Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: ABCasa Pocket Show

Uma versão compacta das principais feiras profissionais do setor: ABCasa Fair e Natal, Festas & Parq

Candidato: ABCasa
Cliente: ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa & Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas...)
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

A ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores, foi criada em setembro de 2016, quando um grupo de empresários se reuniu com o objetivo de estimular o setor de artigos para casa e decoração e representar os interesses de seus associados, além de oferecer um olhar de 360 graus para toda a cadeia envolvida, de forma prática e transparente.

Com duas edições anuais, a ABCasa realiza a ABCasa Fair (Edição em Fevereiro e Agosto) um evento B2B exclusivo para lojistas e profissionais do setor, além da edição anual da ABCasa Natal, Festas e Parques (Edição: Maio)

Por ser uma feira nova, a ABCasa Pocket Show em uma edição especial e única, o primeiro passo foi explicar o que era e mostrar ao público que, apesar de ser um evento novo, eles teriam a qualidade e oportunidades de negócios da ABCasa Fair. 

Nosso principal gatilho de marketing foi informamos ao público-alvo (lojistas e profissionais do setor de casa & decór) que a ABCasa Pocket Show seria a primeira feira de negócios presencial do setor a acontecer desde o começo da pandemia, ou seja, nosso evento era uma oportunidade única para os lojistas renovarem seus estoques após meses de estagnação. Para isso, tivemos também que trabalhar o desejo do público de voltar a ir presencialmente em feiras de negócios e lembrá-los dos benefícios de realizar as compras pras suas lojas de forma física. 

Para a divulgação da ABCasa Pocket Show, trabalhamos com estratégia de marketing para redes sociais, e-mail marketing, sites, anúncios pagos (rede de display e remarketing), marketing de influenciadores, parceiros e mídia impressa.

Outra estratégia utilizada nestes canais de comunicação foi deixar sempre explícito quais seriam os protocolos obrigatórios da feira e que ela estava liberada para a realização. Assim, tanto os visitantes quanto os expositores conseguiram enxergar que o evento seria responsável e seguro para todos. Para garantir a realização da feira, criamos a hashtag #VAITERFEIRASIM que foi utilizada nas comunicações.

Também contamos com o auxílio de influenciadores (pagos e não) para falar sobre a realização da feira e seus protocolos obrigatórios.

Briefing:  Divulgar de forma clara e objetiva que seria um novo evento ABCasa e que seria realizado de forma presencial (o primeiro do setor a ser realizado após início da pandemia). Lembrar o público das feiras ABCasa que os eventos de negócios do setor são essenciais para o sucesso de suas lojas. Também deixar explícito todas as medidas que tomamos para realizar o evento de forma segura para todos os participantes.



Metas: Passar segurança para todos os participantes com relação a realização da feira. Mostrar que é um evento que seria realizado dentro da legalidade e dentro dos protocolos da época do Governo Estadual. Feito assim, conseguiríamos confirmar a participação de expositores de todos os setores representados pela ABCasa, gerando uma feira diversa e com muitas oportunidades. Com relação aos visitantes, a meta era atingir um número suficiente de credenciados qualificados antes da feira começar.



Objetivos propostos pelo contratante: Fazer com que o público correto se credenciasse para a feira de forma antecipada, garantindo um fluxo favorável de visitantes para os 4 dias de feira. A antecipação do credenciamento era importante para evitar aglomeração e diminuir o número de credenciados na hora. 



Um outro objetivo era passar segurança para os visitantes para que eles sentissem confiança o suficiente para se credenciar e se deslocar até São Paulo para visitar a ABCasa Pocket Show. Ou seja, era necessário lembrá-los da importância de uma feira presencial após tanto tempo com restrições e incertezas.

Desenvolvimento/Estratégias: Entre as estratégias de comunicação utilizadas foi mostrar todas as medidas tomadas pela organizadora para realizar um evento de acordo com os protocolos. Para incentivar o credenciamento, nossa comunicação focou também nos produtos que o visitante poderia encontrar na feira. 



Desafios: Atingir o público certo que são lojistas do setor, decoradores, arquitetos, designers de interiores, empresários e etc. Além disso, ao atingi-los precisávamos apresentar a nova feira e despertar neles a necessidade de visitar uma feira presencial para renovar o estoque de suas lojas e realizar outros negócios. O desafio estava em fazer com que o desejo de visitar superasse o sentimento de insegurança causado pelo COVID-19.



Soluções:   Informamos os protocolos e medidas da ABCasa Pocket Show pelas redes sociais e e-mail através da hashtag #VAITERFEIRASIM. Ela também foi utilizada para anunciarmos todas as liberações do Governo que confirmavam a realização da feira, fazendo com que as dúvidas e inseguranças diminuíssem. 



Também mostramos de forma transparente os processos de higienização do pavilhão antes do começo da montagem e informamos sobre como seriam realizadas as higienização com Cloreto de 3-(trimetoxisilil) propil dimetil octadecil amônio todos os dias ao final da feira.



Criamos conteúdos sobre as tendências da temporada seguinte para os setores de decoração, presentes e papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil e as relacionamos com produtos de empresas expositoras que o lojista iria encontrar na feira. Esses conteúdos foram divulgados com a hashtag #TEMNAFEIRA.

Galeria de Fotos

Resultados em relação ao briefing e objetivos propostos:



Por seu um evento fisico, em meio ao atual cenário de pandemia (COVID-19), houve uma aceitação excelente onde seus resultados superaram as expectativas de todos.



A visitação atingiu a marca de mais de 15 mil pessoas divididas entre os 4 dias da feira, um número que superou as expectativas e que mostra o bom resultado das ações de marketing aplicadas. Dessas 15 mil, mais de 70% já estavam pré-credenciadas.



Nas redes sociais, somente durante o evento ganhamos mais de 5 mil seguidores no Instagram e obtivemos mais de 25 mil interações apenas nesta rede social. O sucesso das hashtags oficiais (#VAITERFEIRASIM E #TEMNAFEIRA) fez com que os expositores as utilizassem, em suas divulgações, tanto pré como durante a feira, em suas redes sociais comerciais.



Em pesquisa realizada após a feira apenas com os visitantes, constatamos que buscar novos fornecedores e novidades em produtos foram os principais motivos para a participação dos lojistas, o que indica que conseguimos despertar o interesse deles e vencer o medo da feira presencial, mostrando os produtos e tendências que eles encontrariam na ABCasa Pocket Show.