Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: 1ª Rodada de receitas Campeãs - Comida di Buteco

1ª Rodada de Receitas Campeãs do Comida di Buteco

Candidato: Sympla
Cliente: Comida di Buteco
Segmento: Serviços
Categoria: Solução Web

Quem somos

A Sympla é uma empresa de base tecnológica que atende tanto organizadores (B2B) como compradores (B2C), oferecendo serviços para a gestão de eventos e compra de ingressos. É líder no segmento ‘Do it Yourself’ e se tornou o maior Marketing Place de experiências do Brasil, chegando a mais de 35 mil eventos à venda simultaneamente em 2019.

A nossa missão é Symplificar a conexão das pessoas a momentos únicos por meio da tecnologia.

Um pouco da História

A Sympla nasceu em 2012, em Belo Horizonte, após Marcelo Cartacho e David Tomasella identificarem uma oportunidade de negócio ao tomarem frente de um projeto no BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). Rodrigo Cartacho, irmão de Marcelo e ex-CEO da empresa, que já tinha o perfil empreendedor, foi convidado para tocar esta ideia e, assim, nasceu o embrião da Sympla.  

Em junho de 2016, a Sympla recebeu um aporte da Movile, grupo que também é investidor do Ifood, Playkids, Zoop, Wavy, entre outras empresas de tecnologia.   

Números Sympla

Na plataforma o público encontra uma ampla variedade de opções, desde grandes shows, festas e eventos esportivos até congressos, cursos, encontros de networking, dentre outros. Essa ampla quantidade de conteúdos pode ser consumida em diversos formatos: eventos presenciais, eventos online,  cursos gravados, ou a combinação dessas várias possibilidades.

Em dez anos de operação, a Sympla soma mais de um milhão de eventos publicados e 75 milhões de ingressos vendidos, em mais de 3 mil cidades brasileiras, por mais de 105 mil produtores de conteúdo . 

Por mês, são vendidos em média 2.900.00  ingressos. Além disso, a plataforma possui 38 milhões de acessos/mês e 17 milhões de usuários, números que ultrapassam os dos principais concorrentes somados juntos, e configura a Sympla como principal destino de compra de ingressos no Brasil.

Soluções Sympla

Mesmo após 10 anos de existência, a Sympla continua se mantendo como a principal desenvolvedora de tecnologias para o segmento de eventos (Eventech)  do país. Depois de investir em tecnologia teatros e casas de show em 2019, no ano de 2020,  lançamos duas nossas soluções para realização de eventos online,  uma para eventos ao vivo e para cursos gravados , permitindo que os  seja no mundo real, digital ou híbrido, a gestão do negócio aconteça em um só lugar. (https://www.sympla.com.br/solucoes)

Vídeo

Galeria de Fotos

O Comida di Buteco

O Concurso Comida di Buteco (CDB) nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte -MG, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças.Desde 2016 elege também  o melhor buteco do Brasil.

Ele é o primeiro concurso do gênero no país e apresentou os seguintes resultados na sua última edição: 


  • 21 circuitos, contemplando todas as regiões do país;

  • 800.000 votos presenciais (em cédulas de papel);

  • 650 butecos participantes;

  • 480.000 petiscos vendidos;

  • 7.500 empregos diretos gerados;

  • 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos;

  • 30 milhões de alcance nas redes sociais.




A missão do Comida di Buteco é:  transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco como extensão de sua casa. 

 

Buteco com “U” é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa, acima de tudo, simplicidade e autenticidade. Buteco sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração! Ao longo dos anos, o concurso foi caindo no gosto do público de outras regiões e conquistando espaço entre as 21 cidades participantes. 



Como Funciona?

O concurso funciona em duas etapas:

1- Na primeira etapa elege-se o melhor Buteco da cidade.Em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. 



O público e um corpo de jurados visitam os estabelecimentos participantes, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. 



2- Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). 

Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o melhor buteco do BrasiL, que será conhecido e premiado no mês de Outubro.



O concurso tem como perfil de participantes apenas os negócios familiares, sendo vetada a participação de redes e franquias. Todos os envolvidos participam de uma “grande corrente do bem” que engloba  : o “buteco”, que não paga para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco - gera empregos, impostos, turismo;  parceiros, mídia influenciadores - e finalmente, o público que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. 



Todo esse círculo virtuoso mostra como o concurso tem o poder de alavancar de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido. 



O Comida di Buteco 2021

Após 4 adiamentos em função da pandemia, o concurso, que é realizado em abril, voltou em uma data atípica para sua 21ª  edição: de 30 de julho a 29 de agosto,  e pela primeira vez em sua história, com foco no delivery!



A 21ª edição do concurso CDB teve início  com um manifesto de  profundo respeito às famílias de todos os butecos e suas equipes que foram atingidos pela Covid-19, . Da mesma forma, com reverência ao público, fãs e frequentadores do concurso, parceiros. Além de um agradecimento especial aos patrocinadores, que seguiram  acreditando na proposta de “corrente do bem” e continuaram empenhados  neste momento tão difícil.



Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados “butecos” já era o centro do propósito, com a pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. 30% dos butecos participantes do Concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. 



Briefing

Entre 2019 e 2021 devido a pandemia, o Comida di Buteco enfrentou sua primeira pausa em 20 anos de história. Neste período em que o concurso não foi realizado, a organização passou a buscar várias formas alternativas para estar próximo do seu público, e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade.



Dentre os desafios impostos às novas iniciativas estavam:

  • Ser escalável, já que é um concurso nacional e presente em 21 cidades de todas as regiões do Brasil;

  • Respeitar a missão do Comida di Buteco:“transformar vidas através da cozinha de raiz - buteco como extensão de sua casa”, e por isso precisava respeitar as peculiaridade de cada buteco envolvido e suas família

  • Ter um valor acessível, já que a  proposta do Comida di Buteco  é ser acessível ;

  • Ter baixo custo de investimento inicial, á que após os 4 adiamentos consecutivos  da edição 2020 a disponibilidade de capital da CDB Produções para assumir o risco de um novo negócio era limitada;

  • Ser um produto auto sustentável, que gerasse sua própria receita e fosse independente da captação de patrocínios já existente para o concurso;

  • Contribuir para a visibilidade do concurso em 2021  e reforçar a tese de evento "híbrido";

  • Criar uma fonte complementar de contribuição para a iniciativa “Salve os Butecos”. 

A criação do produto no Sympla Play

Foi neste momento que a Sympla se aproximou do Concurso através de sua nova linha de Tecnologia, o Sympla Play, (unidade de negócios que  comercializa cursos e conteúdos digitais on demand) e convidou o CDB  para desenvolver uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. 



Com a Sympla desde o início apoiando o desenvolvimento do produto, o foco passou a ser transpor o CDB para o mundo digital já que o projeto impactava, até então, cerca de 6 milhões de pessoas offline, visitando presencialmente os butecos. 



Partindo da percepção de valor dos organizadores do Concurso, concluiu-se que os principais ativos  que poderiam ser aproveitados em um produto digital seriam as receitas e as histórias dos donos dos butecos. Eliminando  a distância e a dispersão geográfica das cidades participantes.



Percebeu-se que através de um produto digital seria possível aproveitar a autoridade do Comida di Buteco para dar acesso a todas as cidades do Brasil a esses ativos, hoje possível apenas para aqueles que estejam em uma das 21 onde o Concurso acontece. 



A escolha do Sympla Play como ferramenta de suporte ao projeto buscou vencer o fator local e temporal do Concurso, que por sua natureza presencial acontece em determinada cidade em determinada época. Com um conteúdo on demand, o Comida di Buteco poderia levar seus pratos a cidades que não recebem o Concurso durante todo o ano.



Desenvolvimento

A Sympla esteve envolvida no desenvolvimento do projeto desde a concepção. Um dos pontos importantes desse projeto que lhe concede características únicas foi o patrocínio da Sympla a alguns serviços estratégicos como forma de apoiar seu desenvolvimento e remover barreiras de entrada ao Comida di Buteco.



Dos serviços patrocinados pela Sympla estão:


  • A produção e gravação dos conteúdos, através de uma produtora de vídeo, selecionada pelo Comida di Buteco;

  • A contratação de uma agência de marketing digital especializada em lançamentos de infoprodutos, recomendada pela Sympla. 


A escolha de Belo Horizonte como primeira cidade a ter suas receitas gravadas esteve relacionada a dois pontos principais:



1 - O Concurso nasceu em BH e o número de bares já premiados é maior que em outras cidades, aumentando a possibilidade de gravações;



2- Os custos de produção e acompanhamento por parte das duas empresa seria mais baixo,já que tanto o Comida de Buteco quanto  a Sympla têm sua sede na capital mineira

Além dos serviços patrocinados, a Comida di Buteco Produções contou com o apoio de especialistas Sympla para desenvolvimento de produtos digitais, o que foi fundamental para a viabilização do produto.



Durante o processo de pesquisa e criação a Sympla apoiou o desenvolvimento e validação do conceito do produto. O processo envolveu desde odesenho inicial, até a finalização, incluindo a roteirização de entrevistas aos early adopters para prova de conceito.  



As pesquisas qualitativas realizadas foram feitas através de metodologias de análise de discurso e da experiência do usuário (UX), com mais de 10 usuários potenciais, que tiveram acesso ao conteúdo do curso proposto previamente. Todos os fatores mais relevantes da percepção de valor por parte do consumidor foram analisados, como por exemplo:

  • Usabilidade da plataforma

  • Entendimento da proposta do curso

  • Duração das receitas

  • Profundidade  das explicações 

  • Qualidade das imagens

  • Trilha sonora.

  • Complexidade das receitas

  • Relação de valor e preço

  • Percepção de valor sobre as histórias dos pratos e Bares


O Produto

A primeira edição do produto digital CDB traz receitas premiadas de BH. O produto é composto dos vídeos de 10 receitas que contam a história de cada um desses butecos, um vídeo institucional do Comida di Buteco, um card de cada receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto foi lançado em 19 de Agosto, durante a execução da edição do Concurso 2021. 



As receitas selecionadas para a primeira edição foram definidas pelo Comida di Buteco levando em consideração alguns critérios:

  • Terem sido campeãs em edições passadas ( 1º, 2º ou terceiro lugar);

  • Serem os donos dos bares receptivos a proposta do produto digital e terem desenvoltura e disponibilidade para gravação dos vídeos;

  • Os pratos selecionados serem feitos com ingredientes plurais e acessíveis;.

  • A possibilidade de reprodução das receitas em casa, sem a utilização de equipamentos industriais. 




Com esses critérios, os bares e pratos selecionados foram: 

  1. Café Palhares: Bolinho de Kaol - Bolinho recheado com um dos pratos mais icônicos de BH - o KAOL. Petisco participante da edição 2014;

  2. Já To Inno: 20V ( Bolo de Bacon) - Assado de batata recheada com costela de acém, envolto com bacon fatiado acompanhado por creme de queijo com alho poró a moda da casa. Petisco participante da edição 2019;

  3. Bar do Dedinho: Carmen Miranda - Pernil com catupiry e abacaxi, tulipas de asa com molho de laranja. Petisco participante da edição 2015;

  4. Boogie Oggie: Feitiço Boogie Oggie - Maçã de peito com molho especial, cebolas caramelizadas na cerveja pilsen, acompanhadas de batatas aromatizadas. Petisco participante da edição 2016;

  5. Santuário Retrô Butiquim: Ossobuco du Retrô - Ossobuco italiano com molho retrô mineiro, servido com guisado de quinoa peruana e torradas. Petisco participante da edição 2017;

  6. Recanto Vovó Tela: Cola na Vó - Picanha suína com chutney de manga, acompanhada de tapiocas recheadas, bolinhos de espinafre com chia e farofa de aveia enriquecida. Petisco participante da edição 2017;

  7. Bar Bambú: Pirô na Batatinha - Batata recheada com copa lombo assado e desfiado com requeijão cremoso regado com molho barbecue.Petisco participante da edição 2018;

  8. Pé de Goiaba: Maria Encantada - Filé de peixe com palitos de queijo, servidos com molhos da casa e de jabuticaba. Petisco participante da edição 2018;

  9. Dona Suica: Lombinho Amarradinho - Lombo recheado com linguiça caseira. Acompanha molho de amora. Petisco participante da edição 2013;

  10. Bar Dudu: Vim pra ficar - Língua de Boi ao molho de vinho acompanhado de purê de batata. Petisco participante da edição 2019.


Estratégia da agência de lançamento:



Como primeiro passo para o desenvolvimento de uma estratégia, a agência de lançamento fez uma imersão na temática do “Comida di Buteco”, se aprofundando no modelo de negócio, história do Concurso, objetivos com o produto e nas receitas que fariam parte da 1ª Rodada de receitas Campeãs.



O lançamento do “1ª Rodada” foi feito durante a edição do Concurso 2021. A escolha do lançamento neste período levou em consideração a enorme exposição de marca feita pela assessoria de imprensa nas 21 cidades, e a mídia espontânea que o evento gera em todos o país.



A edição 2021 do Comida di Buteco trouxe um formato diferente das anteriores, focando  em delivery e na retirada de pedidos nos estabelecimentos, como forma de se adequar às normas de segurança relacionadas a COVID-19 ainda vigente em várias das cidades. Essa mudança obrigou a organização do Concurso a investir ainda mais em comunicação, reforçando o  novo formato. 



Além disso, a comunicação do Concurso precisava compartilhar espaço com outras iniciativas da marca, como o movimento “Salve os Butecos”, que capta  recursos para apoio financeiro aos empreendimentos durante a pandemia (http://www.comidadibuteco.com.br/salveosbutecos/).



Diante das condições a estratégia de lançamento do “1ª Rodada” optou-se por iniciar a comunicação a partir do dia 04/08, já com  a edição 2021 Concurso em andamento. Desta forma, o período pré-evento e seus  primeiros dias ficaram destinados  comunicação do novo formato “delivery” e ao projeto “Salve os Butecos”. A apresentação do “1ª Rodada” aconteceu no dia 04/08 em uma live no Instagram que apresentou a edição 2021 do Concurso Comida di Buteco. A live serviu como ponto de partida da comunicação e como fonte de conteúdo para vários teasers comunicando que o lançamento do produto no Sympla Play aconteceria em 19/08.



A agência contratada para o lançamento do 1ª Rodada precisou trabalhar em parceria com a agência responsável pela edição do Concurso 2021, intercalando a comunicação institucional e do projeto, mantendo uma distribuição orgânica e paga para  os conteúdos específicos do projeto no Sympla Play.



Uma contagem regressiva associada aos  teasers com imagens dos bares participantes e das receitas foi uma estratégia de aquecimento para o lançamento. A abertura de vendas aconteceu no dia 19/08, às 20 horas com uma live entre os sócios da CDB Produções e bares convidados.



Na live foi comunicado que como forma de mostrar o compromisso do Comida di Buteco com a causa dos bares, uma parte do recursos arrecadados com o “1ª Rodada de Receitas” será destinado ao fundo “Salve os Butecos”



Porque este trabalho deve vencer a categoria

O trabalho do “1ª Rodada de Receitas Premiadas do Comida de Buteco - Edição BH” merece vencer na categoria de melhor solução Web pelos seguintes motivos:

  • É um exemplo de criatividade e inovação nos negócios de eventos ao utilizar recursos de tecnologia em um projeto que já existe a 20 anos;

  • A  transformação digital em um evento com uma tradição extremamente presencial é uma forte inspiração para a reinvenção da indústria de eventos;

  • O  formato de relação desenvolvido pela Comida di Buteco Produções e Sympla é um caso significativo de parceria para desenvolvimento de negócios com benefícios  mútuos;

  • Parte da receita da venda dos cursos será destinada aos bares envolvidos, mostrando o comprometimento com os steackholders do projeto. 

Galeria de Fotos

Resultados

Os principais resultados propostos pelo Comida di Buteco foram alcançados com a finalização de um novo produto, 100% online e com fonte de receita independente de patrocínio.



O lançamento do produto durante o Concurso foi importante para apresentação da iniciativa ao público, alcançando mais de 7 mil visitas -  somando os acessoas a landing page do projeto (https://www.receitascdb.com.br/inscricoes-abertas ) e na pagina de vendas da Sympla (https://www.sympla.com.br/1-rodada-de-receitas-de-butecos-premiados-no-comida-di-buteco---belo-horizonte__1219390).



O produto teve uma alta repercussão na mídia, conforme listado abaixo:


  1. https://www.otempo.com.br/diversao/comida-di-buteco-estreia-conteudo-inedito-no-sympla-1.2530273

  2. https://www.deolhonailha.com.br/florianopolis/noticias/comida-di-buteco-lanca-curso-de-receitas-premiadas/

  3. https://www.focus.jor.br/comida-di-buteco-lanca-curso-com-receitas-premiadas/

  4. https://soubh.uai.com.br/noticias/gastronomia/comida-di-buteco-lanca-conteudo-com-receitas-dos-bares-que-ja-venceram-o-concurso

  5. https://eurio.com.br/noticia/24039/comida-di-buteco-realizado-ate-29-8-festival-foca-em-crowdfunding-e-delivery.html

  6. https://aredacao.com/gastronomia/155598/-comida-di-buteco-lanca-curso-com-10-receitas-premiadas

  7. https://andradas.portaldacidade.com/noticias/regiao/comida-de-buteco-2021-de-pocos-de-caldas-e-apresentado-oficialmente-a-imprensa-3120

  8. https://jornaldebrasilia.com.br/estilo-de-vida/gastronomia/comida-di-buteco-21/

  9. https://www.otempo.com.br/diversao/comida-di-buteco-vai-acontecer-de-forma-hibrida-a-partir-do-proximo-dia-30-1.2513453

  10. https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/17-08-2021/432744.html

  11. https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/18-08-2021/432996.html

  12. https://jornalonlineup.com/comida-di-buteco-lanca-curso-de-receitas-premiadas

  13. https://portalmakingof.com.br/comida-di-buteco-lanca-curso-de-receitas-premiadas

  14. https://www.odebate.com.br/alimentos-e-bebidas/receitas-do-comida-di-buteco-poderao-ser-acessadas-pelo-sympla.html

  15. https://cidadeconecta.com/comida-di-buteco-estreia-conteudo-com-receitas-de-bares-que-ja-venceram-o-concurso/

  16. https://reconhecasaopaulo.com.br/2021/08/07/comida-di-buteco-2021-salve-os-butecos/

  17. https://www.sindrio.com.br/2021/07/comida-di-buteco-lanca-iniciativa-salve-os-butecos-com-foco-em-delivery/

  18. https://spotlife.com.br/comida-di-buteco-volta-para-alegria-do-publico-e-recuperacao-dos-butecos-com-foco-no-delivery/

  19. https://tvnordestevip.com/fortaleza-recebe-a-21a-edicao-do-concurso-comida-di-buteco-tendo-o-delivery-como-foco-principal/