Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: REUNIÃO VIRTUAL DE NEGÓCIOS - HONDA

Mais importante que celebrar os últimos 50 anos é vislumbrar o que essa marca pode nos proporcionar

Candidato: Grupo MM Eventos
Cliente: HONDA MOTOS DO BRASIL
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

Nós somos o Grupo MM Full Experience. Somos como o camaleão, cheio de surpresas, diversidade pura e guiados pela visão 360º, que enxerga oportunidade e resultados. Há 28 anos, oferecemos gestão completa para eventos corporativos nacionais e internacionais, como convenções, treinamentos, premiações, simpósios, confraternizações, seminários e muito mais.
Contamos com um time multidisciplinar, que pensa em todos os detalhes, do RSVP à emissão de passagens, de uma campanha criativa à produção de um stand e da logística ao marketing digital, além de toda a estrutura, expertise e paixão para entregar experiências completas e soluções sustentáveis.

A Honda Motos do Brasil é uma das maiores fabricantes de motores do mundo, atuando há mais de 70 anos nos quatro cantos do planeta. Há 48 anos no Brasil, seu portfólio no país possui produção de motocicletas, automóveis e produtos de força, sempre preservando a qualidade e o compromisso ambiental social. A companhia procura, por meio de seus produtos e serviços, proporcionar experiências diferenciadas e seguras às pessoas, criando constantemente o inesperado para encantar seus clientes e surpreender as pessoas ao redor do mundo. Essa mesma energia é transmitida em seus eventos.

E para ajudar a realizar um lançamento que pudesse impactar a todos que participassem, mesmo à distância e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 recomendados pela OMS, fomos desafiados a preparar o segundo evento online de Honda Motos do Brasil, para comemorar seus 50 anos e lançar as motos CG entre as concessionárias. Algumas de nossas funções eram a criação de conceito, KV, peças de pré e pós-evento, conteúdo audiovisual tecnológico especializado, área de gravação, cenografia, roteiro, avaliação dos resultados e direcionamentos, compartilhamento de estratégias gerais do negócio e o principal momento: o lançamento das novas motos CG.

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing



Anualmente, acontece o encontro de alinhamento de vendas da Honda Motos. Mas esse era diferente. Juntamos a reunião de negócios, a comemoração de 50 anos da marca e o lançamento de novas motos em um só evento. O principal objetivo era impactar os convidados com o grande momento: a revelação das novas motos CG. O pedido do cliente era compor o evento com conteúdo audiovisual (vídeos e vinhetas) tecnológico especializado, área de gravação de média a grande, com boa acústica, sala de espera para equipe de Honda Motos do Brasil, estacionamento, diretor de estúdio, de cena e roteirista, um palco para apresentadores, a construção do cenário, queijo central de, pelo menos, 4,5 m para melhor visualização do lançamento, rampa de subida e descida para as motocicletas e câmera, tela e técnico especializado de teleprompter.



 



A solução



Em tempos de pandemia, a maior dificuldade de um evento online é prender a atenção do público e dividir o foco com outras tarefas em casa, ainda mais se tratando de uma empresa que se apresenta de forma mais séria. E fazer com que as pessoas se interessem pelo conteúdo, era essencial instigar sua curiosidade e causar impacto. Mesmo com o orçamento limitado, faríamos um espetáculo que impactasse o público com impressionante sincronia entre som, conteúdo e luzes cênicas, com o objetivo de desconstruir a visão de que a CG é uma moto só para serviços.

A estratégia



Semanas antes do evento, foi enviado um save the date para o e-mail de cada convidado com uma breve mensagem misteriosa, referindo-se aos 50 anos de Honda Motos e à inovação de um produto já conhecido, dizendo: meio século de grandes realizações que vai inspirar nossas próximas conquistas. Reserve sua agenda e prepare-se para a Reunião Virtual de Negócios. Data e hora. Mais perto do dia do nosso encontro virtual, enviamos o convite, orientações de como assistir à live e, em seguida, o reminder. Todas as peças foram produzidas em português e inglês.



Já em estúdio, o evento foi organizado para ter dinamismo. Após contagem regressiva e vídeo de abertura, com luzes baixas no palco, bem no centro foi posicionada uma das novas motos com o pézinho de apoio. Como trilha sonora, ouvia-se batidas ritmadas e crescentes sincronizadas com o conteúdo que ia surgindo na tela, um LED em grafismos, seguindo a mesma comunicação do KV. O contra luz do painel revela uma TITAN, que durante toda a apresentação só pode ser percebida em silhueta. (Todas as motos no palco do evento foram conduzidas por pilotos profissionais da equipe Honda Motos do Brasil, que utilizavam os acessórios de segurança, como capacete, luvas e jaquetas.) A piloto Jaqueline se prepara para a subida no palco.



Após um rápido blackout e uma transição sonora, o momento traz um ritmo mais moderno e arrojado. A piloto Jaqueline, agora, está sobre a moto TITAN (cor: Amarelo Perolizado) como se a conduzisse, e o conteúdo animado ao fundo passa a ambientar os possíveis cenários onde essa moto transita - cidade, estrada, passeio em parques, representando toda sua versatilidade.



Depois de impactar o público com uma introdução espetaculosa e inseri-los conceitualmente no universo CG, inicia-se uma coreografia de motos. A piloto Jaqueline permanece posicionada ainda no centro do palco com a TITAN. Duas outras entram em cena separadamente: A moto FAN (cor: Vermelho Perolizado), conduzida pelo piloto Robson, entra do lado direito do palco, cruzando para o lado esquerdo e trazendo o lettering NOVO DESIGN. A moto FAN sai pela esquerda. O piloto Matsuda conduz a moto CARGO (cor: Branca) pelo lado esquerdo do palco, trazendo o lettering VERSATILIDADE. A moto CARGO sai pela direita.



Continuando a coreografia de motos - todas ainda em silhueta - permanece a piloto Jaqueline ainda no centro do palco com a TITAN. A FAN e a START (cor: Cinza) - essa conduzida pelo piloto Moacir - entram juntas em cena e se cruzam ao centro do palco, explodindo no centro da tela o lettering LÍDER DE VENDAS. Ambas saem pelo sentido oposto ao que chegaram.



Com apenas a piloto Jaqueline no palco, em sua moto TITAN, o conteúdo traz ao fundo três letterings que representam a CG: ORGULHO, PAIXÃO e CONQUISTA. As quatro motos (TITAN | CARGO | FAN | START) retornam ao palco e os três letterings agora se unem e resultam numa explosão de luz, que traz animação com assinatura das motos na seguinte ordem: TITAN e FAN na frente,  CARGO e START mais atrás (posição tipo V), revelando, finalmente, as motos com design reformulado e as novas cores. O evento segue com apresentações do produto conduzidas por Marcos Paulo Monteiro, gerente geral de Vendas 2R e Produtos de Força.



No pós-evento foram enviados e-mails de agradecimento e pesquisa de satisfação aos convidados.

 



Dificuldades



Para que tudo saísse perfeito, fazer a sincronia exata das motos com o tempo do vídeo gravado anteriormente foi uma das etapas mais difíceis. As gravações foram realizadas em ordens diferentes de apresentação, tornando o processo de edição mais complexo.

Ao todo, tivemos 1024 acessos ao evento com tempo médio de 2:11:01 de permanência, sendo 918 deles da concessionária e 286 de colaboradores. No término do evento, uma pesquisa de satisfação foi enviada aos colaboradores. Entre eles, 214 pessoas responderam, somando resultados positivos sobre o conteúdo, lançamento, tempo de evento etc.

                  

Na pesquisa, questionamos: em uma escala de 1 a 5, a Reunião Virtual de Negócios atendeu às suas expectativas? 54,9% deram nota máxima e 0,05% a mínima. Sobre o tempo de reunião, 72% avaliaram positivamente. Para a plataforma de transmissão, 86,4% responderam nota 5. Apenas 15,9% tiveram problemas de conexão, sendo que 61,8% dessas pessoas responderam ser congelamento de imagem. Já a organização do evento recebeu 86,9% de respostas máximas e as peças de comunicação foram avaliadas em 5 com 77,1%. Não tivemos negativa sobre qualquer conteúdo apresentado ou modelo da moto lançada, além de 68,7% considerarem a CG Titan muito atrativa para os jovens de 22 a 36 anos, mas mudanças seriam importantes nos próximos anos. Entre os comentários, destacamos alguns:



“Parabéns pela comunicação visual do evento, dos conteúdos e pelas orientações a rede de concessionárias no que range (sic) a padronização e atualização das estruturas.”



“Excelente evento! Conteúdos muito bem abordados e de temática atrativa.



Parabenizo a todos os evolvidos (sic), e a nossa marca por crescer e inova (sic) a cada dia. Feliz em fazer parte de tamanha potência industrial e comercial. Obrigado!!!”



“Evento muito bem organizado!”



“Foi muito boa a reunião, excelente! Achei de extrema relevância todos os assuntos, esclarecendo algumas dúvidas e nos auxiliando nos passos a serem tomados.”