A criação do produto no Sympla Play
Foi neste momento que a Sympla se aproximou do Concurso através de sua nova linha de Tecnologia, o Sympla Play, (unidade de negócios que comercializa cursos e conteúdos digitais on demand) e convidou o CDB para desenvolver uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco.
Com a Sympla desde o início apoiando o desenvolvimento do produto, o foco passou a ser transpor o CDB para o mundo digital já que o projeto impactava, até então, cerca de 6 milhões de pessoas offline, visitando presencialmente os butecos.
Partindo da percepção de valor dos organizadores do Concurso, concluiu-se que os principais ativos que poderiam ser aproveitados em um produto digital seriam as receitas e as histórias dos donos dos butecos. Eliminando a distância e a dispersão geográfica das cidades participantes.
Percebeu-se que através de um produto digital seria possível aproveitar a autoridade do Comida di Buteco para dar acesso a todas as cidades do Brasil a esses ativos, hoje possível apenas para aqueles que estejam em uma das 21 onde o Concurso acontece.
A escolha do Sympla Play como ferramenta de suporte ao projeto buscou vencer o fator local e temporal do Concurso, que por sua natureza presencial acontece em determinada cidade em determinada época. Com um conteúdo on demand, o Comida di Buteco poderia levar seus pratos a cidades que não recebem o Concurso durante todo o ano.
Desenvolvimento
A Sympla esteve envolvida no desenvolvimento do projeto desde a concepção. Um dos pontos importantes desse projeto que lhe concede características únicas foi o patrocínio da Sympla a alguns serviços estratégicos como forma de apoiar seu desenvolvimento e remover barreiras de entrada ao Comida di Buteco.
Dos serviços patrocinados pela Sympla estão:
- A produção e gravação dos conteúdos, através de uma produtora de vídeo, selecionada pelo Comida di Buteco;
- A contratação de uma agência de marketing digital especializada em lançamentos de infoprodutos, recomendada pela Sympla.
A escolha de Belo Horizonte como primeira cidade a ter suas receitas gravadas esteve relacionada a dois pontos principais:
1 - O Concurso nasceu em BH e o número de bares já premiados é maior que em outras cidades, aumentando a possibilidade de gravações;
2- Os custos de produção e acompanhamento por parte das duas empresa seria mais baixo,já que tanto o Comida de Buteco quanto a Sympla têm sua sede na capital mineira
Além dos serviços patrocinados, a Comida di Buteco Produções contou com o apoio de especialistas Sympla para desenvolvimento de produtos digitais, o que foi fundamental para a viabilização do produto.
Durante o processo de pesquisa e criação a Sympla apoiou o desenvolvimento e validação do conceito do produto. O processo envolveu desde odesenho inicial, até a finalização, incluindo a roteirização de entrevistas aos early adopters para prova de conceito.
As pesquisas qualitativas realizadas foram feitas através de metodologias de análise de discurso e da experiência do usuário (UX), com mais de 10 usuários potenciais, que tiveram acesso ao conteúdo do curso proposto previamente. Todos os fatores mais relevantes da percepção de valor por parte do consumidor foram analisados, como por exemplo:
- Usabilidade da plataforma
- Entendimento da proposta do curso
- Duração das receitas
- Profundidade das explicações
- Qualidade das imagens
- Trilha sonora.
- Complexidade das receitas
- Relação de valor e preço
- Percepção de valor sobre as histórias dos pratos e Bares
O ProdutoA primeira edição do produto digital CDB traz receitas premiadas de BH. O produto é composto dos vídeos de 10 receitas que contam a história de cada um desses butecos, um vídeo institucional do Comida di Buteco, um card de cada receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto foi lançado em 19 de Agosto, durante a execução da edição do Concurso 2021.
As receitas selecionadas para a primeira edição foram definidas pelo Comida di Buteco levando em consideração alguns critérios:
- Terem sido campeãs em edições passadas ( 1º, 2º ou terceiro lugar);
- Serem os donos dos bares receptivos a proposta do produto digital e terem desenvoltura e disponibilidade para gravação dos vídeos;
- Os pratos selecionados serem feitos com ingredientes plurais e acessíveis;.
- A possibilidade de reprodução das receitas em casa, sem a utilização de equipamentos industriais.
Com esses critérios, os bares e pratos selecionados foram:
- Café Palhares: Bolinho de Kaol - Bolinho recheado com um dos pratos mais icônicos de BH - o KAOL. Petisco participante da edição 2014;
- Já To Inno: 20V ( Bolo de Bacon) - Assado de batata recheada com costela de acém, envolto com bacon fatiado acompanhado por creme de queijo com alho poró a moda da casa. Petisco participante da edição 2019;
- Bar do Dedinho: Carmen Miranda - Pernil com catupiry e abacaxi, tulipas de asa com molho de laranja. Petisco participante da edição 2015;
- Boogie Oggie: Feitiço Boogie Oggie - Maçã de peito com molho especial, cebolas caramelizadas na cerveja pilsen, acompanhadas de batatas aromatizadas. Petisco participante da edição 2016;
- Santuário Retrô Butiquim: Ossobuco du Retrô - Ossobuco italiano com molho retrô mineiro, servido com guisado de quinoa peruana e torradas. Petisco participante da edição 2017;
- Recanto Vovó Tela: Cola na Vó - Picanha suína com chutney de manga, acompanhada de tapiocas recheadas, bolinhos de espinafre com chia e farofa de aveia enriquecida. Petisco participante da edição 2017;
- Bar Bambú: Pirô na Batatinha - Batata recheada com copa lombo assado e desfiado com requeijão cremoso regado com molho barbecue.Petisco participante da edição 2018;
- Pé de Goiaba: Maria Encantada - Filé de peixe com palitos de queijo, servidos com molhos da casa e de jabuticaba. Petisco participante da edição 2018;
- Dona Suica: Lombinho Amarradinho - Lombo recheado com linguiça caseira. Acompanha molho de amora. Petisco participante da edição 2013;
- Bar Dudu: Vim pra ficar - Língua de Boi ao molho de vinho acompanhado de purê de batata. Petisco participante da edição 2019.
Estratégia da agência de lançamento:Como primeiro passo para o desenvolvimento de uma estratégia, a agência de lançamento fez uma imersão na temática do “Comida di Buteco”, se aprofundando no modelo de negócio, história do Concurso, objetivos com o produto e nas receitas que fariam parte da 1ª Rodada de receitas Campeãs.
O lançamento do “1ª Rodada” foi feito durante a edição do Concurso 2021. A escolha do lançamento neste período levou em consideração a enorme exposição de marca feita pela assessoria de imprensa nas 21 cidades, e a mídia espontânea que o evento gera em todos o país.
A edição 2021 do Comida di Buteco trouxe um formato diferente das anteriores, focando em delivery e na retirada de pedidos nos estabelecimentos, como forma de se adequar às normas de segurança relacionadas a COVID-19 ainda vigente em várias das cidades. Essa mudança obrigou a organização do Concurso a investir ainda mais em comunicação, reforçando o novo formato.
Além disso, a comunicação do Concurso precisava compartilhar espaço com outras iniciativas da marca, como o movimento “Salve os Butecos”, que capta recursos para apoio financeiro aos empreendimentos durante a pandemia (http://www.comidadibuteco.com.br/salveosbutecos/).
Diante das condições a estratégia de lançamento do “1ª Rodada” optou-se por iniciar a comunicação a partir do dia 04/08, já com a edição 2021 Concurso em andamento. Desta forma, o período pré-evento e seus primeiros dias ficaram destinados comunicação do novo formato “delivery” e ao projeto “Salve os Butecos”. A apresentação do “1ª Rodada” aconteceu no dia 04/08 em uma live no Instagram que apresentou a edição 2021 do Concurso Comida di Buteco. A live serviu como ponto de partida da comunicação e como fonte de conteúdo para vários teasers comunicando que o lançamento do produto no Sympla Play aconteceria em 19/08.
A agência contratada para o lançamento do 1ª Rodada precisou trabalhar em parceria com a agência responsável pela edição do Concurso 2021, intercalando a comunicação institucional e do projeto, mantendo uma distribuição orgânica e paga para os conteúdos específicos do projeto no Sympla Play.
Uma contagem regressiva associada aos teasers com imagens dos bares participantes e das receitas foi uma estratégia de aquecimento para o lançamento. A abertura de vendas aconteceu no dia 19/08, às 20 horas com uma live entre os sócios da CDB Produções e bares convidados.
Na live foi comunicado que como forma de mostrar o compromisso do Comida di Buteco com a causa dos bares, uma parte do recursos arrecadados com o “1ª Rodada de Receitas” será destinado ao fundo “Salve os Butecos”
Porque este trabalho deve vencer a categoriaO trabalho do “1ª Rodada de Receitas Premiadas do Comida de Buteco - Edição BH” merece vencer na categoria de melhor solução Web pelos seguintes motivos:
- É um exemplo de criatividade e inovação nos negócios de eventos ao utilizar recursos de tecnologia em um projeto que já existe a 20 anos;
- A transformação digital em um evento com uma tradição extremamente presencial é uma forte inspiração para a reinvenção da indústria de eventos;
- O formato de relação desenvolvido pela Comida di Buteco Produções e Sympla é um caso significativo de parceria para desenvolvimento de negócios com benefícios mútuos;
- Parte da receita da venda dos cursos será destinada aos bares envolvidos, mostrando o comprometimento com os steackholders do projeto.