Uma obra de arte em cada casa
Os últimos anos têm sido difíceis para todos, principalmente para os setores que dependiam de uma audiência em um local físico, como é o caso dos teatros, museus e casas de shows. Entretanto, a instabilidade é terreno fértil para a inovação e a FUNARJ foi rápida ao identificar formas de manter as pessoas em contato com as obras de arte. Ao mesmo tempo, a Yazo passava por uma transição motivada pela mesma necessidade: sem a possibilidade de eventos presenciais, os organizadores precisavam pensar no que era essencial para executar um evento de qualidade.
O Projeto FUNARJ EM CASA se destina à ao amparo e apoio aos profissionais do meio
artístico, à difusão, promoção e incentivo à Arte Cênica e à Música, e à formação de plateia
através da disponibilidade de peças e shows de ótima qualidade e de grande riqueza cultural a
partir de dispositivos eletrônico que tenham acesso à internet. A oportunidade de inclusão de
consumidores das periferias e dos municípios do interior do estado também propõe o
enfrentamento do desequilíbrio da concentração geográfica dos teatros no estado do Rio de
Janeiro e assim democratizando o seu acesso.
O nascimento do produto Yazo.online - uma plataforma de transmissão para eventos online - e o projeto FUNARJ em casa - um teatro digital para levar a arte às pessoas em isolamento - foi um match perfeito. O desafio proposto era ter um sistema de ingressos em que as pessoas pudessem adquirir as peças que gostariam de assistir e elas teriam 48h para consumir o conteúdo. Isso ativaria o eficaz gatilho da escassez, que garantiria um número maior de participações durante a exibição da peça. Outro atrativo do teatro digital é que as pessoas poderiam assistir o conteúdo ao vivo com outros participantes e interagir uns com os outros por um chat, trocando experiências, parabenizando os artistas e os responsáveis, criando um sentimento maior de participação no espetáculo.
A sensação de estar em um teatro
Um grande desafio de trazer algo físico para o digital é manter a experiência imersiva. Podemos referenciar objetos do mundo real nos layouts, porém a usabilidade é um fator crucial para medir a experiência do participante. Uma plataforma que simula um palco, uma plateia, as cabines de venda dos ingressos, tem um apelo emocional muito grande, mas enfrenta obstáculos no plano digital. Dessa forma, uma plataforma que traduz essa simbologia enquanto implementa uma usabilidade fácil e intuitiva é a melhor forma de abordar um projeto desses.