Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: São Paulo Boat Show 2020

Candidato: Boat Show Eventos
Cliente: BOAT SHOW EVENTOS
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

O São Paulo Boat Show é o maior salão náutico da América Latina, sempre reunindo os principais lançamentos e destaques do setor, entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico, em um só lugar. São diversos dias de interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e dealer do setor. Tudo o que é voltado ao lifestyle como objetos e serviços mais cobiçados do mercado de luxo, de aeronaves a automóveis, estão ao alcance dos visitantes reunindo marcas de requinte em uma área exclusiva.

Em 2020, realizado pela primeira vez na Raia Olímpica da USP, a feira se transformou em uma opção de lazer a céu aberto na capital paulista. De forma inovadora, uma série de atrações permitiram ao público interagir com a raia, incluindo atividades aquáticas e entretenimento para toda a família.

Com o mote “Entre a originalidade e a inovação, nós ficamos com os dois, navegando em um novo cenário”, o São Paulo Boat Show contou com um planejamento estratégico de marketing, com investimentos e parcerias inéditas para receber seus visitantes com toda a segurança necessária.

Vídeo

Em um ano atípico, o grande desafio da campanha de marketing e comunicação foi passar a mensagem de que tanto o expositor quanto o visitante teriam toda a segurança necessária para aproveitar o evento com sua família em um momento de lazer e negócios.



Com o mote “Entre a originalidade e a inovação, nós ficamos com os dois, navegando em um novo cenário”, o evento apostou em inovações tecnológicas em seus materiais e parcerias com a Secretaria de Saúde e com o Governo de São Paulo, além de atrações inéditas, sempre ao ar livre, que tornaram o São Paulo Boat Show ainda mais completo e cheio de experiências únicas.



Além disso, outra novidade foi a realização de um evento híbrido, no qual o público pôde acompanhar de qualquer lugar do mundo as transmissões em tempo real, por meio do canal da TV Náutica no YouTube.



Como principal referência do setor náutico e um dos grandes eventos da cidade de São Paulo, a equipe do São Paulo Boat Show fez diversas pesquisas para decidir uma nova forma de realizá-lo, protegendo a saúde de todos e fazendo o seu nosso papel frente aos mercados náutico e de eventos, gerando empregos e movimentando a economia.



Como levar um público a um local onde o evento jamais foi realizado em meio a uma pandemia? Este foi nosso maior desafio.

A estratégia de marketing e comunicação do São Paulo Boat Show sempre contou com expressivo investimento e parceiros de peso, mas para a edição de 2020 o básico já não bastava mais. Era preciso pensar em inovação, experiência e, principalmente, segurança para todos os participantes.



A primeira grande mudança foi o local, a céu aberto, na Raia Olímpica da USP, um dos belos cartões postais da cidade de São Paulo. Todo o material de comunicação foi baseado com a chamada de navegar em um novo cenário ao céu aberto, original, inédito e já apresentando o que o público encontraria no evento, reforçando a preocupação da organização com a segurança de todos os presentes.



Outra novidade foi a construção de um estúdio flutuante para aumentar a experiência, em tempo real, daqueles que não estavam presencialmente no evento. A TV Náutica, por meio de seu canal no YouTube, fez transmissões ao vivo durante os seis dias de feira, com mais de 40 entrevistas, novidades do evento, lançamentos, atrações e bastidores.



Novas atrações também foram destaque no São Paulo Boat Show, como a exposição da lancha A.S. Atalanta, de 42 pés, projetada pelo ícone Ayrton Senna. O piloto desenhou o modelo, contudo faleceu antes do barco ficar pronto e não chegou a conhecer a embarcação, que posteriormente ganhou uma série com a assinatura do ídolo. Para os apaixonados por futebol, outro símbolo nacional e mundial também foi representado no evento: Pelé, com um dos primeiros barcos adquiridos pelo jogador. Tida como uma relíquia, a Carbrasmar de 22 pés, fabricada em 1969, foi a primeira lancha do ex-jogador e comprada por ele no ano de seu milésimo gol. Durante os seis dias, o público ainda pôde conferir modelos clássicos na exposição ‘Tesouros Náuticos’, que trouxe mais de 15 embarcações preservadas no tempo. Também foram oferecidas, gratuitamente, aulas de SUP, clínica de vela, passeio de pedalinho, caique, canoa...tudo para aproximar o público ao ar livre a experiencias jamais vividas, com toda a segurança. Pela primeira vez, o evento contou, ainda, com a área Heli Show, voltada para os operadores, prestadores de serviços e fabricantes de helicópteros. Já, pelo terceiro ano consecutivo, o Motorgrid Brasil, grupo responsável pelo maior encontro de carros superesportivos de luxo, expôs mais de 400 modelos exclusivos. Ou seja, um evento focado em atrações, gerando uma experiencia não só com produtos náuticos, mas com as atividades e shows aquáticos.



O plano de mídia do evento contou com inserções na TV Globo, spots de rádio em grandes emissoras, anúncios na mídia impressa, outdoor e grande investimento no digital, além do trabalho de divulgação nacional de uma assessoria de imprensa especializada. Também foram distribuídos convites nos litorais de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de parcerias com Iates Clubes e Marinas dessas regiões. Somando-se mídia paga e mídia espontânea o retorno em mídia foi de R$ 21.729.027,84.



O São Paulo Boat Show incluiu, anda, ações solidárias como a parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) alcançando mais de 100 mil em doações em um momento tão delicado, e a demonstração, o incentivo e a possibilidade de praticar esportes aquáticos no próprio canal da universidade.



Trazer uma consciência segura e apresentar previamente todos os cuidados que vinham sendo realizados até o início do salão.

Galeria de Fotos

Após um trabalho intenso de divulgação e respeitando todas as normas estipuladas por lei, pelo Plano SP e vigilância sanitária, o São Paulo Boat Show recebeu aproximadamente 18 mil pessoas (até 1 990 pessoas simultaneamente) e movimentou R$ 155 milhões. Ao todo, foram comercializadas 215 embarcações e os negócios gerados na feira devem refletir pelos próximos três meses para os expositores e, consequentemente, para o segmento em geral. Isso inclui, principalmente, empregabilidade para os profissionais do setor, já que a cada nova embarcação vendida, a cadeia náutica emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente.



Ao longo de seis dias, o Boat Show contou com a presença dos amantes de práticas náuticas, que vão desde atividades com canoas e pranchas até navegar em grandes embarcações. Neste ano, realizado pela primeira a céu aberto, na Raia do USP, o evento proporcionou aos visitantes diversas vivências na água, com mais de 1.000 pessoas experimentando atividades náuticas como caiaque, pedalinho, canoa havaiana e vela nas águas da universidade.



Números do evento:


  • R$ 155 milhões em negócios gerados

  • 215 embarcações comercializadas

  • Mais de 18 mil visitantes

  • 57 marcas expositoras

  • Presença de visitantes de todas as regiões do brasil (norte, sul, centro-oeste sudeste e nordeste)




Pesquisa pós-evento:


  • 22% do público foi ao evento pela primeira vez em 2020, ou seja, o mercado náutico está abrindo novas frentes e crescendo, mesmo em tempos difíceis da economia.

  • 60% dos visitantes gostaram da inovação no local.

  • A divulgação do evento tem aprovação de 83% dos presentes, enquanto a cobertura do evento pelas redes sociais do Boat Show e da Náutica tem aderência de 82% dos visitantes.

  • O período do evento, tanto em horas como em dias, é aprovado por 95% do público.


Conseguimos realizar um evento de sucesso, a retomada de um setor e uma visitação 100% segura.