Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: São Paulo Boat Show 2020

São Paulo Boat Show

Candidato: Boat Show Eventos
Cliente: Boat Show Eventos
Segmento: Serviços
Categoria: Operação e Produção de Eventos

O São Paulo Boat Show é o maior e o principal evento náutico da América Latina. Em sua 23ª edição, que aconteceu em novembro de 2020, trouxe inovações para se adaptar à nova realidade do mundo, com o objetivo de movimentar e impulsionar, ainda mais, o setor náutico, que chegou a crescer 20% em plena pandemia. 

Respeitando todos os protocolos de segurança e com o apoio do Governo do Estado São Paulo e da Secretária de Turismo, o São Paulo Boat Show saiu do pavilhão e foi realizado, pela primeira vez, em um ambiente aberto, em um dos principais cartões postais da capital paulista, na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo, à marginal do Rio Pinheiros.

Estandes conectados a suas embarcações na água, a possibilidade de navegar em um dos cartões postais mais lindos da capital, áreas de conteúdo e experiências que somente o São Paulo Boat Show poderia proporcionar.

Além disso, a edição 2020 do evento foi híbrida, sendo transmitida para o mundo inteiro de um estúdio flutuante da TV Náutica.

O 23º São Paulo Boat Show registrou números expressivos de sucesso. Foram mais de 18 mil visitantes vindos de todas as regiões do Brasil, 57 marcas expositoras, 215 embarcações comercializadas e cerca de R$ 155 milhões em negócios gerados. 

Vídeo

A decisão de manter a realização do São Paulo Boat Show em 2020, um ano difícil e cheio de desafios, sempre teve um grande objetivo: fomentar o segmento náutico no país, girando a economia e empregando milhares de pessoas, por meio de um evento que respeitasse todos os protocolos de segurança. 



O primeiro desafio foi passar confiança aos expositores e encontrar soluções para que as marcas garantissem a sua participação. O segundo passo foi transmitir segurança também ao público que, tradicionalmente, é formado por famílias. Para isto, foram desenvolvidas estratégias que passaram desde a montagem de toda a infraestrutura, comunicação e divulgação, até a operação e produção pré, durante e pós-evento.



Com uma equipe enxuta, a organização trabalhou incansavelmente durante meses para criar uma feira incrível, com áreas de interação, conteúdos relevantes e experiências inéditas um verdadeiro passeio náutico para toda família. Para cada atração, foi feito um planejamento especial, pensando em todos os detalhes que garantiriam a segurança dos participantes.

O time de operações e produção do São Paulo Boat Show 2020 precisou implementar uma estratégia totalmente diferente da tradicional usada no setor de eventos. Diante de um ano atípico, no qual poucas organizadoras tomaram a decisão de manter seus eventos, foi preciso uma estratégia especial para garantir a segurança dos participantes e ser o único evento de grande porte.



Dois grandes diferenciais foram a implantação de uma infraestrutura náutica na raia olímpica e conseguir colocar barcos de até 50 pés na raia.



Os procedimentos, totalmente pensados na limpeza e higiene, seguiram todos os protocolos de saúde:



O primeiro passo foi se especializar e entender todas as soluções necessárias para trazer total segurança ao evento, além de trazer a mesma consciência adquirida ao expositor, que era quem iria receber os clientes ávidos por conhecer o produto diretamente.



- Distribuição aos expositores de um tapete sanitizante obrigatório na entrada de cada estande, além de toda a entrada do salão.

- A mudança de todo o processo de credenciamento, da tradicional credencial, por acesso via QR Code

- Guia oficial, que antes era impresso, também foi substituído por uma versão digital acessada via QR Code

- Limite da ocupação máxima com 60% da capacidade do local

- Na bilheteria física, foram organizadas filas com espaços demarcados, respeitando o distanciamento social e um amplo trabalho de venda antecipada

- Disponibilização, por parte do expositor, de álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) nos estandes, bem como no interior das embarcações

- Obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os participantes (staff, expositores, assistentes, visitantes, manutenção) em todo o período do evento (montagem, realização, desmontagem, entrega de materiais e movimentação de cargas e embarcações). Além disso, foram disponibilizados locais para descarte das máscaras

- O evento também teve sua realização presencial e virtual, possibilitando aos visitantes escolherem seus produtos presencialmente e acompanhando tudo que acontece durante os seis dias em tempo real, via YouTube.

- Estandes com montagem pensadas e estruturadas para atender às exigências de circulação de ar e espaçamento entre o público. Todos os estandes tinham em seu rodapé a quantidade limite de pessoas autorizadas em cada uma das áreas para garantir a segunda dos participantes.

- A colocação de uma equipe de fiscalização treinada para acompanhar de perto o cumprimento de todas as regras obrigatórias do salão.

- Distribuição de álcool em gel na entrada e totens inseridos durante todo o percurso do visitante

- Realização de sanitização de todas as áreas de circulação comum / fechada, como credenciamento, bilheteria, sanitários, para higienização do local.

- Obrigatoriedade de limpeza ampliada após o acesso dos clientes em cada uma das embarcações, protegendo a próxima visita ao barco.

- Aferição de temperatura por meio de óculos que conseguia identificar, em campos de grande escala, caso houvesse algum participante com temperatura fora do padrão, podendo sanar qualquer problema antes mesmo de seu acesso.



Os protocolos de segurança desenvolvidos pela Boat Show Eventos foi baseado nos procedimentos recomendados pelas instituições: UBRAFE - União Brasileira dos Promotores Feiras, Ministério do Turismo, Informa AllSecure – uma união dos dois maiores promotores de feiras do mundo. Além disso, foram usadas como referência as medidas adotadas pelo Fort Lauderdale International Boat Show, um dos maiores salões náuticos do mundo.



Todos esses protocolos foram divulgados com antecedência aos participantes para que eles se sentissem seguros para participar do São Paulo Boat Show. Além disso, a equipe de produção fiscalizou cuidadosamente se os procedimentos estavam sendo cumpridos durante não só durante a realização, como também na montagem do evento.



Vale reforçar que o evento teve a liberação dos órgãos governamentais e, ao final, levou cerca de 18 mil visitantes à raia olímpica da USP, com segurança e responsabilidade, proporcionando uma boa e inédita experiência.

Galeria de Fotos

Entre os dias 19 e 24 de novembro de 2020, respeitando todas as normas estipuladas por lei, pelo Plano SP e vigilância sanitária, o São Paulo Boat Show, maior salão náutico da América Latina, recebeu aproximadamente 18 mil pessoas (até 1.990 pessoas simultaneamente) e movimentou R$ 155 milhões. Ao todo, foram comercializadas 215 embarcações e os negócios gerados na feira devem refletir pelos próximos três meses para os expositores e, consequentemente, para o segmento em geral. Isso inclui, principalmente, empregabilidade para os profissionais do setor, já que a cada nova embarcação vendida, a cadeia náutica emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente. Ou seja, a cada mil unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.



Ao longo de seis dias, o São Paulo Boat Show contou com a presença dos amantes de práticas náuticas, que vão desde atividades com canoas e pranchas até navegar em grandes embarcações. A 23ª edição, realizada pela primeira a céu aberto, na Raia do USP, proporcionou aos visitantes diversas vivências na água, com mais de 1.000 pessoas experimentando atividades náuticas como caiaque, pedalinho, canoa havaiana e vela nas águas da universidade.



O sucesso do evento se refletiu na opinião de expositores e visitantes, que se sentiram seguros e confortáveis com toda a estrutura e protocolos adotados pela organizadora. Segundo pesquisas de satisfação do evento, mais de 70% do público aprovou e preferiu a realização do Boat Show em local aberto, e 80% fizeram questão de elogiar a limpeza nos locais de circulação. Ainda de acordo com as pesquisas, cerca de 23% dos visitantes eram de pessoas que nunca tinham visitado o salão e buscavam conhecer as novidades do mundo náutico, o que mostra o potencial de crescimento do setor, mesmo em um momento de pandemia. 



Mesmo diante dos inúmeros desafios causados pelo momento difícil do mundo inteiro, a organizadora reforçou o posicionamento do Boat Show como um dos principais pilares que fomentam o segmento náutico no país, mantendo a sua realização com responsabilidade, segurança e proporcionando experiências inéditas aos participantes. 



Quem visitou o salão ou esteve expondo seu produto, entrou e saiu da Raia com toda a segurança necessária para uma experiência única a ser vivida.