A estratégia de marketing e comunicação do São Paulo Boat Show sempre contou com expressivo investimento e parceiros de peso, mas para a edição de 2020 o básico já não bastava mais. Era preciso pensar em inovação, experiência e, principalmente, segurança para todos os participantes.
A primeira grande mudança foi o local, a céu aberto, na Raia Olímpica da USP, um dos belos cartões postais da cidade de São Paulo. Todo o material de comunicação foi baseado com a chamada de navegar em um novo cenário ao céu aberto, original, inédito e já apresentando o que o público encontraria no evento, reforçando a preocupação da organização com a segurança de todos os presentes.
Outra novidade foi a construção de um estúdio flutuante para aumentar a experiência, em tempo real, daqueles que não estavam presencialmente no evento. A TV Náutica, por meio de seu canal no YouTube, fez transmissões ao vivo durante os seis dias de feira, com mais de 40 entrevistas, novidades do evento, lançamentos, atrações e bastidores.
Novas atrações também foram destaque no São Paulo Boat Show, como a exposição da lancha A.S. Atalanta, de 42 pés, projetada pelo ícone Ayrton Senna. O piloto desenhou o modelo, contudo faleceu antes do barco ficar pronto e não chegou a conhecer a embarcação, que posteriormente ganhou uma série com a assinatura do ídolo. Para os apaixonados por futebol, outro símbolo nacional e mundial também foi representado no evento: Pelé, com um dos primeiros barcos adquiridos pelo jogador. Tida como uma relíquia, a Carbrasmar de 22 pés, fabricada em 1969, foi a primeira lancha do ex-jogador e comprada por ele no ano de seu milésimo gol. Durante os seis dias, o público ainda pôde conferir modelos clássicos na exposição ‘Tesouros Náuticos’, que trouxe mais de 15 embarcações preservadas no tempo. Também foram oferecidas, gratuitamente, aulas de SUP, clínica de vela, passeio de pedalinho, caique, canoa...tudo para aproximar o público ao ar livre a experiencias jamais vividas, com toda a segurança. Pela primeira vez, o evento contou, ainda, com a área Heli Show, voltada para os operadores, prestadores de serviços e fabricantes de helicópteros. Já, pelo terceiro ano consecutivo, o Motorgrid Brasil, grupo responsável pelo maior encontro de carros superesportivos de luxo, expôs mais de 400 modelos exclusivos. Ou seja, um evento focado em atrações, gerando uma experiencia não só com produtos náuticos, mas com as atividades e shows aquáticos.
O plano de mídia do evento contou com inserções na TV Globo, spots de rádio em grandes emissoras, anúncios na mídia impressa, outdoor e grande investimento no digital, além do trabalho de divulgação nacional de uma assessoria de imprensa especializada. Também foram distribuídos convites nos litorais de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de parcerias com Iates Clubes e Marinas dessas regiões. Somando-se mídia paga e mídia espontânea o retorno em mídia foi de R$ 21.729.027,84.
O São Paulo Boat Show incluiu, anda, ações solidárias como a parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) alcançando mais de 100 mil em doações em um momento tão delicado, e a demonstração, o incentivo e a possibilidade de praticar esportes aquáticos no próprio canal da universidade.
Trazer uma consciência segura e apresentar previamente todos os cuidados que vinham sendo realizados até o início do salão.