentos que se somam nas redes sociais, alguns são especialmente ilustrativos sobre o papel do Brou na mudança de estilo de vida através do esporte, como é o caso do ciclista Benjamin Souza, que abandonou o sedentarismo e saiu de um quadro de obesidade após entrar no mundo das Bikes. Como forma de homenagear seu ídolo Brou, batizou seu filho com o nome de Thiago.



Mais do que um atleta de alto desempenho a figura humana e acessível do Brou,  com sua energia, altas doses de motivação e linguagem peculiar,cheia de expressões próprias (como a famosa ‘Bruto demais!”), a  criou uma comunidade em torno da sua figura. Essa comunidade de entusiastas dos esportes de aventura passou a ter uma língua própria,o Brutogues”



A  Brou Aventuras



Tendo como base a comunidade criada em torno da sua figura como atleta (hoje com mais de 330 mil seguidores no instagram) e a paixão pelo esporte, a partir de 2011 foi criada a Brou Aventuras, para desenvolvimento de corridas de aventura,mountain bike e trail run.

O objetivo da  Brou Aventuras é oferecer muito mais que uma competição de bicicletas e corridas, tendo como desejo proporcionar um super evento para os atletas e suas famílias. Organizado pelos irmãos Brou e Zé Elias, os Desafios Brou contam com uma estrutura semelhante a de um festival, com mais de 100 staffs por evento . O principal conceito por trás da Brou Aventuras é o amor pelo esporte e contato com a natureza, como resumido no slogan:  promovendo desafios "de atletas para atletas". 



Desafios Brou



Desde o início a Brou Aventuras tem como foco das suas atividades as provas de mountain bike e trail Run. Inicialmente realizadas nas cidades próximas a BH, hoje já se distribuem em um calendário anual, espalhadas por 6 estados.

Com as edições iniciais acontecendo com aproximadamente 300 atletas em 2015, os desafios reuniram em 2019 em torno de 2.500 participantes e um leque extenso de patrocinadores e apoiadores do setor público e privado.

Desde 2015 a Sympla foi escolhida como plataforma oficial de vendas da Brou Aventuras, sendo este um dos principais cases de sucesso na vertical esportiva dentro da plataforma.

Pandemia 



Com a  pandemia no início de 2020, todos os desafios Bou foram suspensos sem data para realização, o que foi de profundo impacto para todos os envolvidos no negócio (Brou Aventura, patrocinadores, participantes, etc..)



Por mais de um ano a Brou Aventuras não encontrou formas de realizar eventos  ou alternativas para manter a presença de marca e manter contato com sua comunidade, investindo todo o seu recurso e empenho em uma plataforma de treinamentos específica para membros por assinatura ( https://brou.com.vc/).



No entanto, mesmo a plataforma se viabilizando no universo online a Brou Aventuras ainda era preciso encontrar uma forma de produzir  os eventos “Desafios Brou”, já que patrocinadores haviam se comprometido com os eventos. Além disso, era preciso criar outros produtos “de entrada” para novos participantes, que ainda não estavam prontos para participarem da plataforma de treinamento Brou.com.vc.



Foi diante deste contexto que a Brou Aventuras passou a pensar, por incentivo da Sympla, na possibilidade de como levar os Desafios Brou para a versão virtual. Para a realização dos eventos online as exigências seriam:


  • Os participantes deveriam viver uma a experiência que se assemelhasse a dos eventos presenciais. Com data, medalhas, engajamento de comunidade, etc;

  • Os participantes deveriam ter seu esforço em  performance recompensando, com ranking e comprovação de realização dos desafios (selo “anti-fingimento”);

  • As provas deveriam refletir o nível de desafio  similar ou superior as provas presenciais;

  • Os patrocinadores que se mantiveram apoiando o projeto deveriam receber contrapartidas;

  • Apresentar esta nova proposta ( corridas virtuais) para o público que a Brou aventura já tinha em eventos presenciais e conquistar novos mercados, aproveitando as possibilidades de escala do virtual;

Tecnologia Sympla



A Sympla, através de sua equipe de atendimento a produtores, incentivou desde o início da pandemia o desenvolvimento de novos formatos. Por sermos uma empresa de tecnologia para eventos (Eventech) acreditávamos ser possível contribuir em muitos pontos para a transformação digital de diversos negócios.



Uma das verticais temáticas que nos debruçamos para pesquisa foram os eventos esportivos,  em especial os Desafios Brou, já que tínhamos anos de relacionamento com o produtor e uma alta recorrência de compra por parte do público.



Através de pesquisas de mercado verificamos que as provas esportivas virtuais já estavam acontecendo principalmente na europa e que todas as “ticketeiras”  nacionais que ofereciam esse serviço para o mundo esportivo entregavam uma experiência muito complexa, com diversas regras de uso e de difícil acesso ao pequeno organizador.



Após uma intensa fase de pesquisa com entrevistas a produtores, incluindo a Brou Aventuras, percebemos que a parte técnica das provas esportivas (cronometragem, ranking, medição de altimetria, etc..) era extremamente complexa e distantes da proposta de valor da Sympla. No entanto, essas demandas já eram  bem assistidas por aplicativos especializados  em esporte, como o Strava, Sport Tracker e Nike + Running.



A partir desse estudo entendemos que a Sympla poderia entregar valor na venda de tickets e gestão de participantes, de forma simples e similar ao que já entregamos nos eventos presenciais. Bastava que fizéssemos alguns ajustes fundamentais para atuação neste mercado. 

O objetivo era criarmos uma solução única, com um formato de evento online, totalmente voltada para os desafios esportivos virtuais, e que fosse acessível a uma base grande de organizadores e em um modelo que o público tivesse familiaridade.



Primeiramente, acrescentamos um novo formato na página de criação de evento Sympla, incluindo a opção de criação de “desafio Virtual''. Também retiramos a obrigatoriedade de preenchimento dos campos  cidade e espaço para esta categoria. 



Optamos por caracterizar o evento como “Desafio Virtual” e deixar customizável a opção de qual  ferramenta seria usada para cronometragem e aferição dos resultados. Assim, cada organizador poderia, ao mesmo tempo, caracterizar sua prova como online e definir a ferramenta na descrição do evento . Esta atualização  procurou dar mais visibilidade para a plataforma externa,  desenvolvida pelo time Brou Aventuras, e ao novo formato Sympla de eventos, o “Desafio Virtual”. 



Dessa forma  desenvolvemos uma ferramenta onde cada produtor estabelece suas regras, têm autonomia para usar uma ferramentas de cronometragem fora da Sympla,  mas sempre com uma definição do período de desafio: data de início e fim da prova. O controle de performance pode ser feito por cada organizador, de acordo com os critérios que forem definidos por ele na criação do evento. 



Conforme cada participante entrega seu resultado, é possível atualizar o controle de dados  manualmente através da aba de “check-in”. Cada Check-in realizado mostra que o participante concluiu o desafio, está apto a receber o diploma online de conclusão da prova (enviado automaticamente após o check-in) e que o organizador já pode fazer o envio do kit para o endereço coletado no momento da inscrição.



No caso específico do Desafio Brou 750 mtb, a organização optou por utilizar sua própria plataforma de treinamentos (Brou.com.vc) como sistema de gestão dos participantes. Uma forma de aproveitara integração nativa que já haviam desenvolvido com o Strava e outras ferramentas de cronometragem, além das várias funcionalidades de gamificação e incentivo específicas da comunidade.



A integração da página de vendas com a plataforma de treinamentos foi automatizada. Sendo assim, ao encerrar sua inscrição na Sympla o comprador recebe imediatamente um email de confirmação de compra, com as orientações sobre como se logar na plataforma Brou.com.vc. Essa Integração de sistemas foi construída baseada na API pública da Sympla, (https://developers.sympla.com.br/api-doc/index.html ), permitindo a comunicação com a Brou.com.vc em tempo real.



Todo o desenvolvimento da integração seguiu os tutoriais de integração desenvolvidos pela Sympla para credenciamentos e validações, (https://www.notion.so/Integra-o-de-credenciamento-por-API-5c0e368492054bc7b824798033cc1150 ) , garantindo a alta qualidade na sincronização e segurança no uso de dados dos participantes. 



A iniciativa de criação de um tutorial específico para integrações é parte dos esforços da Sympla em se posicionar como uma plataforma aberta a todo o ecossistema de tecnologias para eventos. No caso dos Desafios Brou, mostrou sua relevância para a vertical de eventos esportivos.



A partir do login na Brou.com.vc cada participantes pode atualizar sua performance esportiva através da sincronização com o Strava. e Conforme avançar no desafio, pode desbloquear vídeos exclusivos, interagir com outros participantes e acumular pontos e prêmios, muitos deles com a identidade dos patrocinadores.



Descoberta na Home Sympla



A partir da experiência com a Brou aventuras, em 03 de maio de 2021, criamos um subgrupo dentro da home Sympla, nomeado “Desafios Virtuais”, para facilitar a descoberta destes eventos por parte do público. Entendemos que a  home da Sympla é um importante local de descoberta da existência das provas esportivas virtuais, assim como um dos principais canais de venda dos organizadores desse tipo de evento.



Desde a criação da galeria “Desafios Virtuais” tivemos mais de 1.200 eventos criados, com uma venda total de 67 mil tickets e de 1 milhão e duzentos mil reais em faturamento. Somente nos eventos da Brou Aventuras foram mais de 321 mil visualizações de banner na home da Sympla e 121 mil visualizações das páginas de vendas durante o período da pandemia.

Retorno



O desenvolvimento de melhorias tecnologias e as adaptações necessárias para receber provas esportivas virtuais foram fundamentais para a viabilização dos negócios de vários produtores de eventos esportivos, e em especial, para o sucesso da Brou Aventuras durante a pandemia.

Depois de quase um ano sem a possibilidade de realizar eventos para viabilização de provas virtuais, foi sem dúvidas , uma das principais alternativas para a sustentação do negócio do Desafio Brou, assim como base importante para os outros negócios da empresa como a plataforma brou.com.vc.



O apoio no desenvolvimento de tecnologias para a execução de desafios virtuais permitiu que os organizadores mantivessem sua base engajada em seus projetos, a entrega de retorno aos patrocinadores já comprometidos com os eventos presenciais cancelados com a pandemia, e serviu de base para a manutenção e expansão do público no momento de retomada dos eventos



O lançamento de produtos digitais permitiu que a Brou Aventuras expandisse seu público original,  captando novos cliente fora das cidades que recebem as provas presenciais: aproximadamente 50% do público do “Desafio Brou Virtual 750k MTB” foi de fora do estado de Minas Gerais e 70% de fora da região Sudeste .



Sucesso



O sucesso da iniciativa pode ser medido de várias formas, como por exemplo:


  • O aumento no número de inscritos entre e as provas 500k e 750k;

  • O aumento na velocidade de venda das inscrições entre as provas de 500k e 750k, sendo que este edição teve as inscrições esgotadas em praticamente um dia;

  • A construção de um calendário de provas virtuais, sendo 3 provas de 500k, 750k e a de 1.000 k ( esta última ainda não executada);

  • A intenção dos organizadores em  manter as provas virtuais, mesmo após a pandemia, com um cronograma de no mínimo 3 provas anuais.

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