Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Top Secret Toyota - Lançamento Corolla Cross

Conceito Visual do Evento

Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: Toyota do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

Apresentação:
MC2: Com uma trajetória de 30 anos no mercado, a MC2 LIVE MKT é uma agência focada na criação, planejamento, produção e gestão de eventos corporativos nacionais e internacionais em uma operação 360 graus. Com o seu foco sempre focado no desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a exposição e divulgação de produtos e serviços, a MC2 LIVE MKT imerge nos clientes para construir, juntos, uma história única. Por esse perfil, a agência é considerada uma extensão dos departamentos de marketing das contas em que atua.
 
Cliente: Toyota do Brasil
Título do evento: Lançamento Corolla Cross 
Categoria: Lançamento de Produto 
Tipo de evento: Híbrido 
Número de eventos dentro da série: 08 dias. (04 dias de capitações para evento digital e 05 eventos físico)
Número de participantes: 240 presencialmente e 1.187 online 
Captura de briefing: setembro 2020
Aprovação da ideia criativa: novembro 2020 
Desenvolvimento: novembro 2020 a fevereiro 2021
Local: Autódromo Velocitta
Datas: 08 dias de locação do autódromo. 
05 e 06 de fevereiro de 2020 - Foto / filmagem dos veículos Toyota + Concorrentes com a presença de um Driver expert.
05 de fevereiro de 2020 - Montagem de exercícios da pista + alinhamento técnico com Drivers experts
06 de fevereiro de 2020 - Montagem dos espaços
08, 09, 10,11 e 12 de fevereiro de 2020 – Lançamento e Treinamento

Vídeo

CONTEÚDO

Estre processo de concorrência foi muito desafiador. Tanto para o cliente, que precisava de segurança para fazer um evento modelo híbrido no meio da pandemia, quanto para a agencia que precisava desenvolver o melhor formato para que isso acontecesse. 

O evento de lançamento para a rede de concessionárias teve seu 1º briefing em 30/10/2020. 

A MC2 ganhou duas concorrências do mesmo processo com 7 agencias envolvidas em cada um deles. Abaixo explicações:  

1ª concorrência: a solicitação do cliente foi desafiadora. O grande desafio era desenvolver um cronograma de lançamento, para que os 1.187 concessionários do Brasil pudessem conhecer o novo Corolla em primeira mão. De forma segura, com protocolos, que não impactasse nenhuma atividade na pista ou plenária. 

O evento era o “740_b Project Launching Toyota Training”. 

O conceito japonês de Omotenashi foi o diferencial para que a MC2, ganhasse este primeiro processo. Omotenashi é uma expressão japonesa que pode ser traduzida literalmente como: hospitalidade, servir, tratar bem.

A ideia que a MC2 trouxe foi de criar 25 grupos ou seja, 25 dias de eventos iguais respeitando todos os protocolos contra a Covid. Resumidamente na agenda, desenvolvemos:



Plenária: Lançamento Oficial do novo Corolla

Teste Drive 1 e 2: Teste drive do novo Corolla com pilotos profissionais e Test Drive dos concorrentes. 

 Sala 1 e 2:  Conteúdo Técnico a ser explicado ao decorrer do briefing.

Existem 4 autódromos no interior do Estado de São Paulo que seriam uteis para fazer as atividades de pista, porém não existia um hotel com boas salas que iriam ao encontro do conceito japonês de atender bem. “Não poderíamos fazer em interlagos por causa de agenda”. 

Então, mudamos nossa estratégia e ousamos. Elegemos os principais hotéis do interior de SP que tinham condições de desenvolvimento de uma pista ao redor deles e que preenchesse as atividades de pista, necessárias aos testes.

Fizemos uma parceria com a 2Drive, uma empresa de pilotos profissionais, das principais categorias brasileiras, para realizar as atividades de pista e nos ajudar a desenvolver este novo circuito ao lado de um hotel 5 estrelas. 

O hotel escolhido foi o Novotel Itu Golf & Resort. Montamos a proposta com segurança e muito espaço, dentro do hotel, imagens abaixo: 



A parte mais desafiadora e que nos fez vencer a 1ª concorrência, foi o desenvolvimento da pista, que pudesse cobrir todas as atividades necessárias solicitadas:

Desenvolvemos uma pista de 3km que se originava do hotel e ia até um condomínio. Era uma via pública exclusiva para esse condomínio, que normalmente tinha baixíssimo tráfego com pouquíssimos carros. 

O estacionamento do estabelecimento Anzu Club, seria utilizado também para fazer algumas atividades de percurso: baliza, slalom, entre outros. 



2ª concorrência: o projeto acima (da 1ª concorrência), estava pré-aprovado com a MC2, em fase de ajustes de verba e ações para assinar contrato, até que em dezembro veio uma decisão da Toyota Global de não autorizar um evento presencial com 25 dias, devido a terceira onda da Covid na Europa e EUA. 

Com isso houve uma mudança de escopo do projeto, alterando-se o formato de 100% presencial para híbrido, e em um local 100% privativo. 

Desta forma, a Toyota entendeu que seria necessária a abertura de uma nova concorrência no dia 11 dezembro para ser apresentada em 27de dezembro. 

A MC2 não tinha muito tempo de preparação, então desenvolveu as mesmas atividades de pista projetas para a 1ª concorrência, só que agora no autódromo Velocitta.

Toda a parte do lançamento, das salas, plenárias, iríamos montar de forma exclusiva no autódromo. Ao invés de 25 turmas de 50 pessoas, teríamos apenas os principais 



representantes da rede de concessionárias. O restante propusemos enviar o evento online, usando bastante tecnologia e criatividade. 

Desta forma, desenvolvemos um projeto cenográfico dentro do autódromo, aproveitando bem o espaço, onde cada box de veículos, seria uma sala. A Plenária, lançamento + jantar seria no Racing Center, um prédio dentro do autódromo. Vide fotos e nova agenda:



Reservamos os primeiros dias para captar todas as atividades a serem enviadas ao público que não poderia comparecer nesta fase. 

Então para deixar grandiosa a experiencia dos convidados online, preparamos: 

COBERTURA DO EVENTO e LANÇAMENTO ONLINE

Vídeos realidade virtual com exercícios na pista 

Captação de imagens aéreas com drone – FPV e DJI

Produção/edição de seis vídeos de teste drive

Produção de matérias para conteúdo online com informações técnicas do carro. 

Making Off

Câmera Go Pro

Cobertura Fotográfica + câmera estática



Para as turmas presencias, preparamos o autódromo para ser o mais seguro e confortável possível: vide fotos. 

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES

Com a 2ª concorrência aprovada no dia 03/01, faltando 30 dias para seu início, aceleramos para entregar todas as atividades.

Em primeiro lugar, fomos até a fábrica da Toyota, conhecer os produtos do grande lançamento e gravar os carros em uma tecnologia 360 graus, que poderia ser compartilhada tanto para o evento presencial quando para o online. 

Consistia em visualizar todos os detalhes do produto e do seu principal concorrente. 

Para o presencial, colocamos estes dois vídeos com realidade aumentada em uma das salas exclusivas nos boxes para o convidado ter uma imersão total no veículo e captar os principais detalhes que seriam colocados em prática na pista. 

Para o online, enviamos estes vídeos 360o interativos dentro de uma plataforma customizada. 

Em paralelo, estávamos aprovando e desenvolvendo todo o pacote de comunicação do job. 

Criação e Layout

Creative Work (Key Visual) & Strategic Creative Planning (Content)

Criação - Save the date

Criação - Convite

Criação - Lembrete

Criação - Crachá 

Criação - Cordão para crachá

Criação - Backdrop

Criação - Banners

Criação - Sinalizadores

Criação - Carta de agradecimento

Criação - Tag do chocolate

Criação - Placas de identificação dos grupos 

Impressão

Impressão - Crachá

Impressão - Cordão para crachá

Impressão - Tag do chocolate Doce 

Impressão - Bloco

Impressão - Caneta

Impressão - Máscara

Impressão - Camiseta

Impressão - Embalagens (saquinhos)

Impressão - Embalagens (chapelarias)

Impressão - Placas de identificação do Transfer

Impressão - Placas de identificação do grupo

Impressão - Pistolinha

Impressão - Adesivos Chapelaria + 2 corpos + pulseiras staff + lacres + fita he.

Impressão - A4 Display de mesa

Impressão - Agenda 4 modelos 

Impressão - Agenda Total A4

Impressão - Placa para púlpito  

Com o autódromo escolhido (Velocitta), tivemos que buscar um hotel para que os participantes se hospedassem. O evento era um rodízio de turmas. 



1ª turma iniciava no Velocitta no almoço e terminava no almoço do dia seguinte. Vide imagem agenda. 



Foram 5 turmas presenciais de 48 pessoas cada. 

A MC2 se responsabilizou por toda logística (aérea e terrestre) dos convidados. Escolhemos, negociamos e montamos uma operação de Check-in individual no Hotel - CONFORT MOGGI para todos os convidados. 

Apartamentos individuais para todos, incluindo as 36 pessoas da operação MC2, destinadas a este evento. 

Tínhamos um serviço de transfer contratado nos 3 principais aeroportos de São Paulo. Com produtores de logística auxiliando no embarque e desembarque e acomodando os convidados 



nos carros, vans e ônibus. Sempre com número máximo de pax nos veículos - 40% da ocupação total.

Já no evento, os convidados eram impactados logo na entrada por profissionais vestidos de Toyota na porta do autódromo. Todos os pontos abaixo exigiram operação e montagem cenográfica:

Racing Center - Plenária + Jantar - Virada de sala 

Box 1 - Realidade Aumentada 

Box 2 - Discussão Técnica. 

Box 3 - Test Drive Toyota Lançamento

Box 4 - Test Drive Concorrentes. 

Box 5 - Ação GAZZO Racing. Volta rápida com pilotos profissionais. 

Foyer e almoço no paddock.  

Memorial descritivo: 

Boas-vindas / Credenciamento / Coffee Break

01 backdrop “Bem-vindos” autoportante estrutura de marcenaria com revestimento com 01 lona impressa face frontal e bagum de fechamento. Dimensão: 3,30m x 2,50m

01 barckdrop “Credenciamento” autoportante estrutura de marcenaria com revestimento com 01 lona impressa face frontal e bagum de fechamento. Dimensão: 6,20m x 3,00m

02 Totem álcool em gel em estrutura de marcenaria com acabamento em adesivo. Dimensão: 0,30m x 1,45m

Espaço para 6 bancadas + circulação de pessoas, considerando o distanciamento social;

Espaço próximo às salas de treinamento/ coffee break ou na área Coffee para atrair o interesse de visitação ao espaço.

Ponto de energia para notebooks em cada uma das bancadas (6 pontos).

06 bancadas com painel frontal que caibam 4 acrílicos para colocar folhas do tamanho A3 e na base da bancada deve caber uma folha tamanho A1 + 1 notebook.

Box Ambulância / Box Toyota / Box Sala 01 e 02 / Box Test Drive 01 e 02

06 Totem com Tela interativa em estrutura de marcenaria com acabamento em adesivo. Dimensão: 0,35m x 1,2m

02 backdrops autoportante para as Sala 01 e 22 em estrutura de marcenaria com revestimento em lona impressa 01 face e fechamento em bagum. Dimensão:  4,00m x 2,50m

06 banners (testeira) de sinalização dos boxes em estrutura de marcenaria com acabamento em lona impressa. Dimensão: 8,00 x 0,40m

12 traneis autoportante em estrutura de marcenaria com revestimento em lycra preta aplicados nas laterais dos boxs. Dimensão: 12,00m x 3,00m

06 Totem álcool em gel em estrutura de marcenaria com acabamento em adesivo. Dimensão: 0,30m x 1,45m

Plenária

01 palco em estrutura de marcenaria com escada frontal com 02 degraus, conforme projeto revestido de carpete forração. Dimensão: 6,00m x 3,00m com 0,40m de altura do palco





01 fundo de palco em estrutura de marcenaria com revestimento em lona impressa 01 face com fechamento em bagum. Dimensão: 12,00m x 6,00m

01 Totem álcool em gel em estrutura de marcenaria com acabamento em adesivo. Dimensão: 0,30m x 1,45m

 

PISTA TEST DRIVE

Pontos para fixação de mastros de bandeiras mastro com 5,8m de altura e bandeiras de 2x1m. considerado apenas 8 na pista

Mobiliário: 

O Velocitta nos entrega o autódromo praticamente sem estrutura. Então desenvolvemos um mapa de mobiliários que foram contratados para este evento: vide foto. 



TREINAMENTO: 

Todo lançamento de produto da Toyota necessita de treinamento e, portanto, de uma estrutura. Este foi realizado em parceria com a 2 Drive. Vide foto (treinamento).

Pilotos profissionais foram os responsáveis pelas atividades em pista



Tínhamos desde ambulatório, resgaste em pista até posto de combustível e oficina móvel e um local para preparação dos veículos e lavagem. 

Todos os carros eram adesivados (maçanetas e volante) e higienizados após cada utilização. 



ATIVAÇÕES

ATIVANDO OS 5 SENTIDOS

Durante o treinamento, os participantes foram estimulados por pequenas ações que despertaram os sentidos para gerar uma experiência mais completa e memorável no dia de aprendizado que a Toyota do Brasil proporcionou:



Paladar

Visão 

Audição 

Tato 

Olfato 

Paladar - Welcome Gift Misterioso.

Momentos doces são mais agradáveis. Para iniciar o período de capacitação do treinamento, foi colocado no quarto de cada participante, uma caixinha misteriosa com a seguinte mensagem: 

“Sua missão começa agora. Que seja doce e leve como

o que está aqui dentro. Abra e se surpreenda com

o sabor desta revelação.”

Visão - Ação com VR.

Conteúdo do treinamento do carro apresentado no formato, com recursos de tecnologia de realidade aumentada, impacta positivamente a experiência, o aprendizado e a lembrança do participante. A ação aconteceu dentro da sala de treinamento.

            Audição - Theme 007.

O agente secreto mais famoso do mundo, tem uma vinheta sonora igualmente reconhecida. Para alimentar o clima de descontração ou de suspense, em momentos chave do evento, como por exemplo abertura de plenária, volta dos intervalos, car reveal, pegamos emprestado para colocar na mesma sintonia, todos os novos agentes secretos convocados para essa missão. 

            Tato - Simulador no foyer.        

A ideia era personalizar os simuladores de carros com o novo Toyota, criando uma interface (software) de corrida, para mostrar o desempenho do carro nas ruas de uma cidade. Pode ser usado por até duas pessoas ao mesmo tempo. São dois pilotos disputando uma corrida nas ruas, onde os dois simuladores competem entre si. Em uma tela secundária foi feita a transmissão desta corrida ao vivo para as pessoas em volta poderem assistir e torcer.

            Olfato - Aroma exclusivo

A ideia foi desenvolver um aroma personalizado para o lançamento do novo Toyota. Esse “perfume” foi espalhado, por meio de difusores estrategicamente posicionados, em todos os ambientes onde o evento aconteceu, criando um registro olfativo nos participantes. Esse aroma também foi um brinde para levar para casa e para a distribuidora ao final do evento.



 

Galeria de Fotos

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS

Foi um projeto muito satisfatório para nosso mercado e para o cliente. 

A Toyota, topou o desafio que oferecemos em proporcionar uma operação presencial. Claro, com todos cuidados. Não tivemos nenhum caso de contaminação no local, tínhamos uma equipe de testagem diária. 

Foram mais de 40 empresas envolvidas, mais de 300 pessoas do setor de evento que trabalharam em todas as fases do projeto. Muitas empresas realmente foram muito ajudadas com este evento, pois estavam a meses sem faturar. 

Impactamos neste lançamento no mesmo nível, os participantes presenciais e os online.

VÍDEO DEPOIMENTOS: https://youtu.be/O3QRpC0hdoU

O maior retorno para a Toyota, são os números de vendas, pós lançamento. Record de vendas a acima das expectativas. A Toyota fez um brilhante trabalho no Lançamento do Corolla Cross para seu principal cliente B2B:  Sua rede de concessionárias 

VIDEOCASE

Geral - https://youtu.be/JO7ZxVqUYfg

Ação Gazoo Racing - https://youtu.be/CRWbtC33gu8